Ajudem a leiga que aqui se encontra.

Olá, pessoal!
Eu tentei me encontrar no guia, mas foi tudo muito confuso para mim. Eu realmente sou leiga nesse assunto (de cidadania) e preciso muito da ajuda de vocês.
Estava quase entrando com um processo demorado (cerca de 3 "etapas") e caro (mais ou menos 2.500 reais por etapa) com um advogado/consulado, quando me informaram da possibilidade de pedir tudo via correios.
Antes de tirar as minhas dúvidas, queria explicar o meu caso:
Meus pais são legalmente separados. Ambos brasileiros, nenhum naturalizado.
Meus avós paternos nasceram na Ilha da Madeira, mas só se casaram no Brasil e não averbaram o casamento em Portugal. Meu avô é falecido, e minha avó possui R.G. de dupla nacionalidade.
Tenho 17 anos, completo 18 em setembro.

Gostaria de saber:
1) Meu pai teria de tirar a cidadania antes de mim?
2) Como proceder com as documentações? Eu preciso averbar o óbito de meu avô, o casamento deles e o casamento de meus pais?

Grata. De verdade.
«1

Comentários

• Obs: Não sei se fiz mal de criar um tópico. Espero que não tenha problema.
  • Maya, vc fez bem em criar um tópico só pra vc!

Seu caso é simples e idêntico ao meu (avós portugueses, pais separados). Provavelmente vc não precisará de nenhuma transcrição. Confirme quem declarou o seu nascimento e quem declarou o nascimento de seu pai. Pelo lado paterno em geral é mais fácil.

Nós recomendamos que primeiro seu pai se torne português por atribuição e em seguida transmita a nacionalidade pra vc, tb por atribuição. São dois processos, mas exigem menos documentos e o tempo tb é menor do que no caso de naturalização.

Vc tem a certidão de nascimento de seu avô português?
  • Ah, fico mais tranquila sabendo que fiz bem.

Então, quando você pergunta quem declarou meu nascimento, você quer dizer quem foi me registrar no cartório? No meu caso, meu pai. No caso do meu pai, meu avô.