Ajudem a leiga que aqui se encontra.

Olá, pessoal!
Eu tentei me encontrar no guia, mas foi tudo muito confuso para mim. Eu realmente sou leiga nesse assunto (de cidadania) e preciso muito da ajuda de vocês.
Estava quase entrando com um processo demorado (cerca de 3 "etapas") e caro (mais ou menos 2.500 reais por etapa) com um advogado/consulado, quando me informaram da possibilidade de pedir tudo via correios.
Antes de tirar as minhas dúvidas, queria explicar o meu caso:
Meus pais são legalmente separados. Ambos brasileiros, nenhum naturalizado.
Meus avós paternos nasceram na Ilha da Madeira, mas só se casaram no Brasil e não averbaram o casamento em Portugal. Meu avô é falecido, e minha avó possui R.G. de dupla nacionalidade.
Tenho 17 anos, completo 18 em setembro.

Gostaria de saber:
1) Meu pai teria de tirar a cidadania antes de mim?
2) Como proceder com as documentações? Eu preciso averbar o óbito de meu avô, o casamento deles e o casamento de meus pais?

Grata. De verdade.
«1

Comentários

• Obs: Não sei se fiz mal de criar um tópico. Espero que não tenha problema.
  • Maya, vc fez bem em criar um tópico só pra vc!

Seu caso é simples e idêntico ao meu (avós portugueses, pais separados). Provavelmente vc não precisará de nenhuma transcrição. Confirme quem declarou o seu nascimento e quem declarou o nascimento de seu pai. Pelo lado paterno em geral é mais fácil.

Nós recomendamos que primeiro seu pai se torne português por atribuição e em seguida transmita a nacionalidade pra vc, tb por atribuição. São dois processos, mas exigem menos documentos e o tempo tb é menor do que no caso de naturalização.

Vc tem a certidão de nascimento de seu avô português?
  • Ah, fico mais tranquila sabendo que fiz bem.

Então, quando você pergunta quem declarou meu nascimento, você quer dizer quem foi me registrar no cartório? No meu caso, meu pai. No caso do meu pai, meu avô.

Não posso garantir se possuo a certidão de nascimento, posso ver isso amanhã. Mas o r.g e o óbito registrado no Brasil são documentos existentes.

Como devo proceder para tirar a cidadania do meu pai por atribuição?

Grata Lara. Aguardo resposta.
  • Maya, mesmo que não recomendado, é possivel sim voce requerer a sua nacionalidade sem ter que pedir a de seu pai.

A demora como um todo costuma ser a mesma. Se tirar a de seu pai primeiro, será mais rapido do que a sua diretamente de seus avos, mas ai tera o outro processo para fazer, o seu! No fim, esses dois processos demoram mais ou menos o mesmo tempo que o seu direto como neta.
  • A certidão de nascimento é o principal documento e, se não a tiver, terá que obte-la!

Quando requeri a minha nacionalidade (de neto diretamente), a fiz em Portugal e não foi necessario o averbamento de casamento e obitos (ambos aconteceram no Brasil), mas entreguei todas as certidões por desencargo de consciencia e tempo!
  • Eu estou indo morar em londres, e não seria dificuldade passar por portugal algum dia. Quanto tempo demorou para sair a sua nacionalidade (direto de neto) quando você foi lá?

É preciso somente as certidões?
    Como tira-las se meus avós as perderam, por exemplo?
  • Maya, vc pode escolher. Mas achamos sempre melhor fazer duas atribuições em vez uma naturalização. Vc deu sorte, pois sendo seu pai o declarante de seu nascimento e seu avô o declarante do nascimento de seu pai vc não precisará fazer nenhuma transcrição de casamento nem óbito. Está fácil!

Para a atribuição do seu pai, vc vai precisar da certidão de nascimento de seu avô português, vc sabe em qual freguesia ele foi registrado em Portugal? Veja os documentos que vc tem.

Do seu pai vc precisará apenas o formulário 1C preenchido e assinado presencialmente, certidão de nascimento dele de INTEIRO TEOR com firma reconhecida e cópia autenticada do passaporte ou RG. A certidão de nascimento precisa ser legalizada no Itamarary. E depois tudo isso precisa ser legalizado tb no consulado.

Depois é só mandar pra CRC em Lisboa por Sedex, pagando no correio a taxa de 175 euros através do Dinheiro Certo.

Vá colocando aqui suas dúvidas.

Vc já pode pedir tb sua certidão de nascimento de inteiro teor e mandar junto com a do seu pai pro Itamaraty.
  • Maya, vc pode tirar a certidão de seu avô em Portugal se souber o concelho e a freguesia em que ele foi registrado, a data de nascimento e o nome dos pais dele. Se a certidão tiver mais de 100 anos está arquivada em um arquivo distrital. Se vc tiver todos os dados pode solicitar a certidão pela internet mesmo.
  • Poderei passar minha cidadania por atribuição para meus futuros filhos?
    Quando eu solicitar as atribuições, eu posso solicitar a minha e a do meu pai ao mesmo tempo, é isso?
    E a minha avó, é necessário mandar as documentações dela? Não seria mais fácil, visto que meu avô é falecido?

Bom, eu vou conferir meus documentos certinhos amanhã, e voltarei aqui caso eu tenha alguma nova dúvida.
    Obrigada pela atenção, vocês são muito gentis!
  • Maya, vc só vai precisar da certidão de nascimento de seu avô português, nenhum outro documento dos portugas será necessário.

Eu fiz duas atribuições. A do meu pai demorou 2 meses e meio e a minha 1 mês. Isso foi no final de 2008/começo de 2009. Quando saiu o meu assento de nascimento (demorou umas 3 semanas pro número ser lavrado depois que o meu processo tinha sido aprovado) eu fui para Lisboa e fiz lá meu BI e passaporte em apenas dois dias.

Atualmente a média para cada atribuição é de cerca 3 meses. Às vezes demora um pouco mais, às vezes menos.
  • Maya, com certeza vc poderá passar a nacionalidade para seus futuros filhos.

Vc fará uma atribuição por vez, mas assim que o processo de seu pai for aprovado, vc já pode mandar logo em seguida o seu, vc só vai precisar do número de assento de nascimento dele, vc ficará sabendo disso ligando ou mandando um email pra CRC. Vc já pode deixar sua documentação toda pronta pra economizar tempo.

Não vai precisar nada da sua avó. Não tem problema seu avô já ser falecido. É mais fácil fazer pelo lado dele, pois foi ele o declarante do nascimento de seu pai.
  • Maya, como a Sandra disse, vc pode passar a nacionalidade por atribuiçao para seus filhos! A por naturalizacao voce só podera passar para seus filhos menores de 18 anos. Caso nao saiba, a naturalizaçao acontece quando se pede diretamente do avô, como eu fiz, e a atribuiçao acontece quando se temo ascendente direto sendo portugues!

A proposito, meu pedido foi feito em junho de 2008 e saiu em dezembro de 2008!
  • Gente, vou ter que requerer a certidão online mesmo!
    Já me registrei e tudo mais.. O tipo de certidão é narrativa, cópia integral ou modelo internacional? E a finalidade deve ser assinalada como "fins diversos"?

O que seria "Concelho"?
    Obrigada! Estou na espera.
  • Pode pedir a certidão narrativa, coloca que é pra fins diversos, e Concelho = Estado.
  • Efetuei o pedido da certidão de nascimento do meu avô! Pedi entrega pelo Correio Azul (mais rápido). Alguém tem idéia de qto tempo demora pra ficar pronto e chegar?

Depois que chegar a certidão, como devo proceder pra pedir a atribuição do meu pai?
    Grata.
  • tenho uma duvida meu pai é portugues/ e estou me naturalizando juntamente com minha mãe porem estou com dificuldades pois o consulados esta me pedindo a certidão de nascimento dos dois pai e mae, mas minha foi ao cartorio e o cartorio disse que não tem a certidao que tem que ser a de casamento não nascimento, no proprio site do consulado tem a opcao de solicitar a certidao via net fiz a solicitação e ja fazem mais ou menos meses e meio e nada! alguém pode me dar um auxilio?
  • Maya

vc deve ir providenciando as certidões de nascimento de INTEIRO TEOR de seu pai e sua tb. Entre em contato com os cartórios em que vcs estão registrados. Precisa depois legalizar no Itamaraty e no consulado.

No guia de ajuda vc vai encontrar o link pra baixar o formulário 1C de atribuição, vc fará primeiro pro seu pai. Imprimar o formulário em cores.

Além disso tb precisa de uma cópia autenticada do RG ou passaporte do seu pai.

A certidão de nascimento, o formulário 1C e a cópia do RG precisam ser legalizadas no consulado.

O formulário 1C precisa ser assinado presencialmente. Onde vc e seu pai moram?
  • Fanny

foi seu pai quem declarou seu nascimento?

seu caso é hiper simples, o mais fácil de todos.

para o seu processo de atribuição vc só precisa da certidão de nascimento portuguesa dele. e a sua certidão de nascimento de inteiro teor. mas confirme que foi ele o declarante do seu nascimento, vc vê isso na sua certidão.

se vc tem os dados completos do seu pai pode pedir a certidão dele através do Portal do Cidadão. Depois é só seguir nossas dicas aqui e fazer seu processo pelo correio direto com a CRC, não precisa fazer via consulado.

Agora pra sua mãe seria um processo separado do seu. Em que ano eles se casaram?
  • meus pais se casaram em 1975, então o meu pai tirou seu RG portugues a pouco tempo, e eu não sei bem sobre a certidao de nascimento pois ele veio para o brasil com tres anos e quando ele foi tirar suas documentacoes portuguesas não solicitaram sua certidao de nasccimento mas sim de casamento. os documentos dele estão atualizados. o meu unico problema é com relação a certidao de nascimento. mas pelo que vc me explicou terei que insistir no cartório.
  • Fanny,
    Voce necessariamente precisara da certidao do seu pai, pois no formulario 1C pedem os dados da mesma. Como disse a Lara, voce pode pedi-la atraves do portal do cidadao tendo em maos o nome completo do seu pai, filiacao, data de nascimento e os dados compeltos do lugar de nascimento (fregueia, concelho, etc).
    Para a nacionalidade da sua mae, ente no site do consulado portugues em SP onde aparece a lista dos documentos necessarios para naturalizacao de mulher casada com portugues antes de 1981. Esta tudo explicado.
  • Como disse posteriormente, meu vô é falecido. Eu precisava declarar o falecimento dele na hora de pedir a certidão? (Preencher aquele campo que pergunta sobre a data de falecimento?) O falecimento dele não foi registrado em Portugal.

Eu e o meu pai moramos em São Paulo Capital, Lara.
    Eu posso ir legalizando esses documentos (formulário, certidões e cópia do RG) antes de chegar a certidão de nascimento de meu avô?

O formulário 1C preenchido por mim e a cópia do meu rg legalizados tb vão ser necessários quando eu for pedir minha atribuição? Não é melhor legalizar esses documentos desde já?

Grata.
    OBS: Valeu pela dica, Bruno. haha (:
  • Fanny,

você pode abrir um tópico só seu! :/

Peço gentilmente que deixem esse tópico para as minhas dúvidas, uma vez que é liberado fazer um tópico exclusivo por pessoa nessa comunidade (Eu sou do tipo que se confunde rápido, e se virar zona eu tô ferrada! hehe)

Obrigada.
  • Maya,

fez bem, não precisava declarar o óbito pra pedir certidão.

Sobre as legalizações, pode sim já deixar tudo adiantado, inclusive as suas, uma vez legalizadas pelo Consulado, não perderão a validade, o formulário também já pode deixar assinado.
  • Olá Pessoal!

Primeiramente, estou muito grata por toda ajuda dada até agora.

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o formulário 1C!
    Meu pai é filho de mãe e pai portugueses, mas vai solicitar a atribuição através de meu avô. No quadro 2, nas declarações, eu devo assinalar que ele é filho de mãe e pai português, ou apenas mencionar sobre meu avô?

No quadro 1, o segundo item é "Apelidos". Seria isso sobrenome? Como em espanhol? haha.

E ah, também no quadro 1 tem os itens "Nacionalidade" e "Naturalidade". O que devo responder nesses itens? Brasileiro?

Grata.
  • Maya,
    1- coloque os dados do seu avo.
    2- nacionalidade do seu pai: brasileira
    3- naturalidade dele: o lugar onde nasceu. Ex. Sao Paulo
  • E os apelidos sao os sobrenomes mesmo, como em espanhol (apellidos).
  • Denise

Então eu devo simplismente não mencionar que minha avó é portuguesa, não assinalando essa opção no quadro 2?

Grata
  • Sim, não precisa mencionar sua avó.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.