Certidão Portuguesa

Olá, pessoal
Ja faz um tempo que estou a procura da certidão de nascimento de meu bisavô e hj procurando na internet encontrei o casamento de uma irmã dele, no diario oficial, só que não estou conseguindo decifrar direito que freguesia ela nasceu.
Poderiam me ajudar? Ela é 2 anos mais velha que meu bisavô.
Se alguém conseguir pode me avisar, por favor?

Bisavô
Antonio Fernandes de Mattos, 03/11/1907, filho de João Fernandes de Mattos e Etelvina Barata.

A Irmã dele se Chama Belarmina Fernandes de Mattos.

Esta é a pagina do meu album no orkut que está a foto:

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=9199822680410211143&aid=1282165049&pid=1282190250272

Obrigadoo!
«1

Comentários

• Só uma dúvida...

O filho do português em questão ainda tá vivo? Caso não esteja não será possível obter a cidadania portuguesa através do bisavô.
  • Sim, ele está
  • Marcelo,
    Pergunte ao avô mais dados para poder decifrar esse nome.
    Conheco esse cartório e sei que sao bem legais ai. Peca para verem na certidao de casamento se aparece algo mais claro sobre a naturalidade da bisa.
  • Tente encontrar documentos antigos do seu bisavô tentando ver no obituário da cidade onde ele faleceu e foi sepultado... talvez seu avô ainda tenha guardado esse documento que vai ser a principal chave de busca para as demais certidões.
  • Denise,
    Já falei com esse cartório e pedi a certidão de casamento.

Fernando,
    Tenho a certidão de óbito, casamento e habilitação de camento do meu bisavô, mas só ta escrito Portugal em sua naturalidade.
    Minha avó só se lembra que ela falava de Beira Baixa e Trás-os-Montes, que por sinal são bem distantes.
    Já descobri a certidão de óbito do meu trisavô e trisavó e de um outro irmão que nasceu em portugal também e estou esperando chegar em casa, para ver se encontro mais informações.
  • Se vc tem a certidão de casamento do seu bisavô acho que seria interessante vc localizar o cartório onde foi feito o casamento e pedir uma certidão de casamento de inteiro teor também pois dessa forma vc pode ver o que consta na íntegra do livro de casamento..
    É bem trabalhoso mas é preciso ir juntando as peças....
  • Fernando,
    Ja tenho a certidão de casamento de inteiro teor e a cópia do processo de habilitação de casamento, já li todas as folhas e consta que ele não tinha documento nenhum e foi o pai dele que fez um declaração afirmando que ele tinha nascido em Portugal, sem mencionar ao menos o Distrito.
  • Então acredito que a solução seja buscar o maior número possível de documentos dos demais parentes ( tios avôs, tataravós etc.. ) e entrar em contato com concelho ou freguesia de nascimento de seu bisavô posteriormente...
  • Procure se fizeram inscricao consular no Consulado da regiao onde moravam e tambem no Memorial do Imigrante: http://www.memorialdoimigrante.org.br
  • marcelo

o mais parecido que consegui achar foi esta freguesia de BOIDOBRA

DISTRITO - CASTELO BRANCO

CONCELHO - COVILHÃ

FREGUESIA - BOIDOBRA

Morada

Rua Francisco Leal -Boidobra
    6200 Covilhã

Contactos

Tel 275324547
    Fax 275324516
    Email jfboidobra@mail.telepac.pt
  • Fernando,
    Eu estou fazendo isso, já encontrei alguns documentos, mas nada que comprovassem onde ele nasceu.

Denise,
    Liguei no consulado e falaram que não tem inscrição nem do meu biso, nem de sua irmã.
    No site do memorial do imigrante não achei e tb enviei um email com todos dados e me disseram que nada foi encontrado.

Jorge,
    eu tb acho que seja nessa freguesia, mas tentei uma vez e falaram que não encontraram nada tb.

É muito complicado, mas vou continuar na busca até encontrar.

Obrigado pela ajuda de vocês, espero que continuem me ajudando.
  • http://www.freguesiasdeportugal.com/distritos_portugal/distritodecastelobranco.htm#PROEN%C3%87A_A_NOVA

Distrito de castelo branco
    Conselho de (municipio) idanha nova
    Freguesia de baira baixa
    Beira baixa é uma aldeia, dentro do conselho, Boa sorte
  • Distrito de castelo branco
    Conselho de (municipio) idanha nova

Beira baixa é uma aldeia, dentro do conselho, Boa sorte
  • Alexandre,
    Obrigado, vou tentar nesta aldéia.

Mais informações posto aqui.
  • Alexandre,
    Liguei na conservatória de Idanha-a-Nova e o rapaz me disse que não conhecia esta aldéia e sim a Região de Beira Baixa

Tentei ligar na Conservatória de Covilhã, mas ninguém atende, acho que estão de férias.
  • marcelo

tomei a liberdade de enviar um e-mail para o arquivo distrital de castelo branco pedindo informações e veja oque responderam:

270.10.02-ADCTB

Ex.mo Senhor
    Jorge Fangueiro,

Em resposta a seu mail de 19 de Agosto corrente, informo que deverá remeter seu pedido à Conservatória de Registo Civil da naturalidade de António Fernandes de Mattos, em virtude deste Arquivo não ter livros de registo de baptismo de nenhuma freguesia e concelho de Castelo Branco de 1907.

Com os melhores cumprimentos,

Joana Sá

Assistente Operacional
    agora mandei outro para a conservatoria de covilhã, vamos ver se respondem, vi que tu andou ligando e nada né, podem estar de ferias mesmo, vamos ver.
  • Jorge,
    Ok, vamos ver se eles respondem agora.
    Obrigado.
  • Eu errei beira baixa é uma região, mais fica em Castelo Branco agora tem entrar em conctato com os concelhos.
  • Marcelo tenta entender os locais de onde veio todas as certidões como assim as certidões q vem escrito o local de onde a pessoa é, natural de ........ é em pt.
    Cologue no google maps.pt e tenta definir uma area em portugal normalmente as pessoas do inicio do seculo não se tinha tanta mobilidade então ela ficavam quando se casava na mesma area (freguesia).
    O q acontece é q aki em portugal é dificil encontral certos locais (vilas) pq tem vilas q são tão peguenas e q tem a sua igrejinha e coreto muitas nem igreja e nem coreto tem, esti tipo de local ficam agregada a outra vila maior e que é a junta de freguesia, as pessoas em portugal realmente diz eu sou de Santa cruz, alpriate e etc.... só mq estes lugares pertence a freguesia de vialonga.
    Se vc for pensar nisso veja como é dificil se cada igreja tem o seu livro de batismo e q cada freguesia tem dentro por media 2 ou mais locais (vilinha) com a sua igrejinha então se um conselho tem 10 freguesia com mais 2 vilas ja são 3 livros X 10 são 30 cada livro com 200 folhas em media ninguem vai querer dar uma olhadinha p ve se encontra rsrsrsrsrs.
    Já o registro civil é pelo ano de nascimento q se é feito a pesguisa.
    Boa sorte
  • Tenta esta:distrito Santarem
    Conselho: Mação
    Freguesia: Aboboreira
    Tbm faz parte de beira baixa, tel: 351 241598005
    email junta.aboboreira@clix.pt www.aboboreia.freguesia.pt
  • Alexandre,
    Obrigado pelas Informações,
    Não custa nada tentar nessa outra freguesia.

Só acho estranho que ninguem da conservatória de Covilhã esteja atendendo, e não respondem aos emails tb, pq liguei na igreja de boidobra e a moça me disse que eles não estão de férias e sempre tem gente lá.
  • Jorge

Consegui falar com a Conservatória de Covilhã e uma moça não muito simpicatica, me falou que eles não tinham esses livros com mais de 100 anos e que estariam no Arquivo Distrital de Castelo Branco, mas expliquei que ja tinha mandado pro ADCB e lá só tinha até 1904 tb. Então ela disse que iria ver e por isso não respondeu os e-mails, agora não sei se ja apagou esses e-mails pensando que não tinham esses livros.
    Eles estão complicando essa busca, vou esperar mais um pouco, pra ver se pelo menos me respondem.
    O jeito é esperar da boa vontade deles, já que são muito parecidos com os do Brasil.
  • marcelo

vou mandar de novo então ai pode ser que eles resolvam achar rsrrsrsrs.
  • Acho que o pessoal da conservatória de covilhã está com muita má vontade de procurar essa certidão de batismo, pq enviei um e-mail para o Arquivo distrital dia 21 e hj me responderam que tinham achado a certidão de casamento de meu trisavô e trisavó, na freguesia de Boidobra, e nos documentos de dois irmão de meu bisavô consta Boidobra, uma é mais velha, que nasceu em 1905 e o outro é mais novo, que nasceu em 1915.
    Este documento só pode estar lá!

Outra pergunta: No Portal do cidadão eles só aceitam cartão de crédito internacional ou pode ser o comum mesmo que utiliza no Brasil?

Obrigado.
  • marcelo

olha marcelo que eu saiba só cartão internacional, e ontem mandei outro e-mail para lá pedindo que procurassem a certidão novamente, vamos ver se acham né.
  • marcelo

pode ser qualquer cartão que se usa no brasil, mas que seja tbm internacional, tipo visa e mastercard mas que tbm seja internacional.
  • Jorge,
    obrigado, vou ver oq consigo.
  • Então ja ta!!!
    Agora vc tem q fazer o pedido da cetidão.
  • Alexandre,
    não entendi.
    Então ja ta oq?

O problema é que não tenho cartão de crédito internacional, para fazer o pedido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.