Dúvida sobre pedido de Certidão de Nascimento

Olá Boa Noite !! Estou com dúvidas para pedir a certidão de nascimento do meu avô portugues (já falecido), estou com o RG de estrangeiro, onde consta nome dos pais, data de nascimento e local ... só que não entendi direito na hora de preencher o formuário no portal do cidadão ... o que eu coloco em Distrito/Região/ Autonóma

No documento do meu avô só consta Bruniozinho-Portugal. Minha avó diz que é Lisboa, mas não consigo encontrar nada.

Alguém pode me ajudar ??
«1

Comentários

• É raquel, andei vendo aqui e não achei nada também referente a esse nome em Portugal. Lisboa seria o distrito, ai se tem as freguesias de lisboa, que é o que você precisa descobrir pra pedir a certidão. Qual ano da certidão? Ai vai as freguesias de Lisboa:

* Ajuda (2.º Bairro)
    * Alcântara (2.º Bairro)
    * Alto do Pina (4.º Bairro)
    * Alvalade (3.º Bairro)
    * Ameixoeira (3.º Bairro)
    * Anjos (1.º Bairro)
    * Beato (4.º Bairro)
    * Benfica (3.º Bairro)
    * Campo Grande (3.º Bairro)
    * Campolide (3.º Bairro)
    * Carnide (3.º Bairro)
    * Castelo (1.º Bairro)
    * Charneca (3.º Bairro)
    * Coração de Jesus (1.º Bairro)
    * Encarnação (1.º Bairro)
    * Graça (1.º Bairro)
    * Lapa (2.º Bairro)
    * Lumiar (3.º Bairro)
    * Madalena (1.º Bairro)
    * Mártires (1.º Bairro)
    * Marvila (4.º Bairro)
    * Mêrces (1.º Bairro)
    * Nossa Senhora de Fátima (3.º Bairro)
    * Pena (1.º Bairro)
    * Penha de França (4.º Bairro)
    * Prazeres (2.º Bairro)
    * Sacramento (1.º Bairro)
    * Santa Catarina (1.º Bairro)
    * Santa Engrácia (1.º Bairro)
    * Santa Isabel (2.º Bairro)
    * Santa Justa (1.º Bairro)
    * Santa Maria de Belém (2.º Bairro)
    * Santa Maria dos Olivais (4.º Bairro)
    * Santiago (1.º Bairro)
    * Santo Condestável (2.º Bairro)
    * Santo Estêvão (1.º Bairro)
    * Santos-o-Velho (2.º Bairro)
    * São Cristóvão e São Lourenço (1.º Bairro)
    * São Domingos de Benfica (3.º Bairro)
    * São Francisco Xavier (2.º Bairro)
    * São João (4.º Bairro)
    * São João de Brito (3.º Bairro)
    * São João de Deus (4.º Bairro)
    * São Jorge de Arroios (4.º Bairro)
    * São José (1.º Bairro)
    * São Mamede (1.º Bairro)
    * São Miguel (1.º Bairro)
    * São Nicolau (1.º Bairro)
    * São Paulo (1.º Bairro)
    * São Sebastião da Pedreira (3.º Bairro)
    * São Vicente de Fora (1.º Bairro)
    * Sé (1.º Bairro)
    * Socorro (1.º Bairro)
  • Tenta dar mais pesquisada em documentos e colher o máximo de informações. Bruniozinho pode ser algum lugar em Portugal, dentro de alguma Freguesia. O nome me parece estranho, tem certeza que é Bruniozinho mesmo?
  • Oi Mário,
    Muito obrigado por me ajudar, tenho certeza sim, estou com o RG do meu avô. Na naturalidade só está escrito Bruniozinho-Portugal, mas vou ve se a minha avó tem mais algum documento dele.
  • Mário,
    meu avô nasceu no dia 07-10-1912,
    Nome > Manoel Curralo (outra dúvida, os doctos do meu pai estão tds como Corralo) o que vai acontecer, vou ter que trocar tds os doctos?
  • Oi Mário,
    Acabei de falar com a minha avó, ela me disse que fica em Traz dos Montes, Mougadouro.
  • É isso ai Raquel, achei aqui: Brunhozinho (ou Brunhosinho) é uma freguesia portuguesa do concelho de Mogadouro. Com isso Agora é so pedir a Certidão no Portal do Cidadão e mandar ver. Ela chegando está solucionado o problema.
  • Distrito/Região Autónoma: Bragança
    Conservatória/Cartório: Mogadouro
    Freguesia: Brunhozinho (ou Brunhosinho)
  • raquel

quando pedir a certidão pelo portal do cidadão pede assim:

copia integral ou inteiro teor
    nascimento
    fins diversos

e de preferencia pede para enviarem carta registrada com aviso de recebimento é mais garantido a entrega e custa só 5 euros a mais que o preço normal.
  • Estou me achando um tanto burrinha nesse processo, no site do portal não estou conseguindo colocar o código postal do Brasil. Como faço ? e obrigada por vcs estarem me ajudando. Estou começando todo esse processo, pois meu filho quer estudar em Lisboa.
  • Boa Noite ! já consegui pedir a certidão, agora só aguardar !!! Obrigada a todos
  • Pedido da Certidão de Inteiro Teor

Olá pessoal!

Pedi a certidão de nascimento de inteiro teor da minha mãe (que já tem a dupla nacionalidade) pelo portal do cidadão umas três semanas atrás. Consta na área "Meus pedidos" que o documento foi enviado em 19/08. Escolhi o envio via "Correio Azul" (agora vi que o melhor seria registrado) e até hoje não recebi o documento. É normal tamanha demora? Quem souber algo a respeito, por favor me esclareça esta questão, pois já estou pensando em pedir outra certidão.

Obrigado!
  • gustavo

costuma demorar entre10 e 15 dias pelo menos pra cá onde moro (rio grande do sul) fiz o pedido da certidão de meu pai, saiu de lá dia 20-08-2010, recebi aqui dia 31-08-2010, meu pedido foi por carta registrada, mas tbm já aconteceu comigo de pedir sem ser registrada, em outra oportunidade e a certidão foi extraviada, espera mais um pouco e entra em contato via e-mail com o portal do cidadão pra saber alguma noticia.
  • Chegou a certidão !

Olá ! Chegou a certidão de nascimento do meu avô, agora qual o proximo passo ??
    1- tenho que tirar a certidão de nascimento do meu pai (filho do português), o que mais preciso para começar dar andamento na atribuição do meu pai, para depois começar a minha e de meus filhos.
    2-posso dar entrada tb na atribuição da minha tia (irmão do meu pai) junto com a dele,?
  • Raquel,

Junte:
    1- certidão de nascimento em inteiro teor do interessado com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Português
    2- copia autenticada do RG do interessado legalizada no Consulado Português
    3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do Consulado Português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.

Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
    Preencha os dados da certidão portuguesa no formulário 1C. De preferência envie uma certidão de cópia integral, o que pode diminuir o tempo de espera para a conclusao do processo.

Coloque os documentos em envelope com o endereço que aparece no 1C.
    No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros. Leve um documento do interessado para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque o recibo original dentro do envelope e guarde uma copia.
    Envie o envelope por SEDEX MUNIDI.

Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.

Para a sua tia junte tambem os documentos acima. Para cada processo um envelope separado. Se quiserem, para economizar no SEDEX MUNDI, coloque os 2 envelopes com os documentos dos interessados devidamente etiquetados, dentro de um envelope maior e enviem.
    Meu irmao fez isso com os nossos documentos e deu certo.
  • Boa Noite Denise

Preciso mandar algum documento da miha avó ? essas certidãoes eu mesma posso ir autenticar ou meu pai e minha tia precisam estar presentes.
  • Raquel,
    Na certidao de nascimento do seu avô esta averbado o casamento com a sua avó?
    O seu avô é o declarante do seu pai?
  • Olá Denise
    Na certidão de nascimento não consta nada sobre o casamento, e na certidão de nascimento do meu pai, foi o meu avô o declarante. Vou precisar averbar o casamento? Estou um pouco confusa com essa processo. Agradeço a sua atenção.
  • Raquel,
    Ultimamente a Conservatoria tem pedido que o casamento seja averbado, porem ha pessoas que arriscam enviar os documentos sem esse requisito quando o portugues foi o declarante do interessado. O que pode acontecer é que o processo se atrase se cai nessa exigencia.
    Como experiencia pessoal conto que quando mandei o da minha mae nao fiz a transcricao de casamento e óbito dos meus avos e nao tive problemas por isso.
    Ja para o meu processo, mandei transcrever o casamento dos meus pais e o obito do meu pai, pois nao quis arriscar e perder tempo.
    Agora estou tratando da transcricao do meu casamento, pois sou a declarante dos meus filhos e mudei de nome ao casar, o que faz que meu nome nas certidoes deles seja diferente do meu nome no registro portugues.
    Enfim... minha opiniao é que a transcricao deve ser feita para cumprir com a lei e facilitar os processos.
    As transcricoes podem ser feitas nos consulados ou diretamente em Portugal pelo interessado ou por procuracao. No seu caso, a requerente tem que ser a sua avó, filha dos portugueses. Informe-se no consulado da sua regiao. Onde moram?

Por outro lado se quiser arriscar mandar os documentos sem transcrever, faca como orientei na resposta anterior.
  • O requerente da transcricao tem que ser o nubente vivo ou se os dois forem falecidos pode ser um dos filhos ou um dos netos caso os filhos forem falecidos tambem.
    De uma olhadinha no site do Consulado de Sao Paulo para ter uma ideia: www.consuladoportugalsp.org.br
  • Oi Denise.

Fiquei um pouco confusa. Vamos do principio.
    Meus avós paternos são portugues (avô falecido e avó viva). Já estou com a certidão de nascimento do meu avô, onde não consta averbação de casamento e nem óbito.
    1- Preciso realmente averbar os dois ? é o correto ??
    2- Como faço para averbar essas informações? vai ser necessário tirar outra certidão de nascimento do meu avô?
    3- Eu posso fazer isso pelo meu pai? ou ele que tem que ir no ccartório e consulado?

Obrigada!
  • O certo é fazer tudo sim! averbamento e obito, vc pde até dar entrada mais corre o risco de cair em pendência e vc vai perder tempo e dinheiro.
    O consulado na sua area de residência é q faz este tipo de processo, se a sua avó esta viva o ideal é q ela faça o pedido de averbamento do casamento dela, assim como o obito do seu marido.
    Vc pode tirar um copia da certidão de nascimento portuguesa e guardar.
    Atenção: tem consulado q faz tudo junto no mesmo dia, ou seja da entrada no averbamento, obito e o pedido de cidadania.
    Agora se vc tiver q fazer separado e aguardar o processo de averbamento e obito ficar pronto, vc aguarda o tempo q o consulado lhe der, e pode mandar pelo correio o processo de cidadania, junto com a copia da certidão de nascimento portugues e o recibo do pedido de averbamento do obito e casamento, p/ crc, não precisa tirar um outra certidão.
    Quando chegar no crc o seu Processo eles vão emitir um original p/ juntar ao processo ai irão ver q o casamento e obito estão averbado.
    Se não estiver pronto eles vão ver q vc já fez o pedido ai já é com eles.
  • Oi Alexandre ! Obrigada,!
  • AJUDA, POR FAVOR!

Boa tarde!
    Recebi hoje da Conservadora de Almeirim o e-mail dizendo que o assento do meu avô é o 125 de 1909 da Conservatoria de Almeirim.
    E dai? o que faco para conseguir a certidao de nascimento dele? Alguem pode me ajudar, por favor?
    Estou perdida!
    Agradeco desde ja
    Rita Froes
  • www.portaldocidadao.pt
    Cartão de credito internacional, faz o pedido da certidão de nascimento, são 16 euros o valor.
  • Boa noite, Alexandre!
    O problema é que eu nao sei a freguesia para completar la e la diz que acima de 100 anos é no arquivo distrital e eu mandei um e-mail para la e eles disseram que era na conservatoria de almeirim. Agora nao sei como fazerpara pedir a certidao pelo portal do cidadao.
    Obrigada pela atencao
    Rita
  • rita

se a conservatoria achou o numero do assento, eles sabem qual é a freguesia , manda um e-mail pra lá pedindo o nome da freguesia, e no portal do cidadão tu coloca uma data que não ultrpasse os 100 anos, ai lá embaixo onde diz informaçoes adicionais tu coloca a data certa.
  • Boa tarde, Jorge!
    Fiz o que vc falou. Coloquei um ano que nao desse 100 e corrigi embaixo. Vc sabe dizer quanto tempo demora para chegar?
    O que devo fazer agora? Quais as providencias?
    Meu avo ficou viuvo da minha vo e depois casou de novo e a viuva dele esta viva.
    Quais as certidoes que preciso agora?
    Casamento dele com a minha avo.
    Nascimento dos 2
    Casamento dele com a outra mulher tb??
    casamento da minha mae.
    Obito dele
    é isso? tem mais alguma coisa?
    Ja posso ir pegando estas certidoes?
    Agradeco a atencao
    Rita
  • rita

o melhor procedimento é esperar chegar a certidão do teu avô demora de 15 a 20 dias, vais fazer tua cidadania por atribuição? quem é o filho do portugues teu pai ou tua mãe? eles ainda estão vivos? se for por atribuição tens que fazer prmeiro a cidadania do filho do portugues (pai ou mãe), para depois fazer a tua.
  • A minha mae que é filha de portugues ela esta viva. Primeiro precisa pedir a dela ne?
    Obrigada pela atencao
  • Bom dia, pedi no portal do cidadao a certidao de nasciemnto do meu avo falecido e chegou ontem a certidao mas esta escrito batismo! É isso mesmo?
    e agora o que faco? Quais os proximos passos?
    Preciso fazer a transcricao do casamento dele e obito, para dar inicio ao pedido de nacionalizacao da minha mae, depois a minha e dos meus filhos.
    Aguardo
    Obrigada pela atencao
    Rita Froes
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.