Eu sou uma portuguesa mais otimista, a cidadania so me trouxe boas coisas, ser portugues fora de Portugal ( especificamente vivendo em um pais da UE ), talvez seja mais vantajoso, poucas confusoes e menos rancores, parece-me que o problema eh ser luso-brasileiro em Portugal, concordo que por la eles sao bem pouco simpatizantes da nossa dupla-cidadania.
Quanto as burocracias, essas sempre existiram e existirao, melhor ser um portugues com uma carga burocratica, do que viver em cima do muro como ilegal ou buscando qualquer tipo de visto pra tentar viver legalmente na UE.
Concordo com a Cibele, a cidadania traz muitas vantagens para quem vive num país UE. Moro na Itália há quase 10 anos (daqui a pouco já poderei requerer a cidadania italiana por tempo de residência), mas mesmo já tendo o visto permanente e inclusive a possibilidade de viver em trabalhar legalmente em outros países da UE, um passaporte europeu faz falta. Na prática, já deixei de viajar para vários países que exigem vistos para brasileiros por causa da burocracia e dos custos.
Poxa o meu Cartão cidadão tem 5 anos de validade, de 2009 a 2014. Eu sou realista, dupla cidadania p/ qm esta na europa é realmente muito bom! Agora p/ qm esta no Brasil vendo fotos bonitas, no orkut dos amigos e esta tirando a cidadania p/ vim p/ europa trabalhar e morar e pensa q vai chegar aki com BI e vai ser diferente dos demais esta enganado. Eu já trabalhei como aux de cozinha, grelhador, aux de armazem, já limpei muito chão com a exfregona, carreguei muita caixa nas costa, andei muito na chuva, tbm limpei banheiro e não tenho vergonha de fala e tudo isso com o BI, hoje estou um pouco melhor, derrota ninguêm conta, e quando conta a verdade p/ o amigo q pensa em vim p/ cá, o amigo pensa q vc não qr ajudar. A minha esposa trabalhava no Bradesco saúde 7 anos, e tem faculdade de administração e tem documentoção e nem por isso arrumou um emprego bom, no começo foi fazer faxina e trabalhar no armazem se não tinha q depender dos outros, só depois q foi chamada p/ trabalhar numa empresa de brasileiros, como aperadora de caixa, tudo pq as empresas portuguesas não quer contratar brasileiro(a), a nivel de faculdade, aki tem muitos jovens formados sem empregos. Pq uma empresa vai contratar um brasileiro se tem um monte de portugues sem trabalho nesta área vou contratar um portugues, e estão errados? não! Aki tem muita coisa boa tem! Agora vai depender da classe social de cada um, p/ se saber se as coisas boas q tem aki ele derrepente tem no Brasil, então sera q vale ou não apena ser imigrante.
É verdade Cibelle, devido essa tensão, gerada pelo processo de Nacionalização, ficamos com a nossa visão bem bitolada esperando angustiado o resultado final da CRC. Com certeza os Portugueses, como nos Brasileiros, não gostariam de dividir os nossos interesses com estrangeiros, pois quem deseja perder o seu emprego, para um americano, um francês, ou até um português, em nosso Pais? Ser Cidadão da União Européia, pra mim é um orgulho, pois é um feito muito grande, para quem conseguiu, afinal de contas são 27 países, para serem explorados. Um verdadeiro leque de opções culturais em todos os sentidos, o que facilitou a vida de muita gente na Europa. Quanto a ralada narrativa do Alexandre, não só em Portugal acontece esse tipo de serviço pesado, nos Estados Unidos os serviços oferecidos para estrangeiros, são parecidos, mais a temática é a mesma. O que interessa é o propósito de cada um. Um grande abraço a todos.
Parabéns, gosto quando uma pessoa conta em detalhes a sua conquista. Parece um livro quando nos transportamos para dentro dele como se estivessemos fazendo parte naquele momento. Continue por aqui com as suascolocações sempre muito inteligentes.
Comentários
Quanto as burocracias, essas sempre existiram e existirao, melhor ser um portugues com uma carga burocratica, do que viver em cima do muro como ilegal ou buscando qualquer tipo de visto pra tentar viver legalmente na UE.
Nada como ser um cidadao da Uniao Europeia !
Eu sou realista, dupla cidadania p/ qm esta na europa é realmente muito bom!
Agora p/ qm esta no Brasil vendo fotos bonitas, no orkut dos amigos e esta tirando a cidadania p/ vim p/ europa trabalhar e morar e pensa q vai chegar aki com BI e vai ser diferente dos demais esta enganado.
Eu já trabalhei como aux de cozinha, grelhador, aux de armazem, já limpei muito chão com a exfregona, carreguei muita caixa nas costa, andei muito na chuva, tbm limpei banheiro e não tenho vergonha de fala e tudo isso com o BI, hoje estou um pouco melhor, derrota ninguêm conta, e quando conta a verdade p/ o amigo q pensa em vim p/ cá, o amigo pensa q vc não qr ajudar.
A minha esposa trabalhava no Bradesco saúde 7 anos, e tem faculdade de administração e tem documentoção e nem por isso arrumou um emprego bom, no começo foi fazer faxina e trabalhar no armazem se não tinha q depender dos outros, só depois q foi chamada p/ trabalhar numa empresa de brasileiros, como aperadora de caixa, tudo pq as empresas portuguesas não quer contratar brasileiro(a), a nivel de faculdade, aki tem muitos jovens formados sem empregos.
Pq uma empresa vai contratar um brasileiro se tem um monte de portugues sem trabalho nesta área vou contratar um portugues, e estão errados? não!
Aki tem muita coisa boa tem!
Agora vai depender da classe social de cada um, p/ se saber se as coisas boas q tem aki ele derrepente tem no Brasil, então sera q vale ou não apena ser imigrante.
Vamos ver quanto tempo vai demorar!
É verdade Cibelle, devido essa tensão, gerada pelo processo de Nacionalização, ficamos com a nossa visão bem bitolada esperando angustiado o resultado final da CRC.
Com certeza os Portugueses, como nos Brasileiros, não gostariam de dividir os nossos interesses com estrangeiros, pois quem deseja perder o seu emprego, para um americano, um francês, ou até um português, em nosso Pais?
Ser Cidadão da União Européia, pra mim é um orgulho, pois é um feito muito grande, para quem conseguiu, afinal de contas são 27 países, para serem explorados.
Um verdadeiro leque de opções culturais em todos os sentidos, o que facilitou a vida de muita gente na Europa.
Quanto a ralada narrativa do Alexandre, não só em Portugal acontece esse tipo de serviço pesado, nos Estados Unidos os serviços oferecidos para estrangeiros, são parecidos, mais a temática é a mesma.
O que interessa é o propósito de cada um.
Um grande abraço a todos.
Parabéns, gosto quando uma pessoa conta em detalhes a sua conquista. Parece um livro quando nos transportamos para dentro dele como se estivessemos fazendo parte naquele momento.
Continue por aqui com as suascolocações sempre muito inteligentes.