Averbação de casamento para tirar BI/passaporte

Oi!

Não encontrei um tópico que falasse disso, então abri um novo.
Se quiserem que eu pergunte isso em outro tópico, é só falar! Corrijo na hora.
Os que falam de averbação de casamento se referem a obtenção de cidadania.

Consegui obter a minha cidadania em outubro de 2009 com a ajuda dessa comunidade (e serei sempre grata). Já tenho o meu registro de nascimento português em mãos. Agora tenho outra dúvida.

Estive essa semana no consulado português em Salvador, onde moro, e fui informada que, para obter meu cartão do cidadão e passaporte eu teria que antes averbar meu casamento e minha separação.
É isso mesmo?

Não dá pra confiar no consulado não... A burocracia deles é sempre maior do que os processos que a gente aprende aqui. Pude ver isso quando resolvi a minha cidadania. Pelo consulado, eu precisaria de muitos documentos que não precisei no processo direto com a conservatória.

E a pessoa responsável por esse assunto, D. Célia, só retorna no dia 06.08

As minhas dúvidas são:
- Eu tenho mesmo que averbar casamento e separação para obter cartão do cidadão e passaporte no consulado?

- Esse processo demora muito?

- Para tirar os documentos em Lisboa eu preciso averbar casamento/separação?

No ano passado, fui informada pela comunidade que não precisaria de nada disso para tirar BI e passaporte. Quero saber se alguma coisa mudou.

Obrigada a quem puder me ajudar!

Comentários

• Só mais uma dúvida:

- Alguem tirou BI e passporte pelo consulado portugues recentemente?

- Talvez eu faça uma viagem em outubro à Europa.
    Vale a pena esperar e tirar em Lisboa?

O tópico que fala disso não está muito atualizado.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31227596&tid=5305601305810893062&na=3&nst=42&nid=31227596-5305601305810893062-5375774903847123416

Muitíssimo obrigada!
  • Alguém pode me ajudar ou me indicar um link?

Eu acho que a informação do consulado não está correta.
  • Em se tratando de fazer documentos em consulados ( com excecao do Consulado de SP ), diria que, se vai a Portugal, faca por la, em dois dias consegue BI e passaporte com estado civil trancado, aproveita e faz a sua transcricao de casamento pra atualizar seu nome nos documentos, porque so da dor de cabeca ter passaportes com nomes diferentes.
  • Oi!
    Ja escrevi sobre isso antes e continuo com duvidas. Ja tenho a cidadania, mas estou com dificuldade em tirar o meu passaporte.

O Consulado Potuguês de Salvador me afirmou que eu so posso tirar meu passaporte se eu averbar meu casamento. A questao é que eu estou SEPARADA. O meu divorcio sai em dezembro deste ano.
    É muito incoerente pra mim ter que me casar com o meu ex marido pra tirar o meu passaporte, sendo que eu já tenho a cidadania.
    O consulado alega que, desde que implantaram o cartão do cidadão, a lei agora é assim.

Sem querer ofender o Consulado Português, tenho que dizer que é difícil confiar neles, porque lá tudo é mais burocrático. Ele me disseram que eu jamais conseguiria tirar a minha cidadania sem mandar aqueles documentos todos que ele solicitam e que eu eu teria que averbar o casamento de meus pais antes, mesmo sendo meu pai português e o declarante do meu nascimento.
    Enfim.

Claro que deu certo fazendo o processo como a comunidade me orientou, no caso da obtenção da cidadania.

Agora, sobre esse assunto, preciso me informar melhor.

Já tenho conhecimento de que averbar o meu casamento (que já terminou) é simples. Mas, para me separar, eu teria que contratar um advogado em Portugal.

Por favor, preciso de informações confiáveis.
    Estou realmente aflita com esse assunto.

Alguem pode me indicar um advogado confiável?

Será que preciso mesmo averbar o meu casamento para obter meu passaporte?

Muito obrigada a quem puder me ajudar!
  • Voce tem que ter seu estado civil atualizado para poder tirar os documentos.
    Voce poderia tirar como casada e ficar assim, mas se quer atualizar direitinho, tera que transcrever o casamento (Consulado ou Portugal) e depois homologar o divorcio, sendo que este segundo tem que ser feito com advogado e diretamente em Portugal.
    Se tem emergencia do passaporte e ainda nao esta divorciada, transcreva o casamento, consiga o passaporte e depois homologue o divorcio e tire outro passaporte. De todas formas, ate dezembro ainda é casada.
    Tudo vai depender da sua emergencia.
  • Erica,

nao precisa homologacao do divorcio ( mesmo que saia em dezembro ) basta transcrever o casamento, alem do que, eles nao saberao do divorcio se voce nao averba-lo na sua certidao de casamento.
  • Denise e Cibele

Obrigada de verdade por me responderem!

Entao o que voces me aconselham é tirar o passaporte como casada e, depois então, cuidar do divorcio.
    Ok!

Vou cuidar disso.
    Mas é uma situação muito esquisita porque eu já sou noiva e vou me casar no ano que vem.

Sureal, no meio disso, ter que me casar com meu ex nas leis portuguesas.

Obrigada novamente!
  • Outra dúvida.

Agora, outra duvida, decorrente da decisão anterior.

Penso em me mudar pra Europa no ano que vem com o meu noivo, que até lá será meu marido.
    Como proceder?

Vocês sabem me responder?

Vejo esse assunto em outras comunidades - mudança pra Europa com o cônjuge brasileiro - e já li que é possivel morar fora apenas com contrato de união estável.

Ja que eu ainda vou estar casada com o meu ex nas leis portuguesas (enquanto o divorcio em Portugal não é resolvido, ja que isso deve durar um tempo) será que eu vou estar impedida de conseguir um visto para o meu noivo, já em condição de marido, por eu ter um outro casamento averbado?

Será que eu só vou conseguir qualquer coisa nesse sentido DEPOIS de resolver a separação em Portugal?

Situação delicada...

Finalmente estou tendo coragem de verbalizar e resolver esse assunto que tanto me angustia.

Não bastando todo o degaste do divórcio aqui no Brasil, ainda tenho isso pra resolver.

Fico até constrangida, mas, enfim, tenho que enfrentar a situação.

Obrigada a quem puder me orientar
  • Cibele.

Oi, mais uma dúvida!

Você sabe como eu posso confirmar diretamente com Portugal a possibilidade de tirar BI e passaporte com estado civil trancado?

Pra quem devo escrever?

Obrigada!
  • Erica,

nao sei, talvez em alguma loja do cidadao tera alguma informacao, mas com certeza, voce consegue tirar os documentos em PT, com estado civil trancado.
  • Transcriçao de casament+BI+PASSAPORTE

UMA DUVIDA!!!

Eu ja tenho a cidadania ,porem preciso tirar meu Bi e passaporte

pelo que entendi ,primeiramente eu preciso transcrever meu casamento e entao pedidr meu BI + PASSAPORTE correto?

Referente a transcriçao de casamento ,eu vou fazer pelo consulado de SP !!

Alguem sabe me informar qual o tempo ,quais documentos devo enviar para o consulado ,se as certidoes precisam passar pelo Itamaraty .

Preciso fazer a transcriçao para depois pedir o BI + PASSAPORTE ?
  • Se voce mora em SP pode fazer tudo pelo Consulado.
    Entre no site: www.consuladoportugalsp.org.br.
    Está tudo super bem explicado.
    Pode pedir a transcricao, o cartao do cidadao e o passaporte de uma vez.
  • ok ,obrigado ,alguem sabe me informar quanto tempo demora pelo consulado de sp
  • No site aparecem tambem os prazos médios. Para quem deseja, há uma taxa de emergencia. Eles tambem respondem consulas via telefone.
  • Cibele

Muito obrigada!

Vou procurar me informar com alguém em Portugal.

Mas, se eu não puder ir lá diretamente, penso, então, que a melhor coisa a fazer é transcrever meu casamento SEM CITAR A MINHA SEPARAÇÃO e tirar o passaporte com o meu nome antigo, de casada.
    Daí, então, cuido do divórcio em Portugal. E depois de tudo resolvido tiro outro passaporte com o nome atual.

Chato ter meu passaporte com o nome antigo, mas, pelo menos, já garanto o passaporte europeu na mão.

Procede?
  • Erica,

se em nenhum documento ( certidao de nascimento ou casamento ) aparece que voce esta divorciada, entao omita, depois voce regulariza sua situacao.
  • para tirar o passaporte vc so precisa levar o cartão de cidadão , o pedido normal custa 60 euros , urgente custa 90 .
  • pq tipo..

n vou p ficar em portugal.... to indo p a inglaterra... no caso icaria apenas dias numa pousada ou hotel sei la... entao n teria endereço de morada... tem problema?
  • Humm

n tem como pegar no mesmo dia n?
  • hummm

Para tirar o Bi e passaporte... ou cartao do cidadão la em lisboa... que documentos preciso quais as taxas e quanto tempo leva?
    obg ;)
  • eu só levei a certidão de nascimento , numero de utente , contribuinte , seg social , mas quem não possui estes números basta o certidão de nascimento e um endereço pra vc receber a carta pin do cartão de cidadão .

custa 15 euros pedido normal demora em media 8 dias úteis .

pedido urgente custa 30 euros e demora 3 dias úteis .

em qualquer loja do cidadão vc consegue tirar o cc .
  • bem...

entao n poderei tirar o cartao do cidadão la em portugal mas posso tirar o bi e o passaporte... ai p ambos posso levar minha certidao de nascimento com ocasamento averbado ou ainda falta algum doc?
  • ok

Muuuito abrigada pelas informações :)
  • o endereço pode ser qualquer um , ele serve apenas para vc receber a carta pin , para vc levantar o cc , leve o cep e o endereço pode ser o do hotel onde vc vai ficar ou pousada .
  • o senhora que me atendeu semana passada me disse que ainda não esta disponível a opção de tirar o cartão de cidadão no mesmo dia , a única maneira e 3 dias mesmo .

já o passaporte se vc chegar cedo antes das 10 da manha ele sai no mesmo dia . 95 euros .
  • ahh ta

entao posso dar o endereço do hotel pedir urgencia e ele chegar em 3 dias :d entao fico mais tranquila :D
  • isso mesmo .

mas isso e cartão de cidadão , BI acho que nem estão emitindo mais , só emitem o cartão de cidadão que e mais seguro e todo informatizado .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.