Consulados - Acompanhamento de Processos

1192022242554

Comentários

• @nribeiro obrigada

• pessoal, Tenho uma dúvida: meu pai e minha mãe tem cartão cidadao, porém o dos dois venceu ha 6 meses.
    Quando pedi a minha nacionalidade, eu mandei as informações de nascimento do meu pai que constam no cartório de Portugal(ele é Português).
    Existe algum impedimento de sair a minha cidadania pelo cartão cidadão dos dois estra vencidos no Br?
  • @wsteles muito obrigada.

Graças a Deus
  • Pessoal boa tarde!
    A espera está longa!!!
    Fiz minha solicitação em 18/05/2017 e entrou no status "Aguarda integração, CRCentrais" em 24/08/2017.
    Em 24/04/2018 fez 8 meses de espera desde que entrou no CRCentrais.
    Vi que muitos estão esperando há mais de 1 ano.
    Vocês acham que só em agosto vou ter resposta ?
  • @marcosRocha deve estar para sair ou as vxs ja ate saiu a sua...
    Da uma ligada da LR +351 211950500, eles te dão um posicionamento.
    Mas o de uma colega nosso, que foi numerado em 10/08/2017, sai no dia 23/04.

Boa sorte
  • O processo do meu pai está "a integrar" desde 17/08/2017 e nada ainda. Não aguento mais a ansiedade. Se conhecesse esse fórum antes, nunca teria enviado pelo consulado.
  • @MarcosRocha, conforme a Paty Lourenço comentou, pode ser que seu processo já esteja realmente concluído.

E sim, para minha alegria, meu processo foi finalizado em 23/04/18!!
    Enviei documentos p/ o consulado há um ano, foi numerado em 10/08/17 e ontem após uma ligação na LR tive a notícia de conclusão ainda em abril. Ou seja, pouco tempo mais que 8 meses.

Uma dúvida:
    Me passaram um número de assento: 237x/2017 e ela disse que é o mesmo número que o Consulado manda pra eles, mesmo número desde o começo, foi isso que entendi.
    Meu número de processo que eu consultava era 627x/2017.
    O número do pedido (pelo Consulado) é 2198xx/2017.

É isso mesmo? 3 números diferentes?
    Ainda não consegui falar no consulado pra pedir a atualização deles no processo, mas já enviei um e-mail p/ pessoa responsável pelo meu processo.. (Difícil eles atenderem o telefone)
  • felpnevfelpnev Member
    O meu esta aguardando a integração desde o dia 17/08/2017 e até agora nada.
    Estou em Lisboa e fui pessoalmente na Central de Registros, falaram que não tem previsão..
  • Gente, meu processo foi recebido em Lisboa em Agosto também. No meio do mês. Desde então aguardando integração pela central. Esse mês completam-se 8 meses de espera desde que receberam meu processo. Será que estamos já na reta final?
  • Pessoal! Minha nacionalidade saiu!!

Eu dei entrada no consulado do Rio de Janeiro no dia 9.8.2017 e no mesmo dia o processo recebeu a numeração 4001/2017.

Liguei hoje para a CRC Centrais e o agente me informou que o processo foi concluído em 26.4.2018 e já recebi o número do assento.

Agora é ir no consulado pegar a certidão de nascimento, correto?

Outra pegunta: vou me casas no civil nos próximos meses. Devo aguardar para dar entrada no cartão cidadão? Posso já dar entrada no cartão cidadão e depois providenciar a transcrição do casamento? Eu irei para Lisboa fazer um mestrado em agosto e meu marido irá junto. Ele consegue passar pela imigração de lá sem a passagem de volta apenas apresentando a certidão de casamento sem estar averbada?

• Pessoal, dei entrada no processo de atribuição(pai - filha) no dia 29/07/2017 através do vice-consulado de porto alegre. Até agora permanece por integrar pela central. Liguei hoje pra LR, pediram para eu retornar no final de maio.
  • Obrigado @PatyLourenco e @GabrielaSantos
    Vou entrar em contato sim e depois posto aqui o que deu.
    Abraços!!!
  • Pessoal, alguém está esperando pelo processo com o consulado de Belo Horizonte ou conhece alguém?
    Na lista do forum só tem um nome. A minha mãe está esperando por lá, e gostaria de saber mais ou menos qual pedido está por agora. O da minha mãe é o 5xx/2017 - numerado em 2017-novembro do dia 08.
    Pelo o que eu entendi até os consulados tem numerações diferentes. Alguem com situação parecida ? Vamos trocar informações.
  • Boa noite,dei entrada no consulado de Belo Horizonte em 02 de outubro de 2017 no meu processo por atribuição e até agora nada. Não aguento mais controlar a ansiedade,já se passaram 7 meses e o consulado me respondeu hoje que ainda não foi deferido. Será que ainda demora?
  • entendi Vanessa Amaral, qual o numero do seu processo ?
    Vamos torcer para andar essa fila logo. O processo de atribuição aqui do forum no consulado de BH demorou 7 meses, mas foi o ano passado.
  • O meu é 5xx/2017,vamos aguardar.
  • Gente, me desculpem a pergunta. Mas vejo que todo mundo fala que viu o andamento e tal.... onde vcs conseguem ver esse andamento? Minha avó deu entrada na dela em 2007. Caiu em exigencia e ela deixou pra la. Agora resolvemos retomar. Queria saber se é possivel reiniciar de onde parou, ja que ela pagou. Ou é necessario apresentar tudo novamente diante do tempo transcorrido?
    Obrigada!
  • Enviei email ontem e recebi esta resposta hoje:

4xx/2017 - Por Integrar Centrais

Exmº Senhor(a)

Tal como tem vindo a ser informado por esta Conservatória os processos provenientes de todos os Consulados, para fins de integração dos respectivos registos, encontram-se a ser vistos e integrados por ordem de entrada no sistema.

Dada a enorme quantidade de processos instruído pelos Consulados, mesmo tratando-se de processos em reapreciação ( com diligências respondidas) e de acordo com orientação superior, a integração dos assentos é feita de acordo com a data da resposta à diligência, pelo Consulado, em sistema.

Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa .

Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência.

Desde já se informa que o motivo “Viagens” não poderá ser considerado motivo para alegar urgência no pedido.

Os utentes irão ter que aguardar, uma vez que não nos é possível fornecer uma previsão para conclusão dos processo e consequente integração - não só pela quantidade de processos entrados em sistema, mas como também ao factor “ recursos humanos” disponíveis para fazer face à situação.

O tratamento é igual para todos os processos, provenientes de todos os Consulados

Por isso, no pressuposto que os interessados não se encontram indocumentados, deverão apresentar o documento de identificação de que são detentores, enquanto seus processo não forem concluídos.

Quando os registos se encontrarem integrados por esta Conservatória, o Consulado instrutor dará conhecimento aos interessados

Com os melhores cumprimentos
  • nribeironribeiro Member
    editado May 2018
    @ricardobpanuzzio o processo que consta nessa lista é o da minha mãe, entrou no Consulado de BH. Foram 7 meses certinhos. Parece que agora está demorando mais...
  • Olá!
    Como já finalizei o processo de nacionalidade,agora vou iniciar o de Transcrição de casamento + CC + Passaporte. Alguém aqui fez ou sabe quanto tempo em média tudo ficará pronto via consulado de SP?
  • Pessoal ótimas notícias.
    Confirmamos agora em Portugal e a Nacionalidade do meu marido foi assentada hoje mesmo.
    Demos entrada no Brasil em 26/04/17 através do Consulado de SP, foi numerado em 17/08/17 e assentado hoje 07/05/18.
    Portanto foi integrado com 8 meses e 20 dias.
    Muito felizes e já agendamos a solicitação de Cartão Cidadão e Passaporte.
  • @ANALIVIERI terá q esperar seu processo ser concluido para para dar entrada no processo da filha.A documentação é a mesma q vc utilizou para seu processo com a diferença q a certidão de nascimento do português será a sua.Nao esqueça q terá q transcrever seu casamento.
  • SAIU a atribuição do meu pai! Finalmente vou poder pedir a minha! Foi pelo consulado de SP. Recebido em 19/05/2017, numerado em 17/08/2017 e finalizado ontem, 07/05/2018.
  • Pessoal,de quanto em quanto tempo vcs acham que posso enviar email para Lisboa para saber se o processo foi concluído? O meu completou 7 meses no último dia 02.
  • @mijacomossi,

em primeiro lugar, vocês devem procurar saber se o processo foi extinto, pelo tempo.
    Se caiu em exigência em 2007, muito provavelmente a conservatória em Portugal, o deu por encerrado, sem resposta.

Ligue para a Linha Registos:
    (00) xx 351 211 95 05 00
    opção 1 e depois 1 de novo, onde xx é sua operadora de telefonia no Brasil (ou ligue do Skype ou semelhante)

Forneça número do processo e te dirão qual o status do mesmo.
    É como acompanhamos.

Se não conseguir uma resposta adequada (devido ao tempo, não sei se ainda terão acesso), escreva para:
    rcentrais.consulados@irn.mj.pt
  • @vanessaAmaral pelos últimos processos que foram concluídos esta levando em média 8 .meses e 20 dias para concluir.
    Ligue a partir dos 8 meses....
    Bj
  • PatyLourenco obrigada,daqui um mês entro em contato novamente, obrigada! Bjs
  • bom dia pessoal
    envia meu processo para tondela e gostaria de aber como faco para acompanhar o andamento
    desde ja obrigada
  • @fgperez1

Somente pela Linha de Registros (LR):

00 (xx) 351 21 195 0500 onde xx é sua operadora.

No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente

Aguarde uns 30 dias apos a chegada dos documentos para pedir informações
  • meu processo de 4 meses não vai de fase análise nao sei o que aconteceu
    nao sei entregei 08/17 tem alguma ideia? porque no 01 setembro caduca minha cartao residência obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.