pessoal, Tenho uma dúvida: meu pai e minha mãe tem cartão cidadao, porém o dos dois venceu ha 6 meses. Quando pedi a minha nacionalidade, eu mandei as informações de nascimento do meu pai que constam no cartório de Portugal(ele é Português). Existe algum impedimento de sair a minha cidadania pelo cartão cidadão dos dois estra vencidos no Br?
Pessoal boa tarde! A espera está longa!!! Fiz minha solicitação em 18/05/2017 e entrou no status "Aguarda integração, CRCentrais" em 24/08/2017. Em 24/04/2018 fez 8 meses de espera desde que entrou no CRCentrais. Vi que muitos estão esperando há mais de 1 ano. Vocês acham que só em agosto vou ter resposta ?
@marcosRocha deve estar para sair ou as vxs ja ate saiu a sua... Da uma ligada da LR +351 211950500, eles te dão um posicionamento. Mas o de uma colega nosso, que foi numerado em 10/08/2017, sai no dia 23/04.
O processo do meu pai está "a integrar" desde 17/08/2017 e nada ainda. Não aguento mais a ansiedade. Se conhecesse esse fórum antes, nunca teria enviado pelo consulado.
@MarcosRocha, conforme a Paty Lourenço comentou, pode ser que seu processo já esteja realmente concluído.
E sim, para minha alegria, meu processo foi finalizado em 23/04/18!! Enviei documentos p/ o consulado há um ano, foi numerado em 10/08/17 e ontem após uma ligação na LR tive a notícia de conclusão ainda em abril. Ou seja, pouco tempo mais que 8 meses.
Uma dúvida: Me passaram um número de assento: 237x/2017 e ela disse que é o mesmo número que o Consulado manda pra eles, mesmo número desde o começo, foi isso que entendi. Meu número de processo que eu consultava era 627x/2017. O número do pedido (pelo Consulado) é 2198xx/2017.
É isso mesmo? 3 números diferentes? Ainda não consegui falar no consulado pra pedir a atualização deles no processo, mas já enviei um e-mail p/ pessoa responsável pelo meu processo.. (Difícil eles atenderem o telefone)
O meu esta aguardando a integração desde o dia 17/08/2017 e até agora nada. Estou em Lisboa e fui pessoalmente na Central de Registros, falaram que não tem previsão..
Gente, meu processo foi recebido em Lisboa em Agosto também. No meio do mês. Desde então aguardando integração pela central. Esse mês completam-se 8 meses de espera desde que receberam meu processo. Será que estamos já na reta final?
Eu dei entrada no consulado do Rio de Janeiro no dia 9.8.2017 e no mesmo dia o processo recebeu a numeração 4001/2017.
Liguei hoje para a CRC Centrais e o agente me informou que o processo foi concluído em 26.4.2018 e já recebi o número do assento.
Agora é ir no consulado pegar a certidão de nascimento, correto?
Outra pegunta: vou me casas no civil nos próximos meses. Devo aguardar para dar entrada no cartão cidadão? Posso já dar entrada no cartão cidadão e depois providenciar a transcrição do casamento? Eu irei para Lisboa fazer um mestrado em agosto e meu marido irá junto. Ele consegue passar pela imigração de lá sem a passagem de volta apenas apresentando a certidão de casamento sem estar averbada?
Pessoal, dei entrada no processo de atribuição(pai - filha) no dia 29/07/2017 através do vice-consulado de porto alegre. Até agora permanece por integrar pela central. Liguei hoje pra LR, pediram para eu retornar no final de maio.
Pessoal, alguém está esperando pelo processo com o consulado de Belo Horizonte ou conhece alguém? Na lista do forum só tem um nome. A minha mãe está esperando por lá, e gostaria de saber mais ou menos qual pedido está por agora. O da minha mãe é o 5xx/2017 - numerado em 2017-novembro do dia 08. Pelo o que eu entendi até os consulados tem numerações diferentes. Alguem com situação parecida ? Vamos trocar informações.
Boa noite,dei entrada no consulado de Belo Horizonte em 02 de outubro de 2017 no meu processo por atribuição e até agora nada. Não aguento mais controlar a ansiedade,já se passaram 7 meses e o consulado me respondeu hoje que ainda não foi deferido. Será que ainda demora?
entendi Vanessa Amaral, qual o numero do seu processo ? Vamos torcer para andar essa fila logo. O processo de atribuição aqui do forum no consulado de BH demorou 7 meses, mas foi o ano passado.
Gente, me desculpem a pergunta. Mas vejo que todo mundo fala que viu o andamento e tal.... onde vcs conseguem ver esse andamento? Minha avó deu entrada na dela em 2007. Caiu em exigencia e ela deixou pra la. Agora resolvemos retomar. Queria saber se é possivel reiniciar de onde parou, ja que ela pagou. Ou é necessario apresentar tudo novamente diante do tempo transcorrido? Obrigada!
Tal como tem vindo a ser informado por esta Conservatória os processos provenientes de todos os Consulados, para fins de integração dos respectivos registos, encontram-se a ser vistos e integrados por ordem de entrada no sistema.
Dada a enorme quantidade de processos instruído pelos Consulados, mesmo tratando-se de processos em reapreciação ( com diligências respondidas) e de acordo com orientação superior, a integração dos assentos é feita de acordo com a data da resposta à diligência, pelo Consulado, em sistema.
Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa .
Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência.
Desde já se informa que o motivo “Viagens” não poderá ser considerado motivo para alegar urgência no pedido.
Os utentes irão ter que aguardar, uma vez que não nos é possível fornecer uma previsão para conclusão dos processo e consequente integração - não só pela quantidade de processos entrados em sistema, mas como também ao factor “ recursos humanos” disponíveis para fazer face à situação.
O tratamento é igual para todos os processos, provenientes de todos os Consulados
Por isso, no pressuposto que os interessados não se encontram indocumentados, deverão apresentar o documento de identificação de que são detentores, enquanto seus processo não forem concluídos.
Quando os registos se encontrarem integrados por esta Conservatória, o Consulado instrutor dará conhecimento aos interessados
@ricardobpanuzzio o processo que consta nessa lista é o da minha mãe, entrou no Consulado de BH. Foram 7 meses certinhos. Parece que agora está demorando mais...
Olá! Como já finalizei o processo de nacionalidade,agora vou iniciar o de Transcrição de casamento + CC + Passaporte. Alguém aqui fez ou sabe quanto tempo em média tudo ficará pronto via consulado de SP?
Pessoal ótimas notícias. Confirmamos agora em Portugal e a Nacionalidade do meu marido foi assentada hoje mesmo. Demos entrada no Brasil em 26/04/17 através do Consulado de SP, foi numerado em 17/08/17 e assentado hoje 07/05/18. Portanto foi integrado com 8 meses e 20 dias. Muito felizes e já agendamos a solicitação de Cartão Cidadão e Passaporte.
@ANALIVIERI terá q esperar seu processo ser concluido para para dar entrada no processo da filha.A documentação é a mesma q vc utilizou para seu processo com a diferença q a certidão de nascimento do português será a sua.Nao esqueça q terá q transcrever seu casamento.
SAIU a atribuição do meu pai! Finalmente vou poder pedir a minha! Foi pelo consulado de SP. Recebido em 19/05/2017, numerado em 17/08/2017 e finalizado ontem, 07/05/2018.
Pessoal,de quanto em quanto tempo vcs acham que posso enviar email para Lisboa para saber se o processo foi concluído? O meu completou 7 meses no último dia 02.
em primeiro lugar, vocês devem procurar saber se o processo foi extinto, pelo tempo. Se caiu em exigência em 2007, muito provavelmente a conservatória em Portugal, o deu por encerrado, sem resposta.
Ligue para a Linha Registos: (00) xx 351 211 95 05 00 opção 1 e depois 1 de novo, onde xx é sua operadora de telefonia no Brasil (ou ligue do Skype ou semelhante)
Forneça número do processo e te dirão qual o status do mesmo. É como acompanhamos.
Se não conseguir uma resposta adequada (devido ao tempo, não sei se ainda terão acesso), escreva para: rcentrais.consulados@irn.mj.pt
meu processo de 4 meses não vai de fase análise nao sei o que aconteceu nao sei entregei 08/17 tem alguma ideia? porque no 01 setembro caduca minha cartao residência obrigado
Comentários
Quando pedi a minha nacionalidade, eu mandei as informações de nascimento do meu pai que constam no cartório de Portugal(ele é Português).
Existe algum impedimento de sair a minha cidadania pelo cartão cidadão dos dois estra vencidos no Br?
Graças a Deus
A espera está longa!!!
Fiz minha solicitação em 18/05/2017 e entrou no status "Aguarda integração, CRCentrais" em 24/08/2017.
Em 24/04/2018 fez 8 meses de espera desde que entrou no CRCentrais.
Vi que muitos estão esperando há mais de 1 ano.
Vocês acham que só em agosto vou ter resposta ?
Da uma ligada da LR +351 211950500, eles te dão um posicionamento.
Mas o de uma colega nosso, que foi numerado em 10/08/2017, sai no dia 23/04.
Boa sorte
E sim, para minha alegria, meu processo foi finalizado em 23/04/18!!
Enviei documentos p/ o consulado há um ano, foi numerado em 10/08/17 e ontem após uma ligação na LR tive a notícia de conclusão ainda em abril. Ou seja, pouco tempo mais que 8 meses.
Uma dúvida:
Me passaram um número de assento: 237x/2017 e ela disse que é o mesmo número que o Consulado manda pra eles, mesmo número desde o começo, foi isso que entendi.
Meu número de processo que eu consultava era 627x/2017.
O número do pedido (pelo Consulado) é 2198xx/2017.
É isso mesmo? 3 números diferentes?
Ainda não consegui falar no consulado pra pedir a atualização deles no processo, mas já enviei um e-mail p/ pessoa responsável pelo meu processo.. (Difícil eles atenderem o telefone)
Estou em Lisboa e fui pessoalmente na Central de Registros, falaram que não tem previsão..
Eu dei entrada no consulado do Rio de Janeiro no dia 9.8.2017 e no mesmo dia o processo recebeu a numeração 4001/2017.
Liguei hoje para a CRC Centrais e o agente me informou que o processo foi concluído em 26.4.2018 e já recebi o número do assento.
Agora é ir no consulado pegar a certidão de nascimento, correto?
Outra pegunta: vou me casas no civil nos próximos meses. Devo aguardar para dar entrada no cartão cidadão? Posso já dar entrada no cartão cidadão e depois providenciar a transcrição do casamento? Eu irei para Lisboa fazer um mestrado em agosto e meu marido irá junto. Ele consegue passar pela imigração de lá sem a passagem de volta apenas apresentando a certidão de casamento sem estar averbada?
Vou entrar em contato sim e depois posto aqui o que deu.
Abraços!!!
Na lista do forum só tem um nome. A minha mãe está esperando por lá, e gostaria de saber mais ou menos qual pedido está por agora. O da minha mãe é o 5xx/2017 - numerado em 2017-novembro do dia 08.
Pelo o que eu entendi até os consulados tem numerações diferentes. Alguem com situação parecida ? Vamos trocar informações.
Vamos torcer para andar essa fila logo. O processo de atribuição aqui do forum no consulado de BH demorou 7 meses, mas foi o ano passado.
Obrigada!
4xx/2017 - Por Integrar Centrais
Exmº Senhor(a)
Tal como tem vindo a ser informado por esta Conservatória os processos provenientes de todos os Consulados, para fins de integração dos respectivos registos, encontram-se a ser vistos e integrados por ordem de entrada no sistema.
Dada a enorme quantidade de processos instruído pelos Consulados, mesmo tratando-se de processos em reapreciação ( com diligências respondidas) e de acordo com orientação superior, a integração dos assentos é feita de acordo com a data da resposta à diligência, pelo Consulado, em sistema.
Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa .
Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência.
Desde já se informa que o motivo “Viagens” não poderá ser considerado motivo para alegar urgência no pedido.
Os utentes irão ter que aguardar, uma vez que não nos é possível fornecer uma previsão para conclusão dos processo e consequente integração - não só pela quantidade de processos entrados em sistema, mas como também ao factor “ recursos humanos” disponíveis para fazer face à situação.
O tratamento é igual para todos os processos, provenientes de todos os Consulados
Por isso, no pressuposto que os interessados não se encontram indocumentados, deverão apresentar o documento de identificação de que são detentores, enquanto seus processo não forem concluídos.
Quando os registos se encontrarem integrados por esta Conservatória, o Consulado instrutor dará conhecimento aos interessados
Com os melhores cumprimentos
Como já finalizei o processo de nacionalidade,agora vou iniciar o de Transcrição de casamento + CC + Passaporte. Alguém aqui fez ou sabe quanto tempo em média tudo ficará pronto via consulado de SP?
Confirmamos agora em Portugal e a Nacionalidade do meu marido foi assentada hoje mesmo.
Demos entrada no Brasil em 26/04/17 através do Consulado de SP, foi numerado em 17/08/17 e assentado hoje 07/05/18.
Portanto foi integrado com 8 meses e 20 dias.
Muito felizes e já agendamos a solicitação de Cartão Cidadão e Passaporte.
em primeiro lugar, vocês devem procurar saber se o processo foi extinto, pelo tempo.
Se caiu em exigência em 2007, muito provavelmente a conservatória em Portugal, o deu por encerrado, sem resposta.
Ligue para a Linha Registos:
(00) xx 351 211 95 05 00
opção 1 e depois 1 de novo, onde xx é sua operadora de telefonia no Brasil (ou ligue do Skype ou semelhante)
Forneça número do processo e te dirão qual o status do mesmo.
É como acompanhamos.
Se não conseguir uma resposta adequada (devido ao tempo, não sei se ainda terão acesso), escreva para:
rcentrais.consulados@irn.mj.pt
Ligue a partir dos 8 meses....
Bj
envia meu processo para tondela e gostaria de aber como faco para acompanhar o andamento
desde ja obrigada
Somente pela Linha de Registros (LR):
00 (xx) 351 21 195 0500 onde xx é sua operadora.
No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
Aguarde uns 30 dias apos a chegada dos documentos para pedir informações
nao sei entregei 08/17 tem alguma ideia? porque no 01 setembro caduca minha cartao residência obrigado