Galera, é isso mesmo, enviei um e-mail para a CRC perguntando sobre o pagamento com cartão de crédito e me responderam que é somente para envio a Lisboa mesmo.
"Exmo Senhor
Caso opte pelo pagamento através de cartão de crédito, deverá remeter os documentos à Conservatória dos Registos Centrais.
Com os melhores cumprimentos A oficial, Ana Isabel Ruivo".
Se forem enviar a atribuição para outro lugar NÃO pagar com CARTÃO DE CRÉDITO, utilizar o VALE POSTAL .
@Mod Moderadores, favor editar o texto do tópico e incluir essa informação para ninguém efetuar o pagamento erradamente. Tentei editar e não tive permissão.
Bom dia a todos ! Como só li os comentários sobre pagamento com cartão de crédito após ter enviando o meu processo de atribuição para ACP com pagamento através desta modalidade gostaria de deixar minha contribuição ao fórum confirmando o entendimento da maioria. Meu processo foi enviado via EMS em 18.07.17 e recebido por ACP em 24.07.17. Ontem recebi uma correspondência do ACP datada de 25.07.17 informando que meu processo foi enviado para Lisboa devido ao pagamento ter sido feito por cartão de crédito. Espero ter colaborado!
@FAGN situação parecida, paguei por cartão mas não enviei ainda. Meu problema é que escolhi ACP por não precisar transcrever o casamento dos meus pais... Preciso saber se a CRC exige transcrição para fazer minha atribuição! Filho de português declarante.
Pessoal, atualizando minha situação para quem vier a precisar dessa informação.
Consegui entrar em contato com eles para solicitar o reembolso, através do mesmo email que recebi a confirmação do pagamento via cartão de crédito (rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt).
Em resposta me solicitaram alguns dados (número da conta do banco, IBAN, SWIFT) e disseram que esse processo seria conduzido pelos serviços centrais do IRN.
Não conseguiram me dar um prazo pelo fato de o país estar fora da zona do euro (disseram que para lá o prazo é de 2 meses), mas disseram que qualquer problema a conservatória viria a intermediar. Segue conforme mandaram:
"Em caso de impedimento por parte do IRN em efectuar a transacção, por motivos relacionado com os dados fornecidos, a conservatória servirá de intermediária."
Fiquei positivamente surpreso com a solicitude deles no atendimento.
Agora só resta esperar.
Enquanto isso, já enviei os docs via vale postal para ACP. Torcendo para tudo se resolver sem mais problemas!
@leticia carvalho, fiz a mesma coisa que vc, em novembro, com VNG.... Não me informei antes e lancei o pagamento no cartao com envio de documentos para Gaia.... Como ficou a sua situação?
@Vlad Pen meu cartão é internacional e não necessita de liberação. No entanto, nem chego inserir os dados do cartão, o erro na Plataforma acontece quando coloco meus dados, com endereço e nome.
Pessoal, o estorno do valor foi concluído com sucesso... demorou alguns meses e o meu banco pegou uma fatia do valor reembolsado (uns 20%), mas pelo menos não perdi todo o dinheiro.
Semana passada recebi um email de Tondela dizendo que o vale postal que enviei foi caducado por motivo de atraso do correio do Brasil pois demorou 36 dias para chegar os documentos até Tondela .O que me surpreendeu é que no e-mail me deram a opção de pagamento com cartão de credito e que eu podeira fazer via vale postal ou cartão de credito e como estava tendo problema com vale pois é difícil alguma agencia do o correio que aceite e eu fiz o pagamento por cartão e até hj 15/05 não houve problemas e me mandaram um documento confirmando pagto.
Foram recebidos hoje nesta Conservatória documentos para o processo supra referenciado.
O processo ainda não foi analisado no entanto, como pode verificar pelo anexo, o Vale Postal já se encontra caducado, não podendo assim ser utilizado, pelo que se solicita nos seja remetido via e-mail, no prazo de 5 dias úteis, comprovativo de pagamento:
· Alternativas de Pagamento
1. Cópia do comprovativo de emissão do Vale postal no valor de € 175, emitido obrigatoriamente a favor de
* os dados de identificação do portador do cartão;
* os dados do requerente (quando este for diferente do portador do cartão) e um email de contacto onde receberá:
i. o comprovativo de pagamento
ii. um código – o mesmo que lhe é indicado no final da transacção – que deve utilizar em todas as comunicações com a conservatória, e
iii. o impresso de modelo aprovado – em cujo cabeçalho constará aquele mesmo código – que deve ser preenchido, assinado e remetido à conservatória com os documentos que devem instruir o pedido
Deverá encaminhar o e-mail recebido para a Conservatória civil.tondela@irn.mj.pt
Amigos. Perguntei por email para "rcentrais.contabilidade" para confirmar se já pode ser paga por cartão de crédito a taxa de Atribuição pelo Arquivo Central do Porto e recebi a seguinte resposta:
Exmº Senhor,
Os pagamentos por visa são todos para o IRN-IP, sendo que o Arquivo Central do Porto pode solicitar à Conservatória dos Registos Centrais o lançamento dos processos que lá receciona.
Com os melhores cumprimentos,
Mafalda Silva - Oficial do Registos - Conservatória dos Registos Centrais
Alguém já utilizou essa modalidade de pagamento por cartão no Arquivo Central do Porto sem problema? Obrigado. Abraços.
Pessoal, me parece que já estão aceitando o pagamento em todas as Conservatórias para pagar a taxa de cidadania, veja as informações que encontrei em outro forum:
Recebi resposta da Contabilidade da CRCentrais, após perguntar se as outras Conservatórias estariam também aceitando o pagamento dos Emolumentos Notariais através da Plataforma de Pagamentos via Cartão de Crédito do site do IRN.
Resposta:
"Efetivamente, passou a ser possível dar entrada a pedidos de nacionalidade nas conservatórias de registo civil, pagando o respetivo emolumento numa plataforma de pagamentos por cartão VISA, disponível no site do IRN,IP." Perguntei também se todas Conservatórias estão aceitando esta forma de pagamento e se já existe link para pagamento via cartão de crédito para transcrições de Casamentos e Óbitos. Resposta:
"Informamos que esta conservatória [CRCentrais], não é a gestora da plataforma de pagamentos por cartão VISA, mas sim o IRN,IP. No entanto, informamos que a referida plataforma, serve para efetuar pagamentos “apenas” para pedidos de nacionalidade. As conservatórias de registo civil podem aceitar este meio de pagamento, após confirmação junto da conservatória dos registos centrais, que o pagamento teve sucesso" Hoje, 06/7/18 refiz a pergunta, a um dos setores responsáveis por responder perguntas de interessados e requerentes, já que uma prima vai enviar seu processo de filha (1-C) para o ACP e queria saber se poderia pagar via cartão de crédito.
Pergunta:
Até recentemente os pagamentos dos emolumentos de processos de nacionalidade só podiam ser realizados para processos que seriam enviados para instrução na CRCentrais.
Recentemente fui informada que a plataforma de pagamentos via cartão poderia ser utilizada para pagamento dos emolumentos de requerimentos de nacionalidade a serem enviados para outras conservatórias, tais como o ACP.
Gostaria confirmar isso pois desejo enviar meu requerimento para o ACP e não gostaria de surpreender-me mais tarde com meu processo sendo enviado para a CRCentrais, que sabemos se encontra com muitos processos pendentes ou, pior, ter meu processo indeferido liminarmente. Resposta:
"São admitidos os seguintes meios de pagamento:
- cheque visado ou bancário, em Euros, de entidade com representação em Portugal, à ordem do IRN, IP. Não é admitida qualquer outra modalidade de cheque, para pagamento, para além das indicadas, nomeadamente cheques nominativos ou ao portador;
- vale postal, em Euros, à ordem do IRN, IP e com a morada da conservatória onde vai ser requerido o pedido. Assim, no momento em que o vale postal é obtido, deve de imediato ser junto ao pedido e enviados em simultâneo a esta Conservatória. Caso tal não se mostre viável, o comprovativo da emissão do vale, utilizado como meio de pagamento, deve ser sempre incluído na correspondência remetida.
- cartão de crédito. No site http://www.irn.mj.pt/sections/cidadaos, na área Registos Centrais – Nacionalidade, deve selecionar o pedido de nacionalidade que pretende formular e posteriormente na secção “Pagamento”, na modalidade de pagamento, optar pela plataforma de pagamentos, tendo em atenção as instruções aí indicadas.
Também pode fazer o pagamento para as outras conservatórias - pagamentos via cartão de crédito" Em 11 de Julho de 2017, recebi de uma diretora do IRN a seguinte resposta:
"Comunico e confirmo que, desde 19.04.2018, é possível dar entrada do pedido de nacionalidade no ACPorto e efetuar o pagamento por cartão de crédito"
Em 13 de Julho de 2017, recebi do Presidente do IRN a seguinte resposta:
"Para Conhecimento...
(resposta de coordenadora da área Técnico-Jurídica do IRN) Exmo. Senhor Presidente
Na sequência do email infra cumpre-me informar que a partir do dia 19.04.2018 os Processos de Nacionalidade pagos por VISA passaram também a ser rececionados nos Balcões da Nacionalidade e nos postos de atendimento da Conservatória dos Registos Centrais.
Tendo havido uma comunicação para os serviços de registo pelo Flash 288/2018 de 19/04, no qual também foi anexado o manual auxiliar com o objetivo de esclarecer e informar os procedimentos a adotar no que concerne há articulação a nível contabilístico entre os Serviços de Registo e a Conservatória dos Registos Centrais"
Comentários
"Exmo Senhor
Caso opte pelo pagamento através de cartão de crédito, deverá remeter os documentos à Conservatória dos Registos Centrais.
Com os melhores cumprimentos
A oficial, Ana Isabel Ruivo".
Se forem enviar a atribuição para outro lugar NÃO pagar com CARTÃO DE CRÉDITO, utilizar o VALE POSTAL .
@Mod Moderadores, favor editar o texto do tópico e incluir essa informação para ninguém efetuar o pagamento erradamente. Tentei editar e não tive permissão.
Como só li os comentários sobre pagamento com cartão de crédito após ter enviando o meu processo de atribuição para ACP com pagamento através desta modalidade gostaria de deixar minha contribuição ao fórum confirmando o entendimento da maioria.
Meu processo foi enviado via EMS em 18.07.17 e recebido por ACP em 24.07.17.
Ontem recebi uma correspondência do ACP datada de 25.07.17 informando que meu processo foi enviado para Lisboa devido ao pagamento ter sido feito por cartão de crédito.
Espero ter colaborado!
Como a ACP e as outras conservatórias estão atrasando por conta das férias, creio que dará o mesmo tempo por Lisboa. Boa sorte!
exige...
Consegui entrar em contato com eles para solicitar o reembolso, através do mesmo email que recebi a confirmação do pagamento via cartão de crédito (rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt).
Em resposta me solicitaram alguns dados (número da conta do banco, IBAN, SWIFT) e disseram que esse processo seria conduzido pelos serviços centrais do IRN.
Não conseguiram me dar um prazo pelo fato de o país estar fora da zona do euro (disseram que para lá o prazo é de 2 meses), mas disseram que qualquer problema a conservatória viria a intermediar. Segue conforme mandaram:
"Em caso de impedimento por parte do IRN em efectuar a transacção, por motivos relacionado com os dados fornecidos, a conservatória servirá de intermediária."
Fiquei positivamente surpreso com a solicitude deles no atendimento.
Agora só resta esperar.
Enquanto isso, já enviei os docs via vale postal para ACP. Torcendo para tudo se resolver sem mais problemas!
Foram recebidos hoje nesta Conservatória documentos para o processo supra referenciado.
O processo ainda não foi analisado no entanto, como pode verificar pelo anexo, o Vale Postal já se encontra caducado, não podendo assim ser utilizado, pelo que se solicita nos seja remetido via e-mail, no prazo de 5 dias úteis, comprovativo de pagamento:
· Alternativas de Pagamento
1. Cópia do comprovativo de emissão do Vale postal no valor de € 175, emitido obrigatoriamente a favor de
IRN,IP
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
2. Por Cartão de Crédito ou Cartão de Débito:
Deverá utilizar a plataforma de pagamentos (https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C) onde deverá inserir:
* os dados de identificação do portador do cartão;
* os dados do requerente (quando este for diferente do portador do cartão) e um email de contacto onde receberá:
i. o comprovativo de pagamento
ii. um código – o mesmo que lhe é indicado no final da transacção – que deve utilizar em todas as comunicações com a conservatória, e
iii. o impresso de modelo aprovado – em cujo cabeçalho constará aquele mesmo código – que deve ser preenchido, assinado e remetido à conservatória com os documentos que devem instruir o pedido
Deverá encaminhar o e-mail recebido para a Conservatória civil.tondela@irn.mj.pt
Exmº Senhor,
Os pagamentos por visa são todos para o IRN-IP, sendo que o Arquivo Central do Porto pode solicitar à Conservatória dos Registos Centrais o lançamento dos processos que lá receciona.
Com os melhores cumprimentos,
Mafalda Silva - Oficial do Registos - Conservatória dos Registos Centrais
Alguém já utilizou essa modalidade de pagamento por cartão no Arquivo Central do Porto sem problema? Obrigado. Abraços.
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/109/pagamentos-de-emolumentos-de-processos-de-nacionalidade-via-cartao-de-credito
Recebi resposta da Contabilidade da CRCentrais, após perguntar se as outras Conservatórias estariam também aceitando o pagamento dos Emolumentos Notariais através da Plataforma de Pagamentos via Cartão de Crédito do site do IRN.
Resposta:
"Efetivamente, passou a ser possível dar entrada a pedidos de nacionalidade nas conservatórias de registo civil, pagando o respetivo emolumento numa plataforma de pagamentos por cartão VISA, disponível no site do IRN,IP."
Perguntei também se todas Conservatórias estão aceitando esta forma de pagamento e se já existe link para pagamento via cartão de crédito para transcrições de Casamentos e Óbitos. Resposta:
"Informamos que esta conservatória [CRCentrais], não é a gestora da plataforma de pagamentos por cartão VISA, mas sim o IRN,IP. No entanto, informamos que a referida plataforma, serve para efetuar pagamentos “apenas” para pedidos de nacionalidade. As conservatórias de registo civil podem aceitar este meio de pagamento, após confirmação junto da conservatória dos registos centrais, que o pagamento teve sucesso"
Hoje, 06/7/18 refiz a pergunta, a um dos setores responsáveis por responder perguntas de interessados e requerentes, já que uma prima vai enviar seu processo de filha (1-C) para o ACP e queria saber se poderia pagar via cartão de crédito.
Pergunta:
Até recentemente os pagamentos dos emolumentos de processos de nacionalidade só podiam ser realizados para processos que seriam enviados para instrução na CRCentrais.
Recentemente fui informada que a plataforma de pagamentos via cartão poderia ser utilizada para pagamento dos emolumentos de requerimentos de nacionalidade a serem enviados para outras conservatórias, tais como o ACP.
Gostaria confirmar isso pois desejo enviar meu requerimento para o ACP e não gostaria de surpreender-me mais tarde com meu processo sendo enviado para a CRCentrais, que sabemos se encontra com muitos processos pendentes ou, pior, ter meu processo indeferido liminarmente.
Resposta:
"São admitidos os seguintes meios de pagamento:
- cheque visado ou bancário, em Euros, de entidade com representação em Portugal, à ordem do IRN, IP. Não é admitida qualquer outra modalidade de cheque, para pagamento, para além das indicadas, nomeadamente cheques nominativos ou ao portador;
- vale postal, em Euros, à ordem do IRN, IP e com a morada da conservatória onde vai ser requerido o pedido. Assim, no momento em que o vale postal é obtido, deve de imediato ser junto ao pedido e enviados em simultâneo a esta Conservatória. Caso tal não se mostre viável, o comprovativo da emissão do vale, utilizado como meio de pagamento, deve ser sempre incluído na correspondência remetida.
- cartão de crédito. No site http://www.irn.mj.pt/sections/cidadaos, na área Registos Centrais – Nacionalidade, deve selecionar o pedido de nacionalidade que pretende formular e posteriormente na secção “Pagamento”, na modalidade de pagamento, optar pela plataforma de pagamentos, tendo em atenção as instruções aí indicadas.
Também pode fazer o pagamento para as outras conservatórias - pagamentos via cartão de crédito"
Em 11 de Julho de 2017, recebi de uma diretora do IRN a seguinte resposta:
"Comunico e confirmo que, desde 19.04.2018, é possível dar entrada do pedido de nacionalidade no ACPorto e efetuar o pagamento por cartão de crédito"
Em 13 de Julho de 2017, recebi do Presidente do IRN a seguinte resposta:
"Para Conhecimento...
(resposta de coordenadora da área Técnico-Jurídica do IRN)
Exmo. Senhor Presidente
Na sequência do email infra cumpre-me informar que a partir do dia 19.04.2018 os Processos de Nacionalidade pagos por VISA passaram também a ser rececionados nos Balcões da Nacionalidade e nos postos de atendimento da Conservatória dos Registos Centrais.
Tendo havido uma comunicação para os serviços de registo pelo Flash 288/2018 de 19/04, no qual também foi anexado o manual auxiliar com o objetivo de esclarecer e informar os procedimentos a adotar no que concerne há articulação a nível contabilístico entre os Serviços de Registo e a Conservatória dos Registos Centrais"
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa#latest