Como apostilar documentos Portugueses para Retificação no BR

2»

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @suelemmm

    Alem de pedir o apostilamento para retificação do nome, o cartório em São Paulo pede que esteja registrado no Cartório de Títulos e documentos. Isso seria no Brasil? não entendi essa parte.

    Isso é o comum. Existe um tipo de cartório que se chama Reg. de titulos e docs. (RTD). Vc leva o assento apostilado até la.

    Pergunte ao cartório, mas acho que pode ser qualquer um RTD. Pesquise pelo mais perto do cartorio que guarda a certidão a ser apostilada.

    Com o assento apostilado e com a certidão do RTD, vc leva ao RCPN onde está a certidão a ser apostilada, o cartorio tira a xerox pata embasar a retificação e vc guarda os originais.

    E aí, é emitida a certidão com as retificações. Se for a do Requerente, deve ser em inteiro teor Cópia Reprográfica e apostilada. As demais, em it digitadas e apostiladas.

    Mas é bom verificar com o cartorio.

    Obs: o valor da apostila é caro em SP. Equivale a 3 apostilas em SC e DF e 2 no Rio.

    Vc pode mandar para outro Estado. Veja o que é mais barato e mais rápido.

  • @suelemmm

    Olhe as 2 msgs acima, pois editei algumas coisas.

  • suelemmmsuelemmm Member
    editado February 2022

    @guimoss entendi a idea de pedir novamente para Distrital

    Ah, que confusão.

    Muito obrigada pelo apoio, de verdade.

  • @suelemmm ...

    Como complemento da explicação do @guimoss informo o seguinte...:

    Sobre seu questionamento abaixo...:

    "...Alem de pedir o apostilamento para retificação do nome, o cartório em São Paulo pede que esteja registrado no Cartório de Títulos e documentos. Isso seria no Brasil? não entendi essa parte..."

    A resposta é de praxe é ***SIM...Com a Certidão Portuguesa apostilada em mãos você deve se dirigir a um Cartório de Títulos e Documentos NO BRASIL para registrar esse documento antes de apresentá-la no Cartório que detém o Registro a ser retificado...

    ***Vale ressaltar que assim como os procedimentos nas Conservatórias Portuguesas...Aqueles realizados pelos Cartórios no Brasil não são padronizados...Para falar o português claro...Cada um faz oque quer...

    Isto posto...

    Minha recomendação é de que você se dirija ao Cartório onde está o Registro a ser retificado e fale com o responsável pelo setor de Registro Civil desse Cartório...(Não aceite a primeira resposta do adolescente estagiário que faz o primeiro atendimento no balcão)...Na maioria das vezes esses atendentes não sabem do que estão falando quando se trata de uma questão que foge aos procedimentos mais comuns realizados diariamente dentro dos Cartórios...

    Digo isso pois ***é possível que o Cartório aceite fazer a retificação com esse documento Português que você já tem...

    ***Veja...Eu escrevi...É Possível...Não estou garantindo que o Cartório em questão fará dessa maneira...

    Vá até eles com esse documento que você já tem...(Eu já tenho o assento de batismo em mãos)...E pergunte se seria suficiente para proceder à retificação sendo que a Certidão é certificada pelo órgão emissor em Portugal...

    Dois pontos mais sobre isso...:

    1 - Se você já fez esses questionamentos ao Cartório...E eles EXIGIRAM que a Certidão Portuguesa a ser utilizada como base para a retificação seja Apostilada...Desconsidere as minhas orientações acima...

    2 - Eu estou levantando essa questão da possibilidade de o cartório aceitar o documento apenas certificado...(Sem Apostila)...Porque já aconteceu com retificações de documentos de familiares meus...

    Como eu escrevi...O "Modus Operandi" dentro das Conservatórias e dos Cartórios NÃO É LINEAR...

    Boa sorte...!!!

  • @suelemmm Bom Dia!

    Ví que o Pessoal já te orientou.

    Precisa de ajuda ainda?

  • @Nilton Hessel Muito obrigada pelas instruções, foram de grande valia.

    Esperavamos o carnaval passar e vamos na segunda feira ao cartório.


    @jarbastf sim, minhas dúvidas foram sanadas, obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.