Atribuição - 3a. PORTO (Acompanhamento - ATENÇÃO desde 01/06 não é mais balcão de nacionalidade)

1363739414268

Comentários

  • @fabricionit esse serviço existe sim e é bem mais barato, o problema é o prazo de entrega que é de até 19 dias úteis, se não me engano. O pessoal já tem tido problemas com o EMS atrasar e o vale postal expirar imagina um serviço com prazo maior ainda...
    A DHL está mais atrativa ainda, entrega em 3 ou 4 dias úteis por um pouco mais no valor.
  • @Daniel Henriques sabe informa +- o valor do DHL?
  • @fabricionit da pra calcular no site da DHL com retirada no endereço indicado, que fica um pouco mais caro, ou ir a uma loja DHL. Para retirada cerca de R$ 260 e levando a uma loja uns R$ 200
    Da uma olhada neste tópico http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10754/dhl-como-enviar/p1
    Eu enviei a documentação dia 23/01 e foi entregue dia 29/01 na 3a. CRC.
  • @gabrielmachados peça Vale Postal Internacional (manutenção de residentes ) Destino:IRN,IP.Não diga q é para pessoa jurídica.
  • @Daniel Henriques valeu, vou dar uma olhada.
  • @fabricionit e @Daniel Henriques
    O valor do EMS do Rio para Lisboa com até 250 gramas passou a custar R$ 151,00.
    Este valor já inclui um seguro de R$ 100,00.
    O valor vai ter pequenas variações de acordo com o lugar de postagem aqui no Brasil e o destino em Portugal.
    Quanto ao vale Postal Internacional não houve aumento do valor da taxa e nem do 1,5% do seguro, continua a mesma coisa.
  • Obrigado pelo retorno @Mtrin. Interessante que procurei e não achei notícias sobre esse aumento, a notícia que tinha visto era em relação àquela taxa de R$12 sobre encomendas internacionais que foi reajustada para R$15.
  • @mtrin @daniel Henriques exatamente mesmo valor que me cobraram, mais então foi um belo de um reajusto.
  • @fabricionit sim, mais de 35%. Só nesse país mesmo...
  • @Daniel se a DHL não reajustou ,compensa mandar para lá.
  • @fabricionit e @Daniel Henriques
    Verifiquei na tabela que recebo todas as vezes que tem um aumento tarifário.
    Quando precisarem é só falar.
  • @fabricionit e @Daniel Henriques
    Os aumentos do correios são anuais. Agora só o ano que vem.
  • @Mtrin, sim, eu sei que são anuais, é que não vi notícias desse aumento e quando o @fabricionit comentou ontem fui conferir pois levei um susto. Fiz a simulação que tinha feito anteriormente para postar de Santos para o Porto e subiu de R$ 110,00 (se não me falha a memória) para R$ 151,00 (EMS 200 gramas). São 37% de aumento!!!
    Eu acabei mandando meus documentos de DHL pois foram dois processos e por causa dos atrasos que estavam tendo as entregas se expirassem os vales a despesa para fazer os vales ia ser praticamente a diferença de custo, não compensava arriscar.
    @Mtrin mais uma vez obrigado pela atenção, você é nossa consultora oficial para assuntos dos correios por aqui, já ajudou muita gente, inclusive eu com as informações sobre vale postal.

    @Vlad, simulei no site da DHL e continua o mesmo valor que estava quando mandei os processos no final do mês passado.
  • @DanielHenriques
    Sempre é um prazer dividir o nosso conhecimento. Cada um de nós tem o seu, a @Marcia expert em processos, a @ Mariza , não se como ela consegue achar aqueles assentos, o @Vlad sempre presente e orientando, a @mei uma pessoa especial doce, e tantos outros que por aqui passam. Não dá para citar todos.
    E você sempre tentando ajudar o próximo.
    Esse grupo por um todo tem um valor inestimável para pessoas que estão em buscas de informações.
    Sem custo e sem vínculos conseguimos ajudar a muitos.
    Parabéns a todos pela boa vontade é só isso que o ser humano precisa.
    Boa Sorte a todos!!!!!!!
  • Que bacana, @Mtrin!
    Outro dia disse exatamente isso, que este ambiente é um escambo de boa vontade, ondas do bem!
    Obrigada a você também, por contribuir com esta comunidade.

  • @Mtrin
    Obrigada por me citar e concordo com o que disse o Daniel a seu respeito. Disse bem sobre a ampla solidariedade que existe no Fórum. Cada um precisa fazer um mínimo para o bem do próximo. O que me leva a pesquisar os registros é o desejo de honrar a memória de pessoas. É muito bom passar ao neto ou bisneto uma parte da história do seu familiar.
  • @Daniel Henriques - a transcrição do casamento está OK, já fiz a cidadania de um dos meus filhos, mas foi pelo consulado. Agora quero fazer direto pois é mais rápido e mais barato.

    @Nelpardo já foi feita a transcrição de casamento?
    1 - só precisa enviar a certidão reprográfica, a inteiro teor digitada somente é necessária se a reprográfica estiver de difícil leitura.
    2 - não precisa
    3 - não precisa, o formulário já é a solicitação da atribuição
    4 - sim, facilita a identificação do pagamento
    5 - perfeito, eu mesmo enviei assim os processos da minha irmã e meu
    6 - a documentação está completa, só precisa verificar se está transcrito o casamento para o processo não cair em exigência.
  • Pessoal,
    As letrinhas das Averbações das Certidões de Nascimento Reprográficas dos meus filhos estão muito pequenas (mas legíveis), será que eles digitalizam para poder ampliar e ler com facilidade ou é bom eu enviar junto uma Certidão de Nascimento de Inteiro Teor com o texto???
  • @Nelpardo se está legível não tem necessidade de mandar a digitada. As averbações normalmente são em letras menores mesmo, o espaço é reduzido.
  • @Mtrin somos uma familia aqui
  • editado February 2018
    Confirmo o aumento do EMS pra 151 reais.

    Enviei ontem um envelope com o meu processo e o do meu irmão para 3ª CRC do Porto. Lamentavelmente, se eu tivesse dado uma olhada nesse tópico um dia antes de enviar, teria optado pela agência DHL seguindo o raciocínio do @DanielHenriques...

    Com greve de fiscal de receita, carnaval... Devo passar fortes emoções com o prazo do vale postal. Espero que ao menos, tudo correndo dentro do prazo, eles sejam ágeis em sacar o vale postal tão logo o envelope chegue lá, tal como aconteceu com o processo do meu pai que enviei pra Ovar em 2016.
  • O processo do meu pai, feito pela consulado de SP está assim: aguarda integração, CRCentrais.

    Foi iniciado em 27/07/2017.

    Em 20 de outubro de 2017, mandaram este e-mail:
    Prezado(a) Américo Póvoa,

    O seu pedido de nacionalidade já foi executado e encaminhado à Conservatória dos Registos Centrais (em Lisboa) para a devida integração no sistema português. O tempo de espera varia de acordo com o volume de pedidos naquela conservatória, que no momento é de mais de 8 meses. Por gentileza queira, por favor, aguardar nosso contato.

    Com os Melhores Cumprimentos

    Anna Carolina
    anna.nascimento@mne.pt
    Consulado Geral de Portugal em São Paulo


    Por telefone informaram que eu já posso dar entrada na minha, que até lá o do meu pai já vai estar concluído. Isso funciona, alguém fez assim?

    Quer dizer que no dia 20 de outubro eu já podia ter enviado a minha?
  • @augustopovoa tem que esperar o término do processo de seu pai para poder entrar com o seu. somente quando for integrado no sistema informático seu pai passará a ser português e somente então você poderá dar entrada no seu processo.
    Acredito que o que o consulado faria seria esperar o processo do seu pai terminar para então encaminhar o seu processo. É mais rápido e barato você aguardar a integração no sistema do assento dele e enviar seu processo direto para uma conservatória em Portugal. Pelos prazos que temos visto mais 3 ou 4 meses o processo dele deve finalizar.
  • Prezados amigos, na sexta-feira recebi um email da Sra. Conservadora relativo ao processo de atribuição da minha mãe:

    Ex.ma Senhora
    Boa tarde
    Para efeito de deferir o seu pedido, deverá juntar ao processo, certidão de casamento.
    Com efeito, encontra-se junto ao processo, cópia certificada da certidão de casamento.
    Com os melhores cumprimentos
    Conservadora

    Exma. Senhora Conservadora;

    A certidão de casamento encontra-se certificada por cartório público e oficial, inclusive com o devido selo de autenticidade. e a mesma apenas foi enviada a título de informação ao processo no que se refere a mudança de meu nome de baptismo. Esta atribuição e a mesma não é requerida a referida certidão pelos termos na qual são exigidos pelo IRN, uma vez que a minha transcrição de casamento será realizada em tempo posterior a minha atribuição.
    Entendo a vossa posição e com intuito de sanar tal exigência gostaria de saber se esta certidão a qual enviei posso enviar-lhe cópia autenticada e com apostilhamento de Haia ou de inteiro teor por cópia reprográfica?
    Fico no aguardo de vossa resposta no intuito de resolvermos a minha atribuição.
    Cps
    Fátima CPKB

    Ex.ma Senhora
    Lamento contrariar a sua opinião, mas no seu caso concreto e atenta a alteração do nome, necessita apresentar certidão de casamento.O processo encontra-se a aguardar o envio de certidão de casamento de inteiro teor devidamente apostilada.
    Conservadora

    .... Ou seja enviei uma cópia autenticada da certidão de casamento da minha mãe apenas a título de informação da mudança de nome de solteira para casada (como consta em sua identidade)... Estou enviando amanhã a cópia de inteiro teor e apostilada.

    Espero que isso sirva de experiência para os demais que fizerem de mulheres casadas.

    Abraço!
  • Flávio, na certidão de nascimento constava averbação do casamento, informando da alteração do nome?
  • @Flávio Corrêa o processo foi entrada pessoalmente? Pergunto pois vi que consta data de numeração 12/12, o que confirma a informação postada outro dia a conservadora estava trabalhando nos processos de 07/12 só queria confirmar se esses processos que ela está trabalhando são os de entrada pessoalmente ou não.
  • editado February 2018
    @FlavioCorrea e @Daniel essa deve ser uma nova exigência da 3Crc.
  • Pois é @Vlad parece que novas exigências estão se proliferando esses dias, ACP também começou com novas exigências recentemente. O processo da mãe do Flávio é interessante observar pois me parece ser o primeiro da 3a. CRC sem transcrição de casamento.
  • @luizaparada acredito que sim, juro que não me atentei a isso, e trata-se do segundo casamento dela...
    @Daniel Henriques chegou lá em 06/12... foi via correio, contudo como do meu avô foi feito lá (não foi exigida a transcrição de casamento do meu avô até então, por recomendação da conservadora) e o lapso de tempo da entrega entre a atribuição dele e a entrega dela foi uma semana... Então acredito que isso possa ter sido um facilitador na conferência dos documentos e pelo que vejo é que eles trabalham em lotes de processos... Como já está na mesa dela acho que não irá demorar, já estou inclusive já com a documentação da transcrição dela em mãos para assim que sair enviar...
    @Vlad Pen até de certo modo é compreensível essa exigência, uma amiga advogada em Portugal disse que era para eu questionar e relacionar tal fato no livro de reclamações, mas como sabes mais do que ninguém que meu negócio é o prazo nem questionei...
  • @Flávio Corrêa pois é, temos algumas informações que não exigem a transcrição de casamento mas um processo finalizado, sem transcrição de casamento dos pais para confirmar, ainda não temos.
    Estou com essa impressão do trabalho em lotes também, e me parece que a LR não está atualizada pois se estão trabalhando no processo de sua mãe deveríamos ter notícias de processos relacionados na planilha antes do dela e nada até agora. Tem processos pendentes de setembro, outubro e todos de novembro.
    Segunda ligue na LR pra ver se meu processo estava numerado (chegou lá 29/01) e não consta ainda mas, pelo tempo, acredito que esteja numerado e não atualizado na LR.
    O CTT também não me respondeu ainda sobre o saque do vale postal para eu ter uma ideia.
Esta discussão está fechada.