@mauriciolopol, não muita. Passaram a receber pelos correios recentemente. Exigem transcrições de casamento (mesmo para pai português declarante do filho, casado com não portuguesa), certidões brasileiras do tipo reprográfica para atribuições.
@Vlad eu li, porém, só há alguns relatos de experiências pessoas que não são listas do próprio orgão português; então, acabo ficando meio receoso sobre quais documentos realmente enviar. Há algum site aonde possa encontrar essa lista de documentos?
Copia certificada do assento de nascimento do portugues ou n° do registro de nascimento com a freguesia, concelho e distrito se nasceu após 1911.(seu avô) Certidão de nascimento de inteiro teor por copia reprográfica e apostilada do requerente ( seu pai) Copia do R.G apostilado Requerimento com reconhecimeto de assinatura por autenticidade Vale postal de € 175 euros
OBS:Verificar se o casamento dos avós ja foi transcrito em Portugal
@Vlad muito obrigado. Meu avô nasceu no Brasil mas tem cidadania portuguesa. O casamento dos avós já foi transcrito; mesmo assim preciso de cópia certificada do assento, certo?
@Vlad meu avô nasceu em 1952. Já enviei um email a eles perguntando sobre qual documento deveria enviar para comprovar o casamento - o casamento já está transcrito em Portugal, mas fico com dúvida sobre enviar o assento ou não; de que forma enviar o assento; etc.
Pessoal é com grande alegria que informo que finalmente sou Tuga. Processo presencialmente na 3CRC em 30/06 e concluido e 31/07.
Segue minha timeline do processo de atribuição do meu bisavô Português até eu.
Atribuição da minha avó (97 dias) Chegou em Tondela por EMS em 11/10/16 Atribuído em 16/01/17
Transcrição Casamento da minha avó com suprimento de certidão (50 dias) Chegou em Ponta Delgada por EMS 15/02/17 Caiu em Exigência - documentos extras chegaram em 27/03/17 Concluido em 06/04/17
Atribuição do meu pai (25 dias) Presencialmente em Mangualde em 20/04/17 Atribuido em 15/05/17
Transcrição Casamento do meu pai (21 dias) Chegou em Ponta Delgada por EMS em 29/05/17 Concluido em 19/06/17
Minha Atribuição (31 dias) Presencialmente na 3 CRC do Porto em 30/06/17 Concluido em 31/07/17
Agora é dar entrada na da minha filha, menor de idade.
Sabem me dizer se Tondela ainda dá prioridade para menor de idade? Lembrando que eu não sou casado com a mãe da minha filha (ainda... kkkk).
@mjrjunior , pelos últimos relatos sim, ainda tem prioridade.mas se vai fazer presencialmente , tente prioridade no ACP, ou na 3Crc. Poupa uns quilômetros.... Eu fiz em 2011 no ACP presencialmente dos meus filhos e demorou 10 dias .não sei se ainda está assim. Mas os pais estavam presentes - eu e meu marido. Já tinha averbado o casamento na minha certidão de nascimento .
@mjrjunior, Parabéns e obrigado por partilhar conosco! Fiquei muito em dúvida se devia enviar para a 3ª CRC do Porto ou ACP. Essa sua vitória só comprova que fiz a escolha correta! Já irei providenciar os documentos para a transcrição do casamento dos meus pais.
@mjrjunior..Parabéns amigo, eu vi sua luta com as certidões negativas.., mas foi esperto e pegou as Conservatórias vazias. ( Mangualde e 3aCRC).hehehehehehe
Parabéns @mjrjunior Uma dúvida. Agora para você dar entrada na atribuição de sua filha, você precisa transcrever seu casamento, correto? Essa afirmação está correta pessoal?
@mjrjunior,parabéns pela conquista Tondela ainda dá prioridade para menores,conclui muito rápido E como vc não é - ainda - casado com a mãe da sua filha,não precisa transcrever o casamento Então pode mandar pra Tondela
Pessoal, acabo de sair nesse exato momento da 3CRC. Fui informado que eles não podem dar um prazo pra conclusão, pois alguns estão de férias e eles possuem poucos recursos humanos. Quanto a transcrição de casamento, me informaram que é necessário deixar os documentos pra uma análise (não é feita na hora), pra verificarem se vai ser necessária a transcrição ou não. Mais o que me deixou mais triste foi saber que eles só voltaram a mexer com a cidadania lá pra outubro, segundo a atendente, que não perguntei o nome.
Comentários
sim, eu vi. Foi aqui:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8390/atribuicao-crc-de-evora-informacoes-e-processos
Desde dezembro/2016 sabemos disso:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/68108/#Comment_68108
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/68137/#Comment_68137
Porém, tive a informação recente (maio) e também em dezembro/2016 mesmo (veja link acima), de que Évora encaminha alguns processos para Lisboa.
Também tive informação de uma pessoa que mora em Portugal, que Évora não negocia absolutamente nada.
Qual informação vocês possuem sobre a 3ª CRC do Porto?
não muita. Passaram a receber pelos correios recentemente. Exigem transcrições de casamento (mesmo para pai português declarante do filho, casado com não portuguesa), certidões brasileiras do tipo reprográfica para atribuições.
Há algum site aonde possa encontrar essa lista de documentos?
Documentos:
Copia certificada do assento de nascimento do portugues ou n° do registro de nascimento com a freguesia, concelho e distrito se nasceu após 1911.(seu avô)
Certidão de nascimento de inteiro teor por copia reprográfica e apostilada do requerente ( seu pai)
Copia do R.G apostilado
Requerimento com reconhecimeto de assinatura por autenticidade
Vale postal de € 175 euros
OBS:Verificar se o casamento dos avós ja foi transcrito em Portugal
Meu avô nasceu no Brasil mas tem cidadania portuguesa.
O casamento dos avós já foi transcrito; mesmo assim preciso de cópia certificada do assento, certo?
Processo presencialmente na 3CRC em 30/06 e concluido e 31/07.
Segue minha timeline do processo de atribuição do meu bisavô Português até eu.
Atribuição da minha avó (97 dias)
Chegou em Tondela por EMS em 11/10/16
Atribuído em 16/01/17
Transcrição Casamento da minha avó com suprimento de certidão (50 dias)
Chegou em Ponta Delgada por EMS 15/02/17
Caiu em Exigência - documentos extras chegaram em 27/03/17
Concluido em 06/04/17
Atribuição do meu pai (25 dias)
Presencialmente em Mangualde em 20/04/17
Atribuido em 15/05/17
Transcrição Casamento do meu pai (21 dias)
Chegou em Ponta Delgada por EMS em 29/05/17
Concluido em 19/06/17
Minha Atribuição (31 dias)
Presencialmente na 3 CRC do Porto em 30/06/17
Concluido em 31/07/17
Agora é dar entrada na da minha filha, menor de idade.
Sabem me dizer se Tondela ainda dá prioridade para menor de idade? Lembrando que eu não sou casado com a mãe da minha filha (ainda... kkkk).
Eu fiz em 2011 no ACP presencialmente dos meus filhos e demorou 10 dias .não sei se ainda está assim. Mas os pais estavam presentes - eu e meu marido. Já tinha averbado o casamento na minha certidão de nascimento .
Que saga... tempo Record
Parabéns e obrigado por partilhar conosco!
Fiquei muito em dúvida se devia enviar para a 3ª CRC do Porto ou ACP.
Essa sua vitória só comprova que fiz a escolha correta! Já irei providenciar os documentos para a transcrição do casamento dos meus pais.
parabéns pelas diversas etapas concluídas. Comemore muito!!!
Tondela ainda dá prioridade para menores,conclui muito rápido
E como vc não é - ainda - casado com a mãe da sua filha,não precisa transcrever o casamento
Então pode mandar pra Tondela
Parabéns, amigo! Além de tudo, parabéns pela coragem de não ter desistido de tudo isso! Vc foi bravo!!!! Mt legal seu exemplo
Minha ideia era deixar nesta, mas vou até ao ACP.