Saiu!
Após quase 8 meses de espera, finalmente recebi meu assento. Agradeço aos que me ajudaram durante esse processo: Cibele, Rebeca, Matheus, Bruno, Mário, José Alberto e, em especial, a Lara, que foi a grande responsável pelos procedimentos bem sucedidos no processo da minha mãe, este que fora o ponto de partida para a minha atribuição.
Desejo sorte a todos os que iniciam e aos que aguardam. Paciência, está demorando mesmo.
Abrirei outro tópico muito importante aos que estão iniciando o processo de cidadania por atribuição, sugiro que leiam para não cometerem o mesmo erro que a minha irmã cometeu, pois o processo dela caiu em exigência. Procurem o tópico "Certidão de Nascimento de Inteiro Teor".
Abraços a todos.
Desejo sorte a todos os que iniciam e aos que aguardam. Paciência, está demorando mesmo.
Abrirei outro tópico muito importante aos que estão iniciando o processo de cidadania por atribuição, sugiro que leiam para não cometerem o mesmo erro que a minha irmã cometeu, pois o processo dela caiu em exigência. Procurem o tópico "Certidão de Nascimento de Inteiro Teor".
Abraços a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Caríssimos,
Estou organizando documentos para nacionalidade portuguesa de minha mae (esclareço: viva e com saude).
Foi localizado no Arquivo Distrital de Viseu o registro de batismo de meu avo datado de 1892 (mais de 100 anos).
Perguntas:
- devo requerer a certidao de batismo ou deverei requerer a CERTIDAO NARRATIVA DE NASCIMENTO do progenitor português (no caso, meu avo)?
- Se necessario, aonde requerer: Conservatoria de Registros Civis ou pelo portal do cidadao? Tenho analisado orientacoes do Consulado e comentários em foruns, nao consigo esclarecer esta duvida.
- Meu domicilio e a maioria das certidoes brasileiras (nascimento, casamento e obitos) estao em cartorios de Minas Gerais. Posso recorrer ao Consulado em outros Estados?
O que me fez hesitar em requerer a certidão de batismo foi a exigência da validade da data de emissão de documentos (menos de 180 dias) e a obrigatoriedade tal da CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO. Não entendí se o registro de batismo poderá subistituí-la (???????)
Estou ainda engatinhando no processo, pois, até uma semana atrás, tinha apenas o passaporte de minha bisavó portuguesa, onde consta o nome de meu avô e tios-avós. A partir deste documento, localizaram o registro de batismo.
Lí nas orientações consulares que certidões com mais de 100 anos é de responsabilidade dos Aquivos distritais e não das Conservatórias. Interpretei tambem que, informando no requerimento de nacionalidade os números dos registros desta certidão, possibilitando sua localização, nao há necessidade de anexar o documento
Concluindo, a dúvida: devo requerer certidão de batismo ou já solicitar ao Arquivo Distrital a CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO (se é que emitem esta certidão)?
Agradeço imensamente a atenção, na certeza que outras dúvidas também virão
Denise
Os nascimentos em Portugal eram deitos como Assnto de Baptismo até 1910, se não m engano, e depois disso virou Certidão de Nascimento.
Peguei o Assento de Baptismo do meu avô, que nasceu em 1888, no Arquivo de Viseu tb, mas como já tem 2 anos, eu mandei um mail com os dados e eles me respoderam que tinham localizado.
Provavelmente eles vão entrar em contato com vc.
Penso que,se passarem 15 dias, vc deveria mandar um mail peguntando.
Abs
Continuo na dúvida se o ASSENTO DE BATISMO poderá substituir a "tal" CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO. Pelo sim, pelo não, este será o primeiro documento de meu avô, depois do passaporte que consta apenas dados de minha bisavó - o que permitiu a localização do assento - deixando Portugal com 3 filhos menores de 3 anos de idade.
Parabenizo esta comunidade que propicia colaboração, esperança e coragem para atingirmos nosso objetivo.
Para que o processo nao demore mais do normal porque a CRC deveria procurar e solicitar a certidao do portugues no Arquivo correspondente, atualmente se recomenda que o interessado envie a certidao respectiva.
Entre no site abaixo e encontrará toda a informacao de como solicitar e pagar a certidao que necessita.
http://www.ad-viseu.com/910.ht
O Arquivo fornece reprodução dos documentos de acordo com as tabelas em vigor. A reprodução é livre para as fotocópias, simples ou autenticadas, tendo como única limitação as exigências de conservação das espécies. Qualquer outro tipo de reprodução fica sujeita a despacho superior, sendo que, se o documentos for reproduzido por: Microfilme, o matriz ficará para o Arquivo; Fotografia, o negativo e uma reprodução serão para o Arquivo, caso o documento nunca tenha sido fotografado.
Cheque
Vale de Correio
Entrega no ADV
Envio por Correio (CTT)
Para requerer documentos sobre Fundos Notariais, Fundos Paroquiais ou outro tipo de documentos, é necessário preencher o(s) respectivo(s) formulário(s).
Certidões - O A.D.V. encarrega-se da passagem de certidões requisitadas pelos utilizadores. Neste caso, é entregue ao utilizador o talão extraído da requisição, onde consta o dia e hora a partir dos quais o documento estará pronto para entrega, talão esse que deverá ser apresentado aquando do levantamento do documento solicitado.
Paroquial - € 15
Notarial - € 22
Judicial - € 1,92 por cada página
Outros Documentos - € 15 - a que acresce o preço da fotocópia
Fotocópias simples - A reprodução dos documentos tem como única limitação a exigência de conservação das espécies.
Fundos paroquiais e notariais - € 0,5 por página
Judicial - € 0,80 por página
Outros Documentos:
- A4 - € 0,35 por página
- A3 - € 0,40 por página
Denise,
Acima os precos e a forma como pagar. Recomendo que ligue para eles e confirme, pois parece que os valores mudaram.
Telefone. 232 430 380/5
Directora
Maria das Dores Almeida Henriques
dores.henriques@advis.dgarq.gov.pt
Mail geral: mail@advis.dgarq.gov.pt
Se bem entendí, devo pedir o ASSENTO DE BATISMO ao Arquivo Distrital, em se tratando de certidão com mais de 100 anos.
Esclareço que já entrei com este pedido no site que vc. me informou (aparece alternativa de "fotocópia simples ou autenticada") Pedí a fotocópia autenticada.
Não apareceram opções de pagamento e nem forma de envio das mesmas no formulário a ser preenchido. Aparecem sim, mas na página anterior, sem possibilidades de acesso. Analisando depois, ví que tem espaço para outras informações, mas já havia postado o pedido. Seria este o espaço para informar tais opções?
Obrigada pela atenção
Obrigada pelas respostas. Seguirei mais confiante,
Abraços
devo criar um novo tópico ou continuar neste mesmo?
Resolvemos fazer um "PACOTÃO" familiar e incluimos no pedido de assento de batismo de meu avô, também o de seus 2 irmãos José e Francisco (agora 3 progenitores portugueses).
1 - Almiro casou-se em MG com mineira, ambos faleceram em MG, sua filha e netos mineiros, todos redidentes em MG - JURISDIÇÃO CONSULAR: MINAS GERAIS, OK?
2 - José casou-se em MG com mineira, ambos faleceram em MG. Sua filha mineira, reside em MG e tem hoje 93 anos de idade, com pouca lucidêz. Terá que assinar procurações e o formulário C1 com autenticação em cartório ou poderá ser considerada INCAPAZ? Sua neta que cuidará dos trâmites nasceu e casou-se em MG com mineiro e reside no Rio de Janeiro.
3 - Francisco casou-se em MG com mineira. Faleceram em RJ; sua filha, mineira reside há anos no RJ, casou-se no RJ com carioca. seus netos: cariocas.
Perguntas sobre os ítens 2 e 3:
a) Jurisdição consular das filhas: MG ou RJ?
b) reconhecer sinal público das certidões em qual estado: MG ou RJ?
Recebí ontem e-mail da diretora do A.D. Viseu confirmando localização, nomes e preço. Já enviei vale postal (20 euros + postagem). Agora é aguardar o recebimento
Lembrando que estou requerendo cidadania para minha mãe, VIVA - dúvidas:
1 - diferença no nome de minha bisavó (pode dar problema?):
- certidão de meu avô Almiro nascido em 1892: filho de José Gonçalves Coimbra e Margarida de Jesus de São João;
- certidão de nascto minha mãe: avó paterna: Margarida de Jesus Coimbra. Declarante: Almiro Gonçalves Coimbra (é seu pai, mas não consta a palavra PAI)
2 - Minha jurisdição é Belo Horizonte MG. Não consigo contato por telefone; não sai das informações eletrônicas. Alguem tem experiência com este consulado? Eles pedem:
- inscrição consular do progenitor português (do meu avô): ... "a inscrição ficará como PROVISORIA até a apresentação da certidão de nascimento com o óbito averbado"
- para transcrição de casamento e óbito, pedem a certidão de nascimento do portugues emitida a menos de 180 dias.
Endentí que o assento de batismo vindo do A.D. Viseu será substituido por esta certidão atualizada no consulado (casamento e óbito) ... É isso mesmo? Enviando para a CRC seria diferente, ou é obrigatório passar pelo consulado? agradeço respostas...
as certidoes de fora da area do consulado, tem que ter sinal publico de um cartorio da area do consulado em que voce for legalizar, entao, se a certidao eh de Minas e voce quer legalizar no consulado do Rio de Janeiro, tera que ir a um cartorio no Rio pedir o sinal publico na certidao ( se informar no Consulado do Rio qual cartorio eles aceitam o sinal publico ), e vice-versa.
O Itamaraty so reconhece certidoes da area de jurisdicao, ou seja, o Itamaraty do Rio so reconhece certidoes emitidas no Rio, nada de sinal publico, Estados que nao tem escritorio do Itamaraty, as certidoes tem que ser enviadas a Brasilia.
Sobre a incapacidade, nao sei te dizer, mas talvez alguem aqui sabera como proceder a respeito.
Apelidos: Vai ser os sobrenomes dela, incluindo o de casada...
1 - No formulário 1C, quadro 1 pede: NOME PRÓPRIO e APELIDOS.
Simulação: Francisca Carvalho Silva. Casou -se e assina: Francisca Carvalho Silva Fortes.
COMO PREENCHER:
NOME PRÓPRIO: ?????
APELIDOS ????
Coloquei algumas dúvidas, alguem saberia me responder?
Recebi no início desta semana as certidões de batismo de meu avô e de tio-avós, do ADVISEU.
Recebí tb algumas orientações do Consulado BH por e-mail.
Dentre mihas dúvidas, responderam que qualquer pessoa poderá requerer a transcrição de casamento/óbito SEM PROCURACÃO, que demora em torno de 60 dias e que não poderá ser pedido juntamente com a atribuição de nacionalidade + processos diferentes. Informaram tb sobre o EREMINAS = ITAMARATY em BH, ou seja, não precisa enviar certidão para Brasília.
Terei oportunidade de ir a BH no início da proxima semana, o atendimento é por senha. Levarei todos os documentos ainda não atualizados - receio precisar alterar dados. Meu avô "inventou" sua data de nascimento, e o sobrenome de minha bisavó aparece diferente na certidão de nascimento de minha mãe (omitiram o sobrenome da família dela e acrescentaram o sobrenome do meu bisavô)
P.S. Na certidão de inteiro teor de minha mãe presisa estar averbado o seu casamento? Lí rapidamente num tópico desta comunidade sobre isto.
Espero poder colaborar mais, assim que voltar de BH.
Obrigada, comunidade!
Sem vcs, estaríamos entregues à própria ... sorte (ou azar!!!!) Bom encontrar vcs!!!!
Ai, ai, ai....
É muito interessante que voce coloque aqui as informacoes frescas sobre o Consulado em BH, pois ajudara a muita gente!
Parabéns!!!!!
O meu processo só tem 2 meses e eu já fico na ansiedade...rssss
Felicidades pra vc!
parabens, tudo de bom com a cidadania !
Beijos
Qual era seu numero de processo?
Sucesso nessa nova jornada!!!
PARABENS. TERAS UMA NOVA JORNADA NADA FACIL.
Entra na outra Comunidade e procure apoio, ta cheio de Portuga com experiencia la.
Deus de abençoe
A espera sempre da um gostinho mais saboroso a vitoria !
Parabéns!!!!!!!!!