Necessario ou nao averbar casamento
Ola, Pessoal!
Hoje fui ao consulado no RJ para assinar presencialmente. Agora so entregam os documentos no dia seguite e mandam enviar diretamente para Portugal atraves do correio. Os pedidos aumentaram muito e consequentemente a nossa espera será bem maior a cada dia. Me falaram que para agendar para o cartao cidadao ou passaporte leva quase 1 ano. Outra novidade e'que para averbar casamento tb pode ser feito diretamente por nos, envviando pleo correio.
Agora a minha duvida : Meu pai portugues é meu declarante na certidao de nascimento. Qdo fui legalizar os documentos, o atendente me perguntou se eu tinha averbado o casamento dos meus pais. Eu disse que nao e ele me disse que cairia em exigencia e seria indeferido, pois na minha certidao de nascimento vem declarado que meu pai era CASADO. Alguem ja deu entrada constando na certidao que o pai era CASADO. Reforço nessa palavra porque na certidao de minha irma so vem os nomes dos pais, nao constando se eram CASADOS.
Assim, fiquei sem saber o que fazer.
Outra fato é que na hora de preencher o modelo 1C, fi-lo com o nome de casada e tive que mudar paraa o nome de solteira e colocar tb no estado civil Solteira, embora seja casada. O que me responderam foi que eu tinah que nascer para depois casar. A logica é outra.
Aguardo alguem que esteja na mesma situacao que eu para poder definir se vou enviar para CRC.
Obrigada, Abraços
Hoje fui ao consulado no RJ para assinar presencialmente. Agora so entregam os documentos no dia seguite e mandam enviar diretamente para Portugal atraves do correio. Os pedidos aumentaram muito e consequentemente a nossa espera será bem maior a cada dia. Me falaram que para agendar para o cartao cidadao ou passaporte leva quase 1 ano. Outra novidade e'que para averbar casamento tb pode ser feito diretamente por nos, envviando pleo correio.
Agora a minha duvida : Meu pai portugues é meu declarante na certidao de nascimento. Qdo fui legalizar os documentos, o atendente me perguntou se eu tinha averbado o casamento dos meus pais. Eu disse que nao e ele me disse que cairia em exigencia e seria indeferido, pois na minha certidao de nascimento vem declarado que meu pai era CASADO. Alguem ja deu entrada constando na certidao que o pai era CASADO. Reforço nessa palavra porque na certidao de minha irma so vem os nomes dos pais, nao constando se eram CASADOS.
Assim, fiquei sem saber o que fazer.
Outra fato é que na hora de preencher o modelo 1C, fi-lo com o nome de casada e tive que mudar paraa o nome de solteira e colocar tb no estado civil Solteira, embora seja casada. O que me responderam foi que eu tinah que nascer para depois casar. A logica é outra.
Aguardo alguem que esteja na mesma situacao que eu para poder definir se vou enviar para CRC.
Obrigada, Abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
tem varios casos, como o seu, que a CRC pediu a transcricao do casamento mesmo sendo o portugues o declarante, justamente porque aparece o termo "casado" na certidao do requerente, seria bom fazer, mas voce pode dar entrada nos dois processos ao mesmo tempo, as transcricoes sao mais rapidas e dara tempo de estar tudo em ordem ate a analise do seu processo.
Nao sei como dar entrada na transcricao via correio, nao vi nenhum caso ainda, sei que o consulado do RJ sugere, mas nao sei o que fazem as conservatorias em PT.
E sobre o formulario, nao entendi porque te pediram isso, normalmente coloca-se o nome de casada, desde que na sua certidao de nascimento esteja averbado o casamento e mostre a mudanca dos nomes, pratica normal.
2- é melhor providenciar a transcricao de casamento dos seus pais. É possível que caia em exigencia (ultimamente tem acontecido). Nao indeferirao o processo, mas pedirao a transcricao e isso atrasará o processo.
Só me estranha que mandem enviar a transcricao tambem por correio, pois a Conservatoria só em casos especiais estava aceitando isso, por exemplo, no meu caso, pois moro em um pais onde nao ha consulado.
Por favor, coloque detalhes sobre o envio da transcricao por correio aqui, assim ajudará a outros que tenham o mesmo problema.
Boa Sorte!
Quando o consulado do Rio disse pra fazer a transcrição do CASAMENTO por correio.. eu telefonei para a conservatória de Povoa do Lanhoso, que era o local de nascimento. Lá me informaram que não aceitam pelo correio: que se mandassem, eles não poderiam fazer nada com aquilo. Na CrC, idem. Se alguém tiver resposta diferente.. com resultados, poste por favor. Porque o consulado do Rio mandar... não significa que aceitarão em Pt, infelizmente.
O mesmo me disse para eu enviaar o processo para a CRC, porem contradiz o que a moça ( desculpe, mas esqueci o nome) diz acima. Vou tentar pesquisar e qq novidadeposto aqui.
Tb vou pesquisar os documentos necessarios para averbar.
Obrigada a todos!
Não foi a CRC que pediu a transcriçao, mas essa foi a orientacao do consulado do RJ, por isso queria saber se ultimamente eles ten feito essa exigencia.
Nossa, cada dia inventam mais coisas...
Fui verificar minha certidão de nascimento e vi que consta meu pai casado com minha mãe, dizendo até onde foi realizado o casamento.
Só que, no caso, eu sou neta de português (meu pai já falecido não era cidadão português). Será que vai cair em exigência tb???
Para a cidadania espanhola, não precisa legalizar documento nenhum no Itamaraty, não precisa legalizar documento nenhum no consulado, não precisa pagar nada, e na entrevista eles já mandam levar fotos pro passaporte, pois sai em 1 ou 2 meses.
Será que precisarei transcrever meu casamento tb?
nao precisa, so se faz transcricao quando um dos nubentes eh portugues.
eu entendi que eh orientacao do consulado, o problema eh que a CRC nao aceita pedido de transcricao via correio, voce tambem pode ligar direto na CRC e se informar.
Sobre se vai precisar da transcricao ou nao, como eu disse acima, varios casos iguais ao seu cairam em exigencia, voce pode enviar sem fazer e aguardar a analise da CRC, caso pecam, o processo ira atrasar um pouco.
A "moça acima" sou eu. kkkk Aconselho que voce telefone pra CrC e pergunte. O consulado do Rio é bagunçado mesmo. Falam uma coisa... quando você vai ver é outra.
Obrigada!
Agora, eu nem sei se vou fazer a transcrição do meu casamento, depois de ter a nacionalidade portuguesa.
Meus filhos vão ter a espanhola, pois não poderei passar a portuguesa pra eles.
Além do mais, sai muito mais barato... rssss
Caso eu tenha que fazer, será que posso antes de pedir o cartão do cidadão e do passaporte?
Talvez eu vá a Portugal ano que vem, e poderia até fazer diretamente lá, mas até lá meu marido já vai ter a espanhola e seria melhor eu já ir com meu passaporte tb, não acha?
Se eles não cobrassem tão caro por tudo, eu poderia tirar esses documentos e fazer a transcrição lá...
Abs
Quanto a necessidade de transcrição... é meio sorte. Vai depender de quem analisar. Mamãe tirou a dela ano passado... pai declarante, constando como casado na certidao... e nao precisou averbar.
Mas já houve casos aqui na Comu, que o pessoal mandou... e a CrC solicitou a transcrição. :-(
parece-me que, para tirar o cartao do cidadao, eles exigem o estado civil atualizado, mas em Lisboa, voce ainda pode tirar BI de urgencia e passaporte, meu BI e passaporte eu tirei com nome de solteira e uso ate hoje, mas ja fiz a transcricao e estou com o CC atualizado, preciso agora aposentar o BI e fazer novo passaporte.
Entendi...
Quando chegar meu registro de nascimento, que deve demorar, eu vou precisar pedir o documento de identidade e só depois o passaporte.
Aí eu vou ver se eles vão exigir a transcrição ou não.
Sò queria ir, ano que vem, já com meu passaporte vermelhinho...rsssss
Obrigada,
Abs
O problema é que documentos demoram, senão tiraria tudo em Portugal direto.
Não acredito que fique mais de 2 dias em Lisboa, pois os planos são de subir até Porto e depois enttrar na Espanha...
estive lendo varios topicos, mas nao cheguei ainda a uma conclusao.
1- como transcrever o casamento de meus pais (parece que pelo correio nao aceitam)?
2- quais os documentos necessarios?
3- li que meu pai teria que estar presente ( eles sao vivos), e tb teria que solicitar o Cartao cidadao. No Rj para agendar o cartao leva 1 ano. Tb qual seria a necessidade desse cartao? Meu pai ja é mto idoso e nao vai viajar.
Alguem ja sabe que os documentos nao tem mais prazo de validade?
nao precisa solicitar o cartao do cidadao.
A transcricao so da pra ser feita atraves do consulado ( no caso do Rio, eles nao estao fazendo ), entao, a outra opcao eh atraves de procurador em Portugal.
Os documentos nao perdem a validade depois de legalizados pelo consulado, para transcricao, precisa:
1. certidao de nascimento de inteiro teor, da sua mae, legalizada no itamaraty e consulado.
2. certidao de nascimento do seu pai.
3. certidao de casamento de inteiro teor, legalizada no consulado.
no caso de procurador, seu pai precisa fazer uma procuracao publica em cartorio e mandar legaliza-la no consulado.
Vc acha que se eu der procuração a uma amiga que mora em Lisboa, ela pode pedir a transcrição pra mim?
Depois que decidirmos o itinerário em Portugal, se a gente for ficar por masi dias eu peço lá...
O portugues/a passa a procuracao para o parente ou amigo em Portugal e esse com os documentos ja mencionados pela Cibele, apresenta tudo em qualquer conservatoria.
Modelo da procuracao na Guia de Ajuda. Faz-se em um cartorio e legaliza-se no Consulado.
Marina,
Nao sei se aceitam atestado médico, mas se seu pai é o portugues somente ele teria que fazer a tal procuracao. A transcricao pode ser solicitada por apenas um dos nubentes, neste caso o portugues.
Se eu conseguir pelo consulado do RJ, meu pai tem de estar presente. Ele nao pode passar procuracao para mim? Certo?
Se for dar entrada em Portugal, entao faço a procuraçao para alguem ?
Como no Rj me parece que o consulado esta se esquivando, nao seria uma ideia eu fazer na Embaixada em Brasilia, passando procuracao para minha irma que mora la? Ou como meu apai mora aqui no Rj,, isso seria impossivel.
Obrigada pela sua atençao e de todos que me responderam prontamente.
E vou perguntar sobre transcrição, pq no meu caso deverá ser feita, pois a pessoa portuguesa é falecida, então deverei fazer a de óbito. Se eu tiver alguma informação diferente e puder contribuir eu lhe passo.
Nem tudo e' com horario agendado no consulado do RJ. Hj estive la para assinar o modelo e nao precisa agendar. Para informaçao acredito que tb nao é necessario. Se vc ligar é bem capaz de mandarem marcar hora. Funciona das 8h as 12h, mas chegue antes das 10h. O que esta acontecendo é que me deram uma informaçao ( enviar o pedido de transcriçao de casamento pelo correio) e, como vc deve ter lido nesse topico, na CRC eles nao aceitam. Na hora, como nao tinha esse dado, achei que seria facil.
Abçs
De qualquer forma, foi como minha chará(Cibele), lhe disse, vc terá que ligar para a Conservatória de registros da localidade e verificar o que eles falam...
Pq realmente no site do COnsulado, li milhões de vezes esta informação mais não havia em atentado para isso, diz que poderá ser dado entrada na sua área de residência ou em qualquer Conservatória do Registo Civil, excepto a Conservatória dos Registos Centrais. Ou seja, só ligando para lá mesmo(para a CR da localização de nascimento)...
É uma pena que os Consulados não sigam os mesmos procedimentos, achei o de SP tão bem mais explicadinho... Vi que no meu caso, tudo seria mais simples, pois há um procedimento onde é feito transcrição de casamento e óbto no mesmo pedido, no RJ já não vi esta mesma informação no site. Ou seja, deverei fazer dois pedidos.
Mas, vai dar tudo certo!
Bjs!
So que o assento do meu pai é na CRC e la nao aceitam pelo correio. Li em alguns consulados que transcricao é UM ATO CONSULAR, mas no Rj eles estào caindo fora e se eu tiver que agendar talvez leve 1 ano.
Vc disse: voce pode dar entrada nos dois processos ao mesmo tempo, as transcricoes sao mais rapidas e dara tempo de estar tudo em ordem ate a analise do seu processo.
Minha duvida: qdo eu enviar a certidao de nascimento do meu pai portugues( fotocopia da certidao enviada pela CRC) ja nao deveria estar constando a transcriçao do casamento na mesma, ou seja, deveria solicitar outra certidao de nascimento do portugues com a transcriçao do casamento na mesma?
Assim, como posso dar entrada na cidadania e transcriçao ao mesmo tempo?
A minha certidao de nascimento de inteiro teor nao vem averbaçao do meu casamento. Acho que aqui nao fazem isso, desconheço. Entao solicitaram que colocasse o meu nome de solteira. Tb estranhei mto, mas foi o consulado que disse.
Meus pais estao vivos, basta so UM ir no consulado para averbar casamento?
Abçs
As transcricoes de casamento e óbito sao feitas num mesmo pedido. Custo total 120 euros em PT.
Se for por procuracao tem um custo adicional. Antes era de 5 euros.
Como disse anteriormente somente UM dos nubentes necessita solicitar a transcricao. Que seja o seu pai que é o portugues. Veja que na certidao da sua mae esteja averbado o casamento deles, pois caso contrario nao sera aceito o processo de transcricao. Os documentos necessarios ja lhe forma indicados pela Cibele.
Esta respondido porque fizeram voce preencher os papeis com nome de solteira: sua certidao NAO indicava o seu casamento!!!! Se tem filhos e pretende que eles tenham a nacionalidade, tera que transcrever o seu casamento quando saia a sua nacionalidade.
Com relacao à certidao do seu pai... envie a que tem para a transcricao e coloque no formulario 1C somente o numero da dele, pois como foi emitida recentemente pela CRC eles facilmente a encontrarao pelo sistema informatizado que tem.