Check in Documentos

editado June 2017 em Processos de Atribuição
Portugas, td bem? Pf, me ajudem nas seguintes questões:

Necessito outro documento fora os seguintes?
- Cert.Nasc. Int.Teor. por fotocópia apostilhada do requerente filho de portugês;
- Cert.Nasc. Int.Teor. do Português já com transcrição de casamento e óbito;
-Cópia RG autenticada e apostilhada.
* Preciso enviar a Cert.Nasc. Int.Teor. da mulher do português (brasileira)? Tendo em vista que a transcrição do casamento já consta na certidão do portuga?
* Preciso de cópia autenticada e apostilhada de carteira motorista ou passaporte do requerente?
*Preciso enviar envelope para devolução já com endereço do destinatário preenchido, e comprovante de pagamento?
*Preciso enviar comprovante de endereço? Caso sim, autenticado e apostilhado?
Ademais, antecedentes e histórico escolar são dispensáveis para atribuição, correto?

Esse processo é para o meu pai, em seguida darei entrada no meu, com a seguinte diferença:
Meu pai não foi o declarante em minha Cert.Nasc., é é separado de minha mãe. Preciso fazer a transcrição do casamento E divórcio deles? Caso sim, posso enviar essas certidões já nos documentos de pedido de atribuição dele?

Muitíssimo obrigado a todos!
«1

Comentários

• PS. Na Cert.Nasc. Int.Teor. de meu pai, já consta o casamento e divórcio, será que, neste caso, não haverá necessidade de enviar certidão de casamento e divórcio dele?
    Grato
  • editado June 2017
    @Pedro, primeiro vc espera a conclusão do processo do seu pai, depois vc cuida da Transcrição de casamento dele.Se foi sua mãe que declarou seu nascimento, vc tem que transcrever depois o casamento dos seus pais.Não precisa enviar a certidão de casamento do avô portugues pq o casamento já consta averbado em Portugal.Documento de identidade tem que ser autenticadao e apostilado e nem todas Conservatórias aceitam CNH.Não precisa enviar nem comprovante de endereço e nem envelope para devolução.
  • Obg, @Vlad! Recomenda algum conservatória mais célere? Estou pensando em mandar para Gaia.
    Ademais, não preciso enviar a certidão da mulher do português (brasileira) junto?
    Grato
  • @Pedro, Pode mandar para Vila Nova de Gaia
  • Olá pessoal estou com mais uma dúvida

A CÓPIA REPOGRAFICA DO LIVRO TEM QUE AUTENTICADA E SER APOSTILHADA?

AGORA SÓ FALTA ISSO PARA EU DAR ENTRADA NA CIDADANIA DE MINHA MÃE.
  • @Silvana Martins,
    apostilada e ter a firma reconhecida de quem assina a certidão.
  • @MARCIA
    OBRIGADA PELA AJUDA MARCIA
  • Amigos, a certidão de nascimento do requerente consta como António (com acento) e seu RG consta Antonio (sem acento). Tem problema? Grato
  • @Pedro, sem problemas
  • @Vlad muito obrigado! E no formulário 1c eu coloco com acento ou sem? Ou tanto faz? Obg
  • A assinatura na certidão de nascimento autenticada no consulado tem que ser do declarante do nascimento ou do portador da certidão??
  • editado June 2017
    @Leticia, as certidões não são mais autenticadas no Consulado, agora são apostiladas nos Cartórios de registro civil.
  • @Vlad obrigada, tenho uma duvida: estou dando entrada na nacionalidade do meu pai e meu avô acabou de conseguir a nacionalidade dele por atribuição. Ele no caso seria o português, mas ele nasceu aqui no Brasil. Qual documento dele eu devo enviar? A certidão de nascimento brasileira ou o assento português? E no caso de assento seria o documento original?
  • editado June 2017
    @Leticia, para fazer a Atribuiçao do seu pai , vc pode q enviar a cópia do assento do seu avô atribuido para provar que ele se tornou português.Pode ser uma cópia simples, não precisa ser o original ,pq o q vale é o n° do assento português.
  • Obrigada, Vlad!
  • Olá prezados, bom dia! Estou juntando a documentação para dar entrada no processo da minha mãe, pela nova lei. Ela é neta de português. Nesse caso, como eu devo pedir a certidão dela e do pai dela (filho do português, já falecido) ?
    Devo pedir a Certidão de Nascimento, de Inteiro Teor, por Fotocópia, apostilhada, de ambos ?
    Desde já agradeço quem puder ajudar...
  • editado July 2017
    @Gabriel como sua mãe é neta de avó portuguesa , ela pode pedir a nacionalidade pelo processo de Atribuiçao através da nova lei que começou a valer ontem.Essa lei ainda não está com as diretrizes estabelecidas ,então terá que aguardar mais uns dias.Vc pode acompanhar as noticias por esse tópico http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8126/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ainda-nao-enviou-a-documentacao#latest

Enquanto isso vc precisa verificar se a avó portuguesa da sua mãe casou em Portugal ou no Brasil.Se foi no Brasil vc precisa transcrever esse Casamento em Portugal...pode faze-lo na Conservatória de Ponta Delgada.
  • Olá @Vlad , agradeço pelas informações. O Avô de minha mãe (Português) casou no brasil. Nesse caso, eu devo transcrever esse Casamento antes de iniciar o processo de cidadania de minha mãe, ou depois, ou ao mesmo tempo ? Muito obrigado...
  • @Gabriel primeiro precisa transcrever o casamento do avô da sua mãe (seu bisavô).Faça por Ponta Delgada.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento
  • andreluisandreluis Member
    editado July 2017
    Desculpem minha ignorancia, a certidão de nascimento de inteiro teor reprografica do requerente a ser enviada para as CRC'S é a original apostilada ou pode ser copia autenticada apostilada?
  • Muito obrigado @Vlad. Farei isso.
  • @andreluis original apostilada
  • fsorf9fsorf9 Member
    editado July 2017
    Boa tarde.

Tenho uma dúvida: Já mandei a atribuição da minha mãe (filha de portugueses) para Tondela e está em vias de sair o assento dela. Depois vou tirar a minha. Estou com um grande problema. Meus pais são casados e portanto pelo que andei lendo que teria que transcrever o casamento deles em Portugal, sendo um dos documentos necessários a certidão de nascimento do meu pai brasileiro. O problema é que ele não a tem mais e não estou conseguindo encontrar nos cartórios em que procuro.

Pergunto: todas as conservatórias exigem a transcrição de casamento dos pais antes da atribuição?
    Li que Ovar não pede a transcrição. É isso mesmo?

Foi meu pai o declarante na minha certidão de nascimento e não minha mãe que está virando cidadã portuguesa.
    Isso influencia em alguma coisa?
  • @fsorf9, Como é sua mãe a ser atribuida e seu pai o o declarante do seu nascimento, vai ter q transcrever o casamento deles.
  • @fsorfp9, tente ver se ele tem uma Carteira de Trabalho , da década de 70 em diante , muitas vinham com a anotação da circunscrição, zona e tudo da certidão de nascimento.
    Na página atrás da fotografia e assinatura.

Foi assim que descobri onde fui registrada! Sou meia idade , rs ...
  • fsorf9fsorf9 Member
    Opa. Obrigado pela dica @Tania !
    Vou procurar pela carteira de trabalho dele, além do arquivo nacional.
  • fsorf9fsorf9 Member
    @Vlad Pen , Obrigado pela resposta também !
  • Boa Tarde, não sei se estou fazendo de forma correta e se acaso esteja cometendo algum erro, peço desculpas, mas preciso de uma luz, de alguém que me esclareça:

Ambos meus pais são Portugueses e minha dúvida é:

1) Devo fazer o pedido de atribuição por minha mãe (ainda viva) ou pelo meu pai (falecido)? Obs.: Meu pai foi o declarante em minha certidão de nascimento.

2) Através de um email que enviei ao consulado no RJ, mencionando o nome de meus pais (que se casaram no Brasil), obtive a informação que o casamento deles já consta como transcrito. No entanto, eu não sei se tenho que enviar algum documento que comprove essa transcrição, junto ao ao restante das certidões para o pedido de Cidadania.

3) É necessário a certidão de casamento deles em cópia reprográfica e apostilada?

4) É necessário a certidão de óbito do meu pai em cópia reprográfica?

5)O que mais preciso? Hoje o que eu tenho em mãos é:

Minha certidão de nascimento em cópia reprográfica e já apostilada.
    Possuo as certidões de nascimento de meu pai e de minha mãe que trouxeram com eles em 1950 ao virem para o Brasil.

É verdade que no meu caso, se eu enviar o pedido de atribuição para o Porto é mais rápido?

Agradeço muito por qualquer auxilio que possam me dar

Águeda
  • @Águeda,

1 - Já que o casamento dos seus pais foi transcrito em Portugal,pode fazer o pedido pela sua mãe ou pelo seu pai

2- Mande um e-mail para crcentrais@dgrn.mj.pt informando todos os dados dos seus pais e peça o numero da transcrição de cassamento.Imprima esse e-mail e envie junto com a documentação

3- Inteiro teor.Essa certidão de casamento será apenas para comprovar a mudança do nome da sua mãe(de solteira para casada)

4- Não precisa certidão de óbito

Documentos necessários;

1) Formulário 1C impresso frente e verso na mesma folha e colorido,assinado e com firma reconhecida por autenticidade.

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46

2) Certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica(com no máximo 180 dias de expedida) ,com assinatura do notário e apostilada

3) Cópia do RG (com no máximo 10 anos de expedido)com firma reconhecida e apostilado

4) Cópia do assento de nascimento do meu pai ou da sua mãe(depende por que vc vai pedir a atribuição)

5- Certidão de casamento dos seus pais

Vale Postal no valor de 175 Euros

Todas as conservatórias estão lotadas.Estão levando,em média,4/5 meses para finalizar o processo

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.