Demora na Analise do Processo

2»

Comentários

• Alex

Com o processo do pai aconteu a mesma coisa, fiquei esperando por mais 2 meses a cobraça da CRC, nao aguentei e enviei a certidão original do meu avô portugues e a cidadania do meu pai saiu 8 dias depois
  • Envio certidão original (prazo de validade)

Meus documentos chegaram à CRC no final de janeiro deste ano, o nr. do processo é 9xxx/10. Da última vez que pedi informações, recebi a seguinte resposta:

"Seu processo de naturalização se encontra em fase de instrução, a aguardar as respostas a diligências oficiosas efectuadas por esta Conservatória, diligências essas que são feitas a entidades externas a esta Conservatória."

Como enviei a certidão de nascimento original de meu avô, imagino que o único documento requisitado a entidades externas só possa ser o certificado de antecedentes criminais português.

Só que agora me veio a dúvida se a certidão de nascimento tinha prazo de validade de 180 dias, pois foi emitida em 27/04/09 e a documentação enviada em janeiro/2010. Se for este o caso, para acelerar as coisas talvez me convenha pedir nova certidão e enviá-la à CRC.

Alguém sabe qual é a situação atual dos prazos de validade das certidões?

Obrigado!
  • Carlos

Aguarde pq a sua certidão de nascimento aki em pt tem por normal uma validade de 1 ano!
    O consulado q exige um tempo de validade de 180 dia eles querem carimbar uma certidão fresquinha rsrsrsrs.
    Se o seu processo chegou em janeiro e até agora ninguem lhe pedil outro certidão é pq a sua cervil!!!!
    Enquanto ao certificado de atestado criminal de pt, vc não preciça pq ainda não é portugues.
  • Denise

Telefonei hoje para a CRC mas, a atendente comunicou que uma entidade oficiosa ainda não deu a resposta. Pediu que eu ligasse em dezembro...
    Quando enviei a documentação não tinha conhecimento que o atestado de antecedentes criminais era preciso ser da polícia federal, fui aqui em um lugar chamado poupa tempo e peguei meu atestado, eu e uma outra amiga, tbm participante dessa comunidade. Alguns dias atrás a CRC comunicou-se com ela e pediu um novo atestado porém federal pois o que ela enviou era estadual. Aconteceu isso com ela e provavelmente está acontecendo comigo pois tiramos e enviamos tudo igual...
    SErá que eu poderia me adiantar enviando o atestado federal? E tbm pediram a ela um novo comprovante da língua portuguesa, até agora não entendi pois foi enviado o histórico da universidade e lá está bem claro a matéria L. Portuguesa. Fizemos a universidade juntas, assim enviamos um histórico do mesmo lugar...
    Por favor o que vc acha? Devo me adiantar enviando esses dois documentos?
  • Denise,
    Providencie o atestado de antecedentes federal e o diploma/historico da secundaria.
  • Paciência.......

esse assunto, demora, é complicado....Dei entrada no processo de atribuição de nacionalidade do meu em ABRIL/2009. Eles pediram a transcrição do casamento dos meus avós. Providenciei a certidão. Ai, pediram a certidão de casamento dos meus bisavós. Ela foi entregue lá em maio/2010. E até agora, o processo continua em cima da mesa da Sra. Conservadora..... Já inclui até cópias do Inventário da minha tataravó....e nada!!! E a resposta é sempre a mesma...em análise! Coitada da procuradora do meu pai, que já deve estar cansada de ir áté a Conservatória ver o andamento do processo!!!!
  • Rebeca,
    Ligue algum dia para la e pergunte pessoalmente. Os processos de atribuicao enviados em marco ja estao saindo.
  • Rebeca,
    Vi agora que é de 2009!!!
    Voce TEM que ligar pra la.
  • rebeca

Tem algo de errado no seu processo.
    É melhor correr a tras.
  • rebeca

vc conhece essa procuradora? espero que sim ,e que realmente seja morosidade da conservadora, e não mais um daqueles golpes que já ouvimos falar por aqui .

aconselho vc a telefonar na conservatoria e saber vc mesma oque se passa com o processo e se realmente essa pessoa chegou a dar entrada .
  • rebeca

este e o numero para quem liga do brasil > 0021351211544475

liga e pergunta , caso vc nao tenha o numero do processo , vc pode consultar com o nome completo .
  • Alex

Estamos na mesma situação eu tb mandei o processo do meu pai em Fev/2010 e eu ligo lá e eles me falam que estão aguardando Lousã para darem continuidade! Me pediram para aguardar mais um mês agora para ligar!!
    Está demorando uma eternidade...contato que saia td bem...boa sorte
  • Marcelo, Alexandre e Denise

vocês ficaram tão indignados quanto eu!!!...kkk. Eu conheço sim a procuradora do meu pai, e ela não vai me cobrar nada por tudo isso, não tá me enrolando não, com certeza...rs. Tenho o numero do processo sim, já liguei há um tempo atrás, e eles me disseram que continuava em análie. Como haviam dado um prazo de 20 dias úteis para que eu fizesse a transcrição do casamento dos meus avós, e já se passou muito tempo depois disso, se não estivesse pendente ainda, já teriam devolvido a documentação..... O problema é que na certidão de nascimento da minha avó consta filha natural, não aparece o nome do pai. E no Brasil, ela tem o nome do pai em todos os documentos e usa o sobrenome dele. A conservadora tá insistindo em saber como foi que ela passou a usar o sobrenome do pai. Não existiu nenhuma legitimação dos filhos (7). E os pais dela se casaram no Brasil, já com todos os filhos adultos. Mas, existiu um inventário, em Portugal, em 1946, onde minha avó e os irmãos foram reconhecidos pela lei portuguesa como herdeiros orfanológicos da parte que era por direito, do pai deles. Isso é que eu acho que mata a charada!!!
    Não terei como provar a legitimação dos filhos, mas Portugal já os legitimou, quando do inventário!
    Vocês concordam?

Mas se tudo der errado, e a Conservadora não aceitar, será que eu ainda posso tentar em outra Conservatória? Daqui a pouco meus documentos começam a perder a validade......
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.