Com o processo do pai aconteu a mesma coisa, fiquei esperando por mais 2 meses a cobraça da CRC, nao aguentei e enviei a certidão original do meu avô portugues e a cidadania do meu pai saiu 8 dias depois
Meus documentos chegaram à CRC no final de janeiro deste ano, o nr. do processo é 9xxx/10. Da última vez que pedi informações, recebi a seguinte resposta:
"Seu processo de naturalização se encontra em fase de instrução, a aguardar as respostas a diligências oficiosas efectuadas por esta Conservatória, diligências essas que são feitas a entidades externas a esta Conservatória."
Como enviei a certidão de nascimento original de meu avô, imagino que o único documento requisitado a entidades externas só possa ser o certificado de antecedentes criminais português.
Só que agora me veio a dúvida se a certidão de nascimento tinha prazo de validade de 180 dias, pois foi emitida em 27/04/09 e a documentação enviada em janeiro/2010. Se for este o caso, para acelerar as coisas talvez me convenha pedir nova certidão e enviá-la à CRC.
Alguém sabe qual é a situação atual dos prazos de validade das certidões?
Aguarde pq a sua certidão de nascimento aki em pt tem por normal uma validade de 1 ano! O consulado q exige um tempo de validade de 180 dia eles querem carimbar uma certidão fresquinha rsrsrsrs. Se o seu processo chegou em janeiro e até agora ninguem lhe pedil outro certidão é pq a sua cervil!!!! Enquanto ao certificado de atestado criminal de pt, vc não preciça pq ainda não é portugues.
Telefonei hoje para a CRC mas, a atendente comunicou que uma entidade oficiosa ainda não deu a resposta. Pediu que eu ligasse em dezembro... Quando enviei a documentação não tinha conhecimento que o atestado de antecedentes criminais era preciso ser da polícia federal, fui aqui em um lugar chamado poupa tempo e peguei meu atestado, eu e uma outra amiga, tbm participante dessa comunidade. Alguns dias atrás a CRC comunicou-se com ela e pediu um novo atestado porém federal pois o que ela enviou era estadual. Aconteceu isso com ela e provavelmente está acontecendo comigo pois tiramos e enviamos tudo igual... SErá que eu poderia me adiantar enviando o atestado federal? E tbm pediram a ela um novo comprovante da língua portuguesa, até agora não entendi pois foi enviado o histórico da universidade e lá está bem claro a matéria L. Portuguesa. Fizemos a universidade juntas, assim enviamos um histórico do mesmo lugar... Por favor o que vc acha? Devo me adiantar enviando esses dois documentos?
esse assunto, demora, é complicado....Dei entrada no processo de atribuição de nacionalidade do meu em ABRIL/2009. Eles pediram a transcrição do casamento dos meus avós. Providenciei a certidão. Ai, pediram a certidão de casamento dos meus bisavós. Ela foi entregue lá em maio/2010. E até agora, o processo continua em cima da mesa da Sra. Conservadora..... Já inclui até cópias do Inventário da minha tataravó....e nada!!! E a resposta é sempre a mesma...em análise! Coitada da procuradora do meu pai, que já deve estar cansada de ir áté a Conservatória ver o andamento do processo!!!!
vc conhece essa procuradora? espero que sim ,e que realmente seja morosidade da conservadora, e não mais um daqueles golpes que já ouvimos falar por aqui .
aconselho vc a telefonar na conservatoria e saber vc mesma oque se passa com o processo e se realmente essa pessoa chegou a dar entrada .
Estamos na mesma situação eu tb mandei o processo do meu pai em Fev/2010 e eu ligo lá e eles me falam que estão aguardando Lousã para darem continuidade! Me pediram para aguardar mais um mês agora para ligar!! Está demorando uma eternidade...contato que saia td bem...boa sorte
vocês ficaram tão indignados quanto eu!!!...kkk. Eu conheço sim a procuradora do meu pai, e ela não vai me cobrar nada por tudo isso, não tá me enrolando não, com certeza...rs. Tenho o numero do processo sim, já liguei há um tempo atrás, e eles me disseram que continuava em análie. Como haviam dado um prazo de 20 dias úteis para que eu fizesse a transcrição do casamento dos meus avós, e já se passou muito tempo depois disso, se não estivesse pendente ainda, já teriam devolvido a documentação..... O problema é que na certidão de nascimento da minha avó consta filha natural, não aparece o nome do pai. E no Brasil, ela tem o nome do pai em todos os documentos e usa o sobrenome dele. A conservadora tá insistindo em saber como foi que ela passou a usar o sobrenome do pai. Não existiu nenhuma legitimação dos filhos (7). E os pais dela se casaram no Brasil, já com todos os filhos adultos. Mas, existiu um inventário, em Portugal, em 1946, onde minha avó e os irmãos foram reconhecidos pela lei portuguesa como herdeiros orfanológicos da parte que era por direito, do pai deles. Isso é que eu acho que mata a charada!!! Não terei como provar a legitimação dos filhos, mas Portugal já os legitimou, quando do inventário! Vocês concordam?
Mas se tudo der errado, e a Conservadora não aceitar, será que eu ainda posso tentar em outra Conservatória? Daqui a pouco meus documentos começam a perder a validade......
Comentários
Com o processo do pai aconteu a mesma coisa, fiquei esperando por mais 2 meses a cobraça da CRC, nao aguentei e enviei a certidão original do meu avô portugues e a cidadania do meu pai saiu 8 dias depois
Meus documentos chegaram à CRC no final de janeiro deste ano, o nr. do processo é 9xxx/10. Da última vez que pedi informações, recebi a seguinte resposta:
"Seu processo de naturalização se encontra em fase de instrução, a aguardar as respostas a diligências oficiosas efectuadas por esta Conservatória, diligências essas que são feitas a entidades externas a esta Conservatória."
Como enviei a certidão de nascimento original de meu avô, imagino que o único documento requisitado a entidades externas só possa ser o certificado de antecedentes criminais português.
Só que agora me veio a dúvida se a certidão de nascimento tinha prazo de validade de 180 dias, pois foi emitida em 27/04/09 e a documentação enviada em janeiro/2010. Se for este o caso, para acelerar as coisas talvez me convenha pedir nova certidão e enviá-la à CRC.
Alguém sabe qual é a situação atual dos prazos de validade das certidões?
Obrigado!
Aguarde pq a sua certidão de nascimento aki em pt tem por normal uma validade de 1 ano!
O consulado q exige um tempo de validade de 180 dia eles querem carimbar uma certidão fresquinha rsrsrsrs.
Se o seu processo chegou em janeiro e até agora ninguem lhe pedil outro certidão é pq a sua cervil!!!!
Enquanto ao certificado de atestado criminal de pt, vc não preciça pq ainda não é portugues.
Telefonei hoje para a CRC mas, a atendente comunicou que uma entidade oficiosa ainda não deu a resposta. Pediu que eu ligasse em dezembro...
Quando enviei a documentação não tinha conhecimento que o atestado de antecedentes criminais era preciso ser da polícia federal, fui aqui em um lugar chamado poupa tempo e peguei meu atestado, eu e uma outra amiga, tbm participante dessa comunidade. Alguns dias atrás a CRC comunicou-se com ela e pediu um novo atestado porém federal pois o que ela enviou era estadual. Aconteceu isso com ela e provavelmente está acontecendo comigo pois tiramos e enviamos tudo igual...
SErá que eu poderia me adiantar enviando o atestado federal? E tbm pediram a ela um novo comprovante da língua portuguesa, até agora não entendi pois foi enviado o histórico da universidade e lá está bem claro a matéria L. Portuguesa. Fizemos a universidade juntas, assim enviamos um histórico do mesmo lugar...
Por favor o que vc acha? Devo me adiantar enviando esses dois documentos?
Providencie o atestado de antecedentes federal e o diploma/historico da secundaria.
esse assunto, demora, é complicado....Dei entrada no processo de atribuição de nacionalidade do meu em ABRIL/2009. Eles pediram a transcrição do casamento dos meus avós. Providenciei a certidão. Ai, pediram a certidão de casamento dos meus bisavós. Ela foi entregue lá em maio/2010. E até agora, o processo continua em cima da mesa da Sra. Conservadora..... Já inclui até cópias do Inventário da minha tataravó....e nada!!! E a resposta é sempre a mesma...em análise! Coitada da procuradora do meu pai, que já deve estar cansada de ir áté a Conservatória ver o andamento do processo!!!!
Ligue algum dia para la e pergunte pessoalmente. Os processos de atribuicao enviados em marco ja estao saindo.
Vi agora que é de 2009!!!
Voce TEM que ligar pra la.
Tem algo de errado no seu processo.
É melhor correr a tras.
vc conhece essa procuradora? espero que sim ,e que realmente seja morosidade da conservadora, e não mais um daqueles golpes que já ouvimos falar por aqui .
aconselho vc a telefonar na conservatoria e saber vc mesma oque se passa com o processo e se realmente essa pessoa chegou a dar entrada .
este e o numero para quem liga do brasil > 0021351211544475
liga e pergunta , caso vc nao tenha o numero do processo , vc pode consultar com o nome completo .
Estamos na mesma situação eu tb mandei o processo do meu pai em Fev/2010 e eu ligo lá e eles me falam que estão aguardando Lousã para darem continuidade! Me pediram para aguardar mais um mês agora para ligar!!
Está demorando uma eternidade...contato que saia td bem...boa sorte
vocês ficaram tão indignados quanto eu!!!...kkk. Eu conheço sim a procuradora do meu pai, e ela não vai me cobrar nada por tudo isso, não tá me enrolando não, com certeza...rs. Tenho o numero do processo sim, já liguei há um tempo atrás, e eles me disseram que continuava em análie. Como haviam dado um prazo de 20 dias úteis para que eu fizesse a transcrição do casamento dos meus avós, e já se passou muito tempo depois disso, se não estivesse pendente ainda, já teriam devolvido a documentação..... O problema é que na certidão de nascimento da minha avó consta filha natural, não aparece o nome do pai. E no Brasil, ela tem o nome do pai em todos os documentos e usa o sobrenome dele. A conservadora tá insistindo em saber como foi que ela passou a usar o sobrenome do pai. Não existiu nenhuma legitimação dos filhos (7). E os pais dela se casaram no Brasil, já com todos os filhos adultos. Mas, existiu um inventário, em Portugal, em 1946, onde minha avó e os irmãos foram reconhecidos pela lei portuguesa como herdeiros orfanológicos da parte que era por direito, do pai deles. Isso é que eu acho que mata a charada!!!
Não terei como provar a legitimação dos filhos, mas Portugal já os legitimou, quando do inventário!
Vocês concordam?
Mas se tudo der errado, e a Conservadora não aceitar, será que eu ainda posso tentar em outra Conservatória? Daqui a pouco meus documentos começam a perder a validade......