Demora na Analise do Processo
Pessoal, dei entrada no meu processo em Fev/10, numero 13xxx. Tenho ligado no CRC todos os meses para verificar o Status, porem, ha 3 meses recebo a informacao que estao aguardando documentos externos. Isso eh normal? Ha algum meio de contato com o pessoal que esta cuidando do meu processo? Estou comecando a ficar preocupado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se voce nao mandou a certidao de nascimento do portugues, muitas vezes as conservatorias demoram em envia-la à CRC, o que atrasa bastante os processos.
Seu processo é por atribuicao? Se for por naturalizacao eles tambem fazem outras averiguacoes e por isso é mais demorado.
Tambem os prazos aumentaram neste ano e os processos de atribuicao estao demorando entre 5 e 6 meses se nao ha nenhum problema.
Continue ligando e pergunte se podem informar se ha algum problema ou algum documento que falte que voce possa enviar.
Enviei todas as Certidoes possiveis e imaginaveis, kkk, de qq forma, obrigado pela dica :-) o jeito eh ter paciencia mesmo.
Acho interessante que vc ligue para a "Linha Registos" e ao pedir informações sobre seu processo converse com a atendente para saber como anda o seu processo..
Sempre que eu ligava recebia orientações e elas faziam uma leitura do processo para saber se havia sido feita alguma consideração ou pedido.
Nos casos de dúvidas, demora ou qualquer particularidade eles recomendam que seja enviado um fax contendo o número do processo e as providencias ou solicitações feitas por vc para que seja dada uma atenção especial ao seu caso.
00 21 351 211544475 - Linha Registos
FAX 00 21 351 21 381 7698 indicar numero do processo e solicitar informações ao setor nacionalidade NAC B ( caso seja por atribuição o seu processo)
Seria bom fazer um tópico pra vc para que vc possa explicar exatamente se seu processo é de naturalização ou atribuição e para que seja dada uma atenção específica a vc!!!
beijos
Hoje liguei para a linha registros e tive a notícia de que de nada serve ligar antes de 45 dias despois de enviado o processo, pois esse tempo é o que está demorando para que revisem os documentos e coloquem o numero.
Foram bonzinhos com vc Fernando. o meu de numeração 26XXX/10, me pediram pra ligar somente em janeiro do ano q vem.
Tem q ter muiiiiita paciência mesmo pelo jeito!
Estou louca pra postar aqui quando ele sair....espero q logo..ainda este ano quem sabe...
e essa coisa de aguardarem docs de fora.. vc nao imagina o nervoso e as noites sem dormir q eu passei...
sem ter ideia dq seriam esses docs...
mas enfim, no final deu tudo certo...
entaum, relaxa... q quando vcs menos esperarem.. serao todos portugas...
ate o momento ao q vi, e li,
quando todos os docs sao legitimos.. e o processo esta dentro de tudo q a lei implica..
nao ha problemas...
ALterei meu endereco para correspondencia, aproveitei e mandei um email pedindo confirmacao da alteracao do endereco e o status atualizado do meu processo. CONTINUA AGUARDANDO DOCUMENTOS EXTERNOS :-( Estou achando muito estranho isso, mas, como a atendente informou, nao depende da CRC e sim da Policia de Fronteiras. Preciso de um help, alguem sabe me dizer se eh possivel receber uma carta confirmando o numero do processo?
Uma amiga que mora em Lisoa ligou se passando por mim e informaram o número do processo.
Acho que dá pra fazer uma ligação tipo Skype pra saber o número.
O Voipsunt, quando vc se cadastra, dá alguns minutos pra ligar de graça... acho que vale tentar ligar.
Obrigado pela dica, mas ja tenho o numero do processo eh 11xxx/10, dei entrada em fevereiro/10
Quando minha amiga ligou, perguntou se poderia ligar em 30 dias pra saber o andamento.
Resposta: Ah, senhora, procure daqui uns 4 meses... leve sua vida normal, pois demora mesmo.
rssssss
enfim, tem que relaxar, né?
Abs e boa sorte
se o seu processo for de naturalizacao, nao espere a nacionalidade antes dos 9 meses, o negocio eh ter paciencia.
De tudo o que eu ja tentei em termos de comunicação com a CRC, o melhor foi eu telefonar para la.
Eu achava, que era um bicho de 7 cabeça, porém estava profundamente enganado.
Quando voce liga para CRC, o sistema usado é igual o das operadoras de telefonia, toca aquela musiquinha classíca e o pessoal logo atende.
Voce fala que quer saber do seu processo, passando logo o numeral para a tendente, e ela lhe informa tudo direitinho.
As atendentes, muito educadas, prestam um serviço exemplar, tirando todas as nossas dúvida da situação do Processo de Naturalização.
Pra quem quiser ligar o numeral é esse: 0021351211544475.
É muito mais em conta, o serviço é ótimo e voce tem a vantagem de ficar mais atualizado sobre o Processo de Naturalização.
Outro detalhe, caso haja, algum problema, no andamento do processo, a atendente lhe direciona para falar, com a pessoa competente do setor.
Assim tem acontecido comigo e eu creio que com voces, vai acontecer da mesma forma.
Boa sorte a todos.
Estamos aguardando a resposta das entidades competentes... assim já se passaram 11 meses... meu processo é naturalização e a simpática atendente aconselhou-me a ligar apenas em novembro... o que me resta é esperar...
Pelo menos, existe esse tipo de serviço na CRC.
Outrora, tinhamos que nos contentarmos através de meros e-mail, levando-se em consideração, quando eram respondidos.
Temos que levar em conta, que os pedidos de nacionalização, são oriundos de vários países, onde muita gente tá pedindo isso, devido o trânsito livre pela Europa, criado pela UE.
Graças a Deus os Cartórios Portugues e a CRC, são digitais, o que economiza em muito esse serviço burocrático.
Lamentavelmente os pedidos são inúmeros e de uns 3 anos para cá, explodiu essa demanda pela Nacionalização Portuguesa, causando esse tipo de congestionamento Consular.
Eu também já estou nessa briga a quase 1 ano, e já deu vontade de "chutar o paú da barraca" e deixa tudo prá lá, porem graça a essa Comunidade, eu continuo na luta, não pensando somente em mim, mais nos meus filhos, os quais serão os grandes beneficiados pela Nacionalização.
Sempre quando entro em contato via telefone com a CRC, eles me informam todos os trâmites do processo, sem problema algum, com muita tranquilidade.
Como voce mesmo falou, o chato de tudo isso é a cruel ESPERA, que no caso não tem outro caminho.
Eu ligo para a CRC de 15 em 15 dias, faça o mesmo, quem sabe em uma dessas ligações, voce tem a grata notícia de saber que o seu processo já foi resolvido?
Boa sorte.
Enviei novo email para o CRC, recebi a mesma resposta, o meu processo ainda aguarda documentos de orgaos externos. Dei entrada em Fevereiro/10 e permaneco sem previsao para receber minha cidadania.
boa sorte !
Eu dei entrada no meu em 28 de Janeiro de 2010, a papelada chegou na CRC em 08 de Fevereiro e a minha certidão chegou em minha casa no dia 20 de Setembro de 2010.
A média de todo o processo esta levando em todos de 7 meses.
Quando o processo encontra-se em análise, quer dizer, que no setor de Nacionalização Brasileira, estão verificando se o processo está todo ok, ou se está faltando algum documento, etc.
Caso haja algo errado, eles mandam aquela carta, explicando os motivos do indeferimento do processo, pedindo para o Candidato sanear o problema.
Se o processo estiver OK, ele sai do Setor de Nacionalização Brasileira e vai diretamente para as mãos dos Conservadores, ou seja, os caras que dão o parecer final, da Nacionalização.
Parecer positivo, o Candidato recebe o numeral do Registro Português, sendo enviado para o seu endereço, a Certidão de Acento.
O resto é só alegria e felicidade.
Nada substitui o prazer de um SONHO que se tornou REALIDADE.
Eu já passei uma noite, com a minha certidão do lado do meu travesseiro, só pensando nas possibilidade do que é se tornar um Cidadão da Comunidade Européia.
As portas da Europa se abrem aos nossos pés.
São 27 países, para serem explorados, pensem nisso.
Raça, religião, cultura, costume, língua, política, tudo isso ai, é bom começar a meditar e pesquisar, para quando, deixarmos o BRASIL, não fazermos feio lá fora.
Tenham FÉ, que o dia da vitória de cada um vai chegar.
Me tira uma dúvida: o seu processo foi por atribuição ou por naturalização?
Sei que o meu vai demorar, pois só tem 2 meses que está na CRC.
Será que já deu tempo de analisar pra saber se falta alguma coisa?
O meu é por naturalização...
Abs
O meu processo foi por atribuição, e levou 8 meses.
A melhor maneira para voce saber do andamento do seu processo é ligar para a CRC.
Eles tem um serviço de atendimento, estilo disk mensagem, nada igual a esses apresentados no Brasil. É rápido e eficiente.
Eu vou te passar o numeral do telefone e de 15 em 15 dias voce da uma ligada pra lá, foi assim que eu fiz.
0021351211544475
Outra coisa quando voce ligar peça da atendente o numeral do seu registro do processo, pois com ele, fica mais rápido acompanhar.
Boa Sorte pra voce, não fica tensa, esse período da ESPERA é cruel, as vezes voce fica no limite, mais tudo isso faz parte do processo.
No final voce vai sorri de felicidade.
Fica com DEUS que ele vai te dar a vitória que voce tanto quer.
Eu já tenho o número do processo, é 39.XXX/2010.
Tenho uma amiga que mora em Lisboa e ligou pra lá se passando por mim...rs
A gente fica com comichão, né?
Sei que demora, sou advogada e estou acostumada com isso, mas quando é com a gente é diferente.
Abs e obrigada pela atenção.
Seguindo o conselho do pessoal aui da Comunidade, enviei carta para o CRC explicando a situacao do meu processo - 6 meses aguardando doctos de entidades externas - e, rapidamente, o CRC me respondeu a questao e, de acordo com a Oficial, ja fizeram a devida cobranca a Entidade externa no dia em aue receberam minha carta. Agora, segundo a Oficial, eh soh aguardar alguns dias :-)