Eu gostaria de fazer todo o processo da minha cidadania via correios, enviando para Porto. Depois, dos meus 3 filhos, pensei em ir até Portugal fazer o deles. Eles tem que estar presentes, ou eu posso dar entrada em tudo através de procuração?
não precisarão estar presentes. Se levar toda a documentação pronta, como se a mesma fosse enviada pelos correios, basta você entregar (sem procuração). Lembrando que se o filho caçula ainda for menor (ele está para fazer 18 anos, certo?), deverá ter assinatura da mãe e do pai no 1C dele, reconhecidas por autenticidade (e cópia autenticada e apostilada do RG dele também).
Eu e meu marido casamos, divorciados e casamos novamente. Já transcrevemos o primeiro casamento. Agora quero tirar minha cidadania por aquisição. Posso fazer direto ou tenho que homologar o divórcio e transcrever o segundo casamento?
@Marcia seu marido sendo filho de portugues ,peça a atribuiçao dele primeiro, depois ele pede a homologaçao do divorcio, transcreve o segundo casamento e vc pede a nacionalidade por agrupamento familiar se estiver casada ha mais de 5 anos.Não tenho certeza se ele precisará tb transcrever o primeiro casamento.
@Vlad, ficou uma dúvida em relação ao preenchimento do formulário 1C, a minha irmã foi casada(mudou o nome)/divorciada(voltou o nome para o de solteira)/casada(continuou sem alterar o nome de solteira), no estado civil coloco casada correto? e no nome coloco o de solteira? Ela é filha de português.
Outra coisa seria a solicitação do cartão cidadão do meu Pai, que é portugues, casado com brasileira, precisaria transcrever o casamento para solicitar?
Boa tarde Meu pais são portugueses. Porém, vieram para o Brasil e só se casaram aqui.... Continuaram como portugueses. Já faleceram. Eu pedi para uma pessoa da família em Portugal, enviar a certidão de nascimento do meu pai. Essa certidão chegou ontem, já constando o casamento deles no Brasil e o óbito do meu pai. Vou juntar minha certidão de nascimento ( meu pai foi o declarante), de inteiro teor, autenticada e uma cópia autenticada do meu RG. Preencher o formulário e pagar a taxa. Pretendo enviar para a ACP Porto. Só tem uma dúvida. Casei , divorciei e casei com outra pessoa.... Posso fazer todo meu processo de cidadania normal ? Vou receber o assento português. Depois disso , eu poderia pedir meu cartão cidadão e meu passaporte, sem averbar esses casamento/divórcio/ casamento ?? A ideia seria eu averbar isso, somente depois que eu estivesse com meu cartão cidadão e passaporte português... Aí eu já estaria morando em Portugal e aí , com mais calma, faria essas averbações... Isso é possível ??? Obrigado Carvalho
Bom dia, tenho uma amiga que esta com uma duvida, vcs podem ajudar, ela fez atribuição da cidadania , ela era casada e se divorciou , ela poderia pedir o cartão e o passaporte sem fazer a transcrição do casamento e o divorcio dela a principio somente para agilizar, pois como ela tem uma filha obrigatoriamente irá fazer a transcrição
Minha esposa esta nos minutos , meses finais do processo de atribuição de netos em Lisboa ( espero eu rsrs )
Nossa duvida é a seguinte :
Queremos tirar a cidadania do nosso filho , ele tem 20 anos , o declarante são os pais ( eu e minha esposa ),
ai vem nossa dúvida , moramos juntos desde 1993 , não temos união estável e nem casamento , como fazer transcrição? ( se não somos casados ) , oficialmente somos solteiros , é necessário a transcricão ? , para obter o cartão cidadão/passaporte dela e consequentemente a cidadania dele.
Se ambos foram declarantes do nascimento do filho, mande a documentação normalmente.
É bom juntar uma Declaração, pela mãe portuguesa, com firma reconhecida por autenticidade e apostilada, informando que nunca foi casada com você, só para dirimir eventuais dúvidas.
Para pedir a atribuição do filho não precisa tirar cartão cidadão, basta mandar o registro português que ela vai receber quando o processo de atribuição dela for concluído.
Os outros documentos são os mesmos para o processo de Atribuição.
Concomitantemente, ela pode pedir, no Consulado da sua área, o cartão cidadão e, depois, o passaporte.
Comentários
então, não terá problema algum para atribuir o caçula também.
Depois, dos meus 3 filhos, pensei em ir até Portugal fazer o deles. Eles tem que estar presentes, ou eu posso dar entrada em tudo através de procuração?
não precisarão estar presentes.
Se levar toda a documentação pronta, como se a mesma fosse enviada pelos correios, basta você entregar (sem procuração). Lembrando que se o filho caçula ainda for menor (ele está para fazer 18 anos, certo?), deverá ter assinatura da mãe e do pai no 1C dele, reconhecidas por autenticidade (e cópia autenticada e apostilada do RG dele também).
Outra coisa seria a solicitação do cartão cidadão do meu Pai, que é portugues, casado com brasileira, precisaria transcrever o casamento para solicitar?
Obrigado.
Coloque o estado civil atual e o nome como consta no documento de identificação
Sempre bom atualizar o estado civil em Portugal,mas para fazer o cartão cidadão não tem necessidade de transcrever o casamento do seu pai
Obrigado pelo esclarecimento.
Meu pais são portugueses.
Porém, vieram para o Brasil e só se casaram aqui....
Continuaram como portugueses.
Já faleceram.
Eu pedi para uma pessoa da família em Portugal, enviar a certidão de nascimento do meu pai.
Essa certidão chegou ontem, já constando o casamento deles no Brasil e o óbito do meu pai.
Vou juntar minha certidão de nascimento ( meu pai foi o declarante), de inteiro teor, autenticada e uma cópia autenticada do meu RG.
Preencher o formulário e pagar a taxa.
Pretendo enviar para a ACP Porto.
Só tem uma dúvida.
Casei , divorciei e casei com outra pessoa....
Posso fazer todo meu processo de cidadania normal ?
Vou receber o assento português.
Depois disso , eu poderia pedir meu cartão cidadão e meu passaporte, sem averbar esses casamento/divórcio/ casamento ??
A ideia seria eu averbar isso, somente depois que eu estivesse com meu cartão cidadão e passaporte português...
Aí eu já estaria morando em Portugal e aí , com mais calma, faria essas averbações...
Isso é possível ???
Obrigado
Carvalho
Boa noite
Minha esposa esta nos minutos , meses finais do processo de atribuição de netos em Lisboa ( espero eu rsrs )
Nossa duvida é a seguinte :
Queremos tirar a cidadania do nosso filho , ele tem 20 anos , o declarante são os pais ( eu e minha esposa ),
ai vem nossa dúvida , moramos juntos desde 1993 , não temos união estável e nem casamento , como fazer transcrição? ( se não somos casados ) , oficialmente somos solteiros , é necessário a transcricão ? , para obter o cartão cidadão/passaporte dela e consequentemente a cidadania dele.
Muito obrigado.
@Eder Sandro , não há o que transcrever.
Se ambos foram declarantes do nascimento do filho, mande a documentação normalmente.
É bom juntar uma Declaração, pela mãe portuguesa, com firma reconhecida por autenticidade e apostilada, informando que nunca foi casada com você, só para dirimir eventuais dúvidas.
Para pedir a atribuição do filho não precisa tirar cartão cidadão, basta mandar o registro português que ela vai receber quando o processo de atribuição dela for concluído.
Os outros documentos são os mesmos para o processo de Atribuição.
Concomitantemente, ela pode pedir, no Consulado da sua área, o cartão cidadão e, depois, o passaporte.
@Leticialele .
Bom dia
Muito obrigado pelas informações .