Solicitar cartão cidadão sem trancrever casamento e divócio. É possível ?

Prezados , como estão todos ?

Minha dúvida é a seguinte.

Tirei minha certidão portuguesa, agora irei pedir o cartão cidadão

O caso e a dúvida relacionanda exponho à seguir ...

Casei e divorciei duas vezes e há muitos anos estou solteiro, não vejo motivo para transcrever esses casamentos, pois em nada alteram minha vida e nunca mudei de nome, por exemplo ....

Minha filha pretende requerer a nacionalidade dela por atribuição através de mim, que sou o pai ... eu que a registrei e registrei no mesmo dia do nascimento.

a pergunta 1 é: será que, mesmo eu tendo inicialmente me registrado no consulado como divorciado, tendo solicitado minha certidão portuguesa como divorciado e sendo portador de uma identidade que consta ' divorciado ' , posso requerer meu cartão cidadão sem fazer as transcrições dos casamentos e divórcios no consulado aqui no Rio ou posso requerer em Portugal direto via correios ? O que é mais recomendável ?

a pergunta 2 é : Minha filha conseguirá, sem problemas, requerer por atribuição a cidadania dela mesmo que eu solicite meu cartão cidadão como solteiro ?

São dúvidas que me deixam preocupado, pois se tiver que transcrever tudo a coisa complica ....

Muito obrigado

Thomé
«1

Comentários

  • Olá,

    Pelo que acho, apesar de ser obrigação de todo português atualizar suas informações, vc só necessitará realizar a transcrição de casamento caso sua filha queira requerer a nacionalidade.

    Mas vamos aguardar algum outro colega que te dê certeza sobre isto.
  • deysonthomedeysonthome Member
    editado May 2017
    Olá Karina

    O principal é saber se consigo requerer o cartão cidadão sem fazer primeiramente as transcrições ... quanto a minha filha, creio que ela tem direito por atribuição pelo fato de eu ser o português e eu mesmo tê-la registrado antes de um ano de idade ....
    gostaria de saber se estou certo quanto a isto.

    Grato pela sua pronta resposta
  • editado May 2017
    @deysonthome, se vc ja tem o assento portugues, sua filha pode pedir a atribuiçao por Vila Nova de Gaia q por enquantos não está pedindo a transcriçao de casamento se o pai foi o declarante do nascimento do filho.Com relaçao ao cartão cidadão,não sei se vc teria q informar q foi casado e depois se divorciou.Acho q a @Marcia ou a @TherezaLima pode te responder.
  • deysonthomedeysonthome Member
    editado May 2017
    Oi Vlad Pen ... onde posso obter o endereço de Vila Nova de Gaia, é fácil ? consigo no site português ?

    Vamos ver se alguem mais me responde, obrigado pela atenção.

    Não sabia dessa de fazer a atribuição por Vila Nova de Gaia

    Estou atualizando a dúvida, a @Marcia já me ajudou no ano passado, apenas queria saber se tinha mudado algo .... irei aguardar mais um pouco.

    Muito obrigado mesmo
  • @deysonthome
    Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801
    Palácio da Justiça
    4400-096 - Vila Nova de Gaia
  • É possível.
  • Oi Vlad

    Obrigado pelo endereço, eu estava lá na discussão sobre Vila Nova de Gaia ... tem algum link por onde eu posso baixar os modelos de formulários, ou link onde possa obter mais informações sobre como pedir a cidadania da minha filha por atribuição através de Vila Nova de Gaia .....

    Outra pergunta é ... será que dá para pedir o Cartão Cidadão por lá ? Creio que só pessoalmente né ?

    Abraço
  • Obrigado Guilherme
  • Obrigado novamente Vlad ... muitas feilicidades
  • Pessoal,
    Por favor, não resposta a pergunta do deysonthome sobre o cc sem fazer o divorcio. Meu irmão é caso semelhante, e queria tirar cc sem fazer o divorcio. É possível? Obrigado.
  • @deysonthome
    Olá para todos!
    Fui casada com o pai de meu primeiro filho e me divorciei, voltando a usar nome de solteira. Fiz todo o processo de cidadania com nome de solteira e atribui para minha filha, fruto de outro relacionamento.
    Pegamos nosso cartão do cidadão ontem, aqui no consulado do Rio de Janeiro e requeri nossos passaportes, q chegam daqui a 6/8 dias úteis.
    Não transcrevi casamento anterior, tampouco divórcio. Meu estado civil em Portugal consta como solteira.
    Se eu quiser atribuir a cidadania para meu primeiro filho, aí, sim, vou ter que transcrever o casamento e averbar divórcio, pois na certidão dele consta, infelizmente, meu nome de casada:(
    Espero ter ajudado!
    Abr
    Tania
  • Muito obrigado ... sua resposta de uma só vez, confirmou as primeiras instruções que me deram e me deixou muito tranquilo, obrigado.

    Quanto tempo levou para chegar cartão cidadão ?
    O agendamento para o passaporte teve de ser feito anteriormente ou pode ser feito na hora de buscar o cartão cidadão ?

    Obrigado desde já pela gentileza de sua resposta.
  • Boa noite!
    Primeiro tem q agendar o cartão cidadão. Aí vai ser tirada a foto, colhidas as impressões digitais e outros dados (até altura pedem).
    Com a chegada da carta PIN (acho q está chegando no maximo em 40 dias), agendar o passaporte com retirada do cartão cidadão. No dia marcado, seu cartão cidadão já será entregue e vc vai tirar a foto, colher impressão digitalme assinatura para o passaporte, que será entregue em suas residência em 6/8 dias úteis. Estive lá no dia 16/06. Quando chegar meu passaporte, posto aqui.
    Abr
    Tania
  • Olá, boa tarde

    Irei dia 12/07 para o CC ... pedi com urgência ... postarei aqui conforme o andamento, para poder compartilhar essas informações com todos.

    Obrigado

    Thomé
  • Olá pessoal

    Fui hoje no consulado fazer a solicitação do meu Cartão Cidadão , pedi com urgência e em breve devo receber o meu PIN em casa, como pedi com urgência creio que levará 20 dias.

    Obrigado a todos vocês que me ajudaram com informações úteis.

    Mas continuo meus processos, em breve passaporte e a atribuição da minha filha.

    Abraços para todos

    Thomé
  • Recebi meu passaporte hoje !
  • Pessoal, minha dúvida é semelhante, mas eu e minha esposa mudamos de nome. É possível emitir o CC sem transcrever o casamento? Eles pedem algum documento brasileiro? Em caso positivo, posso apresentar minha identidade de solteiro?

    Muito obrigado.
  • Gente! Meu caso é parecido! Sou divorciada a mais de 20 anos. Tenho 2 filhos deste casamento. Neste momento moro com um companheiro, e temos um filho que vai completar 18 anos.
    Quando vi minha certidão de inteiro teor, lá consta que sou casada. Não há o registro do divorcio. Se eu pedir a minha cidadania com esta certidão, o que vai acontecer? Vou ser considerada casada em Portugal? Ou vou ser considerada solteira?
  • @Ana Maria Hit

    Primeiramente você "nascerá" em Portugal. No seu assento português terá nome e estado civil de solteira. Não importam os averbamentos na certidão de nascimento.
    Em seguida terá que transcrever o seu casamento para atribuir os dois filhos da primeira união, pois normalmente o declarante do nascimento é o pai. Para atribuir o filho do segundo casamento vc terá que homologar o divórcio e transcrever o segundo casamento.
  • Eu não sou casada pela segunda vez. Casei apenas uma vez, tenho 2 filhos deste casamento.
    Depois, fui morar com meu atual companheiro, mas não há nenhum documento oficial. Tenho com ele mais um filho.
    Meus filhos podem tirar as nacionalidades mesmo se eu não fizer o registro de casamento e o divórcio?
    Acho que li caso parecido aqui no forum.
    Meu nome nunca mudou, nas certidões de nascimento de cada um dos meus filhos o que consta é meu nome de solteira.
  • @Ana Maria Hit

    Se o seu primeiro marido foi o declarante do nascimento dos dois filhos você precisa transcrever o casamento. Estará livre da homologaçao se na certidão do seu terceiro filho você estiver com o estado civil separada ou divorciada. Porém, para um melhor entendimento é preciso que você informe se o declarante do filho caçula foi o pai, se você estava presente no ato do registro, em que ano, e o tempo entre o nascimento e o registro.
  • @Mariza Guerra não entendi essa questão de estar livre da homologação que você citou. Poderia me explicar melhor?
  • @Mariza Guerra, o delcarante do filho caçula foi o pai, eu não estava presente, isso foi em 1999, e meu filho foi registrado no dia seguinte do nascimento dele.
  • @Ana Maria Hit

    @Marcia saberá explicar melhor, porém, como está descrito o seu estado civil na certidão do seu filho caçula?
  • editado August 2017
    @Ana Maria Hit,

    você sendo mulher, terá obrigatoriamente que transcrever seu primeiro casamento, para que seus filhos (do primeiro casamento) possam ser atribuídos. Caso não o transcreva, os processos deles cairão em exigência. Não importa se na sua certidão de nascimento, não consta averbado o casamento.

    Para atribuir seu último filho (da união com seu companheiro), não precisará homologar o divórcio, conforme a @Mariza Guerra colocou, se este filho tiver sido registrado com menos de 1 ano de idade e se constar na certidão dele que você é a mãe.

    O que aparece na certidão do filho caçula? Você consta como sua mãe?
    Quando ele foi registrado?
  • @Marcia

    Estou em uma situação um pouco parecida. Gostaria de saber se você pode me esclarecer uma dúvida.
    Sou fruto do segundo casamento de minha mãe.
    No caso, após a atribuição dela, será necessário transcrever os dois casamentos para que eu possa fazer a minha atribuição?
    Se sim, o divórcio do primeiro casamento precisa ser homologado por advocado em Portugal? Mesmo já constando o novo casamento (com meu pai)?

    Obrigado.
  • Eu consto na certidão como mãe. Ele foi registrado em 1999, com 14 dias de vida.
  • @guu_am ja respondido em outro tópico
  • @Ana Maria Hit

    Se você ao casar mudou de nome vai precisar averbar o casamento, até onde sei, mas aqui no forum tem muitass pessoas que sabem muito, fique tranquila pois te darão as dicas de que precisas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.