transcrição de casamento e óbito
givial
Member
Bom dia!
Minha bisavó e bisavô (já falecidos), eram portugueses. Eles se casaram e morreram no Brasil. Gostaria de saber se para obter a nacionalidade por atribuição para minha avó (brasileira, nascida no rio de janeiro), é necessário averbar a certidao de casamento e os óbitos dos pais portugueses.
Obrigada
Minha bisavó e bisavô (já falecidos), eram portugueses. Eles se casaram e morreram no Brasil. Gostaria de saber se para obter a nacionalidade por atribuição para minha avó (brasileira, nascida no rio de janeiro), é necessário averbar a certidao de casamento e os óbitos dos pais portugueses.
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
por favor, não poste as mesmas dúvidas em discussões diferentes.
Se casaram em Portugal, não precisa transcrever o casamento
Se o o portugues foi o declarante do nascimento do filho,não precisa transcrever o casamento fazendo pelo ACP
sim o pai é o declarante, nem o obito preciso fazer a transcrição? outra duvida e que colocaram um "de" entre os nomes do portugues, isto pode dificultar? exemplo joao silva moura (correto) certidao no brasil joao silva de moura, porem é a mesma pessoa tenho a certidao de portugal porem no nascimento tem este "de"
Não precisa transcrever óbito
O acréscimo do "de" não será problema
muito obrigado!!!!
Meu caso é relativamente parecido, vejam se conseguem me ajudar pls.
Minha mãe é neta de portugueses e estamos iniciando o processo para tirar a cidadania dela. Atualmente seus pais e avós são falecidos.
Os avós portugueses casaram no Brasil e temos acesso a certidão de casamento de 1922.
1) Entendemos que para iniciar o processo de cidadania precisaremos fazer a transcrição do casamento, precisamos também fazer do óbito? (li em alguns tópicos aqui que não, mas liguei no consulado me disseram que sim)
2) Entendi daqui tb que o caminho mais rápido é mandar a solicitação diretamente para a conservatória ao invés de fazer via consulado. Sendo real, Guimarães continua sendo uma conservatória recomendada? Se não, qual outra?
3) Os documentos necessários que vi no site do IRN são: Certidão de casamento no Brasil, convenção antinupcial (nesse caso nao há) e certidão de nascimento do estrangeiro (tb não se aplica dado que os 2 são portugueses). Tenho localizadas nos AD`s ambas os registros de nascimento, em livro e com a leitura prejudicada, mas possível. Preciso solicitar esses documentos digitados ou somente indicar a localização dos mesmos?
4) Há uma divergência de data considerável de nascimento do Avô na certidão de casamento. O cartório no Brasil precisa da certidão portuguesa apostilada para fazer essa correção?
Desde já agradeço
Abs
Marcelo
1-O processo quando é feito direto nas conservatórias em Portugal não é necessário transcrever o óbito.
2-Desconhecemos os procedimento dessa conservatória. Envie para Ponta Delgada.
3-Os documentos estão no tópico abaixo.
4- Depende da divergência..se for mto expressiva terá q fazer a retificação.
ÁVISO IMPORTANTE. : Antes de dar entrada no processo é preciso verificar se o requerente ( sua mãe) possue laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa como exige a lei para atribuição de Netos de Portugueses.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Seguem respostas
1- ok; 2- ok
3- Pelo que entendo sendo os 2 portugueses nao preciso das certidoes, mas sabe me dizer se preciso solicitar que a escrevam digitalmente no arquivo distrital?
4- 8 anos, teremos que fazer, vou pedir a certidao original em portugal para fazer
Com relação aos vinculos, conversamos com alguns advogados que disseram termos um caso. Minha mãe acumula algumas viagens para Portugal (4 nos ultimos 8 anos) e possui alguns amigos portugueses vivendo lá com quem tem relação proxima, inclusive está indo para um casamento de portugueses no Porto agora na próxima semana. Eles estariam dispostos a escrever uma carta declarando a amizade. Acredita ser suficiente?
Um abraço!
Tenho visto no fórum discussões a respeito de aberturas de contas em Portugal e etc, mas imagino que abrir uma conta aleatória sem planos de movimentação no curto prazo não diz muito coisa, correto?
1) posso averbar esse casamento realizado na igreja em Portugal?
2) o casamento realizado na igreja serve para fins solicitação de atribuição de nacionalidade para netos?
Com os melhores cumprimentos,
Gisele
1- Pwra o processo de atribuição da minha mãe, preciso transcrever os 2 casamentos e o óbito do primeiro marido?
2- Para transcrever os casamentos, preciso das certidões de nascimento de ambos? Ou basta a de óbito do primeiro e a de nascimento do segundo? Ou não precisa de nada disso?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13019/quando-e-necessario-retificar-os-documentos-brasileiros#latest