Gabi, Aguardar sair a do seu pai e depois fazer a transcricao de casamento dos seus pais ai mesmo no consulado. Entre no site, pois esta tudo bem explicadinho. Assim vc vai providenciando os documentos que necessitara.
Manoella, Os processos normais de atribuicao de nacionalidade estao demorando de 6 a 8 meses. No caso do seu bebe, muito vai depender do pai. Desconheco as leis portuguesas com relacao ao fato que vc nos contou. Antes de sair do Brasil com o bebe o melhor é que vc se informe bem quais passos tera que dar e lembre que se o pai reconhece a paternidade podera ter problemas para tirar o bebe de Portugal. Informe-se bem!
Liguei lá de novo...falaram pra mim que o processo está na dependencia de Lousã aprovar´para que possa dar continuidade....será que teria algum jeito de apressar as coisas em Lousã?? Já está indo pra 9 meses...todo mundo que vejo demora só 8....
GABI , TENHO UMA MÁ NOTICIA PARA VC, SE SEU PROCESSO FOR DE NATURALIZAÇÃO , ESTA DEMORANDO MESMO...TENHO UM PARADO DESDE AGOSTO DE 2009 , E SEMPRE ESTA EM DILIGENCIA....HEHEHE BOA SORTE !!!
Amigos, Liguei hoje perguntando sobre o processo da minha filha que mora na Franca, me informaram que os processos por atribuicao estao demorando 8 meses e pediram para ligar em janeiro. Estava fazendo umas contas de acordo a informacoes postadas aqui e cheguei à conclusao que estao analisando em média 2400 processos por mes. Entao os dos meus filhos que estao na casa dos 35000 demorarao no minimo 7/8 meses mesmo, ou seja, enviados em julho estarao prontos la pra marco de 2011. Infelizmente nao ha muito que fazer mais que aguardar, esperando que todos os documentos estejam em ordem e que o processo nao caia em exigencia. Paciencia e boa sorte a todos!
Rogério e Pessoal... Então o meu é de pai pra filho...na realidade eu ainda estou tirando a do meu pai para então dar entrada no meu!! Acho que é atribuição que chama isso né!?
Portugal demora demaissss....mas tudo bem assim que sair o dele irei fazer o meu pelo consulado aqui do SP....pelo menos é mais fácil de acompanhar...vou ligar lá de novo e ver se tem novidades......
Vamos ter calma e esperar....uma hora sai né...acho que esses processos não se perdem por ai....assim espero...
Acabei de ligar lá e já entendi...eles estão aguardando a informatização de Manoel Dias ( meu avô) em Lousâ....nossa...mas esta demorando uma eternidade isso....será que tem como eu entrar em contato com Lousã e saber o status do processo??
Gabi, Por esse motivo é que agora recomendamos que as pessoas enviem com seus processos a certidao de nascimento do portugues. Agiliza o processo, pois a CRC nao tem que "procurar" a certidao.
A minha saiu com um ano,mas a da minha esposa já tem um ano e quatro meses e ainda não saíu. Telefonei para lá me informaram que estão aguardando alguma informação do SEF.O pedido de nacionalidade da minha esposa foi pedido em agosto de 2009.
tanto tempo, me informaram que seria um prazo de 9 meses, dei entrada em dezembro 2010, no meu caso é por tempo de marada no pais, já estou legal aqui há mais de 6 anos..
Caramba Luiz!! Agora você me desanimou mesmo!!! Dei entrada na nacionalidade da minha esposa em março de 2010. E eu já estava preocupado com a demora de 8 meses. kkkkk... (A minha demorou apenas 3)
A minha esposa também e por tempo de residencia (ela tem oito anos legalizada aqui em Portugal).Entramos com o processo dela em agosto de 2009 e até agora nada, temos o numero do processo. Estamos vivendo na Ilha da Madeira, aqui agente tem que mandar o processo pelo correio juntamente com o pagamento. No caso dela o registro civil daqui mandou enviar para Loulé. Quando agente liga para ter informação eles dizem que so tem um funcionario para fazer os processos por isto demora,e, ainda pedem para não ligar para lá, poís isto atraza mais o serviço deles. Devido a demora tomamos a deçisão de ligar toda a semana, para ver se da um aperto. Mas também acho que tem a ver com a falta de experiênçia deles com este tipo de trabalho, pois um amigo que reside perto de Loulé, foi dar entrada com os documetos lá pessoalmente, e eles colocaram algumas dificuldades com os documentos dele, então este foi para outra cidade , que não sei qual é, e deu entrada com os mesmos documentos e o processo correu tudo ok, e com 8 meses estava com o documento em mão.Só fiquei sabendo desta historia agora,caso contrario teria visto outro registro civil para enviar os documentos.
Então segundo a atendente o meu processo está no aguardo da aprovação de alguma autoridade oficial. Alguém lembra de ter passado por isso e se demora para concluir o processo? Nossa espero que não demore muito mais viu pq ainda falta EU passar por td processo novamente...
Enviei ontem toda a minha documentação para a CRC. Só isso já foi um grande alívio. Todos parecem concordar com esse prazo de 6 a 8 meses, mas vejo que muitos aqui entram em contato com a CRC para verificar como anda o processo e para cobrar maior agilidade. Isso é mesmo necessário? Em caso positivo, quando seria interessante fazer um primeiro contato? E através de que meio (telefone, e-mail, carta)?
Mais uma vez, deixo meu muito obrigado pela atenção e colaboração da galera.
Estou querendo tirar minha nacionalidade, meus avós maternos eram portugueses, mas não consigo entender se antes de eu adquirir tal nacionalidade, é necessário que a minha mãe tenha e passe para mim. Tem como eu fazer direto pelos meus avós e passar posteriormente aos meus filhos? Quanto vcs gastaram com o processo?
Aqui no RJ o consulado vive lotado, não respondem o email corretamente, e é dificil falar nos telefones para pedir informação.
Gustavo, Nao e necessario nem conveniente ficar ligando muito para a CRC. O prazo de atribuicao está em 8 meses normalmente. Ligue ou escreva dentro de um mes para perguntar o seu número de processo, se quiser.
Ariane, Tendo filhos, voce devera fazer os processos sem saltar nenhuma geracao para que eles tenham direito: avo-pai ou mae-voce-seus filhos. Na guia de ajuda da comunidade e nos diversos topicos encontrará informacao sobre os documentos necessarios. Em primeiro lugar consiga a certidao de nascimento do portugues.
As atendentes que falo da CRC me indicam ligar agora com 15 dias para saber status do processo...não sei se é porque ele ja está (acredito eu) no final. Além disso meu processo já passou de 8 meses...
Hoje, uma amiga que mora em Lisboa ligou pra CRC e informaram que falta a resposta de um ofício externo. Mês passado faltavam 2 ofícios, então significa que o processo tá andando. Alguém sabe informar, depois de chegarem todos os ofícios, quanto tempo ainda demora isso?
Comentários
Se voce esta em Sao Paulo, a melhor decisao é fazer tudo pelo Consulado dai. Entre no site do Consulado e va vendo os requisitos.
Ele é sim português, eu só queria saber se isso é rápido ou leva mais de 3 meses?
Obrigada pela atenção e por me responder.
Vou tirar o meu pelo consulado aqui mesmo, mas agora tenho que aguardar a do meu pai sair neh!?
Aguardar sair a do seu pai e depois fazer a transcricao de casamento dos seus pais ai mesmo no consulado. Entre no site, pois esta tudo bem explicadinho. Assim vc vai providenciando os documentos que necessitara.
Os processos normais de atribuicao de nacionalidade estao demorando de 6 a 8 meses.
No caso do seu bebe, muito vai depender do pai. Desconheco as leis portuguesas com relacao ao fato que vc nos contou.
Antes de sair do Brasil com o bebe o melhor é que vc se informe bem quais passos tera que dar e lembre que se o pai reconhece a paternidade podera ter problemas para tirar o bebe de Portugal.
Informe-se bem!
Já está indo pra 9 meses...todo mundo que vejo demora só 8....
AQUI ESTA UMA MARAVILHA, RAPIDEZ E BOM ATENDIMENTO....
GABI , TENHO UMA MÁ NOTICIA PARA VC, SE SEU PROCESSO FOR DE NATURALIZAÇÃO , ESTA DEMORANDO MESMO...TENHO UM PARADO DESDE AGOSTO DE 2009 , E SEMPRE ESTA EM DILIGENCIA....HEHEHE
BOA SORTE !!!
nesse caso só lhe resta esperar , ficar ligando la dia sim dia não pode ate piorar as coisas .
muita calma nessa hora , os processos estão demorando mesmo .
boa sorte.
Liguei hoje perguntando sobre o processo da minha filha que mora na Franca, me informaram que os processos por atribuicao estao demorando 8 meses e pediram para ligar em janeiro.
Estava fazendo umas contas de acordo a informacoes postadas aqui e cheguei à conclusao que estao analisando em média 2400 processos por mes. Entao os dos meus filhos que estao na casa dos 35000 demorarao no minimo 7/8 meses mesmo, ou seja, enviados em julho estarao prontos la pra marco de 2011.
Infelizmente nao ha muito que fazer mais que aguardar, esperando que todos os documentos estejam em ordem e que o processo nao caia em exigencia.
Paciencia e boa sorte a todos!
Então o meu é de pai pra filho...na realidade eu ainda estou tirando a do meu pai para então dar entrada no meu!! Acho que é atribuição que chama isso né!?
Portugal demora demaissss....mas tudo bem assim que sair o dele irei fazer o meu pelo consulado aqui do SP....pelo menos é mais fácil de acompanhar...vou ligar lá de novo e ver se tem novidades......
Vamos ter calma e esperar....uma hora sai né...acho que esses processos não se perdem por ai....assim espero...
Acabei de ligar lá e já entendi...eles estão aguardando a informatização de Manoel Dias ( meu avô) em Lousâ....nossa...mas esta demorando uma eternidade isso....será que tem como eu entrar em contato com Lousã e saber o status do processo??
Por esse motivo é que agora recomendamos que as pessoas enviem com seus processos a certidao de nascimento do portugues. Agiliza o processo, pois a CRC nao tem que "procurar" a certidao.
Eu mandei sim a certidão do meu avô junto com os outros documentos!!
Carimbado em papel timbrado da Conservatória de Lousã..
A minha saiu com um ano,mas a da minha esposa já tem um ano e quatro meses e ainda não saíu. Telefonei para lá me informaram que estão aguardando alguma informação do SEF.O pedido de nacionalidade da minha esposa foi pedido em agosto de 2009.
tanto tempo, me informaram que seria um prazo de 9 meses, dei entrada em dezembro 2010, no meu caso é por tempo de marada no pais, já estou legal aqui há mais de 6 anos..
Caramba Luiz!! Agora você me desanimou mesmo!!! Dei entrada na nacionalidade da minha esposa em março de 2010. E eu já estava preocupado com a demora de 8 meses. kkkkk... (A minha demorou apenas 3)
Ps. Tem que rir pra não chorar!
A minha esposa também e por tempo de residencia (ela tem oito anos legalizada aqui em Portugal).Entramos com o processo dela em agosto de 2009 e até agora nada, temos o numero do processo. Estamos vivendo na Ilha da Madeira, aqui agente tem que mandar o processo pelo correio juntamente com o pagamento. No caso dela o registro civil daqui mandou enviar para Loulé. Quando agente liga para ter informação eles dizem que so tem um funcionario para fazer os processos por isto demora,e, ainda pedem para não ligar para lá, poís isto atraza mais o serviço deles. Devido a demora tomamos a deçisão de ligar toda a semana, para ver se da um aperto. Mas também acho que tem a ver com a falta de experiênçia deles com este tipo de trabalho, pois um amigo que reside perto de Loulé, foi dar entrada com os documetos lá pessoalmente, e eles colocaram algumas dificuldades com os documentos dele, então este foi para outra cidade , que não sei qual é, e deu entrada com os mesmos documentos e o processo correu tudo ok, e com 8 meses estava com o documento em mão.Só fiquei sabendo desta historia agora,caso contrario teria visto outro registro civil para enviar os documentos.
Então segundo a atendente o meu processo está no aguardo da aprovação de alguma autoridade oficial.
Alguém lembra de ter passado por isso e se demora para concluir o processo?
Nossa espero que não demore muito mais viu pq ainda falta EU passar por td processo novamente...
Olá pessoal!
Enviei ontem toda a minha documentação para a CRC. Só isso já foi um grande alívio. Todos parecem concordar com esse prazo de 6 a 8 meses, mas vejo que muitos aqui entram em contato com a CRC para verificar como anda o processo e para cobrar maior agilidade. Isso é mesmo necessário? Em caso positivo, quando seria interessante fazer um primeiro contato? E através de que meio (telefone, e-mail, carta)?
Mais uma vez, deixo meu muito obrigado pela atenção e colaboração da galera.
Obrigado pela colaboração
Olá pessoal, alguém do RJ?
Estou querendo tirar minha nacionalidade, meus avós maternos eram portugueses, mas não consigo entender se antes de eu adquirir tal nacionalidade, é necessário que a minha mãe tenha e passe para mim. Tem como eu fazer direto pelos meus avós e passar posteriormente aos meus filhos? Quanto vcs gastaram com o processo?
Aqui no RJ o consulado vive lotado, não respondem o email corretamente, e é dificil falar nos telefones para pedir informação.
Obrigada!!
Nao e necessario nem conveniente ficar ligando muito para a CRC. O prazo de atribuicao está em 8 meses normalmente.
Ligue ou escreva dentro de um mes para perguntar o seu número de processo, se quiser.
Tendo filhos, voce devera fazer os processos sem saltar nenhuma geracao para que eles tenham direito: avo-pai ou mae-voce-seus filhos.
Na guia de ajuda da comunidade e nos diversos topicos encontrará informacao sobre os documentos necessarios.
Em primeiro lugar consiga a certidao de nascimento do portugues.
Hoje, uma amiga que mora em Lisboa ligou pra CRC e informaram que falta a resposta de um ofício externo.
Mês passado faltavam 2 ofícios, então significa que o processo tá andando.
Alguém sabe informar, depois de chegarem todos os ofícios, quanto tempo ainda demora isso?
Ok Denise, obrigado pela orientação!
Só mais uma pergunta: pra qual número devo ligar (ou para qual e-mail devo escrever)?
Grato