@Ivis obrigada por compartilhar essa notícia. Dia 01 eu soube que a Sra Maria Antonia havia entrado de férias, mas não sabia que tinha outra pessoa dando continuidade aos processos e também não imaginada que ela iria tirar 1 mês de férias.. Realmente acho que essas férias vão atrasar um pouco o andamento dos processos... o meu chegou perto do dia 31 de julho e também só lhe foi atribuído um número mas ainda não foi analisado... Imagino que somente em outubro, quando as duas funcionária estiverem trabalhando normalmente, que o andamento será mais rápido
Na Certidão de Nascimento de minha mãe, o cartorário em 1929 escreveu INDEVIDAMENTE.. os pais "AMBOS BRASILEIROS". Minha avó é portuguesa de Figueira da Foz. Mangualde percebeu esse erro e pediu, por enquanto, explicações. Estou mandando cópia apostilada do RG de minha avó (já falecida) e todas as explicações e documentos que provam ter sido um equivoco. Espero que aceitem. Se mangualde exigir que seja feita a correção na Certidão de Nascimento de minha mãe, será necessário abrir um processo judicial, com prioridade para idoso. Mas, mesmo assim, os prazos do nosso sistema jurídico são absurdamente longos. E essa Sentença provavelmente deverá demorar algo entre 2 e 3 anos para sair.
Abs
PS.: Coloquei hoje no Correio todos os documentos exigidos. - Oremos! rsss
Enviei o processo do meu pai para Mangualde no final de maio e deram entrada no dia 15/06. Na semana passada enviei email pedindo informações sobre o processo. Li no fórum que a Sra. Maria Antônia Gomes Batista estaria de férias. Hoje pela manhã recebi uma resposta dela dizendo que devido ao grande número de serviços, o processo ainda se encontra em classificação. Então vamos aguardar mais um pouco, mas é certo que já não está tão rápido assim.
Informe por email que já despachou os documentos mas esclareça sobre o conteúdo deles e explique que em SP a retificação é apenas por via judicial com prazo de conclusão médio em torno de 3 anos mesmo se tratando de prioridade (coloque no email o link da legislação sobre retificação judicial em SP).
Lembrando que nas Atribuições cujos requerentes são idosos, as conservatórias estão exigindo a Prova de Vida.
Também estão exigindo o RG com menos de 10 anos de emitido.
Com a emissão de um novo RG do idoso no DETRAN não há necessidade de Prova de Vida. Mas deixe para fazê-lo uns 15 dias antes de enviar o processo por Sedex.
Pessoal preciso de uma ajuda de quem já preencheu a ficha 1C.
1) Na frente do campo onde está escrito Conservatória de Registro Civil, tem dois quadradinhos, o que é pra preencher ali? 2) Estou fazendo a atribuição da cidadania da minha avó, e já fiz a transcrição da minha bisavó que é a portuguesa, nesta ficha eu teria que colocar o número de assento da transcrição de casamento em algum lugar? Ou somente preencher mesmo o campo com o número de assento onde consta a certidão de nascimento em Portugal da minha bisavó?
@mateusBH, 1 – Os dois quadradinhos na frente da Conservatória são para os casos de quando há mais de uma na região: 2ª Conservatória ...... Se não estiver nada indicando, deixe em branco.
2 – Precisa indicar apenas o número da certidão de nascimento.
Bom dia @mjrjunior e @Lua Maria e aos outros participantes.
Estou ficando preocupado pois enviei os documentos e recebi confirmação dos correios que eles foram entregues dia 08/08. Até agora não recebi nenhum e-mail e a conservatória também não me responde. Tem algum outro meio de contato com eles? Obrigado.
espere mais alguns dias, ligue na Linha de Registos, não mande e-mail ou ligue direto a conservatória, isso atrasa mais ainda o serviço deles. Nem todas avisam por e-mail o andamento do processo.
Entendi, perguntei aqui pois algumas pessoas disseram que receberam e-mail com a numeração do processo. Com isso eu já poderia ligar na central e ir acompanhando por telefone. Só fiquei preocupado mesmo, era mais pra saber se realmente eles já receberam os documentos. muito obrigado pela resposta.
cheguei tarde para responder, rsrs mas ai está o numero pela @Marcia eu sempre fiquei aguardando contatos via e-mail e também nunca os recebi, já fiz alguns processos, por 3 conservatórias e nenhum contato deles... rsrs
quanto a ligações para Portugal, sugiro também um aplicativo chamado WhatsCall, para smartphones, que faz ligações gratuitas.
Muuuuuuuuito obrigado pela prestabilidade de vocês, @Marcia e @Murilo Silva Irei aguardar até semana que vem e ai entro em contato com eles. Agora o ponto chave: qual informação devo passar a eles para que tentem localizar ? O nome de minha mãe? Mais uma vez, obrigado.
Raphaoliver, a minha documentação chegou na CRC Mangualde quatro dias antes da sua. Não recebi nenhum e-mail com numeração e nenhuma resposta para um e-mail meu questionando. Hoje confirmei por telefone (via skype) que o processo foi aceito, numerado, o Vale Postal sacado, mas a documentação ainda não começou a ser avaliada. Não deram previsão de prazo. Explicaram que não estão respondendo e-mails neste período de férias devido à equipe reduzida. O atendimento telefônico foi rápido e prestativo.
Oi pessoal. @raphaoliver , eu acho que essa demora é normal, e como já falaram, eles não avisam por e-mail. As respostas que eu tive por e-mail, foi porque mandei alguma pergunta e eles então me responderam.
Mas pelo que você disse, dia 08/08 a Dona Maria Antonia (que sempre me responde) estava de férias e só tinha outra pessoa tralhando lá. Agora eu imagino que ela voltou das férias e a outra pessoa saiu... então eles devem estar bem sobrecarregados...
Confesso que não estou mandando e-mail também para não atrasar ainda mais eles... Mas é ruim ficar sem nenhuma resposta.
Enviei o processo de atribuição de minha mãe no final de julho. Não recebi qualquer contato da conservatória, então hoje liguei para a linha de registros e me informaram o número do processo 33XXX/17.
Liguei agora para a linha de registros e consegui a numeração do processo da minha mãe... 36***/17 Mas como era de se esperar por causa das férias, ele foi numerado mas sequer foi analisado ainda... agora vou esperar mais um mês pra entrar em contato novamente...
Ontem tive a feliz noticia que meu processo foi concluído, recebido pela CRC em 22/05 e concluído em 22/09 - 4 meses. Processo de aquisição pela lei 6.4 Sei que que aqui é de atribuição mas é o único falando sobre Mangualde. Achei interessante compartilhar.
Achei uma ótima CRC para enviar, sempre que precisei tirar duvidas sobre o processo antes de enviar foram atenciosos.
Comentários
Na Certidão de Nascimento de minha mãe, o cartorário em 1929 escreveu INDEVIDAMENTE.. os pais
"AMBOS BRASILEIROS". Minha avó é portuguesa de Figueira da Foz.
Mangualde percebeu esse erro e pediu, por enquanto, explicações.
Estou mandando cópia apostilada do RG de minha avó (já falecida) e todas as explicações e documentos que provam ter sido um equivoco.
Espero que aceitem.
Se mangualde exigir que seja feita a correção na Certidão de Nascimento de minha mãe, será necessário abrir um processo judicial, com prioridade para idoso. Mas, mesmo assim, os prazos do nosso sistema jurídico são absurdamente longos. E essa Sentença provavelmente deverá demorar algo entre 2 e 3 anos para sair.
Abs
PS.: Coloquei hoje no Correio todos os documentos exigidos.
- Oremos! rsss
Informe por email que já despachou os documentos mas esclareça sobre o conteúdo deles e explique que em SP a retificação é apenas por via judicial com prazo de conclusão médio em torno de 3 anos mesmo se tratando de prioridade (coloque no email o link da legislação sobre retificação judicial em SP).
Grato pela dica e pela previdência.
Seguirei sua orientação
Abs
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/80332/#Comment_80332
Lembrando que nas Atribuições cujos requerentes são idosos, as conservatórias estão exigindo a Prova de Vida.
Também estão exigindo o RG com menos de 10 anos de emitido.
Com a emissão de um novo RG do idoso no DETRAN não há necessidade de Prova de Vida. Mas deixe para fazê-lo uns 15 dias antes de enviar o processo por Sedex.
1) Na frente do campo onde está escrito Conservatória de Registro Civil, tem dois quadradinhos, o que é pra preencher ali?
2) Estou fazendo a atribuição da cidadania da minha avó, e já fiz a transcrição da minha bisavó que é a portuguesa, nesta ficha eu teria que colocar o número de assento da transcrição de casamento em algum lugar? Ou somente preencher mesmo o campo com o número de assento onde consta a certidão de nascimento em Portugal da minha bisavó?
Se alguém puder me ajudar, serei grato.
Valeusss.
1 – Os dois quadradinhos na frente da Conservatória são para os casos de quando há mais de uma na região: 2ª Conservatória ......
Se não estiver nada indicando, deixe em branco.
2 – Precisa indicar apenas o número da certidão de nascimento.
Muito obrigado parceiro. Abraço.
Estou ficando preocupado pois enviei os documentos e recebi confirmação dos correios que eles foram entregues dia 08/08. Até agora não recebi nenhum e-mail e a conservatória também não me responde.
Tem algum outro meio de contato com eles?
Obrigado.
espere mais alguns dias, ligue na Linha de Registos, não mande e-mail ou ligue direto a conservatória, isso atrasa mais ainda o serviço deles. Nem todas avisam por e-mail o andamento do processo.
Você tem o número da linha de registros? Qual informação devo passar a eles?
Obrigado
Entendi, perguntei aqui pois algumas pessoas disseram que receberam e-mail com a numeração do processo. Com isso eu já poderia ligar na central e ir acompanhando por telefone.
Só fiquei preocupado mesmo, era mais pra saber se realmente eles já receberam os documentos.
muito obrigado pela resposta.
00 xx (351) 211 95 05 00, opção 1 e depois 1 de novo,
onde xx é o código de sua prestadora de telefonia no Brasil.
Ou ligue do Skype ou similar.
cheguei tarde para responder, rsrs
mas ai está o numero pela @Marcia
eu sempre fiquei aguardando contatos via e-mail e também nunca os recebi, já fiz alguns processos, por 3 conservatórias e nenhum contato deles... rsrs
quanto a ligações para Portugal, sugiro também um aplicativo chamado WhatsCall, para smartphones, que faz ligações gratuitas.
Irei aguardar até semana que vem e ai entro em contato com eles.
Agora o ponto chave: qual informação devo passar a eles para que tentem localizar ? O nome de minha mãe?
Mais uma vez, obrigado.
Não recebi nenhum e-mail com numeração e nenhuma resposta para um e-mail meu questionando.
Hoje confirmei por telefone (via skype) que o processo foi aceito, numerado, o Vale Postal sacado, mas a documentação ainda não começou a ser avaliada. Não deram previsão de prazo.
Explicaram que não estão respondendo e-mails neste período de férias devido à equipe reduzida.
O atendimento telefônico foi rápido e prestativo.
então você já conseguiu o número do processo?
você ligou direto pra CRC?
As respostas que eu tive por e-mail, foi porque mandei alguma pergunta e eles então me responderam.
Mas pelo que você disse, dia 08/08 a Dona Maria Antonia (que sempre me responde) estava de férias e só tinha outra pessoa tralhando lá. Agora eu imagino que ela voltou das férias e a outra pessoa saiu... então eles devem estar bem sobrecarregados...
Confesso que não estou mandando e-mail também para não atrasar ainda mais eles... Mas é ruim ficar sem nenhuma resposta.
Enviei o processo de atribuição de minha mãe no final de julho. Não recebi qualquer contato da conservatória, então hoje liguei para a linha de registros e me informaram o número do processo 33XXX/17.
Agora é aguardar e torcer para que de certo.
Abraços!
Liguei agora para a linha de registros e consegui a numeração do processo da minha mãe...
36***/17
Mas como era de se esperar por causa das férias, ele foi numerado mas sequer foi analisado ainda...
agora vou esperar mais um mês pra entrar em contato novamente...
Ontem tive a feliz noticia que meu processo foi concluído, recebido pela CRC em 22/05 e concluído em 22/09 - 4 meses. Processo de aquisição pela lei 6.4
Sei que que aqui é de atribuição mas é o único falando sobre Mangualde. Achei interessante compartilhar.
Achei uma ótima CRC para enviar, sempre que precisei tirar duvidas sobre o processo antes de enviar foram atenciosos.