Ajuda - Processo em andamento e entrada em novos

   Há 3 anos atrás minha mãe entrou com o processo dela de atribuição (Brasileira, filha de portugueses e residente no RJ) presencialmente em Portugal na CRC. Não iniciou o processo de Naturalização meu e dos meus irmãos (também brasileiros e residentes no RJ). Após um tempo enviaram uma carta ao Brasil solicitando a transcrição do casamento dos pais dela portugueses (casaram no Brasil) e ela não respondeu por falta de tempo e o processo ficou parado.
   Agora eu resolvi retomar os processos para poder fazer a minha e dos meus irmãos também (ainda não iniciamos, só emitimos certifidões e providenciamos e autenticamos os documentos). Recebemos esta semana uma outra carta solicitando a transcrição do casamento.

Questões: 
-Pode iniciar o processo de naturalização dos netos juntamente com o processo em andamento da filha (atribuição)?
-Para INICIAR o processo de naturalização meu e dos meus irmãos (netos), é mais fácil/rápido fazer enviando para a CRC, por ela já ter começado por lá, ou é indiferente fazer pelo Porto ou Consulado-RJ?
-Quando ela esteve em Portugal e iniciou o processo dela, minha avó já era falecida e meu avô vivo. Meu avô faleceu há dois meses. Informaram aqui no Consulado-RJ pra ela não enviar o atestado de óbito do meu avô porque iria demorar mais o processo, e sim concluir somente com a certidão de casamento. PROCEDE?
-Não enviando atestado de óbito do meu avô no processo de atribuição da minha mãe e iniciando o processo de naturalização dos netos, simultaneamente, com o atestado de óbito, eles irão indeferir o processo dela ou não tem relação?

Desculpe a quantidade de dúvidas, estou pesquisando bastante e estive hoje no consulado aqui no RJ, mas estava fechado por ser feriado em Portugal, e agradeço desde já a atenção galera!!

Comentários

  • Pedro, com certeza você precisa enviar a certidão de casamento de sua mãe para transcrever o casamento dos seu pais (de acordo com a carta que recebeu). Feito isso você deve concluir o processo de ATRIBUIÇÃO da sua mãe, após concluído fará o seu processo também por ATRIBUIÇÃO e mesma situação vale para seus irmãos, esqueça a palavra "naturalização" , pois você e seus irmãos serão em breve filhos de cidadã Portuguesa. entende!
  • Valeu pela ajuda Jean,

    No Site do consulado vem escrito: "Sendo assim, a nacionalidade derivada não é transmissível aos filhos do requerente que sejam maiores de idade ao tempo do registo da aquisição da nacionalidade." - Eu entendi por isso que não posso receber a nacionalidade pela minha mãe, e sim pelos meus avós. Pensei que teria que fazer o processo por Naturalização.
    Mais essa dúvida agora haha.
  • Estava pesquisando agora no site do consulado como transcrever o casamento dos meus avós (portugueses) à Portugal, como solicita a carta, e os documentos exigidos são impossíveis de serem enviados por já terem falecido, como o Requerimento, que deve ser assinado pelo requerente, foto 3x4, etc.
    > Para transcrever o óbito dos meus avós, eu preciso transcrever o casamento? Ou não?
  • Pedro,
    Vejamos:
    - Sua mae é filha de portugueses. Ela tem o processo em andamento em Portugal e pedem a trancricao de casamento dos pais dela ambos falecidos. Uma vez falecidos, ela pode solicitar no mesmo consulado em Sao Paulo. O correto é que ao solicitar a transcricao de casamento solicite a transcricao dos obitos de uma vez. O consulado funciona muito bem e o tramite é rapido. Leia as instrucoes detalhadamente reuna os documentos e se estes estiverem completos esse ponto se resolve logo.
    - Sua mae envia o resultado da transcricao para Lisboa (esperando que o processo de 3 anos atras esteja vigente ainda).
    - Lisboa analisará os documentos e provalmente concedera a cidadania por ATRIBUICAO a sua mae.
    - Uma vez sua mae tenha a cidadania, voce e seus irmaos, depois de transcrever o casamento dos seus pais (pode ser no consulado tambem), poderao solicitar suas cidadanias por ATRIBUICAO. Isso pode ser feito no mesmo consulado ou enviando os documentos por correio a Lisboa.

    Termos:
    Cidadania por aquisicao - é naturalizacao. Quando a pessoa requere a cidadania por ser NETO de portugueses, por exemplo.
    Cidadania por atribuicao - quando se solicita porque é filho de portugues.

  • Denise,
                  o Pedro e a família são do Rio. 
     
    Pedro, 
                use o consulado-RJ somente para legalizar as certidões e tirar o CC e passaporte.
     
                Quanto a transcrição a 4ª do Porto, onde o Lino fez, parece ser uma boa opção. Veja aqui (
  • Ah! verdade. Ele é do Rio. Nao sei quanto tempo demora uma transcricao nesse consulado, assim que a opcao de fazer por correio em uma conversatoria em PT pode ser uma boa.
    As transcricoes de obito sao gratuitas se feitas em PT.

  • Denise, muito obrigado pela atenção..
    Estou pensando mesmo em enviar para CRG em Portugal, pelo tempo. Semana que vem pego todas as certidões no cartório e documentos autenticados e vou no consulado .
    Sim, por sorte temos todos os documentos, inclusive certidão original de nascimento da minha avó em 1922, escrita à mão numa folha pautada. Acho que ter os documentos vai facilitar bem.

    Guilherme, obrigado pela resposta também,
    Vou ligar amanhã pra saber do processo de transcrição, e ver em que fase anda o processo.

    Resolvendo a atualização de documentos de casamento e óbito, acredito que vai ficar tudo mais tranquilo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.