Cidadania pedida por casamento!!!

2»

Comentários

• minha mãe se casou com meu pai em 1980.
    ele vai tirar a cidadania pra ele e pra mim (no caso, meu pai é filho de portuguesa).
    será então q minha mãe (brasileira) também poderá tirar a cidadania por ter se casado em 1980?
  • Karina,
    Ela tem todo o direito.
    Para ver os documentos necessarios entre no site do consulado em Sao Paulo e quem sabe o amigo acima possa passar como fez tudo, nao é?
  • Denise

Denise, mais uma vez, muito obrigada!

Estou juntando os documentos (o que demora um pouquinho) e esperando o consulado responder meu email sobre a transcrição do casamento de minha avó (segundo ela, ela entrou com a transcrição em 2001, mas até hj não sabe se deu certo, e olha q ela pagou a taxa e tudo mais. No BI dela de 2001 nem consta o estado civil, olha só! rs!).
    Espero q o consulado não demore a responder... hehe!
    Aí depois de tirar a do meu pai, dou entrada na de minha mãe, já q então ela tem direito, e na minha.

Obrigada!
  • So pra informacao

Um amigo aqui de Londres pediu a naturalizacao pelo casamento e depois de 11 meses veio uma carta negando por falta de vinculos com a comunidade portuguesa.
    Na carta diz que se ele quizer recorrer devera apresentar algum documento compravativo por representacao de advogado.
  • Luis Carlos

Seria interessante o Luis Carlos explicar pra nós o passo a passo da requisição de cidadania portuguesa para o cônjuge casado com cidadão português antes de 1981 já que é o caso dos meus pais e ainda não sei ao certo como proceder para solicitar a cidadania da minha mãe.
    Sei que é preciso averbar o casamento no consulado antes mas e depois? O processo pode ser enviado à CRC ou é feito tam´bém através do consulado?
    Alguém mais tem experiência nesse aspecto?
    Grato
  • Será que nao sao casos diferentes casamentos antes 1981 e casamentos recentes?Lembrem-se tambem que nos casamentos antes de 1981 a cidadania é só para as mulheres. Abaixo o que aparece no site do Consulado em SP: www.consuladoportugalsp.org.br

Requerimento de nacionalidade portuguesa pelo casamento - Base X

A cidadã brasileira que tenha se casado com cidadão português antes de 03 de Outubro de 1981 poderá adquirir a nacionalidade portuguesa (mas apenas as mulheres) desde que o casamento já esteja averbado na certidão de nascimento portuguesa do marido, ou seja, desde que já tenha feito a transcrição do casamento para Portugal (para providenciar este averbamento clique aqui).

Deve enviar os seguintes documentos:

1. Uma fotocópia simples e uma autenticada de um documento de identificação do requerente, actual (RG - com fotografia actualizada);

2. Requerimento da nacionalidade devidamente preenchido (clique aqui para obter o modelo);

3. 2ª Via da Certidão de Nascimento da nubente brasileira emitida há menos de 1 ano (original) com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui), constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido e uma fotocópia simples da mesma.

4. envelope de Sedex já com o seu endereço marcado no destinatário;
  • Cont.
    5. Comprovante de residência na área de jurisdição do Consulado: original ou fotocópia autenticada da sua última conta telefónica (em nome da requerente ou do marido);

Atenção: As certidões de nascimento brasileiras destinadas a instruir os processos de nacionalidade devem ser previamente reconhecidas pelo Itamaraty. Para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty clique aqui.

Pagamento

Para efectuar o pagamento, basta enviar Cheque nominal ao "Consulado Geral de Portugal em São Paulo", no valor de R$ 255,00.

INSTRUÇÕES DE ENVIO

Todos os elementos acima discriminados podem ser enviados pelo correio para:

Consulado Geral de Portugal em São Paulo
    "Nacionalidade pelo casamento - BASE X"
    Rua Canadá, 324 - Jardim América
    CEP:01436-000 - São Paulo - SP
  • A Menina

Como pode uma pessoa ter residência pelo casamento e não ter arrumado um emprego com contrato de trabalho durante mais de 3 anos??????

Esta até agora à trabalhar com recibos verdes????

Além do documentos pessoais ela não tem nada fixo!!!!

Trabalho, casa e filho, quando tirar a cidadania sai do país.

É isso q esta acontecendo com vc!!!

Os tugas não tem o mesmo pensamento q os Brazucas....

Não é apenas pagar impostos.
  • Se tem direito a cidadania portuguesa, por que nao pedir ? Nunca sabemos o dia de amanha, alem do que, o passaporte portugues evita que brasileiros tirem visto pra varios paises, ate mesmo pro Mexico esquecemos que brasileiros precisam de visto, portugues nao !
  • "Se tem direito a cidadania portuguesa, por que nao pedir ?" (2) Se tem direito para que passar a vida dependendo de visto ou autorizacoes de residencia que precisam de ser renovadas?
  • Para os EUA nao precisa de visto, Portugal faz parte do visa waiver program, isento de visto, apenas tem que preencher on-line o ESTA, um formulario de autorizacao de viagem que nao e' considerado visto, e todos ( residentes de paises que necessitam de visto americano ou nao ) estao sujeitos ao controle imigratorio americano.
  • meu amigo foi para os estados unidos com o passaporte português , foi deportado do aeroporto coitado .

maior humilhação.
  • Marcelo

Tem certeza que ele tinha passaporte português?????
  • O que eu vi nos aeroportos americanos foram várias pessoas chegando lá sem o ESTA preenchido - gente que não se informa antes de viajar (a maioria backpackers europeus). Para entrar no país eles levam em consideração inúmeras coisas, o passaporte portuga só troca o processo do visto pelo processo do ESTA, na chegada eles vão checar os propósitos da sua viagem, passagem de volta, reserva de hotel, cash, credit cards, e outros comprovantes de vinculo com seu país de origem... se alguma coisa ou atitude deixar dúvidas sobre o propósito da sua viagem, ou não tiver documentação completa, é mandado de volta mesmo, não importa o ppt.
  • É verdade Fernanda, tem gente que chega la achando que está chegando na UE!
  • Fernando

tenho certeza sim . ele trabalha comigo em aqui em Londres , ele assim como eu é filho de português , pegou a nacionalidade portuguesa por atribuição .

o coitado chegou nos estados unidos e foi barrado no aeroporto .

passaporte português só nos garante entrada na Europa , de resto nada e garantido .

ai só restou a ele vir para Londres .
  • Tinha o ESTA?
    Ja me preocupei, pois meu visto no passaporte brasileiro vence em breve e queria usar o portugues nas proximas viagens aos EUA.
    Por favor confirme com o amigo se levava o ESTA e o que alegaram para nao deixa-lo entrar.
  • ola denise .

ele tinha o esta preenchido tudo certo , porque o próprio pessoal da agência de viagens fez isso para ele .

eu tb perguntei isso para ele ...

para nao deixarem ele entrar alegaram que ele nao tinha as condições necessárias para entrar nos estados unidos .

ele tinha tudo certo , dinheiro , cartões ,carimbos nos passaportes de outras viagens etc etc .

acho que foi falta de sorte dele .
  • Caramba

Que situação... será que é pq ele nasceu no Brasil e desconfiaram de algo???? Como a brasilidade persegue né???? Fico estarrecido com esses relatos!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.