minha mãe se casou com meu pai em 1980. ele vai tirar a cidadania pra ele e pra mim (no caso, meu pai é filho de portuguesa). será então q minha mãe (brasileira) também poderá tirar a cidadania por ter se casado em 1980?
Karina, Ela tem todo o direito. Para ver os documentos necessarios entre no site do consulado em Sao Paulo e quem sabe o amigo acima possa passar como fez tudo, nao é?
Estou juntando os documentos (o que demora um pouquinho) e esperando o consulado responder meu email sobre a transcrição do casamento de minha avó (segundo ela, ela entrou com a transcrição em 2001, mas até hj não sabe se deu certo, e olha q ela pagou a taxa e tudo mais. No BI dela de 2001 nem consta o estado civil, olha só! rs!). Espero q o consulado não demore a responder... hehe! Aí depois de tirar a do meu pai, dou entrada na de minha mãe, já q então ela tem direito, e na minha.
Um amigo aqui de Londres pediu a naturalizacao pelo casamento e depois de 11 meses veio uma carta negando por falta de vinculos com a comunidade portuguesa. Na carta diz que se ele quizer recorrer devera apresentar algum documento compravativo por representacao de advogado.
Seria interessante o Luis Carlos explicar pra nós o passo a passo da requisição de cidadania portuguesa para o cônjuge casado com cidadão português antes de 1981 já que é o caso dos meus pais e ainda não sei ao certo como proceder para solicitar a cidadania da minha mãe. Sei que é preciso averbar o casamento no consulado antes mas e depois? O processo pode ser enviado à CRC ou é feito tam´bém através do consulado? Alguém mais tem experiência nesse aspecto? Grato
Será que nao sao casos diferentes casamentos antes 1981 e casamentos recentes?Lembrem-se tambem que nos casamentos antes de 1981 a cidadania é só para as mulheres. Abaixo o que aparece no site do Consulado em SP: www.consuladoportugalsp.org.br
Requerimento de nacionalidade portuguesa pelo casamento - Base X
A cidadã brasileira que tenha se casado com cidadão português antes de 03 de Outubro de 1981 poderá adquirir a nacionalidade portuguesa (mas apenas as mulheres) desde que o casamento já esteja averbado na certidão de nascimento portuguesa do marido, ou seja, desde que já tenha feito a transcrição do casamento para Portugal (para providenciar este averbamento clique aqui).
Deve enviar os seguintes documentos:
1. Uma fotocópia simples e uma autenticada de um documento de identificação do requerente, actual (RG - com fotografia actualizada);
2. Requerimento da nacionalidade devidamente preenchido (clique aqui para obter o modelo);
3. 2ª Via da Certidão de Nascimento da nubente brasileira emitida há menos de 1 ano (original) com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui), constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido e uma fotocópia simples da mesma.
4. envelope de Sedex já com o seu endereço marcado no destinatário;
Cont. 5. Comprovante de residência na área de jurisdição do Consulado: original ou fotocópia autenticada da sua última conta telefónica (em nome da requerente ou do marido);
Atenção: As certidões de nascimento brasileiras destinadas a instruir os processos de nacionalidade devem ser previamente reconhecidas pelo Itamaraty. Para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty clique aqui.
Pagamento
Para efectuar o pagamento, basta enviar Cheque nominal ao "Consulado Geral de Portugal em São Paulo", no valor de R$ 255,00.
INSTRUÇÕES DE ENVIO
Todos os elementos acima discriminados podem ser enviados pelo correio para:
Consulado Geral de Portugal em São Paulo "Nacionalidade pelo casamento - BASE X" Rua Canadá, 324 - Jardim América CEP:01436-000 - São Paulo - SP
Se tem direito a cidadania portuguesa, por que nao pedir ? Nunca sabemos o dia de amanha, alem do que, o passaporte portugues evita que brasileiros tirem visto pra varios paises, ate mesmo pro Mexico esquecemos que brasileiros precisam de visto, portugues nao !
"Se tem direito a cidadania portuguesa, por que nao pedir ?" (2) Se tem direito para que passar a vida dependendo de visto ou autorizacoes de residencia que precisam de ser renovadas?
Para os EUA nao precisa de visto, Portugal faz parte do visa waiver program, isento de visto, apenas tem que preencher on-line o ESTA, um formulario de autorizacao de viagem que nao e' considerado visto, e todos ( residentes de paises que necessitam de visto americano ou nao ) estao sujeitos ao controle imigratorio americano.
O que eu vi nos aeroportos americanos foram várias pessoas chegando lá sem o ESTA preenchido - gente que não se informa antes de viajar (a maioria backpackers europeus). Para entrar no país eles levam em consideração inúmeras coisas, o passaporte portuga só troca o processo do visto pelo processo do ESTA, na chegada eles vão checar os propósitos da sua viagem, passagem de volta, reserva de hotel, cash, credit cards, e outros comprovantes de vinculo com seu país de origem... se alguma coisa ou atitude deixar dúvidas sobre o propósito da sua viagem, ou não tiver documentação completa, é mandado de volta mesmo, não importa o ppt.
tenho certeza sim . ele trabalha comigo em aqui em Londres , ele assim como eu é filho de português , pegou a nacionalidade portuguesa por atribuição .
o coitado chegou nos estados unidos e foi barrado no aeroporto .
passaporte português só nos garante entrada na Europa , de resto nada e garantido .
Tinha o ESTA? Ja me preocupei, pois meu visto no passaporte brasileiro vence em breve e queria usar o portugues nas proximas viagens aos EUA. Por favor confirme com o amigo se levava o ESTA e o que alegaram para nao deixa-lo entrar.
Que situação... será que é pq ele nasceu no Brasil e desconfiaram de algo???? Como a brasilidade persegue né???? Fico estarrecido com esses relatos!!!!
Comentários
ele vai tirar a cidadania pra ele e pra mim (no caso, meu pai é filho de portuguesa).
será então q minha mãe (brasileira) também poderá tirar a cidadania por ter se casado em 1980?
Ela tem todo o direito.
Para ver os documentos necessarios entre no site do consulado em Sao Paulo e quem sabe o amigo acima possa passar como fez tudo, nao é?
Denise, mais uma vez, muito obrigada!
Estou juntando os documentos (o que demora um pouquinho) e esperando o consulado responder meu email sobre a transcrição do casamento de minha avó (segundo ela, ela entrou com a transcrição em 2001, mas até hj não sabe se deu certo, e olha q ela pagou a taxa e tudo mais. No BI dela de 2001 nem consta o estado civil, olha só! rs!).
Espero q o consulado não demore a responder... hehe!
Aí depois de tirar a do meu pai, dou entrada na de minha mãe, já q então ela tem direito, e na minha.
Obrigada!
Um amigo aqui de Londres pediu a naturalizacao pelo casamento e depois de 11 meses veio uma carta negando por falta de vinculos com a comunidade portuguesa.
Na carta diz que se ele quizer recorrer devera apresentar algum documento compravativo por representacao de advogado.
Seria interessante o Luis Carlos explicar pra nós o passo a passo da requisição de cidadania portuguesa para o cônjuge casado com cidadão português antes de 1981 já que é o caso dos meus pais e ainda não sei ao certo como proceder para solicitar a cidadania da minha mãe.
Sei que é preciso averbar o casamento no consulado antes mas e depois? O processo pode ser enviado à CRC ou é feito tam´bém através do consulado?
Alguém mais tem experiência nesse aspecto?
Grato
Requerimen
A cidadã brasileira que tenha se casado com cidadão português antes de 03 de Outubro de 1981 poderá adquirir a nacionalidade portuguesa (mas apenas as mulheres) desde que o casamento já esteja averbado na certidão de nascimento portuguesa do marido, ou seja, desde que já tenha feito a transcrição do casamento para Portugal (para providenciar este averbamento clique aqui).
Deve enviar os seguintes documentos:
1. Uma fotocópia simples e uma autenticada de um documento de identificação do requerente, actual (RG - com fotografia actualizada);
2. Requerimento da nacionalidade devidamente preenchido (clique aqui para obter o modelo);
3. 2ª Via da Certidão de Nascimento da nubente brasileira emitida há menos de 1 ano (original) com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui), constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido e uma fotocópia simples da mesma.
4. envelope de Sedex já com o seu endereço marcado no destinatário;
5. Comprovante de residência na área de jurisdição do Consulado: original ou fotocópia autenticada da sua última conta telefónica (em nome da requerente ou do marido);
Atenção: As certidões de nascimento brasileiras destinadas a instruir os processos de nacionalidade devem ser previamente reconhecidas pelo Itamaraty. Para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty clique aqui.
Pagamento
Para efectuar o pagamento, basta enviar Cheque nominal ao "Consulado Geral de Portugal em São Paulo", no valor de R$ 255,00.
INSTRUÇÕES DE ENVIO
Todos os elementos acima discriminados podem ser enviados pelo correio para:
Consulado Geral de Portugal em São Paulo
"Nacionalidade pelo casamento - BASE X"
Rua Canadá, 324 - Jardim América
CEP:01436-000 - São Paulo - SP
Como pode uma pessoa ter residência pelo casamento e não ter arrumado um emprego com contrato de trabalho durante mais de 3 anos??????
Esta até agora à trabalhar com recibos verdes????
Além do documentos pessoais ela não tem nada fixo!!!!
Trabalho, casa e filho, quando tirar a cidadania sai do país.
É isso q esta acontecendo com vc!!!
Os tugas não tem o mesmo pensamento q os Brazucas....
Não é apenas pagar impostos.
maior humilhação.
Tem certeza que ele tinha passaporte português?????
tenho certeza sim . ele trabalha comigo em aqui em Londres , ele assim como eu é filho de português , pegou a nacionalidade portuguesa por atribuição .
o coitado chegou nos estados unidos e foi barrado no aeroporto .
passaporte português só nos garante entrada na Europa , de resto nada e garantido .
ai só restou a ele vir para Londres .
Ja me preocupei, pois meu visto no passaporte brasileiro vence em breve e queria usar o portugues nas proximas viagens aos EUA.
Por favor confirme com o amigo se levava o ESTA e o que alegaram para nao deixa-lo entrar.
ele tinha o esta preenchido tudo certo , porque o próprio pessoal da agência de viagens fez isso para ele .
eu tb perguntei isso para ele ...
para nao deixarem ele entrar alegaram que ele nao tinha as condições necessárias para entrar nos estados unidos .
ele tinha tudo certo , dinheiro , cartões ,carimbos nos passaportes de outras viagens etc etc .
acho que foi falta de sorte dele .
Que situação... será que é pq ele nasceu no Brasil e desconfiaram de algo???? Como a brasilidade persegue né???? Fico estarrecido com esses relatos!!!!