@Mariza, bom dia. Enviamos a documentação para Vila Nova de Gaia, dia 09/06/17. Minha dúvida agora é sobre o pronunciamento do presidente no sábado, dia 10/06/17, aqui no Brasil, sobre a Lei de Cidadania. Você alguma noticia sobre quais alterações vão acontecer?
@Mariza, como faço para saber se o vale postal foi sacado? O Sedex eu já consegui rastrear e peguei o novo numero em Portugal.
O acompanhamento do processo é feito através de emails enviados pela Conservatória? No caso de Vila Nova de Gaia saiu Palácio da Justiça no vale postal, está correto?
O Vlad já respondeu a questão do vale no outro tópico.
A Conservatória de Gaia funciona dentro do prédio do Palácio da Justiça. Não adiantar enviar e-mails para a Conservatória para obter notícias do processo o qual pode demorar mais de seis meses. O da minha irmã é aquisição e está em Gaia há 7 meses. Se precisar saber o número do processo ligue para a Linha de Registos. No site do IRN tem o fone.
@Mariza Guerra, recebemos o email da CTT com o numero recebido do vale postal em Portugal e a data do saque (29/06).
Podemos enviar para a Conservatória de Vila Nova de Gaia e-mail perguntando sobre o processo? Se sim, só enviando o Nome do requerente e o numero do vale postal em Portugal eles conseguem achar? Ou devemos aguardar eles enviarem e-mail com a numeração do processo? Em outro post você comentou que Gaia não envia e-mail... Não entendi... eles só enviam e-mail quando o processo já está concluído?
O seu processo é muito recente, vai demorar alguns meses para ser concluído. As Conservatórias só enviam e-mail quando há exigências. Quando o processo for concluído você receberá o assento em casa. Para obter o número do processo ligue na Linha de Registos, veja o número no site do IRN, após discar o número, opção 1 em seguida 1 novamente.
@Mariza, o processo foi numerado. Houve um e-mail com o numero e também um documento que foi errado. Já estamos providenciando o correto, apostilando e logo encaminharemos.
Obrigada pela atenção e apoio. Acho que agora vai dar certo!!!!
@Mariza, bom dia. Meu marido enviou um e-mail para a Conservatória de Gaia e responderam hoje que o processo encontra-se para despacho. É a fase final? Algo pode dar errado? Ou é só aguardar? Processo 28XXX/17
@Mariza, se sair mesmo a cidadania queremos fazer para nossa filha que tem 16 anos. Você poderia me instruir sobre o que precisa ser feito? Quais documentos meu marido deve tirar? Passaporte/ registro de identificação/ etc Faço o mesmo processo para minha filha: certidões apostiladas, etc
Para a atribuição da filha basta o número do assento do seu marido, não é necessário tirar os documentos portugueses para o envio do processo dela. Sugiro que vocês façam a transcrição de casamento para que assim possam enviar o processo para Tondela que dá prioridade para menor de idade. Se o seu marido declarou o nascimento da filha e prefere não transcrever o casamento de vocês terá que enfrentar uma grande fila em Gaia ou ACP.
@Mariza Guerra, ainda não recebemos nenhuma resposta da Conservatória sobre a atribuição do meu marido. Em dezembro já estava para despacho. Como devemos proceder? Estou preocupada.
Bom dia, meu marido enviou um e-mail para conservatória e recebeu a seguinte resposta: "O processo já se encontra concluído e a certidão enviada para a morada indicada no requerimento. Assento de nascimento nº 48XXX/2017 da Conservatória dos Registos Centrais."
Mas nada foi entregue pelos correios em nosso endereço. Meu marido enviou outro e-mail pedindo mais informações sobre quando foi postado, se tinha algum numero para acompanhamento, mas responderam que foi enviado pelo correio normal sem identificação.
Procuro a certidão de: FRANCISCO JESUS FERNANDES PAI: JOSÉ FERNANDES AFFONSO LUCAS MÃE: MARIA FELICISSIMA LOCAL: BRAGANÇA- VINHAIS - CURIOPOS DATA :01/01/1888
NAO SEI SE AS INFORMAÇÕES ESTÃO TODAS CORRETAS, POIS PEDI AO ARQUIVO DE BRAGANÇA E ELES NÃO ENCONTRARAM.
Obrigada, @Mariza Guerra. Esperaremos chegar pelo correio. Dúvidas: 1 - Podemos entrar com os papeis para fazer a Transcrição do Casamento em Ponte Delgada? Para saber mais devo seguir na discussão própria? 2 - Vocês sabem quanto tempo está levando? 3 - Depois de transcrito o casamento, eles emitem algum documento que servirá para entrar com o processo de cidadania para nossa filha?
1. Poderá enviar os documentos para transcrição juntando ao processo o e-mail recebido com o número do seu assento. Porém, eu sugiro que aguarde a a certidão chegar para confirmar os nomes e datas. Já pensou se tiver um erro de digitação? 2. De 20 a 30 dias. 3. Após a transcrição receberá um assento de casamento. Sempre sugiro aguardar o documento para enviar o processo seguinte. Mas, ao tomar conhecimento que a transcrição foi concluída e desejar enviar o processo da filha saiba que o assento de casamento não será necessário. O averbamento estará no seu assento informatizado.
Boa tarde. @Mariza Guerra @Vlad Pen Meu marido teve que tirar civilonline pois não chegou pelo correio (já estava pronta desde dezembro/17). Já estamos com ela em mãos. Vamos dar entrada na transcrição do casamento e posteriormente entrar com a solicitação de cidadania para nossa filha de 17 anos. Teremos que apostilar 2 certidões. Estou meio sumida aqui do fórum e alguém poderia me informar onde está mais barato fazer os apostilamentos? Para cidadania, meu marido fez apostilamentos em BH e estava bem mais barato que SP.
Ainda não fiz a transcrição do casamento. Posso fazer no Consulado? É mais demorado do que enviar pelo correio para Ponte Delgada? Ainda Ponte Delgada é o lugar mais rápido para fazer a transcrição do casamento? E para pedir a nacionalidade da minha filha, depois de transcrever, onde devo solicitar?
Olá boa noite. Será que alguém pode me ajudar. Procuro a certidão de meu tio avô,mas minha prima só tem a certidão de óbito dele. Ele faleceu aqui no Brasil. O nome dele é Albino da Costa, filho de Luiza da Costa, casado com Eulália Fortunato da Costa. Nasceu em 15/02/1905. Obrigada, desde já. Patrícia.
Comentários
Minha dúvida agora é sobre o pronunciamento do presidente no sábado, dia 10/06/17, aqui no Brasil, sobre a Lei de Cidadania. Você alguma noticia sobre quais alterações vão acontecer?
Bom dia! Estamos na expectativa para a publicação do decreto-lei. Acompanhe as discussões, porém há mais suposições do que informações.
O acompanhamento do processo é feito através de emails enviados pela Conservatória?
No caso de Vila Nova de Gaia saiu Palácio da Justiça no vale postal, está correto?
O Vlad já respondeu a questão do vale no outro tópico.
A Conservatória de Gaia funciona dentro do prédio do Palácio da Justiça. Não adiantar enviar e-mails para a Conservatória para obter notícias do processo o qual pode demorar mais de seis meses. O da minha irmã é aquisição e está em Gaia há 7 meses. Se precisar saber o número do processo ligue para a Linha de Registos. No site do IRN tem o fone.
@Mariza Guerra, recebemos o email da CTT com o numero recebido do vale postal em Portugal e a data do saque (29/06).
Podemos enviar para a Conservatória de Vila Nova de Gaia e-mail perguntando sobre o processo?
Se sim, só enviando o Nome do requerente e o numero do vale postal em Portugal eles conseguem achar?
Ou devemos aguardar eles enviarem e-mail com a numeração do processo?
Em outro post você comentou que Gaia não envia e-mail... Não entendi... eles só enviam e-mail quando o processo já está concluído?
O seu processo é muito recente, vai demorar alguns meses para ser concluído. As Conservatórias só enviam e-mail quando há exigências. Quando o processo for concluído você receberá o assento em casa.
Para obter o número do processo ligue na Linha de Registos, veja o número no site do IRN, após discar o número, opção 1 em seguida 1 novamente.
Obrigada pela atenção e apoio. Acho que agora vai dar certo!!!!
Qual exigência foi solicitada?
Meu marido tinha tirado somente civil (estadual).
Meu marido enviou um e-mail para a Conservatória de Gaia e responderam hoje que o processo encontra-se para despacho. É a fase final? Algo pode dar errado? Ou é só aguardar?
Processo 28XXX/17
Tudo indica que nada dará errado. É só aguardar.
Você poderia me instruir sobre o que precisa ser feito?
Quais documentos meu marido deve tirar? Passaporte/ registro de identificação/ etc
Faço o mesmo processo para minha filha: certidões apostiladas, etc
Para a atribuição da filha basta o número do assento do seu marido, não é necessário tirar os documentos portugueses para o envio do processo dela. Sugiro que vocês façam a transcrição de casamento para que assim possam enviar o processo para Tondela que dá prioridade para menor de idade. Se o seu marido declarou o nascimento da filha e prefere não transcrever o casamento de vocês terá que enfrentar uma grande fila em Gaia ou ACP.
ainda não recebemos nenhuma resposta da Conservatória sobre a atribuição do meu marido. Em dezembro já estava para despacho. Como devemos proceder? Estou preocupada.
Os processos em Gaia demoram mesmo. Ligue na LR e se informe: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/contactos
Baixe o aplicativo do Skype para um custo baixo. - veja o fuso horário e ligue perto do início do funcionamento.
não pude ligar na LR pois meu marido não concordou e decidiu esperar.
Mas ele ainda não recebeu o e-mail com o assento. É normal demorar tanto tempo?
Em dezembro/17 foi informado que estaria para despacho.
Como devo proceder? Tem outra forma de entrar em contato para saber se o assento foi feito?
meu marido enviou um e-mail para conservatória e recebeu a seguinte resposta:
"O processo já se encontra concluído e a certidão enviada para a morada indicada no requerimento.
Assento de nascimento nº 48XXX/2017 da Conservatória dos Registos Centrais."
Mas nada foi entregue pelos correios em nosso endereço. Meu marido enviou outro e-mail pedindo mais informações sobre quando foi postado, se tinha algum numero para acompanhamento, mas responderam que foi enviado pelo correio normal sem identificação.
Alguém pode me ajudar?
Se você não quiser aguardar a chegada do documento sugiro que peça a certidão no site civilonline - custa 10 euros via cartão de crédito.
FRANCISCO JESUS FERNANDES
PAI: JOSÉ FERNANDES AFFONSO LUCAS
MÃE: MARIA FELICISSIMA
LOCAL: BRAGANÇA- VINHAIS - CURIOPOS
DATA :01/01/1888
NAO SEI SE AS INFORMAÇÕES ESTÃO TODAS CORRETAS, POIS PEDI AO ARQUIVO DE BRAGANÇA E ELES NÃO ENCONTRARAM.
Dúvidas:
1 - Podemos entrar com os papeis para fazer a Transcrição do Casamento em Ponte Delgada? Para saber mais devo seguir na discussão própria?
2 - Vocês sabem quanto tempo está levando?
3 - Depois de transcrito o casamento, eles emitem algum documento que servirá para entrar com o processo de cidadania para nossa filha?
1. Poderá enviar os documentos para transcrição juntando ao processo o e-mail recebido com o número do seu assento. Porém, eu sugiro que aguarde a a certidão chegar para confirmar os nomes e datas. Já pensou se tiver um erro de digitação?
2. De 20 a 30 dias.
3. Após a transcrição receberá um assento de casamento. Sempre sugiro aguardar o documento para enviar o processo seguinte. Mas, ao tomar conhecimento que a transcrição foi concluída e desejar enviar o processo da filha saiba que o assento de casamento não será necessário. O averbamento estará no seu assento informatizado.
Meu marido teve que tirar civilonline pois não chegou pelo correio (já estava pronta desde dezembro/17).
Já estamos com ela em mãos.
Vamos dar entrada na transcrição do casamento e posteriormente entrar com a solicitação de cidadania para nossa filha de 17 anos.
Teremos que apostilar 2 certidões.
Estou meio sumida aqui do fórum e alguém poderia me informar onde está mais barato fazer os apostilamentos?
Para cidadania, meu marido fez apostilamentos em BH e estava bem mais barato que SP.
Vou tentar apostilar lá.
Ainda não fiz a transcrição do casamento.
Posso fazer no Consulado?
É mais demorado do que enviar pelo correio para Ponte Delgada?
Ainda Ponte Delgada é o lugar mais rápido para fazer a transcrição do casamento?
E para pedir a nacionalidade da minha filha, depois de transcrever, onde devo solicitar?
Será que alguém pode me ajudar.
Procuro a certidão de meu tio avô,mas minha prima só tem a certidão de óbito dele. Ele faleceu aqui no Brasil.
O nome dele é Albino da Costa, filho de Luiza da Costa, casado com Eulália Fortunato da Costa. Nasceu em 15/02/1905.
Obrigada, desde já. Patrícia.