Transcrição de casamento de portugueses realizado no Brasil ... dúvidas

Bom dia
1- Precisa transcrever o casamento dos avós ?Os dois são portugueses nascidos antes de 1911?
2-Precisa transcrever casamento da filha do português?oO declarante foi o portugues
3-Precisa transcrever casamento da neta ,a requerente,declarante brasileiro?
O processo é por Naturalização
4-As transcrições podem ser feitas juntas com o processo de naturalização?
Obrigada.

Comentários

  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2017
    @Maritza Castro

    1- Sim.
    2. Como o seu processo é aquisição, de avós para neta, não haverá transcrição de casamento da filha do português porque ela é brasileira, não possui registro em Portugal. Vc terá que juntar ao processo de aquisição da neta do português a certidão de nascimento da filha (sua avó) + a certidão de casamento, ambas de inteiro teor e apostilada.
    3. Após a neta obter a cidadania será necessária fazer a transcrição de casamento para obter os documentos com o estado civil atualizado, a lei exige.
    4. Sempre que houver necessidade de transcrições de casamentos orientamos que envie para uma Conservatória que não possui balcão de nacionalidade. No caso Ponta Delgada e 4ª de Porto, pois aceitam processos via Correios.

  • Perfeito.Agora se a regulamentação das lei sair antes de eu conseguir iniciar o processo da neta ,tudo muda?Aí sim eu terei que fazer a transcrição do casamento da filha do Português?
  • @maritza

    Não sei te responder o que será exigido após a regulamentação da lei. Uma coisa é certa, a transcrição do casamento da filha do português não será exigida pois ela faleceu sem ter obtido a nacionalidade.
  • Pessoal, enviei meu processo de transcrição de casamento dia 22/12/2016. Hoje chegou pelo correio a confirmação e o número do assento do mesmo, e a data em que aceitaram o processo diz 16/01/2017. Gostaria de passar isso para vocês, pra ficarem sabendo do tempo que a conservatoria de Tondela demorou. Sempre irei atualizar minha situação. Abraços!
  • @Henrique Tavares, foi rápido!! Que bom! Você só enviou a transcrição?
  • @M Adelaide, também enviei junto em envelopes separados o processo de atribuição do meu pai, mas ainda não recebi resposta.
  • @Henrique quais os documentos que vc enviou para realizar a transcrição? Pergunto porque quero solicitar a cidadania por naturalização (Meu pai é falecido.e não requereu.) por parte de minha avó. Meu avô também era português, mas não sei onde nasceu. Tenho a certidão de casamento deles. Vou precisar da certidão de nascimento dele tambem? Já tenho a da minha avó. Sei muito pouco de meu avô, pois ele faleceu quando meu pai tinha 14 anos.
    Agradeço muito
    Márcia
  • @Marcia Carvalho,

    para fazer a transcrição de casamento, precisa:
    - certidão portuguesa de sua avó
    - certidão de nascimento do seu avô, de inteiro teor, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada
    - certidão de casamento deles, de inteiro teor, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada
    - requerimento preenchido e assinado por você
    - cópia autenticada do seu RG (como você é neta e no seu RG não consta o nome dos seus avós, deve anexar também a certidão de casamento de seu pai)
    - vale postal de 120 euros

    Boa sorte na busca da certidão!
  • Gostaria muito da ajuda de vocês:

    CERTIDÕES DE NASCIMENTO / CASAMENTO / ÓBITO.

    1 - Cidadão Português e cidadã Portuguesa e se casaram no Brasil.
    2 - Cidadão portuguesa faleceu em 2016.
    3 - Na certidão de nascimento da FILHA o declarante foi o PAI
    4 - A filha se casou e ficou viúva e teve 2 filhos.
    5 - A filha quer pedir a atribuição.

    Perguntas:

    1 - E necessário pedir certidão de nascimento Portuguesa ? E após isso solicitar a transcrição do casamento deles? E isso mesmo, ou se pede direto a transcrição somente do casamento.

    2 - E necessário a transcrição o Óbito ?

    3 - E necessário a transcrição do nascimento da filha Brasileiro (Existe isso ) ?

    4 - E necessário a transcrição do casamento da filha e o óbito do falecido marido ?

    Pretendo fazer essa solicitação via consulado em SP, qual o prazo normalmente das transcrições e valores?

    Ela pretende ir para Portugal em junho/2017.

    Seria mais fácil fazer essas transcrições lá.

    E qual documentos deve levar daqui para faze-los em Portugal.

    Agradeço muito a ajuda de todos.

    Márcio

  • @Márcio Tranche,se pretende fazer pelo Consulado de SP terá que verificar com eles os documentos necessários.
    Terá que fazer a transcrição do casamento porque os 2 eram portugueses e casados aqui no Brasil e, para isso, terá que apresentar a certidão de nascimento dos portugueses e a certidão de casamento
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado April 2017
    @Lourenço

    Exatamente o que você concluiu. Solicitam a transcrição de casamento dos avós.
  • @Marcia

    Já localizei a certidão de nascimento de meu avô. Vou pedir para emitirem para mim. Ele nasceu em Fornelos Cinfães no dia 16/4/1911. Pelo que entendi tenho todos os documentos. Para onde devo mandar? O processo é demorado?Minha irmã também vai entrar com a solicitação de cidadania. Esse processo vale para ela também certo? Se eu entendi direito o processo de transcrição do casamento gerará um documento que informa o nascimento e o casamento de meu avô, não é isso? Esse documento serve para nós duas ou tenho que pedir a emissão de duas vias?

    Espero que possam me ajudar.
    Márcia Carvalho
  • marinsandremarinsandre Member
    editado March 2018
    Duvida li esta discussão aqui e nao entendi, pois tenho um caso que é a ATA da discussão.
    No meu caso só bisneto de portugueses, que se casaram e faleceram aqui no Brasil, minha Bisavó nasceu em 1894 no distrito de Vila Real e Bisavô nasceu em 1878 distrito do Porto, tenho a certidão de nascimento // casamento // óbito, da minha bisavó, mas do meu bisavô ainda nao achei a de nascimento e a de óbito dele:
    1 - É possível fazer a transcrição só dela para solicitar a cidadania?
    2 - E para solicitar essa transcrição posso fazer a solicitação ou tem que ser um dos netos?

    Obrigado pela atenção
  • @marinsandre .Para portugueses é obrigatória a transcrição do casamento . Sempre . Não precisa transcrever óbito .Tente achar a certidão que está faltando .
  • @Maritza Castro
    Obrigado, pela explicação

    Mas pode ser qualquer um a solicitar a transcrição?
  • @marisandre pode pedir a transcriçao o proprio nubente e filhos e netos.Os netos tem q enviar uma cópia da certidão de nascimento para comprovar parentesco.
  • @Vlad Pen
    Show, obrigado!
  • Olá pessoal!

    Minha avó Margarida casou em Portugal com meu avô e agora eu estou dando entrada no processo por atribuição de neta. Eu preciso fazer a transcrição de casamento?

    Agradeço desde já!

  • Tem Como saber de forma on LINE e grátis se o casamento de meu pai português com minha mãe brasileira foi transcrito em Portugal, existe alguma forma para consultar, pois disseram que na certidão civil on LINE vem essa averbação na certidão, mais antes de emitir essa certidão, tem como fazer alguma consulta grátis e on LINE sobre essa transcrição.

  • @Marcosazevedo

    Pague os €10 no civilonline, e peça a certidão de casamento. Se não estiver lá, lhe devolvem o dinheiro. Se estiver, você confere.

    Se não quiser ler a transcrição na íntegra, €10 pelo assento pra ler só a averbação. :-)

    Não tem outra maneira que eu saiba. Isso não é nada comparado com o custo total da nacionalidade.

    No entanto, o português pode se dirigir a qualquer balcão ou consulado, e solicitar uma cópia de seu assento, e é gratis.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.