Dar entrada pelo Porto

Boa tarde,

Estarei no Porto no final do mês, saberiam me informar se consigo dar entrada por lá?

Parece que é mais rápido.

Quais documentos preciso levar?
Meu pai é português, não foi o declarante do meu nascimento, fez o reconhecimento na menoridade.

Comentários

• Meus pais não foram casados. ambos estão vivos.
    Minha mãe Brasileira reside no Brasil
    Meu pai Português reside em Portugal
  • @Mila, No Porto, não sei..... Vou te passar relatos de quem fez pessoalmente. Leia no link relato do VesgoRJ, desde a pagina 1.

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5833/meu-relato-acerca-do-processo-de-atribuicao-pessoalmente-no-porto#latest
  • @M ADELAIDE, li todos os relatos do link que me sugeriu. Entrei em contato com o arquivo geral do porto. Estarei indo lá na próxima semana. Meu pai irá me acompanhar, ele reside em Portugal. Vamos ver o que consigo, estou levando minha certidão por fotocopia e copia do Rg, ambos apostilados.
  • @Mila

Não esqueça de voltar para contar sua experiência! Desejo que tenha boa sorte :)
  • O arquivo geral do porto questionou meus pais não serem casados, me orientou a ir no balcão de cidadania para ver se eles aceitavam, eles aceitaram e enviaram para Lisboa. Já recebi um comunicado da Conservatória de Lisboa, eles receberam em maio de 2017, está na fila para análise, aguardemos.
  • @Mila ja respondi, peço nao duplicar duvidas.
  • Boa noite,
    Vou começar os pedidos de certidões para nacionalidade portuguesa, já li tantas coisas em tantos lugares, que fiquei perdida e confusa. Voçes podem me ajudar?
    Sou filha de pais portugueses e casados em Portugal e ambos falecidos aqui no Brasil. Tenho certidão de nascimento de minha mãe, casamento e óbito de ambos, bem como o passaporte e Bilhete de identidade emitidos em 2006, esses dois últimos documentos só da minha mãe, por isso vou iniciar o processo por ela.
    O que eu não sei é o que pedir para Portugal dela, e para qual conservatória se vem de inteiro teor e apostilada.
    Se tenho que fazer o mesmo com os meus, e apostilar em qual cartório e por qual correio enviar bem como o pagamento, como pagar isso tudo, é no cartório, no correio ou cartão de crédito, estou totalmente perdida. li em algum lugar que se fizer tudo pelo Arquivo Central do Porto sai mais barato.

Obrigada, Gilda Castro
  • @gildacastro,

1) Eles casaram em portugal? Se não foi lá, terá que transcrever.
    2)Basta o número do assento de um deles para você preencher o formulário.
    3) Você terá que pedir segunda via da sua certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilar (tudo no mesmo cartório que vc foi registrada - fica em torno de uns 270 aqui no RJ)
    4) Cópia do seu RG autenticado e apostilado.
    5) Formulário Assinado por autenticidade
    6) Vale postal nos correios (verificar na sua localidade quais fazem) Valor de 175,00 euros
    7) Escolher o meio de envio... EMS (correio) ou DHL.
    Tem um tópica fixo e fechado explicando tudo isso, logo no início da parte de atribuição.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1

Fazer direto pelas conservatórias sai bem mais rápido e barato do que pelo consulado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.