Carol, Que bom! A rapidez com que foi concluido o seu processo da muita esperanca para os que estao comecando. Sera que no Porto atendem qualquer caso ou sera somente dos descendentes dos nascidos na regiao? Voce poderia perguntar para o senhor que tao amavelmente a atendeu e depois colocar a resposta aqui? Seria de muita utilidade e tambem aliviaria um pouco a CRC de Lisboa. Quando vem a Paris? Ontem estive no consulado aqui e retirei o meu cartao do cidadao o qual havia sido pedido em Lisboa. O gozado é que nao queriam entrega-lo, porque, nao sabendo se estaria aqui quando ele estivesse pronto, pedimos que fosse retirado pela minha filha. Entao me diziam que so a minha filha podia retirar. Foi comico, pois eu estando presente nao podia retira-lo!!! No final das contas me foi entregue, mas sempre houve que vencer esse pequeno probleminha burocratico.
Eu entrei em contato com o Sr Mario, e a resposta dele foi esta:
O que pretendo esclarecer é que, este Arquivo Central do Porto, só tem competência para tratar dos processos de atribuição da nacionalidade portuguesa (art.º 1.º n.º 1, alínea c) da Lei n.º 37/81 de 3 de Outubro, pela nova redacção dada pela Lei Orgânica n.º 2/2006 de 17 de Abril), de filhos, cujo progenitor português, tenha nascido em Portugal (Porugal Continental, Açores e Madeira).
No caso de já ter filhos, menores ou maiores, só a CRCentrais tem competência para tratar dos mesmos, porque apesar de ser considerada portuguesa de origem, não nasceu em Portugal.
Ou seja, eles somente fazem processos de filhos cujo progenitor portugues tenha nascido em Portugal.
Cibele, Esta bom o esclarecimento. Aqueles cujos os pais nasceram em PT poderao entao usar tranquilamente o Porto e terao, possivelmente, seus processos aprovados mais rapidamente. Excelente!
A obtenção da cidadania portuguesa é um bocado diferente da italiana. Nessa última os bisnetos podem obter a cidadania diretamente de seus bisavós.
No caso de portugal, a obtenção da nacionalidade através de parentes pode se dar de duas formas diferentes: atribuição e naturalização.
A primeira passa de pai pra filho. Para cada geração é um processo distinto. Nesse caso, se seu bisavô fosse português, o seu avô precisaria estar vivo para obter a nacionalidade dele que poderia passar adiante.
No caso da naturalização, pula-se uma geração. Ou seja, de avô para neto. O problema é que os naturalizados não passam a nacionalidade adiante "por sangue". Existe uma proposta de alteração na lei para que os netos naturalizados possam passar para seus filhos a nacionalidade, mas é só proposta...
Sun, o primeiro passo e' conseguir a certidao de nascimento do progenitor portugues, voce esta fazendo o correto, buscando informacoes na familia, so pelo sobrenome nao conseguira encontrar, tem que saber nome completo, filiacao, data e local de nascimento.
Outro detalhe, se realmente um dos seus bisavos for portugues, voce por ser bisneto, so tera direito a cidadania se o filho do portugues estiver vivo ( avo'/avo^ ).
Comentários
parabens pela nacionalidade !!!!
E aproveitando, voce poderia passar o e-mail e o contato do Porto ? Vou precisar, obrigada !
Que bom! A rapidez com que foi concluido o seu processo da muita esperanca para os que estao comecando. Sera que no Porto atendem qualquer caso ou sera somente dos descendentes dos nascidos na regiao? Voce poderia perguntar para o senhor que tao amavelmente a atendeu e depois colocar a resposta aqui? Seria de muita utilidade e tambem aliviaria um pouco a CRC de Lisboa.
Quando vem a Paris? Ontem estive no consulado aqui e retirei o meu cartao do cidadao o qual havia sido pedido em Lisboa. O gozado é que nao queriam entrega-lo, porque, nao sabendo se estaria aqui quando ele estivesse pronto, pedimos que fosse retirado pela minha filha. Entao me diziam que so a minha filha podia retirar. Foi comico, pois eu estando presente nao podia retira-lo!!! No final das contas me foi entregue, mas sempre houve que vencer esse pequeno probleminha burocratico.
Realmente, foi muito rápido. Pode deixar que eu vou perguntar. Assim que obtiver a resposta, eu coloco aqui.
O que pretendo esclarecer é que, este Arquivo Central do Porto, só
tem competência para tratar dos processos de atribuição da
nacionalidade portuguesa (art.º 1.º n.º 1, alínea c) da Lei n.º
37/81 de 3 de Outubro, pela nova redacção dada pela Lei Orgânica
n.º 2/2006 de 17 de Abril), de filhos, cujo progenitor português,
tenha nascido em Portugal (Porugal Continental, Açores e Madeira).
No caso de já ter filhos, menores ou maiores, só a CRCentrais tem competência
para tratar dos mesmos, porque apesar de ser considerada
portuguesa de origem, não nasceu em Portugal.
Ou seja, eles somente fazem processos de filhos cujo progenitor portugues tenha nascido em Portugal.
Esta bom o esclarecimento.
Aqueles cujos os pais nasceram em PT poderao entao usar tranquilamente o Porto e terao, possivelmente, seus processos aprovados mais rapidamente.
Excelente!
Falta entao colocar o endereco de onde tem que mandar os documentos.
Tá na mão:
RUA VISCONDE DE SETÚBAL Nº328
4200-498
PORTO
Obrigada! Ja coloquei na guia de ajuda.
A obtenção da cidadania portuguesa é um bocado diferente da italiana. Nessa última os bisnetos podem obter a cidadania diretamente de seus bisavós.
No caso de portugal, a obtenção da nacionalidade através de parentes pode se dar de duas formas diferentes: atribuição e naturalização.
A primeira passa de pai pra filho. Para cada geração é um processo distinto. Nesse caso, se seu bisavô fosse português, o seu avô precisaria estar vivo para obter a nacionalidade dele que poderia passar adiante.
No caso da naturalização, pula-se uma geração. Ou seja, de avô para neto. O problema é que os naturalizados não passam a nacionalidade adiante "por sangue". Existe uma proposta de alteração na lei para que os netos naturalizados possam passar para seus filhos a nacionalidade, mas é só proposta...
o primeiro passo e' conseguir a certidao de nascimento do progenitor portugues, voce esta fazendo o correto, buscando informacoes na familia, so pelo sobrenome nao conseguira encontrar, tem que saber nome completo, filiacao, data e local de nascimento.
Outro detalhe, se realmente um dos seus bisavos for portugues, voce por ser bisneto, so tera direito a cidadania se o filho do portugues estiver vivo ( avo'/avo^ ).