Sou neto de português. A minha mãe também precisa tirar a dupla cidadania?
lcrevilari
Member
Boa tarde.
Sou neto de português, e quero tirar a minha dupla cidadania. A minha mãe (filha de português) não quer tirar dupla cidadania dela. Para eu conseguir a minha dupla cidadania, posso "pular" a minha mãe, ou ela também precisa de dupla cidadania, obrigatoriamente?
Pensei em fazer por naturalização direto pela minha avó, mas conforme eu conversei no Consulado de Portugal de São Paulo, informaram que eu só poderia fazer isso, caso a minha mãe fosse falecida.
Ou seja, para eu conseguir dupla cidadania, a minha mãe precisa tirar a dela por aquisição, e depois eu também por aquisição?
Obrigado a quem puder me ajudar!
Sou neto de português, e quero tirar a minha dupla cidadania. A minha mãe (filha de português) não quer tirar dupla cidadania dela. Para eu conseguir a minha dupla cidadania, posso "pular" a minha mãe, ou ela também precisa de dupla cidadania, obrigatoriamente?
Pensei em fazer por naturalização direto pela minha avó, mas conforme eu conversei no Consulado de Portugal de São Paulo, informaram que eu só poderia fazer isso, caso a minha mãe fosse falecida.
Ou seja, para eu conseguir dupla cidadania, a minha mãe precisa tirar a dela por aquisição, e depois eu também por aquisição?
Obrigado a quem puder me ajudar!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Essa regra só vale para o consulado, que adora complicar a vida das pessoas. Se sua mãe não quer ser portuguesa, é uma pena, pois nacionalidade atribuída é um direito e não pode ser negado. Mas você pode sim fazer sua AQUISIÇÃO (é assim que chama a naturalização quando pula uma geração) se mandar seus documentos diretamente para Tondela, Ovar ou Vila Nova de Gaia. Procure o tópico AQUISIÇÃO aqui no fórum e mande bala. A única coisa é que a nacionalidade adquirida não transmite para seus filhos já nascidos, maiores de idade. Mas se não tem filhos ainda, o efeito prático é o mesmo.
Muito obrigado pelo esclarecimento, agora as minhas expectativas de ser um português aumentaram rsrs. Eu não achei esse tópico que você está se referindo, poderia me passar o link, por favor?
Ah! Eu ainda não tenho filhos, então não teria problema ser por Aquisição!
Muito obrigado!
Tem esse post aqui com todos os documentos pelas regras novas. Escolha uma das conservatórias e siga a lista de documentação. Leia até o fim, pois no final tem "os demais documentos... continuam os mesmos". E preste atenção para ver a lista de AQUISIÇÃO e não de atribuição.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
Legalll! Eu li bastante no fórum e vou optar por Ovar! Mais uma dúvida, por favor, eu sou neto de uma portuguesa que foi casada com um brasileiro. A minha mãe (brasileira e filha da minha avó portuguesa) é casada com meu pai brasileiro. Eu preciso da certidão de casamento da minha avó?
Poderia confirmar se os documentos que preciso são apenas esses abaixo, por favor? Tenho algumas dúvidas também que deixei entre parenteses:
- Minha Certidão de nascimento, de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente apostilada.
- Mesmo modelo acima citado para certidão de nascimento da MINHA MÃE.
- Mesmo modelo acima citado para certidão de casamento da MINHA MÃE.
- Cópia autenticada do meu RG.
- Certidão de nascimento da minha avó portuguesa. (dúvida: deve ser uma cópia autenticada?)
- Cópia autenticada do meu histórico escolar.
- Atestado de Antecedentes Criminais devidamente apostilado.
- Requerimento devidamente preenchido e com assinatura reconhecida por autenticidade em Cartório
(dúvida: se trata desse requerimento? Ele deve ser apostilhado?:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/modelo-de-requerimento-28980/downloadFile/file/Requerimento_6-4_2010.pdf?nocache=1294227083.71 )
- Vale Postal no valor de 250,00 €
Muuuito obrigado!
Certidão de nascimento da sua avó portuguesa, (assento, como eles chamam em Portugal), só xerox simples serve.
Sobre o casamento da sua avó: terá que ser transcrito em Portugal o casamento dela que, pelo que entendi foi realizado no Brasil.
Isso você vai fazer por Ponta Delgada uns 15 dias antes de mandar seu pacote de naturalização para Ovar.
1.Assento português da avó - não tem validade - a indicação do número do registro é aceita caso esteja informatizado.
2. Certidão de nascimento inteiro teor do avô brasleiro
3.Certidão de casamento interior teor apostilada
4. Requerimento de transcrição assinado pelo requerente no cartório com firma reconhecida por autenticidade.
5. Xerox da identidade do requerente ( você) apostilada.
6. Vale postal no valor de 120 euros.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5708/neto-de-avo-e-avo-portugueses-mas-com-documentacao-incompleta#latest
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
Muito obrigado!
E em Ponta Delgada E 4ª CRC não exigem o RG apostilado
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5981/conservatorias-para-aquisicao#latest
Você não entendeu!!
Quando a @Marcia falou que a 4ªCRC não faz é sobre ATRIBUIÇÃO E AQUISIÇÃO
PONTA DELGADA FAZ SOMENTE TRANSCRIÇÃO TAMBÉM!!
Obrigado.
Sou neto de português. Minha mãe (filha de português) ainda viva.
Pretendo sim tirar a Dupla Cidadania. Consegui recentemente, em uma pesquisa (*com ajuda neste site), encontrar o assento de meu avô (nascido em 1904 - registrado na Paróquia de São Vicente - Funchal). Entrei no site da ABM e já imprimi uma cópia digitalizada do livro do assentamento dele.
Enfim, ainda estou um pouco confuso das relações de documentos devo separar para dar entrada na Dupla Cidadania. É claro que farei o da minha mãe primeiramente e depois o meu (já sabendo que este processo é 100% garantido de aceitação - apesar de gastar mais). E pretendo fazer todo processo sem vínculo com o Consulado de SP (por ser um sistema burocrático e muito caro).
Apenas gostaria de saber quais documentos devo separar (no caso da minha mãe - casada) e quais documentos necessitam ser apostilhados?
Ah! outra dúvida é: estarei em viagem para Portugal em Setembro deste ano. Iremos ficar em Lisboa e depois em Funchal....seria interessante e se possível levar toda documentação em entregar em uma Conservadoria de lá para abreviar caminho dos correios?
Aguardo resposta
Grato
Fabiano