Conservatórias para Aquisição

Esta discussão foi extraída de comentários feitos em: Sugestões para melhorarmos o fórum. Favor não utilizar uma discussão existente para pedir ajuda sobre o seu caso específico. Para isso, crie uma nova discussão.
«1

Comentários

  • Werber VieiraWerber Vieira Member
    editado December 2016
    Bom dia!
    Notei que as Conservatórias que fazem o procedimento de aquisição de nacionalidade portuguesa são citadas (Tondela, Porto, Lisboa, Ovar, Vila Nova de Gaia,) são conservatórias do Registo Civil. Há cerca de 70 Conservatórias do Registo Civil em Portugal, então pergunto: Será que outras Conservatórias não fazem o procedimento de Aquisição/Atribuição de nacionalidade portuguesa? Se houver isso aliviaria muito a sobrecarga de trabalho das atuais Conservatórias habilitadas. Quem sabe?
  • @Werber,

    Somente as CRC com Balcão de Nacionalidade aceitam processos pelos Correios. Fora isso, só presencialmente.
  • Algumas conservatórias com Balcão de Nacionalidade enviam o processo para Lisboa?? Vi em algum tópico, mas não me lembro se foi uma afirmação ou uma pergunta! Alguém dizendo que a CRC mandou para a Central .
  • Vlad PeVlad Pe Member
    editado February 2017
    vide abaixo
  • Em face do despacho n.º 4801/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 69, de 8 de abril de
    2016, e da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 201/2015, de 17 de setembro, torna-se necessário alterar os
    números 3 e seguintes do Despacho n.º 37/CD/2015.
    Assim, tendo presente o disposto no n.º 1 do artigo 40.º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa,
    aprovado pelo Decreto-Lei n.º 237-A/2006, de 14 de dezembro, e no n.º 2 do artigo 8.º dos Estatutos do Instituto
    dos Registos e do Notariado, I.P., publicados em anexo à Portaria n.º 387/2012, de 29 de novembro, o número 3
    e seguintes do referido Despacho n.º 37/CD/2015, passam a ter a seguinte redação:

    3. São instalados balcões de nacionalidade nas seguintes conservatórias do registo civil, os quais tramitam os
    processos a seguir enunciados:
    I) Conservatória do Registo Civil de Almada,
    II) Conservatória do Registo Civil da Amadora,
    III) Arquivo Central do Porto,
    IV) Conservatória do Registo Civil de Aveiro,
    V) Conservatória do Registo Civil do Barreiro,
    VI) Conservatória do Registo Civil de Braga,
    VII) Conservatória do Registo Civil da Coimbra,
    VIII) Conservatória do Registo Civil de Évora,
    IX) Conservatória do Registo Civil de Faro,
    X) Conservatória do Registo Civil de Guimarães, ;
    XI) Conservatória do Registo Civil de Lisboa,
    XII) Conservatória do Registo Civil de Mangualde,
    XIII) Conservatória do Registo Civil de Ovar,
    XIV) Conservatória do Registo Civil de Pombal,
    XVI) Conservatória do Registo Civil de Portalegre,
    XVII) 3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto,
    XVIII) Conservatória do Registo Civil de Santarém,
    XIX) Conservatória do Registo Civil de Silves,
    XX) Conservatória do Registo Civil de Tondela,
    XXI) Conservatória do Registo Civil de Torres Vedras,
    XXII) Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Gaia, abrange, a partir de 1 de setembro de 2016 inclusive,
    os pedidos aí apresentados e os pedidos apresentados na Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada, e
    nas restantes conservatórias do Registo Civil da Região Autonoma dos Açores.
  • Pois é, @Vlad. Mas tem conservatória dessa lista que manda pra CRCentrais. E nem todas as citadas aceitam processos pelo correio. Estive me Torres Vedras para fazer uma transcrição de casamento e eles disseram "que estavam muito ocupados, com muita coisa pra fazer"... Nem quiseram ver os documentos. Alguns desses lugares são pequenos, com apenas um funcionário para atender todo tipo de coisa. Seria até interessante entrar em contato com cada uma e perguntar se fazem processo pelo correio sem mandar para a CRcentrais. O duro vai ser conseguir que respondam aos e-mails... Os colegas do fórum que estejam em Portugal poderiam ir às conservatórias de onde estiverem e perguntar pessoalmente. Vai que alguém descobre outra conservatória para desafogar Ovar e Tondela um pouco!
  • @Cynthia,minha irmã esta em Portugal essa semana e pedi para ela ver em Pombal e Coimbra já q eles não respondem a e-mails .Me parece q eles não estao com boa vontade pra fazer isso para brasileiros.
  • E tb pedi pra ela ver na 3 CRC do Porto.
  • Cascais --> recebe correios e envia para Lisboa
    Silves --> sem pessoal, já avisaram que demoram muiiito
    3a Porto --> só pessoalmente
    Torres Vedras --> manda para Lisboa
    Guimarães --> só pessoalmente
    Viseu ---> só pessoalmente
    Almada --> só pessoalmente
  • Bom dia @Marcia. Saberia dizer se algumas destas conservatórias que só recebem os processos pessoalmente (e não enviam a Lisboa) são mais céleres (aquisição)?
  • Não sei informar, @Regiani Scharlack.
    Talvez a 3a Porto.
    Mas, aquisição depende de órgãos externos, então fica difícil estimar.
  • Boa noite,

    Dei entrada no processo de cidadania pelo consulado (pedido de transcrição de óbito e casamento do meu bisavô).
    Após esse passo, posso dar entrada na nacionalidade da minha avó por conservatória ou preciso terminar todo o processo no consulado?
  • @danvanuchi, vc pode dar entrada no processo de nacionalidade em alguma Conservatória.Sao dois processos distintos.
  • Pessoal, ontem a noite mandei um e-mail para a CRC de Santa Comba Dão e fui respondida já esta manhã. No email eu perguntava se eles tinham balcão de nacionalidade e, mesmo não respondendo nem que sim nem que não, a conservadora me pediu que eu enviasse a ela os dados completos do português para que ela me dissesse quais documentos iria precisar.
    Assim que ela responder novamente vou perguntar para qual CRC eles enviam, porque pelo que ando pesquisando eles não devem fazer direto lá.
    Bom, pelo menos responderam meu e-mail sem resposta padrão, isso já me deixa feliz.
  • @Rosana, eu não arriscaria iniciar processos em Conservatórias desconhecidas pq eles podem receber os documentos e enviar para Lisboa e aí vc está lascada.
  • Pessoal, acabei de receber outro email da CRC de Santa Comba Dao, gostaria de compartilhar com voces. Me parece que eles só fazem pessoalmente o processo, pelo que entendi na resposta.

    Boa tarde D. Rosana
    Uma vez que já foi requerida a dita certidão de nascimento, poderá esse processo entrar em qualquer Conservatória, informando desde já a senhora que a nossa Conservatória funciona como intermediária, tratando dos referidos processos e enviados ou para Mangualde, ou para os Registos Centrais, serão esses serviços a darem o avalo final no seu caso pessoal em relação á atribuição ou não da nacionalidade portuguesa.
    Essa atribuição e tratando-se da sua avó deverá ser requerida pela própria trazendo por isso a certidão pedida já por Vª Exªs ao Arquivo Distrital de Viseu, bem como uma cópia integral do assento de nascimento da senhora sua avó daí do Brasil, bem como um documento válido que a idêntifique (passaporte).
    Com os melhores cumprimentos.
    A Oficial,
    Esperança Pereira
  • @Rosana Oliveira,
    não é interessante enviar nenhum processo para conservatória que não possua balcão de nacionalidade, pois há grande chance do mesmo ser encaminhado para a CRC Lisboa, onde tudo é mais demorado.
  • Conservatória de Aveiro tbm só pessoalmente. Liguei lá semana passada.
  • Pessoal, a 2a CRC do Porto tambem é Balcao da Nacionalidade. vejam o link.
    so nao sei se recebe pelo correio.
    https://www.mapadocidadao.pt/Locais/Detail/7035
  • @Cristina mtas Conservatorias são listadas no IRN como balcão de nacionalidade mas na verdade são intermediárias.Pombal por ex.não faz nem transcriçao de casamento.
  • @Vlad, é recente essa mudança. foi agora em Julho. Parece que tiraram o balcão da nacionalidade do edificio do Cnai e passou para esta conservatória.
  • @Cristina , certo seria enviar o e-mail para a Conservatória solicitando a confirmação e se aceitam documentos enviados via correios.
  • @Vlad pessoalmente recebem. Meu Pai entregou la hoje o processo de aquisição de meu marido. já saiu de la com o processo numerado, inclusive. Não precisa agendar. distribuem senhas pela manhã. MAS é extensão da CRC de Lisboa. não sei se o conservador pode deliberar sobre o registro. Quis trazer mais uma alternativa, já que as conservatórias estão lotadas. no link tem os dados de contato, para quem quiser verificar com eles, se recebem também pelo correio, e se fazem por lá ou encaminham tudo para Lisboa.
  • Pois é.
    A questão é que eles recebem, numeram e encaminham adiante. Ou seja, servem de intermediários.
    Não se sabe para onde. Se for para a 3a do Porto, perfeito.
  • Olá Pessoal!

    Esse é meu primeiro post neste fórum, apesar de já estar acompanhando há algum tempinho.

    Meu nome é Gustavo e pretendo dar entrada no processo de aquisição de nacionalidade para mim e de atribuição para meu filho. Minha esposa já possui a nacionalidade desde 2009, ocasião em que também averbou o nosso casamento.

    Como estaremos por lá (LISBOA) no final de novembro até quase o natal, pretendemos dar entrada nos processos pessoalmente.

    Pensamos em "fugir" da Conservatória de Registros Centrais, bem como da CRC de Lisboa. Também queremos evitar as que recebem enxurradas de processos pelos Correios.

    Então gostaríamos de saber se os colegas podem relatar alguma experiência nas seguintes CRCs - todas com Balcão de Nacionalidade:

    - ALMADA
    - AMADORA
    - BARREIRO
    - SANTARÉM
    - TORRE VEDRAS

    São as mais próximas de Lisboa que encontrei.
  • @Gustavo vc é filho ou Neto de portugueses? Essas conservatórias q vc listou são desconhecidas do fórum .
  • @Vlad, sou casado com portuguesa de nacionalidade atribuída.

    Estou pesquisando conservatórias alternativas. Mandei e-mail para todas estas que listei. Compartilharei qualquer resposta.
  • @gustavo_okazaki,aquisição pelo casamento só pode ser feita pela conservatória de Lisboa.
    Rua Rodrigo da Fonseca, nº 200 - Lisboa
  • @Maria Nélida, penso já ter visto casos que não. Salvo engano até mesmo neste fórum há relatos divergentes.
Esta discussão está fechada.