Preenchimento do Formulário 1C

Olá, estou preenchendo o formulário e tenho algumas dúvidas de como prosseguir:

1º - Quadro 1 - Iten 1: Nome Próprio e Apelido - Minha avó se chama Esther dos Santos Duarte (nome de solteira), devo preencher Esther em Nome Próprio e Dos Santos Duarte em Apelido?????
2º - Ainda no nome, devo Preencher com o Nome de Solteira ou Casada?
3º - Nas instruções de preenchimento consta que se vc não tiver a cópia da Certidão de Batismo do Portugues, mas tiver os dados corretos de onde estão assim como Nº e Livro, bastaria apenas preencher o formulário com estes dados. Procede isso?

Muito Obrigado.

Comentários

• @Paulo Estevão ,

1º - Em 'Nome Próprio', você coloca apenas ESTHER. Em 'Apelidos', você coloca todo o restante do nome ('Apelidos' significa sobrenomes).
    2º - Pelo que já li e reli várias vezes, pode ser com nome de solteira (como consta na certidão de nascimento a ser enviada) ou nome de casada como consta no seu RG. Como é uma questão de solicitação e precisamos mandar a cópia autenticada do RG apostilada, eu optei por preencher o quadro 1.1 com nome de casada da minha mãe. Pelo que entendi, o assento de nascimento português virá com o nome de solteira conforme a certidão de nascimento que é enviada no processo.
    3º - Neste tópico estou em dúvida. Em certidões de nascimento, a gente preenche o número do assento de nascimento quando não temos a cópia da certidão do português. Mas no caso de assento de baptismo, não tenho certeza. :(
  • muito obrigado meu amigo, eu perguntei por email a Tondela, vamos ver o que dizem sobre a certidão de batismo, acho meio redundante precisarem de algo que esta digitalizado e disponivel ao publico.
  • Os registros de nascimentos anteriores a 1911 que instruem processos de nacionalidade precisam ser em cópias certificadas emitidas pelas conservatórias responsáveis pelos Arquivos Distritais onde estão localizados. Exceto se o documento já tiver sido inserido no sistema informatizado dos Registros Centrais.

O 1C deve ser preenchido com os dados contidos na Certidão de Nascimento: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

• No caso eu mando um email para a Conservatória do Arquivo Distrital de Aveiro? Pois o Conselho é Anadia.

Seria esta:?

Conservatória do Registo Civil de Aveiro
    R. D. António J Cordeiro 28 – R/C – D
    3800-003 Aveiro
    Telefone: 234404450
    Aveiro – Aveiro – Portugal
    crc.aveiro@dgrn.mj.pt
  • Pessoal, saberiam informar se o formulário pode ser impresso em duas folhas?
    Acabei de ver que precisaria ser preenchido em uma única folha, frente e verso. Mas já fiz o reconhecimento da assinatura no Consulado.
    Posso enviar dessa forma ou é melhor refazer?

• @Mariana, o certo é frente e verdo, mas muitas pessoas enviam em duas folhas e mão teve problema. Mas nunca se sabe!!
  • Obrigada, M Adelaide Velloso! Acabei decidindo preencher um novo formulário e fazer o reconhecimento no Consulado, só para evitar problemas.
  • Se puderem me auxiliar com umas dúvidas que surgiram.

Tem um espaço para o código postal, com 7 dígitos (7 quadrados). E logo ao lado tem um espaço maior. Eu coloco o cep nesse espaço maior, já que caberiam os 8 algarismos? Ou coloco no código postal, com um algarismo fora do quadrado?

E o endereço não coube todo no espaço destinado. Eu imprimo um novo formulário e coloco o restante do endereço? Fiquei na dúvida se esse espaço maior que falei, ao lado do código postal, é para colocar o restante do endereço.
  • @Mariana Agostinho, coloque no código postal com um algarismo fora - lado esquerdo

O espaço maior que fica a seguir do código postal é para complemento do endereço caso não caiba na primeira linha
  • Eu não arriscaria enviar com rasuras, vá em outro cartório ou explica isso para eles.
    Eu também não arriscaria enviar em duas folhas.
    As vezes por uma coisa que você resolve em 20 minutos, depois dá um trabalho danado.

Segue o que está escrito no próprio formulário 1C na página 3.

" - O impresso deve ser preenchido em língua portuguesa, sem emendas ou rasuras, com letras maiúsculas de imprensa e escrevendo apenas uma letra em cada retângulo, deixando um em branco entre cada palavra.

- O presente modelo é constituído por duas páginas que devem ser impressas numa única folha (frente e verso) para salvaguarda da identificação ou do reconhecimento da assinatura"
  • "- O presente modelo é constituído por duas páginas que devem ser impressas numa única folha (frente e verso) para salvaguarda da identificação ou do reconhecimento da assinatura"

Se foi impresso em duas folhas, penso que deverá autenticar a assinatura em ambas as folhas, visto que, não há garantias para a Conservatória, de que, aquela folha teve o consentimento do requerente. Por isso, que quando assinamos um contrato, a gente rubrica todas as folhas.
  • Sim, só atentei para essa informação das folhas depois. Mas já fiz um novo formulário impresso numa única folha e vou ao Consulado reconhecer a assinatura.

Com relação ao CEP, colocarei um algarismo para fora então. Obrigada!
  • @Mariana,

Não precisa ir ao consulado. Basta ir em um cartório e pedir reconhecimento de firma por autenticidade. Ou seja, assinar na frente de um funcionário do cartório.
  • Boa tarde,

A Certidão de Nascimento do pai português que obtive através do Consulado possui a seguinte informação:

Assento de nascimento: xxx/2017
    Informatização do assento xxx/1918, lavrado em xxx na Conservatória xxx.

Estou com dúvidas quanto ao preenchimento do Quadro 2 do Formulário 1C, pois não sei se devo incluir o número do assento antigo (1918) ou o novo (2017).

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado!

• @juniorssz, pode usar o número do assento de 2017. Já é o número informatizado, e facilita até nas buscas por parte da Conservatória.
  • juniorsszjuniorssz Member
    editado July 2017
    Correto. Obrigado @caiodib.

Então, eu entendo que, no Quadro 2, eu devo indicar o número de 2017 e marcar X na opção Conservatória de Registros Centrais, ok?
  • Junior,

não, informe Conservatória xxx.
  • Ok. No meu caso é Conservatória de São Vicente. Obrigado!!
  • mso2000mso2000 Member
    editado September 2017
    Prezados, também estou dando entrada no processo de atribuição para mim e estou com dúvida no preenchimento do Quadro 2. O assento de nascimento do meu pai foi emitido pelo consulado geral aqui do RJ. Consta a seguinte informação na frente do documento:

Assento de Nascimento nº xxxx do ano de 2016

E em seguida dados do Registrando, filiação e o número do processo.

No verso do documento consta:

Assento de Nascimento xxxx/2016, Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro,
    Cota: Integrado na Conservatória dos Registros Centrais (Maria Filipa Amado Garcia da Rocha Torres) - 2017-05-23

Pelo que entendi do que venho lendo aqui no fórum, esse assento não deve estar informatizado, certo?

Sendo assim, estou seguindo o link daqui do manual de preenchimento do formulário 1C e gostaria de confirmar algumas coisas:

1) No quadro 1, posso abreviar o endereço? Ex: "Rua" => "R", "Rio de Janeiro" => "R. de Janeiro" ou é melhor anexar um segundo formulário?

2) No quadro 2 eu devo então apenas marcar X em "PAI PORTUGUÊS" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?, certo? Preciso marcar um X em "Conservatória dos Registros Centrais", visto que consta no verso do assento como mencionei acima?

3) Pretendo enviar minha solicitação de atribuição para o ACP. Pelo que vi no link com as Novas Regras, basta enviar meu RG apostilado, minha certidão de nascimento (inteiro teor) apostilada e o assento do meu pai. No Quadro 4, bastaria então marcar com X os itens 1, 2 e 3, certo?
  • @mso2000 te respondi no tópico da ACP.
  • Obrigado, desculpe a pergunta em duplicata. Fiquei na dúvida em qual tópico seria melhor postá-lo
  • Estou com uma duvida no preenchimento do formulario 1c, estou preenchendo para minha filha, pois já tirei a minha cidadania . No quadro 2 Freguesia e concelho coloco Rio de janeiro Rio de janeiro? Vou apenas indicar o nr. do meu assento na Conservatória dos registros centrais, mas fiz pela ACP.
    obrigada
  • @Clinhares, apenas indique o número do assento e, se quiser o país Brasil. Os assentos dos processos são da conservatória dos registros centrais, independente de por qual conservatória o processo foi feito.
Esta discussão está fechada.