O número do assento de nascimento do português
Tenho uma dúvida cruel!
Não sei qual o número do assento de nascimento do meu avô eu devo indicar no processo de atribuição da minha mãe.
Este é o assento digitalizado que eu tenho dele (vou ter que imprimir para anexar ao processo): https://drive.google.com/file/d/0B6QcjSKPIVGcZk1OMGJsclgzTXc/view?usp=sharing
Sendo que quando eu entrei em contato com a conservatória de Valpaços (para localizar a certidão do meu avô, já que eu ainda não tinha essa digitalização do assento original), eles me responderam o seguinte:
"Exm.º Senhor
Renato Nunes
Informo V. Ex.ª que o assento de nascimento de Adérito Gomes é o registo n.º 2174 do ano de 2014 da Conservatória do Registo Civil de Valpaços.
Mais informo, que pode obter a certidão ao balcão de qualquer Conservatória a nível nacional, no Consulado português, se residir no estrangeiro, ou através do Portal do Cidadão www.portaldocidadao.pt quer resida em Portugal ou no estrangeiro, devendo sempre indicar o n.º de registo acima referido para melhor localização".
Qual número devo indicar no processo? O que consta no assento original que vou enviar ou o atual informado pela conservatória?
Não sei qual o número do assento de nascimento do meu avô eu devo indicar no processo de atribuição da minha mãe.
Este é o assento digitalizado que eu tenho dele (vou ter que imprimir para anexar ao processo): https://drive.google.com/file/d/0B6QcjSKPIVGcZk1OMGJsclgzTXc/view?usp=sharing
Sendo que quando eu entrei em contato com a conservatória de Valpaços (para localizar a certidão do meu avô, já que eu ainda não tinha essa digitalização do assento original), eles me responderam o seguinte:
"Exm.º Senhor
Renato Nunes
Informo V. Ex.ª que o assento de nascimento de Adérito Gomes é o registo n.º 2174 do ano de 2014 da Conservatória do Registo Civil de Valpaços.
Mais informo, que pode obter a certidão ao balcão de qualquer Conservatória a nível nacional, no Consulado português, se residir no estrangeiro, ou através do Portal do Cidadão www.portaldocidadao.pt quer resida em Portugal ou no estrangeiro, devendo sempre indicar o n.º de registo acima referido para melhor localização".
Qual número devo indicar no processo? O que consta no assento original que vou enviar ou o atual informado pela conservatória?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Informe o número recebido no email pois é indicação de que o registro foi informatizado. Qualquer Conservatória terá acesso.
Obrigado pela observação!
Então nesse caso só ter a certidão original não basta, certo? Todo mundo deve, então, entrar em contato com a conservatória referente ao(à) português (a) para conseguir a numeração atualizada? Talvez facilite e agilize o trabalho das conservatórias.. Quem sabe assim os processos de todo mundo corram mais rapidamente.
A certidão basta sim.
Quem não tem a certidão dos registros que estão nas Conservatórias devem solicitar o número o qual pode vir com indicação de informatizado ou não. Algumas pessoas pedem para informatizar e algumas Conservatórias atendem.
@Alexandre Carneiro
Estava com muita dúvida também, meu pedido de número de assento foi muito rápido, mandei um e-mail para a conservatória de Castro Daire e já fui informado do número informatizado no dia seguinte!
Podemos confiar então?!
No meu caso sou neto e vou entrar com o processo para cidadania. Meus avós foram casados em portugal, precisa da certidão de casamento delse também? No formulário eu preciso informar apenas 1 deles ou deve ser os 2? Desde já agradeço.
Se vc enviou os dados corretos o número do assento que vc recebeu está certo.
@Rodrigo Tsilva
Na certidão de nascimento do filho dos portugueses deve ter a indicação de que os pais foram casados em Portugal . De alguma forma é preciso que não haja dúvida de que não se casaram no Brasil.
Basta indicar o pai que deve ter sido o declarante.
@Renato Nunes Gomes
Boa noite. Estou em busca do assento de minha avó portuguesa, para a atribuição de minha mãe.
Mandei um email pedindo esse número para a Conservatória de Moimenta da Beira onde provavelmente minha vó foi registrada. Mas me falaram que uma resposta deles pode demorar.
Tenho como conseguir esse documento digitalizado assim como o Renato conseguiu? Já procurei no arquivo distrital de Viseu e não acho nada com o nome dela. Ela nasceu em 1936. Vi que os documentos posteriores a 1910 já estariam digitalizados.
Tendo digitalizado de repente já acho o número e não tenho que ficar na espera da resposta de Moimenta da Beira.
Aguarde o retorno da Conservatória, você receberá o número e data do assento. Dessa maneira não precisará pagar pela certidão em papel.
Exatamente.
Se o registro estiver informatizado o o seu amigo poderá solicitar uma cópia em qualquer Conservatória a um custo bem baixo, se não me engano, 2 euros. Tem toda chance de estar informatizado.
Preencha de acordo com as informações do email. O registro está informatizado por isso o ano está diferente.
Desde já agradeço o auxílio.
Rommel
Já te respondi: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/77219/#Comment_77219
Eu posso dar entrada no pedido de cidadania por naturalização somente com a copia da certidão de nascimento do meu avô que o Arquivo de leiria me mandou pelo correio ? ou preciso do numero do assento ? como me mandaram uma copia de uma certidão escrita a mão, acredito que ainda não tenha sido digitalizado, certo ?
Meu pai nasceu em Coimbra, Pousafoles. Não tenho copia da certidão de nascimento , podem me informar qual conservatoria devo solicitar o número do assento?
Obrigada.
Deve ser a CRC de Miranda do Corvo
http://www.codigo-postal.pt/miranda-do-corvo/pousafoles/
Isso mesmo.
Consegui a numeração do assento de nascimento de meu avô, tem algum lugar para eu visualizar a certidão?
Obrigada