O número do assento de nascimento do português

Tenho uma dúvida cruel!

Não sei qual o número do assento de nascimento do meu avô eu devo indicar no processo de atribuição da minha mãe.

Este é o assento digitalizado que eu tenho dele (vou ter que imprimir para anexar ao processo): https://drive.google.com/file/d/0B6QcjSKPIVGcZk1OMGJsclgzTXc/view?usp=sharing

Sendo que quando eu entrei em contato com a conservatória de Valpaços (para localizar a certidão do meu avô, já que eu ainda não tinha essa digitalização do assento original), eles me responderam o seguinte:

"Exm.º Senhor
Renato Nunes

Informo V. Ex.ª que o assento de nascimento de Adérito Gomes é o registo n.º 2174 do ano de 2014 da Conservatória do Registo Civil de Valpaços.
Mais informo, que pode obter a certidão ao balcão de qualquer Conservatória a nível nacional, no Consulado português, se residir no estrangeiro, ou através do Portal do Cidadão www.portaldocidadao.pt quer resida em Portugal ou no estrangeiro, devendo sempre indicar o n.º de registo acima referido para melhor localização".

Qual número devo indicar no processo? O que consta no assento original que vou enviar ou o atual informado pela conservatória?
«1

Comentários

  • @Renato

    Informe o número recebido no email pois é indicação de que o registro foi informatizado. Qualquer Conservatória terá acesso.
  • @Mariza ,

    Obrigado pela observação!

    Então nesse caso só ter a certidão original não basta, certo? Todo mundo deve, então, entrar em contato com a conservatória referente ao(à) português (a) para conseguir a numeração atualizada? Talvez facilite e agilize o trabalho das conservatórias.. Quem sabe assim os processos de todo mundo corram mais rapidamente.
  • @Renato

    A certidão basta sim.
    Quem não tem a certidão dos registros que estão nas Conservatórias devem solicitar o número o qual pode vir com indicação de informatizado ou não. Algumas pessoas pedem para informatizar e algumas Conservatórias atendem.
  • Entendi, @Mariza . Obrigado!

    @Alexandre Carneiro
  • Perfeito!

    Estava com muita dúvida também, meu pedido de número de assento foi muito rápido, mandei um e-mail para a conservatória de Castro Daire e já fui informado do número informatizado no dia seguinte!
    Podemos confiar então?!
  • Boa noite.
    No meu caso sou neto e vou entrar com o processo para cidadania. Meus avós foram casados em portugal, precisa da certidão de casamento delse também? No formulário eu preciso informar apenas 1 deles ou deve ser os 2? Desde já agradeço.
  • @Alexandre Carneiro
    Se vc enviou os dados corretos o número do assento que vc recebeu está certo.

    @Rodrigo Tsilva

    Na certidão de nascimento do filho dos portugueses deve ter a indicação de que os pais foram casados em Portugal . De alguma forma é preciso que não haja dúvida de que não se casaram no Brasil.
    Basta indicar o pai que deve ter sido o declarante.

  • @Mariza
    @Renato Nunes Gomes

    Boa noite. Estou em busca do assento de minha avó portuguesa, para a atribuição de minha mãe.
    Mandei um email pedindo esse número para a Conservatória de Moimenta da Beira onde provavelmente minha vó foi registrada. Mas me falaram que uma resposta deles pode demorar.

    Tenho como conseguir esse documento digitalizado assim como o Renato conseguiu? Já procurei no arquivo distrital de Viseu e não acho nada com o nome dela. Ela nasceu em 1936. Vi que os documentos posteriores a 1910 já estariam digitalizados.

    Tendo digitalizado de repente já acho o número e não tenho que ficar na espera da resposta de Moimenta da Beira.
  • @fsorf9

    Aguarde o retorno da Conservatória, você receberá o número e data do assento. Dessa maneira não precisará pagar pela certidão em papel.
  • @Mariza Com somente esse número eu consigo dar entrada na atribuição de cidadania para minha mãe né? Só colocar no campo onde pede o número de assento dela no formulário 1C
  • @fsorf9

    Exatamente.
  • @Mariza To com medo de a resposta da Conservatória demorar. Se eu pedir para alguém ir até a Conservatória, pessoalmente, com os dados da minha vó portuguesa, essa pessoa consegue pegar o assento de minha vó na mesma hora?
  • @fsorf9

    Se o registro estiver informatizado o o seu amigo poderá solicitar uma cópia em qualquer Conservatória a um custo bem baixo, se não me engano, 2 euros. Tem toda chance de estar informatizado.
  • @Mariza Obrigado. Vou aguardar pra ver se obtenho resposta da Conservatória. Caso contrário vou pedir para meu amigo ir até lá.
  • fsorf9fsorf9 Member
    editado March 2017
    @Mariza recebi a resposta da Conservatória com um número de 4 dígitos do ano de 2009. Mas minha avó nasceu em 1936. No formulário 1C devo preencher o assento com esses 4 dígitos fornecidos pela Conservatória?
  • @fsorf9

    Preencha de acordo com as informações do email. O registro está informatizado por isso o ano está diferente.
  • fsorf9fsorf9 Member
    editado March 2017
    @Mariza Obrigado!
  • Olá amigos, bom dia! Sabem me informar se o assento de nascimento do português é o mesmo do número de batismo que consta nos livros antes de 1910? A minha dúvida é pelo fato de que eu tenho o número de batismo do meu avô que consta no arquivo distrital de Braga, do ano de 1906. Outra dúvida é que no registro dele só consta parte do nome. Consta José Maria, porém nos documentos que ele usava após a vinda para o Brasil era José Maria Pereira de Barros. Enviei e-mail pro Distrito de Braga para me informar sobre o preocedimento de solicitação da certidão, a fim de obter um documento como o nome todo, mas ainda não responderam.

    Desde já agradeço o auxílio.

    Rommel
  • Boa Noite a todos, uma duvida;
    Eu posso dar entrada no pedido de cidadania por naturalização somente com a copia da certidão de nascimento do meu avô que o Arquivo de leiria me mandou pelo correio ? ou preciso do numero do assento ? como me mandaram uma copia de uma certidão escrita a mão, acredito que ainda não tenha sido digitalizado, certo ?
  • Boa noite!
    Meu pai nasceu em Coimbra, Pousafoles. Não tenho copia da certidão de nascimento , podem me informar qual conservatoria devo solicitar o número do assento?
    Obrigada.
  • Olá Kátia Macedo Mendes

    Deve ser a CRC de Miranda do Corvo
    http://www.codigo-postal.pt/miranda-do-corvo/pousafoles/
  • Obrigada Kleber.
  • editado April 2017
    @ Katia, acho q Pousafoles pertence ao Distrito de Braga ,e não Coimbra.Os assentos são pedidos nos arquivos distritais e não nas Conservatórias .Vc precisa saber o n.do assento, e data q seu avo nasceu para eles poderem localizar.
  • Gente, então no modelo 1C, deve-se colocar o assento informatizado e portanto, obrigatoriamente, assinalar a opção "Conservatória dos Registros Centrais" nesse casso, correto?
  • Ou deve-se assinalar a opção "Conservatória do Registro Civil" e escrever qual conservatória?
  • Boa noite colegas de luta, desculpe pela minha ignorância, mas, por favor, o número do assento de nascimento é aquele que fica indicado no livro de baptismos? Tipo, tenho cópia digitalizada simples dos registros de baptismo de meu bisavô. Do lado esquerdo tem a data de registro, tem o nome dos pais do meus bisavô e tem um número. O número 26... Seria esse o assento de nascimento dele??? O nº 27 já é o registro de outra pessoa... muito obrigado!!!
  • @ Rodrigo

    Isso mesmo.
  • @Mariza Guerra, Mt obrigado! Fique com Deus!
  • Boa tarde,
    Consegui a numeração do assento de nascimento de meu avô, tem algum lugar para eu visualizar a certidão?
    Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.