Retificar registros de divergência de nomes entre assento de nascimento português e RNE brasileiro

2»

Comentários

  • Ótimo o seu relato, @Ana Macedo.

    Mas não é o caso de alguns consulados no Brasil. Curitiba já negou a nacionalidade para pessoas que, com a ajuda do fórum, já se tornaram portuguesas por Tondela. Já Rio de Janeiro é desesperador o atendimento. Nem mesmo o CC as pessoas estão conseguindo agendar. Informações? Vagas, imprecisas e MUITAS vezes errôneas. Só para citar um exemplo, um português naturalizado brasileiro estava dando entrada no Consulado do Rio para Reaquisição da Nacionalidade Portuguesa. O problema? Ele nunca deixou de sê-lo. O consulado nunca consultou se realmente houve a perda. O que poderia ter acontecido se o processo tivesse sido protocolado? Toda uma família seria prejudicada!
  • E só para complementar, o consulado português de Washington não é nenhuma maravilha também. Até 6 meses atrás, nem faziam cartão do cidadão. Tive que fazer o meu em Portugal. Aqui era só bilhete de identidade... De resto, só atendem com agendamento, em horários bem difíceis para quem trabalha, mas acho que isso é normal em qualquer consulado. Usei o consulado aqui algumas vezes, para reconhecimento de assinaturas (formulário 1C e legalização de xerox de passaporte). Marcando hora, é tudo tranquilo e rápido. Não sei quanto tempo eles levariam para fazer uma transcrição de casamento. Talvez faça um teste em breve.
  • editado February 2017
    Prezados @Mariza, @Guilherme, @Marcia, @MAdelaide,

    Boa noite!

    Estou aqui novamente com o assunto sobre a retificação do nome da minha avó nos meus documentos, menciono vocês porque todos me ajudaram e me aconselharam a efetuar a retificação que infelizmente só será possível via judicial.

    Pois bem, como o processo é muito demorado e custoso optei como última tentativa fazer o questionamento, via e-mail, ao Arquivo Central do Porto, a/c do Sr. Mario Manuel Vales Ferreira (por ser filha de português li neste fórum que é onde devo enviar meu processo).

    Expliquei bem o caso e perguntei a ele se seria um problema a divergência do nome da minha avó nos meus documentos para a atribuição da minha cidadania e ele me respondeu que "Penso que não".
    Em 6 dias ele enviou a resposta, embora curtinha e sem mais detalhes.

    Gostaria muito da ajuda de vocês:
    1) Quando respondem assim é um bom indicativo?
    2) Existe a possibilidade de mandar os documentos solicitados em PDF para análise?
    3) Se enviar os documentos via correio e não for aceito, perco a taxa de 175 Euros?
    4) Por ser filha de português, o local ideal para enviar a documentação é mesmo o ACP, ou existe algum outro mais fácil de ser aceito?

    Vejam abaixo, a resposta dele e o meu questionamento

    "Bom dia,


    Penso que não


    Mário Vales
    Escriturário Superior
    Arquivo Central do Porto

    [EDITADO]
    Assunto: Atribuição de nacionalidade portuguesa

    Prezado Sr. Mário,

    Sou brasileira, filha de português (falecido), nascido em Cinfães/Viseu, e quero ter minha cidadania portuguesa. Todos os documentos - casamento/óbito do meu pai já foram transcritos pelo Consulado de Portugal em São Paulo. Minha mãe era brasileira.

    Agora estou iniciando meu processo e pretendo mandar diretamente, via correio, à Portugal. Fui informada que seria para o Arquivo Central do Porto por ser filha de português.

    Meu pai foi o declarante na minha certidão de nascimento, isto reforça que sou filha legítima de português, mas o nome da mãe dele, minha avó, na certidão de nascimento dele está como (MARIA DA CONCEIÇÃO) e na minha está como (CONCEIÇÃO CARDOSO PEDRA) . Esse nome ela adotou quando chegou ao Brasil. Seria uma problema essa divergência, ou posso enviar meus documentos?

    Desde já lhe agradeço se puder me ajudar com essa informação.

    Com os melhores cumprimentos,

    Janice"

  • @Janice Picchi,

    1. a resposta que o sr Mário lhe deu foi excelente. Ele aceitou seu processo, sem a retificação.

    2. o sr Mário é o responsável pelo ACP, e é uma pessoa extremamente séria e competente.
    Como ele te respondeu favoravelmente, não há porque enviar os documentos por email, para análise.
    Imprima o email resposta do sr Mário, e envie junto com os documentos por SEDEX EMS ou DHL imediatamente.

    3. Se enviar os documentos via correio e não for aceito, perco a taxa de 175 Euros?
    Ele te respondeu que aceitará.

    4. Essa questão de ser filha do português, mudou. Antes, o ACP só aceitava processos de filhos de portugueses. Agora, não é mais assim. Ou seja, pode enviar para qualquer conservatória que tenha balcão de nacionalidade (e que aceite pelos correios, e de preferência, não remeta para Lisboa), da mesma forma que processos de netos de portugueses também são aceitos no ACP.
  • @Marcia, já estava pensando que ninguém iria me responder porque enviei email diretamente pra ele..rs. Vou mandar os documentos e depois conto como foi. Só de pensar no transtorno e gasto de ter de retificar meus documentos já desanimava.
    Agradeço muito a ajuda.
  • @Janice Picchi,

    pois é. Enviar emails para as conservatórias atrapalha muito o trabalho deles.
    Veja que o sr Mário parou que fazia para lhe dar atenção.
    Mas, entendo perfeitamente que para seu caso (que já era fato fazer a retificação), perguntar seria a última opção.

    Boa sorte! Vai dar certo! Não esqueça de imprimir a resposta do sr Mário, e enviar junto com os documentos.
  • Olá!!
    Depois de muito procurar, revirar a familia inteira, etc - Aventura que muitos passaram - encontrei as certidões de nascimento de 3 dos avós para dar entrada como neta. Uma das filhas ainda está viva, mas essa neta já perdeu a mãe.

    Ocorreu que na certidão de nascimento dos portugueses, o nome da mãe deles está como Elisa. Nas certidões de óbito no Brasil, está como Eliza. E esse Eliza está na certidão das filhas também.

    Precisa retificar?

    Outro ponto: na certidão de óbito não tem a data de nascimento, somente a idade e ela está errada. Também precisa retificar?

    Na parte de naturalidade, só consta Portugal. Se precisar retificar, eles incluem o local de nascimento ou nem vale a pena mexer com isso? Eu imagino que a troca da letra Z por S deve ser algo fácil mas não sei se a idade vai dar trabalho e nem sei se é realmente importante...

    Qualquer ajuda é bem vinda!!!
  • @Projeto, sobre a retificaçao de nomes, não será necessaria e o óbito tb não é preciso informar.Existe algum filho do português(sa) vivo(a) ?
  • Vlad,
    Existe uma filha viva com 87 anos! Quero fazer o registro do nascimento dela. Depois quero pedir para uma das netas, que reside com ela há 14 anos, solteira a atribuição na nova lei, usando entre outros, o vinculo por morar com a tia (filha de portugueses) além de outros que ocorreram ao longo de sua vida. Estamos empenhados em formar os vínculos.
  • editado April 2018
    @Janici Picchi

    Quais os documentos que você enviou pra pedir a atribuição de nacionalidade? Foi igual a como se não tivesse divergência de nomes??

    Acho q Estou na mesma situação que vc
  • @janice

    Meu caso é igual ao seu e caiu em exigência. ;(
    Eu realmente não percebi isso é enviei. Aqui no Rj temos problemas sérios com entrega via correios.... resumenjndo já perdi 20 dias úteis do prazo só com o atraso de entrega....

    Tomara que dê certo pra vc...
    Pq eu enviei email pra pedir mais tempo e eles não respondem....
    Nem não
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.