Como achar uma certidão de nascimento sem saber o local exato e com pouca informação?

TiagosTiagos Member
Bom Dia, Pessoal

Preciso muito encontrar a certidão de nascimento do meu Bisavô e não sei por onde buscar, pois só tenho dados dele, e a certidão de óbito de inteiro Teor que diz que ele é nascido em Portugal porem não fala em qual cidade mais com informação da família que fui pegando Tenho as seguintes informações:

Nome : Manuel Fernandes 
Nascimento: 12/12/1904   Pais: Portugal  - Trás-os-Montes 
Morte: 07/02/1977  (Brasil) 
Cônjuge: Maria Clemente Fernandes (Foi casado no Brasil )
Filiação : Maria Gonçalves Pereira / José Fernandes

Desde já obrigado..

att

«1345678

Comentários

  • Nome de meu Avo - Delphim Pereira de Abreu

    Nome de seu pai - Pereira de Carvalho

    Nome de sua mae - Emilia da Conceicao Pinto de Abreu

    Ano de Nascimento - 1896

    Estes sao os dados que possuo de meu avo. Como posso descobrir o seu registro de nascimento
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2017
    @Paulo

    São de Baião -


    301433 Delfim Pereira De Abreu Baião Baião
    Francisco Alves Pereira de Carvalho
    Sem Indicação Serralheiro 22 Rio de Janeiro Solteiro

    447732 Filomena Pereira De Abreu Baião Baião
    Francisco Alves Pereira de Carvalho
    Emília da Conceição Pinto de Abreu Doméstica 39 Rio de Janeiro Casado

    145428 Arminda Pereira De Abreu Baião Baião
    Francisco Alves Pereira de Carvalho
    Emília da Conceição Pinto de Abreu Doméstica 21 Rio de Janeiro Casado

    No momento o site está fora do ar.
    Será preciso pesquisar na freguesia de Baião, porém como esse local dá nome ao Concelho pode ser que a busca tenha que ser estendida.
  • TiagosTiagos Member
    editado January 2017
    @MarizaGuerra Você consegue Me Ajudar também?

    seguindo o Modelo de informação do Paulo

    Nome de meu Bisavô - Manuel Fernandes

    Nome de seu pai - José Fernandes

    Nome de sua mãe - Maria Gonçalves Pereira

    Ano de Nascimento - Na certidão de óbito diz que ele Faleceu em 1977, com 72 Anos Pelos cálculos ele é de 1905.

    Se você puder me ajudar, eu agradeço muito!!

    att
  • @Tiago

    Na verdade eu já fiz umas buscas para você, porém são nomes tão comuns que a dificuldade aumenta.
    Tente esclarecer alguns dados desse link:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas#latest
  • @MarizaGuerra obrigado pela Instrução.

    Então em conversa com minha Avó que é filha dele disse que ele nasceu "TRÁS OS MONTES" é uma região muito grande, que no caso é um distrito pelas minhas pesquisas, a unica informação que consegui em relação a cidade. Porem fiz uma pesquisa FamilySearch e achei essas informações mais ainda tenho duvida,
    você consegue dar uma olhada e ver se precede as informações?.

    https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVVM-1ZC6

    A imagem 173,174 e também a 175,176.

    att


  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2017
    @Tiago

    Vou poder até pedir pesquisa no Arquivo Nacional com os dados desse primeiro cartão. Tem atendimento à distância no sites. Mas, tente pesquisar os documentos que ele obteve no Brasil. Veja que no verso do cartão 173 tem a chegada em 1912, ele estaria com 7 anos.

    Trás-os-Montes é uma antiga província hoje ocupada pelos distritos de Vila Real e Bragança. É na verdade a referência da província pode significar outros distritos próximos.

    Converse mais com a sua avó,faça perguntas sobre as festas se padroeiro. Remexendo à memória pode surgir uma dica. Pesquise a certidão de casamento de inteiro teor. O registro do casamento religioso também.

  • @mariza

    Muito Obrigado pela ajuda, sim vou conversar mais com ela e perguntar sobre as festas, e ver se localizo a documentação no Brasil.

    att
  • Andre EstimaAndre Estima Member
    editado January 2017
    Olá, @Mariza_Guerra,

    Estou em busca de informações sobre um antepassado chamado Thomaz dos Santos Estima (com ou sem "Lessa" ao final do nome). Há informações divergentes de que teria vindo de Valença, ou das redondezas de Matosinhos ou das redondezas de Aveiros. A data de nascimento estimada é entre 1830 e 1836, mais provavelmente em 1835. Calcula-se que deixou Portugal em direção ao Brasil entre os anos de 1852 e 1857. Há referência não confirmada de que seus pais se chamariam Francisco e Tereza.
    Você pode me ajudar com a pesquisa? Ou mesmo com dicas sobre como abranger áreas e períodos tão incertos?
  • Obrigado por sua atenção, Mariza,

    Continuo a procura de mais informações, mas isso é tudo o que consegui, por enquanto.
  • @Andre Estima

    O sobrenome Estima aparece muito no Distrito de Aveiro, mais especificamente no Concelho de Agueda. A filiação ajudaria a filtrar a pesquisa.

  • Vou tentar os livros de Águeda, então.
  • Boa noite, eu estou com dificuldades de encontrar a certidão da minha bisavó. Ela nasceu no Distrito de Vila Real.

    Nome: Maria Alves Vieira
    Mãe: Leonor Gonçalves Pereira
    Pai: José Alves Vieira
    Data de Nascimento: 18/06/1901

    As buscas que eu fiz no arquivo nacional não encontraram nada em relação à freguesia. O que sei a mais é que a data do desembarque foi no dia 25/12/1912 na embarcação "Mala Real Inglesa". Também sei que sua avó, mãe da Leonor se chamava Antonia Tavares Cardoso e minha bisavó possuía 4 irmãos: Adelaide Lopes Ferreira, Antonio dos Anjos Vieira, Guilhermina Caldas e Laura Vieira.
    Sei que sua avó deixou para ela e seus irmãos uma herança em um local chamado "vale grande de baixo" "vale grande de cima" "Areal - Malhadora". Acredito que seja próximo aonde ela tenha nascido.
    Pra mim a certidão dela é o único documento que falta, pois já consegui encontrar o do meu bisavô em Braga. Ficaria muito agradecida se puderem me ajudar!
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2017
    @Krishna Kshetra Studart

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=996873 - freguesia de Alijó.

    mais tarde te retorno com a notícia do assento.
  • Mu HespMu Hesp Member
    editado January 2017
    Olá @Mariza_Guerra

    Segue os dados sobre meu bisavô. Você poderia me auxiliar?

    Obrigado!!!

    1.
    Nome do Português: José Antônio
    Data de Nascimento: 04/02/1907
    Nome do Pai: Francisco Ramos
    Nome da Mãe: Umbelina Rosa

    2. Nascido em Soure, Coimbra
    3. Chegada no Brasil em 02.12.1929
    4. Chegada em Santos e fixou-se em São Paulo
    5. Emigrou sozinho
    6. Estado civil na época da emigração: Solteiro
    7. Casou-se com Capitulina Lopes Almeida, que posteriormente mudou seu nome para Capitulina Almeida Ramos. Tiveram 2 filhos: Ruthe de Almeida Ramos e Narciso de Almeida Ramos
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2017
    @Mu Hesp

    https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVMX-BYV5
    https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:VJ1T-R7L - irmão.

    Soure é uma freguesia que dá nome ao Concelho - pode ser que a referência seja ao Concelho. A primeira tentativa tem que ser para a freguesia de mesmo nome. Envie e-mail à Conservatória de Soure e peça a busca:

    registos.soure@irn.mj.pt


    Os livros de 1907 de Soure não estão online.
  • editado January 2017
    Boa tarde @Mariza_Guerra

    Estou procurando também informações dos meus bisavós que vieram de Portugal se alguém puder ajudar agradeço antecipadamente:
    Meu bisavô:
    Nome: Delfim Fernandes na certidão de óbito e na certidão de casamento Brasileira consta Delfim Magalhães.
    Data de nascimento: Pela certidão de óbito Brasileira 1886 pela de casamento 1881.
    Nacionalidade: Viseu, Portugal
    Pais: José Fernandes Magalhães ou José Magalhães e Maria Thomásia ( Tomásia ou Thomázia )
    Informações de família diziam que tínhamos parentes em Macedo de Cavaleiros.
    Minha bisavó:
    Nome: Maria da Cruz
    Data de nascimento: 25/04/1896
    Nacionalidade: Portugal ( ela tinha passaporte nº 567 expedido em Bragança em 24-02-1913 )
    Pais: Miguel Archanjo ou Arcanjo ( nascido em 14/08/1849 ) e Ana Rita ou Anna Rita ou Ritta ( nascida em 01/04/1860 )
    O que encontrei nas minhas pesquisas na internet:
    No site da Associação dos Amigos da Torre do Tombo existe um registro de casamento em 1880 de José Fernandes e Maria Tomásia porém para prosseguir na pesquisa tenho que me cadastrar e pagar 25 euros.
    No site do Arquivo Distrital de Bragança achei uma solicitação de passaporte de um pessoa de nome Umbelina dos Prazeres Arcanjo cujos pais são Miguel Arcanjo e Ana Rita natural de Espadanelo - Espadanelo - Macedo de Cavaleiros - com 22 anos em 14/07/1914 com destino ao Brasil poderia ser irmã da minha bisavó pois tem a mesma filiação.
    Agradeço antecipadamente alguma dica ou ajuda nessa minha pesquisa.
    Obrigado

    David Magalhães



  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2017
    @David Magalhães

    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289825 - registro de passaporte - barra de rolagem m706.
    Freguesia de Espadanedo - Concelho de Macedo de Cavaleiros -

    O livro de 1896 dessa freguesia não está online - envie os dados ao Arquivo Distrital de Bragança e solicite o assento: mail@adbgc.dglab.gov.pt


    Em qual freguesia vc encontrou o casamento de José Fernandes e Maria Tomasia?
  • @Mariza_Guerra

    Puxa vida que legal vc achou o passaporte do meu triavô era um passaporte para toda a família pelo visto , muito legal mesmo muito obrigado pela sua ajuda quanto ao casamento de José Fernandes e Maria Tomásia eu achei no endereço:
    http://nosportugueses.pt/pt/pesquisa-avancada?m=José+Fernandes&f=Maria+Tomásia
    Quanto ao contato com o Arquivo Distrital de Bragança obtive a seguinte resposta:

    Rececionámos o seu e-mail. A falta de recursos humanos aliada ao crescente aumento de trabalho, não nos permite satisfazer o seu pedido com a brevidade desejada. Assim que nos seja possível atenderemos à sua solicitação.
    Agradecemos desde já a sua compreensão.

    Com os melhores cumprimentos,

    ÉLIA CORREIA
    Diretora
    ARQUIVO DISTRITAL DE BRAGANÇA

    logo-DGLAB-ADBragança
    Rua de S. Francisco, nº 63, 5300-050, Bragança, PORTUGAL
    Telefone: (+351) 273 001 300 - Fax: (+351) 273 001 301
    E-mail: mail@adbgc.dglab.gov.pt - Website: http://adbgc.dglab.gov.pt
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2017
    @David Magalhães

    O e-mail do Arquivo Distrital de Bragança é padrão, após uns dias eles enviam a resposta.
    O link com a indicação do casamento não ajuda, deveria pelo menos ter o nome do Distrito.
    É preciso mais pista para encontrar o Delfim. Vc solicitou a certidão de casamento de inteiro teor? Sabe onde ocorreu o casamento religioso? Existem livros de algumas paróquias online, informe a data e a igreja do casamento.
  • @Mariza_Guerra

    Obrigado, já enviei para o e-amil que você me passou. Espero que eles encontrem algo!

    Consegui mais informações da minha Bisavó, e já a encontrei no family search.

    https://familysearch.org/search/record/results?count=20&query=+givenname:Capitulina~ +surname:"Almeida Ramos"~


    Nome do Português: Capitulina Almeida Ramos (nome de Casada) - Capitulina Lopes Almeida (Nome de Solteira)
    Data de Nascimento: 26.11.1908
    Nome do Pai: Desconhecido
    Nome da Mãe: Ismenia Adelaide

    2. Nascido em Não sei. Minha tinha avó acredita ser em Braga, mas não se lembra...
    3. Chegada no Brasil em 01.10.1930 no Vapor Württemberg
    4. Chegada em Santos e fixou-se em São Paulo
    5. Emigrou sozinho
    6. Estado civil na época da emigração: Solteiro
    7. Casou-se com José Antônio. Tiveram 2 filhos: Ruthe de Almeida Ramos e Narciso de Almeida Ramos

    Novamento, Muitoooo obrigado!
  • @Mu Hesp

    Veja se o Pedro Lopes é irmão de Capitulina: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:KC65-CZC

    Se for envie e-mail à Conservatória de Penalva do Castelo com os dados da sua bisavó citando a freguesia de Ínsua e peça o registro:
    registos.pcastelo@irn.mj.pt
  • @Mariza_Guerra

    Ok Mariza foi aguardar então o retorno obrigado.
    Quanto ao casamento do meu bizavô o mesmo foi realizado no Brasil em 19/06/1915 eu tenho uma cópia simplificada da certidão assim vou pedir uma de inteiro teor quem sabe aparece alguma informação pois nessa só consta que ele era nascido em Portugal e tinha 34 anos de idade filho de José Magalhães e Maria Thomázia.
    Obrigado novamente Mariza_Guerra pela grande ajuda !
  • Olá, Mariza,

    Recebi informação de que o nascimento de Thomaz dos Santos Estima seria em Vila do Conde, Distrito do Porto. A data de nascimento estimada é entre 1830 e 1836, mais provavelmente em 1835. Seus pais se chamariam Francisco e Tereza, mas não há certeza.
    Espero não estar abusando de sua boa vontade. Agradeço desde já sua ajuda.


    Olá, @Mariza_Guerra,

    Estou em busca de informações sobre um antepassado chamado Thomaz dos Santos Estima (com ou sem "Lessa" ao final do nome). Há informações divergentes de que teria vindo de Valença, ou das redondezas de Matosinhos ou das redondezas de Aveiros. A data de nascimento estimada é entre 1830 e 1836, mais provavelmente em 1835. Calcula-se que deixou Portugal em direção ao Brasil entre os anos de 1852 e 1857. Há referência não confirmada de que seus pais se chamariam Francisco e Tereza.
    Você pode me ajudar com a pesquisa? Ou mesmo com dicas sobre como abranger áreas e períodos tão incertos?
  • @Andre Estima

    Vila do Conde pode ser referência ao Concelho ou à freguesia: http://tombo.pt/f/vcd28 - a primeira tentativa seria na freguesia do mesmo nome, porém pode ser qualquer outra do Concelho.
    O Arquivo do Porto está fora do ar no momento.
  • Olá pessoal! Parabéns pelo site e ir este fórum. Fiquei sabendo recentemente que meu bisavô era português, como minha vó é viva e não está lúcida, tenho poucas informações a respeito dele, até dificuldades de encontrar a certidão de óbito , já tem uns três meses e nada.. mesmo assim, fazendo uma busca nos sites portuguueses não encontrei referências dele. Alguém pode me ajudar? Tb pesquisei no family search e nada.

    Dados: Isaltino Melo de Cerqueira
    Filiação: Maria dos Prazeres e Paulo Cerqueira, teve a primeira filha em 1932, minhas buscas para o ano de nascimento antes de 1918. Como Melo não tem nos sobrenomes dos pais, achei que descrevesse o local de origem, que segundo minhas pesquisas é Guarda. Enviei emails para todas as conservatórias de lá e desde de quinta não me responderam. Alguém pode me dar uma orientação? Obrigada.
  • Olá a todos
    Estou procurando o assento de baptismo/ nascimento de minha avó. Os dados que tenho são:
    Ermelinda Martins.
    Data Nascimento - 19 de junho de 1905
    Concelho- Vila Nova de Foz Coa (porém lembro de algumas referencias de minha avó ao Concelho de Santa Comba Dão)
    Filiação: Luis Felipe e Florinda Martins
    No Brasil, por volta de 1930, minha avó casou-se com o espanhol Antonio Peres e mudou o nome para Ermelinda Martins Peres . Não tenho certeza se o nome de solteira era mesmo Ermelinda Martins.
    Já enviei email para o Concelho de Vila Nova Foz Coa que retornou dizendo que não encontrou o registro. Pesquisei no Arquivo Nacional, no Memorial do Imigrante e não encontrei, talvez porque minha avó veio para Santos e se estabeleceu por lá.
    Mandei email para Conservatoria dos Registos Centrais em Lisboa e ainda não obtive resposta.
    Alguém poderia me orientar outros caminhos para pesquisar?
    Obrigada

  • Olá sandra antunes

    Ermelinda Martins
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99F9-WK2D?i=66&cc=2140223

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
    ID: 152015 / Ermelina De Jesus / Doméstica / 22 / Santos / Solteiro
    Vila Nova de Foz Côa / Porto
    Pai: Luís Filipe Amália
    Mãe: Florinda de Jesus

    Irmãos de Ermelinda

    Jose Joaquim Martins
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99JZ-J3QH?mode=g

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
    ID: 88404 / Adelina De Jesus Martins / Doméstica / 40 / Santos / Casado
    Vila Nova de Foz Côa / Vila Nova de Foz Côa
    Pai: Luís Filipe Amalio
    Mãe: Florinda de Jesus
  • Puxa, Kleber, quanta informação!! Obrigada pela resposta. Vou tentar confirmar com a familia os nomes dos irmãos. Acho que com esses dados devo conseguir o assento de nascimento em algum Concelho. Pesquisei no Arquivo Distrital da Guarda que é referente a Vila Nova de Foz Coa e não encontrei nada. Vou encaminhar novo email para lá. Mais uma vez obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.