Marisa, parece ser, tenho que ver se a avó vai lembrar, afinal ela já está com mais de 90 anos. Tentei localizar no site do tombo e não achei, mas não sei se estou procurando errado. Vou procurar mais né. Será que no arquivo distrital eles fazem a busca?
Procure no livro: http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1189974 1871- 1886 - a partir de 160 tif da barra de rolagem. Veja na margem esquerda quando surgir o nome Grugeiro fique atento se é o Manoel ou Manuel, confira o nome dos pais.
É necessário solicitação das certidões dos portugueses antes de iniciar a entrada no processo de atribuição? Já fui informada no consulado do RJ que essas certidões são solicitadas pelo próprio consulado.
Avô: João Fernandes Cerqueira (falecido) Nascimento: 25/11/1928 Freguesia de Gondomar, concelho Vila Verde Filiação: Francisco Fernandes Cerqueira / Luisa Fernandes Cerqueira
Avó: Deolinda Pereira Marques Nascimento: 23/01/1931 Freguesia de Aboim, concelho Vila Verde Filiação: Secundino José Marques / Angelina de Jesus Pereira
OBS: Meus avós casaram ainda em Portugal.
OBS 2: Meu avô faleceu no RJ, mas esse falecimento não foi comunicado à Portugal. É necessário comunicar? Pois minha avó ainda consta como "casada", e não "viúva".
Bom dia, Sou bisneto de avos portugueses e estou precisando urgente da ajuda para conseguir informações da certidão de nascimento de meus bisavô ou de casamento mas não tenho muitas informações deles. Estamos buscando uma luz para quem poder nos orientar para solicitar cidadania portuguesa para o meu tratamento de saúde.
Nome: José Bento Martins Data de Nascimento: só tenho a certidão de óbito no Brasil em 09/02/1933 com 67 anos, portanto nasceu 1866 Mãe: Joana Martins Fontella Pai: Joaquim Martins Nascimento: de Trás os Montes
Nome: Maria Feitaes Martins Data de Nascimento: só tenho a certidão de óbito no Brasil em 16/07/1949 com 72 anos, portanto nasceu 1877 Mãe: Felicidade Feitaes Pai: Jose Feitaes Nascimento:
Desde já peço agradeço a Deus e que abençoe toda ajuda dedicada.
Olá, eu meu avô é nascido em Portugal, estou querendo entrar com o processo de atribuir a nacionalidade do pai, mas antes tenho que fazer a transcrição de casamento do meu avô, certo? O problema é que a certidão de casamento do meus avôs eu tenho, mas a certidão de óbito não existe. Será que isso pode interferir no processo, ser negado?
Marisa, Kleber, alguém, Não localizei a certidão no livro, indicado pela Marisa, pode ser que tenham se mudado para Lisboa. Será que tem mais algum meio? O passaporte brasileiro foi tirado em 29 de maio de 1941, Rio de Janeiro. Manoel Gomes de Campos, nascido em 12 de junho de 1884, filho de Antônio Gomes e Maria José de Campos.
Kleber ou Marisa.. desde já agradeço pela atenção.. o e-mail que me passaram mail@adlra.dgarq.gov.pt parece não estar ativo , pq quando enviei solicitação, recebi um aviso que o e-mail foi devolvido.Poderiam me confirmar?mandei para esse outro e-mail sdc@adlra.dglab.gov.pt e parece que funcionou.
Boa tarde, a declarante dá certidão do meu pai foi a minha avó, logo se faz necessário a transcrição do casamento. Como confirmo se a transcrição de casamento do meu avô já foi realizada. Tenho em mãos a certidão de batismo/nascimento.
Nome: Joaquim Nunes Filiação: José Antônio Nunes Thereza Mendanha Data de Nascimento: 19/01/1887 Local: Freguesia de Samuel Concelho de Soure Distrito de Coimbra
@Isabella Se seus avós se casaram ainda em Portugal o casamento já está transcrito. E não precisa da certidão de nascimento de papel deles (assento, no linguajar português) se já estiverem informatizadas.
Como a Cynthia explicou, não precisa da certidão (papel) mas para o preenchimento dos formulários dos processos precisa do nº do registro, data, freguesia e conselho, se não tem essa informação solicite a CRC de Vila Verde por email passando o nome, filiação, data e indique a freguesia e conselho de cada português, e acho que o Consulado pode passar essa informação sem a necessidade de solicitar a certidão.
Gostaria de uma ajuda para encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, segue as informações que possuo:
Nome: José Serafim Pereira Pai: Serafim Pinto Mãe: Maria da Conceição Data de nascimento: 10/01/1878 Local de nascimento: Vilarinho - São João de Tarouca/ Tarouca
Essas são as informações que possuo que estão na certidão de casamento do meu bisavô. Já fiz a pesquisa em alguns sites que foram informados porém acho que pela falta de experiência, alguma coisa tenha passado despercebida, por isso peço a ajuda de vocês nessa jornada.
Agradeço a sua grandiosa atenção em nos ajudar, conversando com minha mãe, que é neta de José Bento Martins, e Maria Rodrigues Feitaes, ela confirmou que são a família MARTINS, gostaria se possível nos orientar como podemos agora conseguir os registros de nascimento, casamento e qual seria o procedimento para entrar com esses documentos para solicitar e naturalização portuguesa, através da minha mãe que hoje tem 79 anos. Temos no registro do atestado de óbito de minha bisavó, Maria Rodrigues Feitaes, que ela nasceu em Caneira, Portugal
Mais uma vez quero agradecer a sua gentileza em nos proporcionar imensa alegria em sabermos os dados de nossa família.
Poderiam me ajudar a achar a certidão do meu bisavô? Queria esgotar todas as possibilidades antes de enviar qualquer email para as Conservatórias, pois li aqui no forum que mandando email, irá atrasar o processo de muita gente!
Nome do meu bisavô: Romualdo Pinto de Oliveira Sá (conforme certidão de casamento e óbito) Nascimento: 28/02/1885 Nome dos pais: Augusto Pinto de Oliveira Sá & Ana de Olveira Sá (conforme certidão de casamento e obito)
Pesquisando no site Family Search e no museu do imigrante, encontrei que o pai dele "Augusto Pinto D'Oliveira Sá" nasceu em "Pedroso, Vila Nova De Gaia, Porto, Portugal No mesmo site o nome da esposa dele está como "Anna Joaquina" nascida em "São João Da Pesqueira, São João Da Pesqueira, Viseu, Portugal" E tiveram um filho que eu não sei se está correto chamado "Jose Joaquina Sá" nascido em "Cedofeita, Porto, Portugal"
@kleber..vejo mta gente aqui procurando certidões de nascimento de bisavós. No Site do Consulado Português diz que só filhos e netos de Portugueses tem direito à nacionalidade Portuguesa. Confere ou estou falando bobagem?
A busca por certidões de "bisavós" é apenas uma referencia à sua ascendência e tudo dependerá de quem está vivo e o tipo de processo de nacionalidade, então o "bisneto" pode ter direito.
Estou com um certificado de nacionalidade portuguesa do meu avô e tenho as seguintes informações:
Nome: Benjamin Ferreira Martins
Freguesia de Meixomil
Concelho de Paços de Ferreira
Distrito do Porto
Nascido em 29 de agosto de 1940
Inscrito em 30 de agosto de 1956 sob número 173.028
Isso já seria suficiente para solicitar a cdadania da minha mãe? Ou necessito de mais alguma informação. No caso, eu precisaria preencher essas infos no formulário 1C, meu avô me disse que não tem a certidão de nascimento. Se for necessário, onde posso conseguir a certidão de nascimnto ou de batismo?
Já enviei e-mail ao endereço de Vila Verde solicitando as informações deles. Quanto aos dois links que vc postou @kleber , só possuem registros de nascimentos até 1911, e meus avós são de 1928 e 1931, mas foi de muita ajuda de qualquer forma!
@kleber , eles me responderam com as informações necessárias:
"Boa Tarde Informo que os assento de nascimento dos seus avós estão informatizados sob os n.ºs 330/2016 e 3612/2014, respetivamente, embos desta Conservatória e o casamento foi em 28/05/1952 e está em arquivo nesta Conservatória sob o n.º 104 do mesmo ano.
Com os melhores cumprimentos A 2.ª Aj. Helena Castanheira"
Vc sabe me dizer se consigo obter esses documentos online ? Ou Digitalizados?
Comentários
Veja se pode ser irmãs: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:F2HF-86D
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:F2HF-CPB
Procure no livro: http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1189974
1871- 1886 - a partir de 160 tif da barra de rolagem. Veja na margem esquerda quando surgir o nome Grugeiro fique atento se é o Manoel ou Manuel, confira o nome dos pais.
Grugeiro é o nome da aldeia.
É necessário solicitação das certidões dos portugueses antes de iniciar a entrada no processo de atribuição?
Já fui informada no consulado do RJ que essas certidões são solicitadas pelo próprio consulado.
Avô: João Fernandes Cerqueira (falecido)
Nascimento: 25/11/1928
Freguesia de Gondomar, concelho Vila Verde
Filiação: Francisco Fernandes Cerqueira / Luisa Fernandes Cerqueira
Avó: Deolinda Pereira Marques
Nascimento: 23/01/1931
Freguesia de Aboim, concelho Vila Verde
Filiação: Secundino José Marques / Angelina de Jesus Pereira
OBS: Meus avós casaram ainda em Portugal.
OBS 2: Meu avô faleceu no RJ, mas esse falecimento não foi comunicado à Portugal. É necessário comunicar? Pois minha avó ainda consta como "casada", e não "viúva".
Sou bisneto de avos portugueses e estou precisando urgente da ajuda para conseguir informações da certidão de nascimento de meus bisavô ou de casamento mas não tenho muitas informações deles.
Estamos buscando uma luz para quem poder nos orientar para solicitar cidadania portuguesa para o meu tratamento de saúde.
Nome: José Bento Martins
Data de Nascimento: só tenho a certidão de óbito no Brasil em 09/02/1933 com 67 anos, portanto nasceu 1866
Mãe: Joana Martins Fontella
Pai: Joaquim Martins
Nascimento: de Trás os Montes
Nome: Maria Feitaes Martins
Data de Nascimento: só tenho a certidão de óbito no Brasil em 16/07/1949 com 72 anos, portanto nasceu 1877
Mãe: Felicidade Feitaes
Pai: Jose Feitaes
Nascimento:
Desde já peço agradeço a Deus e que abençoe toda ajuda dedicada.
O problema é que a certidão de casamento do meus avôs eu tenho, mas a certidão de óbito não existe. Será que isso pode interferir no processo, ser negado?
Não localizei a certidão no livro, indicado pela Marisa, pode ser que tenham se mudado para Lisboa. Será que tem mais algum meio? O passaporte brasileiro foi tirado em 29 de maio de 1941, Rio de Janeiro. Manoel Gomes de Campos, nascido em 12 de junho de 1884, filho de Antônio Gomes e Maria José de Campos.
mail@adlra.dglab.gov.pt
A sua falta de treino com os livros deixou passar o registro do Manoel.
http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1189974 - tif 216 - Assento 34 - nascido em 12/06/1893
Freguesia de Lejeosa do Dão - Tondela - Viseu
No registro do passaporte cita Vidigal, foi apenas uma confirmação da freguesia de Pousos
Nome: Joaquim Nunes
Filiação: José Antônio Nunes
Thereza Mendanha
Data de Nascimento: 19/01/1887
Local: Freguesia de Samuel
Concelho de Soure
Distrito de Coimbra
Este registro de passaporte pode ser deles! Consegue confirmar?
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=983483
http://www.inci.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=048&pagina=209&familia=51820
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=982248 menu a esquerda clique em _m0311.tif passaporte nº539 e do irmão Manoel nº540
Vcs poderiam me ajudar? Pelo que vejo vocês possuem grande entendimento nos assuntos relacionados.
Obrigada desde já.
Se seus avós se casaram ainda em Portugal o casamento já está transcrito. E não precisa da certidão de nascimento de papel deles (assento, no linguajar português) se já estiverem informatizadas.
Como a Cynthia explicou, não precisa da certidão (papel) mas para o preenchimento dos formulários dos processos precisa do nº do registro, data, freguesia e conselho, se não tem essa informação solicite a CRC de Vila Verde por email passando o nome, filiação, data e indique a freguesia e conselho de cada português, e acho que o Consulado pode passar essa informação sem a necessidade de solicitar a certidão.
http://tombo.pt/f/vvd01
http://tombo.pt/f/vvd22
Email da CRC de Vila Verde
civil.vverde@irn.mj.pt
Gostaria de uma ajuda para encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, segue as informações que possuo:
Nome: José Serafim Pereira
Pai: Serafim Pinto
Mãe: Maria da Conceição
Data de nascimento: 10/01/1878
Local de nascimento: Vilarinho - São João de Tarouca/ Tarouca
Essas são as informações que possuo que estão na certidão de casamento do meu bisavô. Já fiz a pesquisa em alguns sites que foram informados porém acho que pela falta de experiência, alguma coisa tenha passado despercebida, por isso peço a ajuda de vocês nessa jornada.
Muito obrigada desde já!
@Kleber
Agradeço a sua grandiosa atenção em nos ajudar, conversando com minha mãe, que é neta de José Bento Martins, e Maria Rodrigues Feitaes, ela confirmou que são a família MARTINS, gostaria se possível nos orientar como podemos agora conseguir os registros de nascimento, casamento e qual seria o procedimento para entrar com esses documentos para solicitar e naturalização portuguesa, através da minha mãe que hoje tem 79 anos.
Temos no registro do atestado de óbito de minha bisavó, Maria Rodrigues Feitaes, que ela nasceu em Caneira, Portugal
Mais uma vez quero agradecer a sua gentileza em nos proporcionar imensa alegria em sabermos os dados de nossa família.
Att:
Marlo
Registro de José acesse o link http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1064498 no menu a esquerda clique em _m0020.tif ,nº 2 de 21/01/1877 nascido em 10/01/1877 da freguesia São João de Tarouca conselho de Tarouca http://tombo.pt/f/trc06
http://www.codigo-postal.pt/tarouca/vilarinho/
Poderiam me ajudar a achar a certidão do meu bisavô?
Queria esgotar todas as possibilidades antes de enviar qualquer email para as Conservatórias, pois li aqui no forum que mandando email, irá atrasar o processo de muita gente!
Nome do meu bisavô: Romualdo Pinto de Oliveira Sá (conforme certidão de casamento e óbito)
Nascimento: 28/02/1885
Nome dos pais: Augusto Pinto de Oliveira Sá & Ana de Olveira Sá (conforme certidão de casamento e obito)
Pesquisando no site Family Search e no museu do imigrante, encontrei que o pai dele "Augusto Pinto D'Oliveira Sá" nasceu em "Pedroso, Vila Nova De Gaia, Porto, Portugal
No mesmo site o nome da esposa dele está como "Anna Joaquina" nascida em "São João Da Pesqueira, São João Da Pesqueira, Viseu, Portugal"
E tiveram um filho que eu não sei se está correto chamado "Jose Joaquina Sá" nascido em "Cedofeita, Porto, Portugal"
Muitíssimo obrigado desde já!!
Victor Tozelli
Mais informações da familia
http://www.inci.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=039&pagina=179&familia=53340
Os arquivos estão com problemas de visualização http://www.adporto.pt/index.php/sliders/noticias-destaques/138-servicos-disponiveis solicite a pesquisa http://pesquisa.adporto.pt/details?id=781598 ou se conseguir visualizar!
http://tombo.pt/f/prt04
Obrigado pela ajuda!
Devo enviar um email para a conservatória?
Pois realmente não consigo visualizar nada.
Abraços,
Veja mensagem inbox
Muito obrigada pela ajuda, pelo que vi bate com as informações que possuo. Muito obrigada mesmo!
A busca por certidões de "bisavós" é apenas uma referencia à sua ascendência e tudo dependerá de quem está vivo e o tipo de processo de nacionalidade, então o "bisneto" pode ter direito.
Estou com um certificado de nacionalidade portuguesa do meu avô e tenho as seguintes informações:
Nome: Benjamin Ferreira Martins
Freguesia de Meixomil
Concelho de Paços de Ferreira
Distrito do Porto
Nascido em 29 de agosto de 1940
Inscrito em 30 de agosto de 1956 sob número 173.028
Isso já seria suficiente para solicitar a cdadania da minha mãe? Ou necessito de mais alguma informação. No caso, eu precisaria preencher essas infos no formulário 1C, meu avô me disse que não tem a certidão de nascimento. Se for necessário, onde posso conseguir a certidão de nascimnto ou de batismo?
Obrigado pessoal!
Muito obrigada pelos esclarecimentos !
Já enviei e-mail ao endereço de Vila Verde solicitando as informações deles.
Quanto aos dois links que vc postou @kleber , só possuem registros de nascimentos até 1911, e meus avós são de 1928 e 1931, mas foi de muita ajuda de qualquer forma!
Abs
"Boa Tarde
Informo que os assento de nascimento dos seus avós estão informatizados sob os n.ºs 330/2016 e 3612/2014, respetivamente, embos desta Conservatória e o casamento foi em 28/05/1952 e está em arquivo nesta Conservatória sob o n.º 104 do mesmo ano.
Com os melhores cumprimentos
A 2.ª Aj. Helena Castanheira"
Vc sabe me dizer se consigo obter esses documentos online ? Ou Digitalizados?
Abs