Certidões de Nascimento de avós portugueses

245

Comentários

  • @marizaguerra,

    - muito obrigado pela ajuda. Me responderam:

    CRCPCom Montalegre
    12:51 (Há 12 minutos)

    para mim
    Boa tarde!!

    Informo que o assento de nascimento de seu avô, encontrava-se lavrado em papel sob o nº 387 do ano de 1925, atualmente encontra-se informatizado sob o nº 724/2012, da Conservatória de Montalegre, conforme abaixo indico.

    CRCPC Montalegre 2012-06-27 João Gonçalves Enes; Ana José Rodrigues; João Gonçalves Enes Assento de Nascimento 724/2012 Confirmado

    Com os melhores cumprimentos.


    1) mas fiquei na dúvida se no formulário vou colocar o número de registo informatizado ou original?


    - outra dúvida é que me responderam que o casamento dos meus avós se encontra transcrito:


    CRCentrais - Informatizacoes
    12:10 (Há 57 minutos)

    para mim
    Boa tarde

    o assento de nascimento do seu avô já está informatizado e tem o nº 724 de 2012 da Conservatória de Montelegre.
    O de sua avó está também informatizado e tem o nº 727 de 2012 da Conservatória de Montelegre.
    O casamento de ambos foi integrado nesta Conservtória e tem o nº C-5847 de 1986.
    Estes são os elementos que lhe posso fornecer.
    Para pedir a nacionalidade poderá dirigir-se ao Consulado da área da sua residência.

    Att, Maria Alice

    2) Eu vou precisar solicitar esses documentos? Ou com a numeração já é suficiente?
  • @Rodrigo Branco


    Conservatória de Montalegre, parabéns!
    Que atendimento nota 10!

    Utilize os números da informatização e nome da Conservatória no preenchimento do formulário. Não será preciso solicitar em papel. Se quiser para guardar poderá solicitar no Consulado.

    Casamento transcrito é uma preocupação a menos.

    Te enviei noutro tópico o cartão de imigração de João.Caso não tenha vale a pena guardar.
  • editado January 2017
    @mariza guerra.

    obrigado pela ajuda! =DD
  • @Rodrigo Blanco

    O único inconveniente é o estado civil de casada com o primeiro marido em Portugal, mas se o marido brasileiro foi o declarante não há outra opção. A sua tia poderá entrar com o processo de homologação do divórcio, (caro e burocrático) tem quer dar entrada através de advogado em Portugal, em seguida poderá fazer a transcrição do casamento atual.


    Documentos necessários para transcrição de casamento -
    - Cópia do assento do português/a
    - Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada do cônjuge brasileiro
    - Certidão de casamento de inteiro teor apostilada
    - Requerimento assinado com firma reconhecida por autenticidade
    - Cópia da identidade - se for para Tondela - deve estar dentro do prazo de validade de 10 anos - e apostilada .

    Vale postal – 120 euros
  • Olá pessoal

    Como faço para saber o Concelho/Freguesia de Pombal?

    Meu avô : Manoel Pinto Filho nascido em 03/03/1906 - filho de Manoel Pinto e Maria de Almeida, nasceu em Pombal.

    Ao questionar o consulado português, eles me pedem essas informações que desconheço

    Já encontrei o registro (RG no Brasil, e pelo Family Search o cartão de Imigrante brasileiro

    Como encontro a Certidão de nascimento dele?

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99FB-BCDS?mode=g&i=240&cc=2140223

    Muito obrigada
  • editado January 2017
    Oi pessoal, boa tarde!
    Preciso da ajuda de vocês para resgatar qualquer documento de minha bisavó! Já entrei em contato com o Arquivo Distrital de Viseu, mas não tenho informações da cidade do seu nascimento.
    Meu bisavô também era português, nascido na Ilha da Madeira, mas não tenho muitas informações dele. Sei que eles casaram no Brasil assim que chegaram ao país. Isso ajuda em algo?

    Nome: Genoveva Maria Rodrigues
    Data de Nascimento: 06/10/1886
    Mãe: Maria do Carmo
    Pai: Octaviano da Costa e Silva ou Oictaviano da Costa e Silva
    Chegou no Brasil antes de 1918. Talvez entre 1916 ou 1917.
    Só sei que ela era de Trás os Montes, distrito de Viseu. Uma vez minha vó mencinou algo sobre Linhares, mas não tem nada certo.

    Gostaria de saber também o que é ''número do assento''?

    Muito obrigada e aguardo o retorno dos que possam ajudar!!!

    Desde já muito obrigada!!

    OBS:
    É bem provável que ela tenha entrado pelo porto do Rio de Janeiro, já que foi aqui que casou, iniciou família e morreu.

    *************ATUALIZANDO****************

    Segundo a Certidão de Nascimento da minha avó, esses são os dados do meu bisavô:

    Nome: José Cardoso Gaspar
    Data de Nascimento: 16 de Setembro (não é certeza)
    Pai: Francisco Cardoso Gaspar (segundo Certidão de Nascimento da minha avó)
    Mãe: Maria José Candida (segundo Certidão de Nascimento da minha avó)
    Local de Nascimento: Ilha da Madeira

    Porém verificando no Family Search, achei um bem igual ao do meu avô, mas o nome da mãe não bate, conforme esta no site: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:V133-WRW
    Bate a entrada no Rio de Janeiro.
    Esse senhor do link não é nascido na Ilha da Madeira, mas é da Ilha Terceira, pode ter sido uma confusão da minha avó.
    Agora essa DATA DE EVENTO de 1947, é quando ele entrou no país? Pois realmente não seria possível já que em 1918 ele já estava no Brasil.

    Eu não achei nada sobre minha bisavó Genoveva no family search :(

    Aguardo ajuda!! Obrigada novamente!!!

    ****************ATUALIZANDO NOVAMENTE************

    Olá novamente! Agora que vi que tem um padrão para solicitar a pesquisa... Farei novamente para melhor busca para vocês! Desculpa tornar a postagem tão longa.


    BISAVÓ GENOVEVA

    1. Genoveva Maria Rodrigues (Segundo minha avó)
    Genoveva Maria Rodrigues (algo ilegível) Gaspar (Segundo a Certidão de Nascimento da minha avó)
    Data de Nascimento: 06/10/1886
    Filiação segundo Certidão de Nascimento da minha avó: Octaviano da Costa e Silva e Maria do Carmo.
    2. Tras os Montes, Distrito de Viseu (segundo minha avó)
    3. Data da emigração; (Não sei, mas antes de 1918)
    4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: Rio de Janeiro
    5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho: Acompanhada de José Cardoso Gaspar, mas ainda não eram casados, casaram-se no Brasil.
    6. Estado civil na época da emigração: Solteira
    7. Nome da esposa e/ou filhos; Não tinha.
    8. A certidão de casamento de inteiro teor pode conter dados importantes, além de ser necessária para o processo de cidadania; Casaram-se no Brasil.

    BISAVÔ JOSÉ

    1. José Cardoso Gaspar
    Data de Nascimento: Desconhecida ou talvez em 16 de Setembro.
    Filiação: José Cardoso Gaspar e Maria José Candida.
    2. Ilha da Madeira (Segundo minha avó, sem certeza).
    3. Data da emigração; (Não sei, mas antes de 1918)
    4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: Rio de Janeiro.
    5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho; Acompanhado de Genoveva Maria Rodrigues, mas ainda não eram casados, não sei se ele era solteiro ou viúvo.
    6. Estado civil na época da emigração; Solteiro ou viúvo.
    7. Nome da esposa e/ou filhos; Não tinha
    8. A certidão de casamento de inteiro teor pode conter dados importantes, além de ser necessária para o processo de cidadania; Casaram-se no Brasil.
  • Olá Nathália Guimarães

    Qual a data do casamento?
  • Olá Kleber,

    Muito obrigada pelo retorno!

    Eu vou perguntar pra minha vó mas acho muito difícil termos uma data exata. Isso complica a situação?

    Com os dados acima vocês não conseguem algo? :(

    Obrigada novamente!
  • Nathália Guimarães

    Alguém da família pode ter averbado esse casamento em Portugal com interesse também para o processo de nacionalidade?


  • Olá Kleber!

    Eu não sei se entendi muito bem a sua pergunta, mas tenho quase certeza que não. Pelo o que sei só houve um registro desse casamento no Brasil, o meu bisavô largou a família anos depois que minha vó e suas irmãs nasceram, por essa razão não tenho muitas informações dele já que elas não tiveram muito contato com o pai.
    E o interesse em tirar uma outra nacionalidade só surgiu agora na geração dos bisnetos, ninguém tentou nada antes, creio eu.

    Por isso minha intenção era tentar a nacionalidade pela parte da minha bisavó, já que não tenho muitas informações do meu bisavô.

    E até onde sei, segundo minha avó, minha bisavó chegou ao Brasil solteira e meu bisavô viúvo.

    Obrigada mais uma vez!!
  • Nathália Guimarães,

    como citou Trás-os-Montes https://pt.wikipedia.org/wiki/Trás-os-Montes_e_Alto_Douro ,Viseu não corresponde a esta área e o local para pesquisa está fora do ar.

    no Arquivo Nacional http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php encontrei essa Habilitação para casamento de 1916, Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 4 (Freguesias da Glória, Coração de Jesus, Lagoa e Gávea) - Registro Civil - 6O, Contratante José Gaspar e Genoveva Maria Pereira

    e uma Retificação; Registro de casamento; Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 4 (Freguesias da Glória, Coração de Jesus, Lagoa e Gávea) - Registro Civil - 6O, Requerente José Gaspar Rodrigues e Genoveva Maria Rodrigues

    e esse assento de batismo em Vila Real http://tombo.pt/f/sbr11 de Genoveva Maria de 1887 http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1078704 no menu a esquerda clique em _m0008.tif com a transcrição do casamento de 1916 mas a filiação não confere com a que informou então, pode ser homônima.
  • Guilherme,

    a filiação de ambos está bem diferente do que a Nathália informou. A retificação do casamento é de 1938. A transcrição é de 2008 por isso perguntei a ela da possibilidade de alguém da família ter feito isso.
  • Olá Kleber e Guilherme!

    Muito obrigada a todas as informações fornecidas!

    Realmente tem coisas que não batem com minhas informações... Que estranho, não ? Isso é comum de acontecer?

    Estava me programando para ir ao Arquivo Nacional procurar por isso, mas com poucas informações, será que vale a pena ? :(

    De qualquer formar vou considerar e imprimir tudo o que me passaram!

    Desculpa minha ignorância, mas como devo proceder agora?

    Obrigada novamente pessoal!
  • Kleber,

    Quando abro o link enviado não aparece nada além do site do Arquivo Nacional.
    É esse link mesmo?

    "no Arquivo Nacional http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php encontrei essa Habilitação para casamento de 1916, Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 4 (Freguesias da Glória, Coração de Jesus, Lagoa e Gávea) - Registro Civil - 6O, Contratante José Gaspar e Genoveva Maria Pereira"
  • editado January 2017
    Boa Noite,
    sou novo aqui e é meu primeiro contato.
    Meu pai Antonio Marques Guimarães (nasceu em 1929, em Queirã, Vousela) era o filho mais novo de Antonio Marques de Olveira Guimarães, mal conheçeu o pai dele e eu estou procurando informações do meu avô, meu bisavô...(minha avó eu sei que nasceu em 1884). Vocês podem me ajudar?
  • @Luiz Antonio Guimaraes,

    Se vc quer encontrar os registros dos avós procure nos livros da freguesia de Queirã: http://tombo.pt/f/vzl09

    Se deseja contato com a família sugiro que visite grupos da freguesia no Facebook e procure por parentes com os mesmos sobrenomes.
  • Nathália Guimarães,

    quando abrir o link, no menu a esquerda clique em Pesquisa livre, abrirá uma busca, no Prenome escreva Genoveva Maria, mostrará referências ao nome.

    Sobre as diferenças, são comuns mas essas particularmente estão muito diferentes, sugiro que faça a pesquisa sobre o casamento e a retificação no Arquivo Nacional, se for pessoalmente melhor. Caso as informações não colabore para resolver essas duvidas solicite a certidão de nascimento de inteiro teor da sua Avó, pode trazer referencias sobre o casamento de Genoveva.
  • @ mariza

    a minha prima pode ser a requerente da transcrição? No caso do rg é o da minha prima ou dos pais dela?
    É possível fazer a transcrição do casamento + pedido da atribuição da minha prima em uma única solicitação envando para tondela?

    muito obrigado mais uma vez! abraços
  • @Rodrigo Blanco

    O requerente da transcrição de casamento pode ser um descendente, portanto a identidade deverá ser de quem assina o requerimento, para Tondela precisa ser um documento mais recente e o xerox apostilado.
    Transcrição e atribuição podem ir no mesmo sedex desde que separados em combos e cada um com o respectivo vale postal.
  • Olá Pessoal...

    Fui no site do Arquivo Distrital de Leiria para buscar a certidão de batismo do meu avô mas bem no ano de nascimento dele, não há fotos para vizualizar

    Como eu poderia proceder para melhorar minha busca?
    Perdoem-se se eu estiver fazendo a pergunta errada. Mas seguem os dados

    AVO MATERNO
    1. Manoel Pinto Filho
    Data de Nascimento: 03/03/1906
    Filiação Manoel Pinto e Maria de Almeida (que depois agregou o Pinto)
    2. Na certidão de nascimento da minha mãe está que ele Nasceu em Estremadura - Pombal
    3. Data da emigração; - me parece que chegou ao Brasil em 1912
    4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: Santos/São Paulo
    5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho: Acompanhada dos pais acima e da Irmã Maria da Conceição Pinto (que depois casou-se e agregou o Relvas), com os irmãos Joaquim Pinto, José Pinto, Silvino Pinto, Nazaré Pinto (que casou e agregou o Duarte)!
    6. Estado civil na época da emigração: Solteiro (tinha 6 anos)
    7. Nome da esposa e/ou filhos; Casou-se em 05.01.1927 com Emília Marques (também portuguesa)
    8. A certidão de casamento de inteiro teor pode conter dados importantes, além de ser necessária para o processo de cidadania; Casaram-se no Brasil. - Já fizemos o requerimento na Arquidiocese de Santana - São Paulo.


    AVÓ MATERNA:
    1. Emilia Marques
    Data de Nascimento: 01.08.1911 em Pêra do Moço
    Filha de Isabel Maria Marques e José Luis (PODE SER COM Z) Marques
    3. Emigrou me parece que em 1912 também
    4. Pelo porto de Santos e morou em Itaquera, São Paulo
    5. Chegou bebezinha com 1 ano de idade, acompanhada dos pais e irmãos (Jaime Luis Marques/ José Luis Marques/ Antonio Luis Marques/ Agda Marques


    Entrei em contato com o Distrital de Pombal e me encaminharam para o de Leiria, que também não acharam nada :(
    (Bom dia,
    Informo que deve dirigir o seu pedido de certidão dos avós, ao Arquivo Distrital de Leiria; ano de 1906 já não temos nesta Conservatória. O endereço é:
    Arquivo Distrital de Leiria
    Rua Marcos Portugal, 4
    2400-179 Leiria
    Telefone:244004400/7
    Email: mail@sdlra.dgarq.gov.pt)
  • Olá Sandrinha Teixeira

    Sobre a Emilia
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99JP-QSRW?i=160&cc=2140223

    Curiosidade de Beira Alta https://pt.wikipedia.org/wiki/Beira_Alta

    Os registros não estão online http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1290246
    Você já solicitou pesquisa junto ao Arquivo Distrital da Guarda?
    Pêra do Moço é freguesia de Guarda, confere com a informação do wikipedia, http://tombo.pt/f/grd28 ,passe o nome, filiação,data e indique a freguesia de Pêra do Moço conselho Guarda

    Email do AD da Guarda
    mail@adgrd.dgarq.gov.pt
  • Nossa.. você achou minha avó (que emoção)))

    Neste link é listado que ela nasceu em Beira Alta (?).. mais uma informação nova essa.

    Vou solicitar manda email para a AD da Guarda. Tomara que eles tenham lá isso já que não estão online os registros.

    Encontrei meu avô também... mas neste Family Search não mostra onde ele nasceu no cartão: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99FB-BCDS?mode=g&i=240&cc=2140223

    Obrigada Kleber... vou continuar minhas buscas aqui.

    :D
  • Gostaria de encontrar o documento de batismo de meu tio avó, João Baptista Pereira, de Marzagão, Carrazeda de Ansiães, Bragança.

    Ele tinha cerca de 15 anos em 1926, quando veio para o Brasil.

    Era filho de Antonio dos Santos Pereira e Maria Martins.

    Estou tentando encontrar seus descendentes e ascendentes, inclusive os pais de Maria Martins.

    Att.
    Flávio
  • Flávio Santos Pereira

    Registro de passaporte: http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1283909

    Livro de passaportes: http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228249 - barra de rolagem m0533

  • Obrigado Mariza.....

    você acha que consegue encontrar o assento dele em Marzagão????

    Pelo que sei a mãe dele é a mesma de meu avô, Maria Martins.....

    Gostaria muito de encontrar algo sobre ela...... ela pode, com certeza, ter falecido em Marzagão.

  • @Flavio

    Assento 22: http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1302587 - barra de rolagem 212 tif - nascido dia 05/09/1910.
  • Obrigado @mariza....

    consegui confirmar os nomes de alguns de meus ascendentes.

    Com relação a Maria Martins... como conseguir a certidão de óbito? Deve estar vinculada a Marzagão/Carrazeda de Ansiães/Bragança..... há como identificar? deve ser após 1911.......

    Mesmo assim, obrigado pela atenção.


  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2017
    Flávio

    A data limite para livros digitalizados disponíveis para consulta é 1911.
  • Pessoal, queria pedir a ajuda de vocês. Sou neto de português e estou buscando a certidão do meu bisavô.
    Estou buscando a Certidão de Manoel Gomes de Campos, nascido em 12 de junho de 1884, filho de Antônio Gomes e Maria José de Campos.
    Localizei no site (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:XJ3K-BYP ) a certidão de casamento.
    O problema é que não sei a freguesia/paróquia onde ele foi registrado. Há notícias que teria sido em Viseu ou Lisboa.
    Alguém poderia me ajudar nessa busca?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.