Tirando CC com passaporte

2

Comentários

  • @madelaidevelloso obrigada pela informação. Vou a embaixada então com o e-mail.
  • @aalinemenezes, isso!! Eles consultam no sistema.
  • Bom dia,
    alguém sabe me dizer se o site do consulado do Rio não está abrindo vaga para emissão do Cartão Cidadão?
    Já é o 2º mês que entro no dia 24 para agendar e não há vaga nenhuma disponível.

    Obrigada!
  • Isso mesmo @MAdelaideVeloso minha mãe é portuguesa vive aqui no Rio mas quer voltar a Portugal ela esteve lá há cinco anos mas o Cc e o passaporte dela venceram no final do ano passado
  • @elizabeth godinho, só complementando a informação. Quando ela for renovar, leve o CC / Passaporte antigo se possível.
    Vejo muitas queixas sobre o agendamento do Consulado do RJ. Parece ser meio complicadinho mesmo. Tenha um pouco de paciência.
  • Boa noite,
    a situação do meu pai é idêntica a da mãe da @elizabeth godinho.
    Alguém sabe se esse titulo de viagem unica é concedido pra qualquer português que queira retornar ou só em casos especiais?
    Ter a opção de renovar os documentos dele em Lisboa seria o ideal, mas não sei se é possível sair do Brasil sem passaporte português.
    Obrigado.
  • editado March 2017
    @Julio Cesar, existe essa opção do título de viagem única, mas não sei se vale a pena pelo preço. Podem pedir a comprovação da real urgência do regresso.
    Veja https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/servicos-consulares/outros-documentos-de-viagem/493-titulo-de-viajem-unica
    Documentos válidos, mas vencidos, e uma emergência são o suficiente para provar.
  • Obrigado pela ajuda, @caiodib.
  • Pessoal, eu tenho algumas dúvidas bobas, mas são aqueles que poucos respondem.

    Estou mandando minha averbação de casamento a PD para atualizar meu estado civil em Portugal.
    Assim que ficar pronta, vou dar entrada para retirar o CC e o passaporte.
    Hoje eu moro no sul de Minas Gerais, mas vivi maior parte da minha vida em Sp e meu RG foi feito por lá.
    Meu RG está desatualizado e estou pensando em tirar um novo aqui em Minas Gerais mesmo.

    Teria algum problema eu procurar o Consulado de Sp para retirar os documentos? Devido meu endereço ser de Minas Gerais e não Sp?
    Ou seria melhor eu dar entrada pelo consulado de Belo Horizonte?
  • Olá, @Marcos Crelier,

    o que vale para os consulados é o endereço, e não de que estado é o RG.
    Se seu endereço é de MG, não pode procurar o consulado de SP.
  • Olá, @Marcia
    Ah sim.
    Bom pelo jeito vou ter que tirar pelo consulado de BH mesmo.
    Eu não tenho o endereço no meu nome, pois moro em uma casa alugada e nada consta no meu nome nesse endereço.
    Um reconhecimento de firma do dono da casa dizendo que moro neste endereço seria válido?
  • @Marcos Crelier, os comprovantes de endereço são comumente água, luz, telefone (pode ser celular pós-pago), e gás. Se não tiver nada, pode fazer um documento reconhecido pelo dono, bem como levar uma cópia do contrato do aluguel.
    Sugiro também, que entre em contato com o Consulado, para ver possibilidades e alternativas.
  • @Marcia e @caiodib
    Muito obrigado pela ajuda.
    Vou ligar no Consulado para saber melhor minhas alternativas.
  • Bom dia.
    Estou tentando agendar meu passaporte ha uns 2/3 meses E nunca tem vaga. Já recebi até a carta para buscar o CC.
    Tem algum horário que seja melhor para entrar e tentar agendar?
  • Gente uma ajuda , uma amiga pagou a taxa do passaporte e era o cartão cidadão como ela faz pra cancelar ?Pois ela primeiro tem que tirar o cc pra depois o passaporte , ela agendou em SP
  • @Simeia..peça para ela pagar a taxa do CC tb..ai ela ja tira os dois.
  • Pessoal, alguém ja tirou o CC e o passaporte no consulado de SP sem urgência?? Queria saber o tempo que tem levado para saber se compensa pedir com urgência.
  • Pessoal, boa tarde!
    Meu pai graças a Deus conseguiu a Atribuição de Nacionalidade através da CRC Tondela e ele está precisando tirar o Cartão Cidadão e o Passaporte Português. Liguei no Consulado de Portugal para agendar uma data para ele requer o CC e o Passaporte, mas esqueci de perguntar se precisa que ele faça a Transcrição do Casamento dele para retirar o CC e o Passaporte. Alguém pode me dizer se pode fazer esses documentos (CC e Passaporte) antes de transcrever o casamento de meus pais?
  • Maria Nélida,

    Obrigado pela resposta.

    Agora sabes me dizer se a CRC Porto tem aceitado Atribuição de Nacionalidade de filhos menores sem precisar transcrever o casamento? No meu caso, sou divorciado, preciso fazer o processo de separação em Portugal ou não????
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado June 2018
    @Luiz Baeta

    ACP aceita atribuição de filhos se o pai,portugues,foi o declarante do nascimento do filho até 1 anos de idade

    Não precisa homologar o divorcio para atribuir seu filho se vc foi o declarante e a mãe for brasileira
  • Oi Pessoal!
    Uma ajuda, alguém tirou recentemente o CC e o passaporte no consulado de SP COM urgência? Queria saber o tempo que tem levado, pois considerando os prazos informados, vou receber o passaporte um dia antes de viajar e estou achando arriscado.
    Obrigada!
  • @KatrinCosta eu tirei no Final do ano passado.O agendamento foi rápido..3 dias depois do pedido.. depois esperei 28 dias até a entrega do cartão cidadão e a carta PIN no consulado e mais 10 dias para o passaporte ser entregue pelo correio.Atualmente não sei se os prazos são os mesmos.
  • @Katrin Estive no consulado no dia 19/06 colher os dados do CC e já agendaram a retirada do CC e coleta dos dados do passaporte pra 19/07. A pessoa que me atendeu disse que o passaporte demora em média 10 dias úteis para chegar no endereço, no meu caso o passaporte pedi sem urgência. Com urgência apenas o CC.
  • Pessoal,
    Existe alguma diferença entre tirar o CC e passaporte em Portugal ou pelo consulado portugues em SP?
    Vocês indicam um ou outro?
    Obrigada.
  • @Gabriela em Portugal esses documentos ficam prontos no mesmo dia e fica mais barato.
  • @Vlad Pen, muito obrigada. Você sabe se fazendo pelo consulado em SP, depois eu consigo transferir a carta de motorista brasileira para a de lá? Eu li em algum lugar sobre fazer pelo consulado de SP e não ter o número NIF... não sei se isso pode prejudicar esse processo da carta.
  • Pessoal, alguém sabe me responder a pergunta acima?
    Muito obrigada.
  • @Gabriela o q eu sei é q vc fazendo a carta de condução portuguesa vc perde a carta brasileira.Mas é preciso confirmar essa informação.
  • @Gabriela...

    Por experiência posso afirmar que solicitar os Documentos Portugueses lá em Portugal é infinitamente mais simples e rápido...Além de sair por um custo menor...

    Quanto à Habilitação (BR) X Carta de Condução (PT)...
    Estando em Portugal...Tendo ou não a Nacionalidade Portuguesa...É permitido ao cidadão Brasileiro conduzir / Dirigir por lá tendo consigo a Habilitação do Brasil...(Por um período de 3 mêses)...
    Tempo mais que suficiente para você cuidar dos trâmites necessários para realizar a troca...

    Na solicitação dessa troca você entrega sua habilitação Brasileira ao departamento Português que a enviará aqui para o órgão correspondente no Brasil...
    Sua Carta de Condução Portuguesa será enviada para sua morada em Portugal...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.