@Raquel, o nome vai ficar como está na certidão de nascimento brasileira do seu marido.Fazer retificação em certidões brasileiras baseadas em certidões portuguesas é complicado pq os cartórios colocam um série de empecilhos.
boa tarde pra todos.estou com duvida coo resolver erros de nomes de certidoes de baismo do meu bisavo. achei a certidao de batismo do meu bisavo na Matriz mae de Deus. nome na certidao de batismo JOSE. FILHO DE FRANCISCO CERREIRO MARIA CONSTANTINA SENDO QUE NO CONSULADO AQUI NO BRASIL A SUA FICHA ESTA JOSE CAREIRO DO AMARAL PAI FRANCISCO (JACINTO) CARREIRO MAE MARIA CONSTANTINA (DO AMARAL)
NO PAI FOI ACRESCIDO (JACINTO) NA PAE FOI ACRESCIDO (DO AMARAL)
NA CERTIDAO DA FILHA DO JOSE CONSTA PAI JOSE CARREIRO (DO AMARAL) ACRESCIDO(DO AMARAL) NOME DA FILHA DO JOSE (HONORINA CARREIRO DO AMARAL)
NA CERTIDAO DA FILHA DA HONORINA ESTA ASSIM (MARIA DO AMARAL RODRIGUES) DO AMARAL PARTE DE MAE E RODRIGUES PARTE DO PAI .
SABE ME DIZER COMO RESOLVER OS ACRESCIMO NO NOME DO CARREIRO AQUI NO BRASIL QUE PASSOU A SE CHAMAR JOSE CARREIRO DO AMARAL E DA MAE DELE MARIA CONSTANTINA (DO AMARAL) E PAI FRANCISCO (JACINTO ) CARREIRO.
boa tarde desculpe pelo erro. os nomes do dois pais de meu bisavo são pai francisco carreiro mae maria constantina
filho jose carreiro
obs. na certidao de nascimento dele o jose consta o nome do pai francisco carreiro mae maria constantina
senfo que quando eles entraram no brasil foi colocado do amaral em todos eles ficando assim. pai francisco carreiro do amaral mae maria constantina do amaral
filho jose carreiro do amaral
o acrescimo do nome ( do amaral ) vai implicar em solicitar a dupla cidadania?
Olá pessoal. Estou buscando a retificação dos dados do meu avô português, para fazer a atribuição da minha mãe (ambos vivos), e queria a opinião de vocês.
Meu avô em Portugal...
Nome = António Luís Coelho Nascimento = 10 de abril de 1925 Mãe = Maria Gomes Soares Pai = José Luís Coelho Avós maternos = Manuel António Soares & Ludovina Gomes Lopes Avós paternos = Joaquim Luís Coelho & Teresa Gomes Martins
Meu avô no Brasil...
Nome = Antônio Soares Coelho Nascimento = 08 de abril de 1926 Mãe = Maria Lopes Soares Coelho Pai = José Luís Coelho
Meu avô não tem nenhum documento brasileiro onde conste nome dos avós.
Como vocês percebem, são TRÊS dados divergentes nas certidões portuguesa e brasileira. Então temos quase certeza que não conseguimos fazer essa alteração no Brasil direto no cartório e tenho medo que não consiga nem entrando na Justiça.
Então, eu pensei em primeiro tentar retificar ao menos o nome da mãe dele em Portugal, pois tanto na certidão do irmão dele, como na certidão de casamento da minha bisavó, ou na certidão de nascimento dela, o nome dela consta como MARIA LOPES COELHO. Só na certidão de nascimento do meu avô que foi aparecer esse GOMES.
O que vocês acham??? Vale a pena tentar retificar em Portugal antes de entrar na Justiça no Brasil? Fica mais fácil de termos uma resposta positiva no Brasil se for só dois dados para retificar do que três?
@LeticiaMR Você não retificará certidão em Portugal, uma vez que ela foi expedida primeiramente. Você tem boas chances de retificar no cartório brasileiro. Que certidão é essa no Brasil? Casamento?
Sim, @Sheylal, a certidão é de casamento, pois a partir dali que o erro propagou pra certidão dos filhos e netos do português...
Eu não imaginei que conseguiria retificar no cartório, sendo tantos erros ao mesmo tempo. Vou tentar!
Uma dúvida que coloquei noutro post... retificando os dados, principalmente data de nascimento, não dá problema com o governo brasileiro?? Meu avô ainda é vivo, aposentado.
@LeticiaMR, Se retificar a certidão de casamento, os documentos dele só serão retificados se vocês solicitarem...Os erros da certidão de casamento estão nos documentos dele? Porque se apresenta a certidão de nascimento...não deveria estar errado... O (A) filho(a) desse português terá que retificar sua certidão de nascimento.... Quanto aos netos do português, já vi conservatória não questionar divergências nos nomes dos avós....mas eu não arisco,,,, eu retificaria.... e o único documento retificado dos netos seria a certidão ...porque nos demais documentos não tem os nomes dos avós...
Isso!!! Vai em frente! Não sei de que Estado você eh! Espero que não seja SP, porque ele exige que seja feita judicialmente a retificação. Acho que nos demais, eh bem possível você conseguir administrativamente.
@Sheylal, eu liguei pro cartório onde a certidão de casamento está e me disseram pra levar a certidão de nascimento do meu avô português pra eles analisarem o caso. Mas disseram que por ser vários dados, é bem provável que tenha que ser judicialmente.
Porém ele também ressaltou a 'vantagem' de que se ganho essa causa judicialmente, o juiz já dá um mandado que eu levo em todos os cartórios que vamos ter que fazer retificação... e como são 4 filhos, 6 netos e 2 bisnetos, então talvez valha até mais a pena conseguir por via judicial. Eles disseram que judicial leva 2-3 meses só.
@LeticiaMR O tempo estimado é esse mesmo!! Como você já tem essa boa conversa com o tabelião, bom sinal de que as coisas ocorra nesse tempo mesmo. Isso é fato... chamamos isso de efeito cascata....nas retificações... Boa sorte. Na torcida...pra dar tudo certo!
Olá! Também estou com problema em relação a erro de grafia para fazer a atribuição do meu pai. O nome do meu avô português, conforme a certidão de nascimento dele (pedida no civil online) é Mario "C"ezerino Gomes dos Santos. Na cópia reprográfica da certidão de nascimento do meu pai, consta o nome do meu avô como no assento português. Porém quando emitiram a certidão de casamento do meu pai, colocaram o nome do meu avô como Mario "S"ezerino Gomes dos Santos. A diferença é só de uma letra C para a S. Como a identidade do meu pai foi baseada na certidão de casamento dele, o nome do meu avô saiu errado (com S) na identidade e consequentemente em todos os outros documentos dele. Portanto, se enviar os documentos para a atribuição, a certidão de nascimento do meu avô e do meu pai estarão com a escrita correta, porém a identidade do meu pai não. Será que terei problemas com isso se enviar para a ACP?
Tenho um problema que talvez seja parecido. O nome do meu avô materno portugues é: Antonio Fernandes Ao entrar no Brasil foi solictiado que adicionasse o Dias, ficando Antonio Fernandes Dias (como consta na minha certdião)
O nome da minha avó materna está nos registro como Amelia Souza Bastos (brasileira), na minha certidão está como Amelia Bastos Dias.
Acontece que dei entrada nos documentos e eles retornaram por conta dessas inconsistencias e não sei como faço pra provar que sou filho da minha mãe (minha mãe já retirou a dupla cidadania).
Boa noite a todos, estou postando pela primeira vez, se estou fazendo em lugar errado, peço desculpas, e por favor me corrijam. Embora seja minha primeira participação, já faz vários dias que venho acompanhando o apreendendo com todos aqui do fórum, os quais desde já agradeço. Preciso fazer a transcrição de casamento da mãe de minha sogra, portuguesa já falecida, nascida no ano de 1898, e estou com o seguinte dilema em relação aos nomes: 1 - Na Certidão de casamento no Brasil: Nome: Maria Lopes de Macedo Filha de Luciano Lopes de Macedo e Luzia da Cruz 2 - No Registro de Baptismo/Nascimento do Arquivo da Universidade de Coimbra Nome Maria Filha de Luciano de Macedo e de Luzia da Cruz Veloso Neta paterna de Francisco Luís de Macedo e Maria Joana Lopes e materno de António Veloso e Mariana da Cruz.
Enviei a questão para PD e me deram a seguinte resposta: A transcrição do casamento será feita de acordo com a identificação que consta no assento de nascimento. (Maria, filha de Luciano de Macedo e de Luzia da Cruz Veloso).
A minha dúvida é se com as divergências acima, conseguirei fazer a transcrição do casamento, e ainda, se ela for aceita, futuramente poderá causar problemas nas próximas transcrições. Peço desculpa pelo texto longo, e pela minha falta de perícia em explicar melhor, mas sei que sempre tem um abnegado disposto a ajudar e conto e agradeço toda ajuda possível..
@Mariza Guerra Desculpe, não sei nem como me reportar, para agradecer a sua atenção. Complementando, estou aguardando resposta de PD pois preciso fazer suprimento de certidão de nascimento, e ainda não me responderam se estão aceitando ou não. Obrigado
Meu pai é português e na minha certidão de nascimento o nome dos meus avós foi abreviado. Tenho na certidão do meu pai: Pai(meu avô paterno): João Jerônimo dos santos Tendeiro e Mae(minha avó materna): Maria de Jesus Ferro
Na minha está: Avô paterno: João Jerônimo Tendeiro (tirou o dos santos) Avó paterna: Maria de Jesus(tirou o Ferro). Sabem se eu preciso retificar minha certidão de nascimento?
Boa tarde!A certidão de inteiro teor de casamento dos meus avos esta correta,mais na certidão de nascimento do meu pai os nomes que é manuel esta escrito manoel e minha bisa se chama Maria de Jesus e veio Maria Vento,com proceder nesse caso?
@Viad Pen Boa tarde!Não sei aonde arrumaram esse sobrenome vento.Mais já consegui localizar a certidão de batismo do meu avô,quando ela chegar talvez tenha algo.E Maria Vento está na certidão de casamento do meu pai,acredito que não vou precisar ela para fazer a cidadania dele e nem a minha né,sendo que agora ele é divorciado.Vi agora tem maria Vento na certidão de inteiro teor de nascimento do meu pai ,não sei o que fazer
Comentários
achei a certidao de batismo do meu bisavo na Matriz mae de Deus.
nome na certidao de batismo JOSE.
FILHO DE FRANCISCO CERREIRO
MARIA CONSTANTINA
SENDO QUE NO CONSULADO AQUI NO BRASIL A SUA FICHA ESTA JOSE CAREIRO DO AMARAL
PAI FRANCISCO (JACINTO) CARREIRO
MAE MARIA CONSTANTINA (DO AMARAL)
NO PAI FOI ACRESCIDO (JACINTO)
NA PAE FOI ACRESCIDO (DO AMARAL)
NA CERTIDAO DA FILHA DO JOSE CONSTA PAI JOSE CARREIRO (DO AMARAL) ACRESCIDO(DO AMARAL)
NOME DA FILHA DO JOSE (HONORINA CARREIRO DO AMARAL)
NA CERTIDAO DA FILHA DA HONORINA ESTA ASSIM (MARIA DO AMARAL RODRIGUES) DO AMARAL PARTE DE MAE E RODRIGUES PARTE DO PAI .
SABE ME DIZER COMO RESOLVER OS ACRESCIMO NO NOME DO CARREIRO AQUI NO BRASIL QUE PASSOU A SE CHAMAR JOSE CARREIRO DO AMARAL E DA MAE DELE MARIA CONSTANTINA (DO AMARAL) E PAI FRANCISCO (JACINTO ) CARREIRO.
CERREIRO ou CAREIRO?
Muito provavelmente você terá que fazer retificações no documento.
desculpe pelo erro.
os nomes do dois pais de meu bisavo são
pai francisco carreiro
mae maria constantina
filho jose carreiro
obs. na certidao de nascimento dele o jose consta o nome do
pai francisco carreiro
mae maria constantina
senfo que quando eles entraram no brasil foi colocado do amaral em todos eles
ficando assim.
pai francisco carreiro do amaral
mae maria constantina do amaral
filho
jose carreiro do amaral
o acrescimo do nome ( do amaral ) vai implicar em solicitar a dupla cidadania?
isso seria importante tambem ?
Meu avô em Portugal...
Nome = António Luís Coelho
Nascimento = 10 de abril de 1925
Mãe = Maria Gomes Soares
Pai = José Luís Coelho
Avós maternos = Manuel António Soares & Ludovina Gomes Lopes
Avós paternos = Joaquim Luís Coelho & Teresa Gomes Martins
Meu avô no Brasil...
Nome = Antônio Soares Coelho
Nascimento = 08 de abril de 1926
Mãe = Maria Lopes Soares Coelho
Pai = José Luís Coelho
Meu avô não tem nenhum documento brasileiro onde conste nome dos avós.
Como vocês percebem, são TRÊS dados divergentes nas certidões portuguesa e brasileira. Então temos quase certeza que não conseguimos fazer essa alteração no Brasil direto no cartório e tenho medo que não consiga nem entrando na Justiça.
Então, eu pensei em primeiro tentar retificar ao menos o nome da mãe dele em Portugal, pois tanto na certidão do irmão dele, como na certidão de casamento da minha bisavó, ou na certidão de nascimento dela, o nome dela consta como MARIA LOPES COELHO. Só na certidão de nascimento do meu avô que foi aparecer esse GOMES.
O que vocês acham??? Vale a pena tentar retificar em Portugal antes de entrar na Justiça no Brasil? Fica mais fácil de termos uma resposta positiva no Brasil se for só dois dados para retificar do que três?
Você não retificará certidão em Portugal, uma vez que ela foi expedida primeiramente.
Você tem boas chances de retificar no cartório brasileiro. Que certidão é essa no Brasil? Casamento?
Eu não imaginei que conseguiria retificar no cartório, sendo tantos erros ao mesmo tempo. Vou tentar!
Uma dúvida que coloquei noutro post... retificando os dados, principalmente data de nascimento, não dá problema com o governo brasileiro?? Meu avô ainda é vivo, aposentado.
Se retificar a certidão de casamento, os documentos dele só serão retificados se vocês solicitarem...Os erros da certidão de casamento estão nos documentos dele? Porque se apresenta a certidão de nascimento...não deveria estar errado...
O (A) filho(a) desse português terá que retificar sua certidão de nascimento....
Quanto aos netos do português, já vi conservatória não questionar divergências nos nomes dos avós....mas eu não arisco,,,, eu retificaria.... e o único documento retificado dos netos seria a certidão ...porque nos demais documentos não tem os nomes dos avós...
No caso dos filhos e netos, retificaríamos somente a filiação, e não o sobrenome deles.
Porém ele também ressaltou a 'vantagem' de que se ganho essa causa judicialmente, o juiz já dá um mandado que eu levo em todos os cartórios que vamos ter que fazer retificação... e como são 4 filhos, 6 netos e 2 bisnetos, então talvez valha até mais a pena conseguir por via judicial. Eles disseram que judicial leva 2-3 meses só.
O tempo estimado é esse mesmo!! Como você já tem essa boa conversa com o tabelião, bom sinal de que as coisas ocorra nesse tempo mesmo.
Isso é fato... chamamos isso de efeito cascata....nas retificações...
Boa sorte. Na torcida...pra dar tudo certo!
Tenho o mesmo problema na certidão de nascimento do meu avô x certidão de nascimento do meu pai.
Na certidão do meu avô, encontra-se como ManUel Farinha Cristovão.
Na certidão do meu pai, encontra-se como ManOel Farinha Cristovão.
Tem algum problema ter essa divergência ou é preciso fazer a correção ?
Muito obrigada!
Também estou com problema em relação a erro de grafia para fazer a atribuição do meu pai. O nome do meu avô português, conforme a certidão de nascimento dele (pedida no civil online) é Mario "C"ezerino Gomes dos Santos. Na cópia reprográfica da certidão de nascimento do meu pai, consta o nome do meu avô como no assento português. Porém quando emitiram a certidão de casamento do meu pai, colocaram o nome do meu avô como Mario "S"ezerino Gomes dos Santos. A diferença é só de uma letra C para a S. Como a identidade do meu pai foi baseada na certidão de casamento dele, o nome do meu avô saiu errado (com S) na identidade e consequentemente em todos os outros documentos dele. Portanto, se enviar os documentos para a atribuição, a certidão de nascimento do meu avô e do meu pai estarão com a escrita correta, porém a identidade do meu pai não. Será que terei problemas com isso se enviar para a ACP?
Muito obrigada pela atenção!
Tenho um problema que talvez seja parecido.
O nome do meu avô materno portugues é: Antonio Fernandes
Ao entrar no Brasil foi solictiado que adicionasse o Dias, ficando Antonio Fernandes Dias (como consta na minha certdião)
O nome da minha avó materna está nos registro como Amelia Souza Bastos (brasileira), na minha certidão está como Amelia Bastos Dias.
Acontece que dei entrada nos documentos e eles retornaram por conta dessas inconsistencias e não sei como faço pra provar que sou filho da minha mãe (minha mãe já retirou a dupla cidadania).
Conseguem me ajudar?
Embora seja minha primeira participação, já faz vários dias que venho acompanhando o apreendendo com todos aqui do fórum, os quais desde já agradeço.
Preciso fazer a transcrição de casamento da mãe de minha sogra, portuguesa já falecida, nascida no ano de 1898, e estou com o seguinte dilema em relação aos nomes:
1 - Na Certidão de casamento no Brasil:
Nome: Maria Lopes de Macedo
Filha de Luciano Lopes de Macedo e Luzia da Cruz
2 - No Registro de Baptismo/Nascimento do Arquivo da Universidade de Coimbra
Nome Maria
Filha de Luciano de Macedo e de Luzia da Cruz Veloso
Neta paterna de Francisco Luís de Macedo e Maria Joana Lopes
e materno de António Veloso e Mariana da Cruz.
Enviei a questão para PD e me deram a seguinte resposta:
A transcrição do casamento será feita de acordo com a identificação que consta no assento de nascimento. (Maria, filha de Luciano de Macedo e de Luzia da Cruz Veloso).
A minha dúvida é se com as divergências acima, conseguirei fazer a transcrição do casamento, e ainda, se ela for aceita, futuramente poderá causar problemas nas próximas transcrições.
Peço desculpa pelo texto longo, e pela minha falta de perícia em explicar melhor, mas sei que sempre tem um abnegado disposto a ajudar e conto e agradeço toda ajuda possível..
Pode ficar tranquilo, não haverá problemas. Os sobrenomes são das famílias envolvidas, não há nomes estranhos. PD aceitou pq não há nada grave.
Desculpe, não sei nem como me reportar, para agradecer a sua atenção.
Complementando, estou aguardando resposta de PD pois preciso fazer suprimento de certidão de nascimento, e ainda não me responderam se estão aceitando ou não. Obrigado
Tenho na certidão do meu pai:
Pai(meu avô paterno): João Jerônimo dos santos Tendeiro e
Mae(minha avó materna): Maria de Jesus Ferro
Na minha está:
Avô paterno: João Jerônimo Tendeiro (tirou o dos santos)
Avó paterna: Maria de Jesus(tirou o Ferro).
Sabem se eu preciso retificar minha certidão de nascimento?
Boa tarde!Não sei aonde arrumaram esse sobrenome vento.Mais já consegui localizar a certidão de batismo do meu avô,quando ela chegar talvez tenha algo.E Maria Vento está na certidão de casamento do meu pai,acredito que não vou precisar ela para fazer a cidadania dele e nem a minha né,sendo que agora ele é divorciado.Vi agora tem maria Vento na certidão de inteiro teor de nascimento do meu pai ,não sei o que fazer