Tondela devolveu os documentos!

Queria saber se alguém aqui já passou por isso: Hoje chegou em casa um envelope com o processo dos meus filhos! Chegou com uma carta dizendo:
Junto se devolvem os documentos anexos, para fim de atribuição de nacionalidade, informando-se que estes processos não são da nossa competência.
Os documentos chegaram dia 23/11 e foram devolvidos dia 24/11. Estou abismada!
Agora não sei o que vou fazer, liguei na LR e falaram que "talvez" por eu ter nascido no estrangeiro (nasci em Angola e fui registrada no Consulado Portugues de lá) só possa dar entrada em Lisboa. Isso não tem nenhuma lógica pois sabemos pelo grupo que muitos processos foram feitos lá de filhos/netos e até bisnetos do português nascido em Portugal.
Agora estou sem saber o que fazer, se mandou para outra conservatória, se faço pelo consulado ou se espero chegar em Portugal pra fazer..
Já mandei e-mail para tondela me explicar o que ocorreu.
«1

Comentários

  • Vanessa,

    o Matheus Pereira já lhe respondeu em outro tópico, mas de todo modo transcrevo abaixo o item 1.b do Despacho 37 do IRN / 2015.

    1.b) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea c) do n.º 1
    do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade, relativamente a filhos de mãe portuguesa ou de pai português, desde que
    o nascimento deste progenitor tenha ocorrido em território português, em país da Comunidade Europeia ou na
    República Federativa do Brasil;
  • Então a única opção nesse caso é a CRCentrais :(
    Eu até optaria pelo Consulado… já que mandam para lá mesmo.. e pelo menos, a situação do processo pode ser acompanhada pelo site.
    Seus processos vão demorar de 8 meses até um ano para conclusão.

    Uma pergunta: quando nasceu, Angola ainda era território português?
  • Não a independência foi em 1975. Sou portuguesa porque meu pai era português de Aveiro. E sou portuguesa desde o nascimento, essa é a única nacionalidade que tenho.
  • @Vanessa Rodrigues Pinto, respondi inbox
  • @Vanessa Rodrigues Pinto,

    exatamente. Somente a CRC Lisboa possui a competência para os processos de cidadania para os descendentes daqueles que nasceram fora da comunidade européia ou do Brasil.
  • @Márcia pode ser enviado por correio também ? Sabe me dizer qual o endereço?
  • @Vanessa Rodrigues Pinto,

    sim, pode ser enviado pelos correios.
    Veja em:
    http://www.cidadaniaportuguesa.com/conservatoria_dos_registos_centrais/

    Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 198
    1099-003 - Lisboa
  • @Márcia muito obrigada por confirmar o endereço.
    Estou em dúvida em mandar pra lá ou fazer pelo consulado, não sei qual está mais rápido. Pois apesar do Consulado mandar para Lisboa o Registo é feito aqui, só é mandado pra lá pra ser integrado, então fico em dúvida se por uma parte do processo já ser feira aqui não seria mais rápido. Em compensação teria que gastar mais 1400 reais.. que dúvida..
  • me tirem uma duvida, meu pai nasceu em Angola na época que era colônia.
    Quando eu nasci ele transcreveu o casamento dele e da minha mãe e meu nascimento para a certidão dele.

    Posso fazer meu processo de atribuição por Tondela?
  • Mas seu pai era filho de português? Qual o documento mãos recente que ele tem? Não existe transcrever nascimento de filho para a própria certidão, será que ele não fez atribuição para você?
    Segundo o despacho 37 não, só pode fazer por Lisboa ou pelo Consulado.
  • É terrível ver o quanto esse despacho foi feito com as “coxas”. No caso da pessoa ter nascido em Angola – ainda colônia, considera-se território português. O problema que até nisso tem divergências.. tem algumas interpretações que dizem permitir fazer o processo, e outras mandando para CRCentrais.

    Voltando ao tópico:
    @Gabriella Carneiro, não entendi o que quis dizer com isso: “e meu nascimento para a certidão dele”. A impressão que tenho, é que ele já fez sua atribuição quando nasceu.

    @Vanessa Rodrigues Pinto, o pai dela é português, pois na época, Angola não era um “país” propriamente dito. Era uma colônia, extensão de Portugal, e a nacionalidade angolana não existia.
  • @Caio não é assim que funciona não, minha mãe e meus tios nasceram antes da independência e são angolanos. Só era português quem tinha pai português. Minha mãe tem cidadania portuguesa pela base X. Só é português quem tinha ascendência portuguesa.
  • editado December 2016
    @Caio da uma olhada no YouTube e procura por Renegados SIC. Fala sobre gente que perdeu a nacionalidade do dia pra noite, vais ver lá caso de Angolanos e Cabo-Verdianos. Mesmo nascendo em uma colônia só é português quem tem ancestral português.
  • Sério? então falei bobagem. Com o Brasil era um pouco diferente, embora a independência vai fazer 200 anos. Eu vou olhar isso sim. Obrigado pela informação. Vai me ajudar um pouco. Obrigado @Vanessa Rodrigues Pinto.

    Já vi casos de pessoas aqui no fórum solicitarem a cidadania portuguesa por terem nascido em Angola antes da independência. Mas não consigo me lembrar pois tem muito tempo.

    A nacionalidade portuguesa é descrita, que é concedida pela ascendência ou por convenção

    Mas continuo sem perceber a situação de @Gabriella Carneiro
  • Caio dá uma olhada nesse link:
    http://consuladoportugalsp.org.br/conservacao-de-nacionalidade/
    A única diferença entre esse e um processo de atribuição comum é que é mais barato, mas da mesma forma só pode ser português quem tem pai ou avô português.
    E sobre a matéria doa Renegados, perguntei a ela se o PAI tem documentos recentes pq começou uma palhaçada em Portugal de se tirar a cidadania das pessoas. Gente que nasceu em Portugal é por um erro foi registrado como português e agora teve a cidadania retirada. Como estão transformando os assentos em eletrônicos eles estão revendo todos os assentos e encontrando alguns erros, mas coisa que foi feita errada há 30 anos, pessoas que viviam como portugueses e do nada lhes é tirada a nacionalidade.
    Sabe que enviei um e-mail à um advogado sobre cidadania e ele me perguntou a eu tinha documentos recentes, na hora não entendi.. só fui perceber quando vi a matéria. Ele achou que eu poderia ter sido registrada erroneamente como portuguesa e pudesse ter perdido a nacionalidade.
  • editado December 2016
    Agora percebi como funciona. Vai depender da época de nascimento da pessoa. Veja no minuto 10 do vídeo. Consegui entender porque tanto fala que existe mais português e menos português, e infelizmente, e constrangido, eu tenho de concordar.
    Quem nasceu, mesmo em Portugal, e era descendente de alguma colônia africana, perdeu a nacionalidade após 1975, mas aqueles das colônias asiáticas, não perderam a nacionalidade. São as brutalidades que o legislador comete.
    E para piorar, se estas pessoas tivessem filhos após 81, nem os nascidos seriam portugueses. Após esta lei 37/81, apenas filhos cuja um dos pais fossem portugueses, poderia ser português. Esta é a lei em vigor até hoje. Se tiver curiosidade, olhe o verso de um assento de nascimento (quando receber o de seus filhos). Olhei isso no meu quando o recebi.

    Fica a pergunta, caso alguém queira responder: porque essa brutalidade com as ex-colônias africanas?
  • @Vanessa Rodrigues Pinto, e essas pessoas que perdem a nacionaidade ficam simplesmente apátridas?.... com Portugal na secretaria geral da ONU, fica impensável uma coisa dessas....
  • Não @Caio, elas ficam com a cidadania dos pais. A maioria dos casos da reportagem é de cabo verdianos. Então Portugal retira a nacionalidade e quem ainda não tirou vai até o Consulado de cabo Verde tirar a cidadania a partir dos pais.
  • Você viu o caso de 3 irmãos filhos de imigrantes de cabo Verde? O mais velho é português pq nasceu antes de 81, o do meio não é pq nasceu depois de 81 e a mais nova é portuguesa pois os pais já estavam legais a mais de 5 anos. O grande erro foi ter mudado tanto, primeiro era lei do sangue, depois do solo e depois passou a ser do sangue novamente.
    Quanto as colônias esse rancor se deve ao fato dos portugueses terem sido expulsos nas colônias africanas, foi lá que eclodiu o movimento de libertação e é um fato mais recente.

    Veja que ridículo Portugal usa a lei de sangue e quer fazer diferenciação de onde o português nasceu..
  • @Vanessa Rodrigues Pinto, interessante como este tópico serviu para aprendizado. A expulsão explica o rancor nas leis. Deduzo que elas não foram mal escritas, e sim com este intento de diferenciar.. mesmo o despacho teve esta intensão.

    O problema são os cidadãos que vivem em Portugal, e não tem alguma ligação com seus países (ex-colônias) pagarem o preço por este rancor institucional. Se pelo menos eles tivessem tido a liberdade de escolherem ser unicamente portugueses, ou voltarem para seus países. Seria menos doloroso. Mas tirar a nacionalidade, que é considerada um direito fundamental da condição humana, é desastroso.

    A diferenciação se trata puramente de um “acerto de contas”.

    Mais interessante é ver o título do tópico, e onde o assunto foi parar. Posso dizer que foi uma mudança muito positiva, visto que gerou discussão, e conteúdo para aprendizado para quem quiser ler, e ver o vídeo.
    Quando comecei a ler a primeira postagem deste tópico, imaginava que íamos acabar discutindo leis, e chegar a este ponto.
  • Bom, enviei um e-mail para Ovar explicando a situação e a Sra. Lurdes me autorizou a enviar os documentos para analisarem se poderiam fazer por lá e após 1 semana de espera, para minha grata surpresa a reaposta foi que SIM! Já enviei a documentação dos meus filhos para lá. Sinceramente acho que o problema foi não ter mandado a minha certidãoeletrônica pra Tondela. Pelo fato de que andam tirando nacionalidades devem ter ficado na dúvida se a minha ainda valia e nem se deram ao trabalho de olhar no sistema.. Fazer o que pelo menos não precisei gastar mais 1400 com certidões e consulado.
    É foi uma sorte muito grande, fui ao correio na terça para mandar pra Lisboa, estava lotado! Resolvi voltar no dia seguinte e de manhã estava lá o e-mail dizendo que oderia enviar os documentos.
  • @Vanessa Rodrigues Pinto, boa sorte. Estou na torcida pelo seu sucesso.
  • Obrigada Caio! Vou mantendo contato pra te contar o fim dessa novela..
  • editado January 2017
    Bom o último capítulo da novela é o seguinte:
    Sra Lurdes me mandou um e-mail dizendo que não fazem esse tipo de processo lá. Apesar de eu ter mandado um e-mail explicando e ela ter visto os documentos e aprovado o envio.. E disse que enviará os documentos para Lisboa, ou seja só perdi tempo, ela diz que vai mandar eu não vou saber quando vai chegar ou se vai chegar.. Mais valia ter gasto os 1400 reais a mais e ter feito pelo consulado.
  • @Vanessa Rodrigues Pinto, complementando o que respondi inbox, estes processos serão finalizados mais rapidamente, por se tratarem de menores de idade.
    Muito provavelmente não observaram algo, ou não buscaram a palavra do conservador anteriormente.
    No fim, dará certo
  • Oi, Vanessa! Não sei se você já resolveu seu caso, mas o meu é similar.
    Meu avô nasceu em Angola, e depois da independência já estava no Brasil e não soube que havia tido uma lei que ele devia demonstrar interesse em manter a nacionalidade portuguesa, Cheguei a enviar os documentos da minha mãe e foram devolvidos ano passado por Ponta Delgada.

    Por fim, depois de muita briga com o consulado do RJ, consegui que meu avô desse entrada num processo de conservação de cidadania, que foi concluído mês passado.

    Agora posso prosseguir com o processo normalmente, pois tenho uma certidão de nascimento portuguesa dele (antes era uma certidão de Angola)...

    Agora só estou perdida porque mais de um ano se passou e todo o processo mudou, hahahaha!
  • @Aline já te adianto que você vai ter que mandar pra Lisboa pq as outras conservatórias só aceitam se tiver nascido no Brasil ou Europa. Mas meu caso é diferente, sou portuguesa de nascimento porque meus pais eram portugueses (minha mãe pelo casamento) e eu só fui registrada no Consulado de Portugal. Eu nasci bem depois da independência. Inclusive pretendo pedir a minha nacionalidade angolana, mas vou pedir por ser filha de angolana pois nao tenho nenhum documento de lá. Alias quando soube que se quisesse ir a Angola teeia que pedir visto fiquei passada! Pq sempre que me perguntavam eu falava sou Angolana.. só depois de maior fui entender que nunca fui :( Acho que nacionalidade é um bem/herança muito precioso, eu posso não ter nenhum interesse de morar lá mas meus filhos ou netos podem ter e eu me sinto Angolana também, então depois que essa novela da nacionalidade dos meus flhos acabar vou tratar de tirar a minha angolana.
  • @Aline Melo, no seu caso, terá que fazer o processo de seu pai/mãe pelo Consulado ou pela CRCentrais. Se estiver e for ficar no Brasil, fazer pelos Consulados talvez até seja melhor por poder acompanhar o processo, mas demora… demora muito. Depois poderá fazer as outras etapas pelas Conservatórias normalmente.
    Como @Vanessa Rodrigues Pinto disse, somente cidadãos nascidos no Brasil ou na UE podem fazer os processos pelas Conservatórias, caso contrário, terão de fazer pela CRCentrais, ou pelos Consulados, que também fazem pela CRCentrais.

    Vanessa, seu caso vai me intrigar por muito tempo.
    Aproveito para desejar boa sorte.
  • @Vanessa @caiodib Séeeerio?! Achei que agora com a certidão dele portuguesa não teria mais problemas... Não acredito, que novela! Hahaha! E eu precisava resolver isso tudo até o fim do ano, pq pretendo aplicar para doutorado na Europa. Vocês sabem se uma amiga que mora em Lisboa com algum tipo de procuração pode dar entrada na CRCentrais? Seria mais rápido que consulado? E CRCentrais com certeza deve exigir transcrição do casamento dos meus avós, correto? Casamento também só seria por lá? Desculpem o um milhão de perguntas... Obrigada!!
  • Mas Aline você vai fazer como? Direto do seu avô por você ou passa do pela sua mãe? De qualquer forma o 1 vai ter que ser pelo consulado ou Lisboa. Eu aconselho a fazer pelo consulado, liguei na Linha de Registos e me informaram que pelo consulado sai mais rápido, porque todo o processo de verificação e emissão de certidão é feito aqui e depois vai pra Lisboa. Entao pelo Consulado demora uns 6 meses e direto leva 1 ano !!! Se eu soubesse que iria pra lá (mandei e-mail pra Ovar e disseram que aceitavam) tinha gasto os 1400 a mais e feito pelo Consulado. Aliás se eu tivesse feito quando meus filhos nasceram estava sossegada.. Mas como não dava pra registrar direto no Consulado acabei deixando pra depois e também tinha que renovar o Cartão cidadão.. então fui deixando pra depois.. Mas olha se você fizer o da sua mãe pelo consulado depois de pronto você pode fazer o seu por Tondela (ridículo né), pq a sua mãe nasceu no Brasil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.