Avó portuguesa viva

2»

Comentários

  • Sim, já enviei. Segue:

    Bernardo Povoa
    1 de dez (Há 1 dia)

    para registos.mfrio

    Bom dia.

    Poderiam me informar o número de Assento da pessoa abaixo?
    A minhã mãe, filha da Angela Maciel está para entrar com o processo de nacionalização.

    NOME: ANGELA MACIEL DA COSTA (19/07/1924)
    PAI: ANTONIO BONIFACIO DA COSTA
    MAE: EDITH MACIEL DA COSTA

    "Ela, nascida em Mezão, freguesia de Barqueiros, Portugal, no dia 19 de julho de 1924."

    Obrigado,


    Bernardo de Castro Póvoa
  • editado December 2016
    @cynthia

    Sobre o portal do cidadao segui o caminho:
    Me cadastrei com meus dados mesmo para login.

    Fui pelo caminho:
    Pedido de Certidão de Registo Civil
    Selecionei VILA REAL
    Consevatória de MEZAO FRIO

    Ae aparecem os campos:
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Tipo de certidão: *
    Certidão de: *
    Fim a que se destina: *
    Nome da pessoa a quem respeita:
    *
    Número e ano do assento:

    -
    Data de nascimento:
    (dd / mm / aaaa):
    /
    /
    **
    Freguesia:
    *
    Concelho:
    *
    País:
    *
    Filiação: Pai
    *
    Filiação: Mãe
    *
    Casou com:




    Casou em
    (dd / mm / aaaa):

    /
    /
    Freguesia de (casamento):

    Concelho de (casamento):


    Cônjuge faleceu em
    (dd / mm / aaaa):
    /
    /
    Freguesia de (falecimento):
    Concelho de (falecimento):

    Falecido em
    (dd / mm / aaaa):

    /
    /
    Freguesia de (falecimento):

    Concelho de (falecimento):

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------
    No caso eu não tenho o numero de assento para colocar.




  • Olhe, o livro de registo de nascimento da sua avó está no Arquivo Distrital:
    Arquivo Distrital de Vila Real
    Documento Obtido em 02/12/2016 por Internet em www.advrl.org.pt
    Entidade detentora
    Arquivo Distrital de Vila Real
    Código de referência
    PT/ADVRL/RC/CRCMSF/008/014
    Título
    Livro de extractos de assentos de nascimento
    Datas
    1924 - 1924
    Nível de descrição
    Documento Composto
    Dimensão e suporte
    1 liv.; papel
    Localização
    D02/C013/E02/P4/UD.Cx CRCMSF-30
    Idioma/Escrita
    Português
    página 1 / 1
  • E pelo jeito, você consegue que eles te mandem uma cópia simples ou até digitalizada.
    Leia aqui:


    Certidões/Fotocópias

    O Arquivo Distrital de Vila Real satisfaz as solicitações de certidões e fotocópias, por correspondência, desde que sejam fornecidos os elementos de identificação considerados indispensáveis.

    Com vista a facilitar tais solicitações, o Arquivo Distrital de Vila Real disponibiliza nesta página WEB, formulários específicos para cada tipo de documentação.

    Para lhes aceder, basta percorrer o caminho lógico (exemplo para quem pretenda solicitar uma cópia ou certidão de um registo de nascimento: Clicar e "Registo Civil" e depois em "Registo de Nascimento").

    Os campos essenciais para a localização dos documentos encontram-se assinalados, nesses formulários, a vermelho.

    Quando preenchidos por cidadãos de nacionalidade não Portuguesa, ou residentes em paises que não Portugal, os campos NIF (Número de Identificação Fiscal) e Código Postal, poderão ser preenchidos com zeros.

    Quando o requerente não esteja na posse de tais elementos, o Arquivo Distrital de Vila Real aceita proceder a pesquisas, por conta dos interessados. Para tal, deverá utilizar os formulários específicos, disponíveis na área de Pesquisas deste site.

    Em alternativa à certificação convencional, o Arquivo Distrital de Vila Real disponibiliza a certificação digital.

    Informa-se que os documentos assinados com assinatura digital fazem prova plena de acordo com o disposto no nº 2 do art.º 3º e nos artigos 5º, 6º, º 7º do Decreto-Lei 62/2003 de 3 de Abril, não podendo ser repudiados por nenhuma instituição nacional, pública ou privada.

    Os documentos certificados deverão ser aceites pelos quadros legais dos países membros de acordo com o nº 2 do artº. 4º da Directiva 1999/93/CE de 13 de Dezembro.

    Contudo e face à inexistência de uma prática disseminada neste domínio, alerta-se para eventuais constrangimentos que possam vir a ocorrer.

    A certidão produzida com assinatura digital emitida pela ECCE (Entidade Certificadora Comum do Estado) pode não ser ainda reconhecida por alguns sistemas nacionais de chaves públicas existentes em países terceiros. Neste caso e embora a Directiva acima referida preveja explicitamente a troca de certificações digitais com países terceiros, tal dependerá de acordos e protocolos a estabelecer com esses mesmos países.

    Releva-se qualquer responsabilidade da DGARQ pelo possível repúdio de documentos contendo certificados emitidos pela ECCE, por parte das instituições e autoridades desses países.

    Decreto-Lei n.º 16/93:
    (Regime geral dos arquivos e do património arquivístico)

    Comunicação e conservação

    Artigo 17º

    Comunicação do património arquivístico

    1) É garantida a comunicação da documentação conservada em arquivos públicos, salvas as limitações decorrentes dos imperativos da conservação das espécies e sem prejuízo das restrições impostas pela lei.

    2) Não são comunicáveis os documentos que contenham dados pessoais de carácter judicial, policial ou clínico, bem como os que contenham dados pessoais que não sejam públicos, ou de qualquer índole que possa afectar a segurança das pessoas, a sua honra ou a intimidade da sua vida privada e familiar e a sua própria imagem, salvo se os dados pessoais puderem ser expurgados do documento que os contém, sem perigo de fácil identificação, se houver consentimento unânime dos interesses legítimos a salvaguardar ou desde que decorridos 50 anos sobre a data da morte da pessoa a que respeitam os documentos ou, não sendo esta data conhecida, decorridos 75 anos sobre a data dos documentos.

    3) Os dados sensíveis respeitantes a pessoas colectivas, como tal definidos por lei, gozam de protecção prevista no número anterior, sendo comunicáveis decorridos 50 anos sobre a data da extinção da pessoa colectiva, caso a lei não determine prazo mais curto.

    4) Compete aos proprietários dos arquivos particulares proporem as regras e modalidades de comunicação da documentação, as quais serão objecto de apreciação e de proposta de homologação ao membro do Governo que superintende na política arquivística por parte do órgão de gestão.


    Preços praticados pelo ADVR:

    Quando não enquadradas em legislação específica e de acordo com a Tabela de Preços anexa ao Regulamento de Reprodução de Documentos da DGLAB, as reproduções e certidões processadas pelo Arquivo Distrital de Vila Real, têm os seguintes preços:

    Fotocópias, preto e branco, a partir de originais:
    A4 - € 1,00.
    A3 - € 1,50.

    Digitalização:
    Digitalização na íntegra de documentos - imagem - € 0,25.
    Digitalização parcial de documentos - imagem - € 0,75.

    Certificação:
    Certificação analógica (sobre reprodução em papel). Preço por documento certificado, acrescido do valor consoante o n.º de cópias - € 15,00.
    Certificação digital (assinatura eletrónica qualificada sobre formato digital). Preço por objeto digital, acrescido do valor consoante o n.º de imagens - € 15,00.


    Prazos de entrega das reproduções:

    O Arquivo Distrital de Vila Real, em termos gerais, satisfaz, de imediato, a solicitação de reproduções.
    Em casos excepcionais, dependendo do volume de reproduções solicitadas, poderá estipular um prazo de entrega, que nunca será superior a 30 dias.

  • O pedido, faz-se aqui: http://www.advrl.org.pt/servicos/registo2.html

    Apenas os campos em vermelho são obrigatórios. E aí em cima diz que para quem não mora em Portugal, coloque zeros para o número de NIF e código postal
  • Vale a tentativa, né?
  • @Bernardo, leia as mensagens acima.
  • @Bernardo,
    Agora só que eu vi o que estava faltando, o número do assento.
    Deixe em branco e veja se vai.
  • @Cynthia
    Pelo portal do cidadão parece que passou, porém tenho que enviar 20 euros pelo correio.
    Já que só necessito no número do assento e nao do documento em si, não vale a pena eu esperar resposta do conservatorio de Mezão ou até ligar pra lá?
  • @Bernardo
    Acredito que se você conseguir a informação de Mesao já é suficiente.
    Pode também tentar no arquivo distrital, cobram apenas centavos pela cópia digitalizada.
  • @Cynthia
    Apenas para verem o que está acontecendo. O Arquivo Distrial respondeu meu e-mail.

    Ex.ma Senhora

    Informamos que deve enviar o pedido para a Conservatória do Registo Civil de Mesão Frio.

    Com os melhores cumprimentos,

    PAULO MESQUITA GUIMARÃES
    Diretor
    ----------------------------------------------------------------------------
    Lembrando que já enviei o pedido para Mesão a mais de 1 semana e até hj não obtive resposta.


  • @Bernardo,
    Sugiro que telefone para a conservatória de Mesão Frio.
  • Atualizando. Já solicitei todos os documentos via correios para a central de cartórios em Belo Horizonte e eles mandam para o meu endereço (apenas informando pra quem mora no interior também, tem essa opção, não é necessário ir até lá).

    centralcertidoes@gmail.com
  • Atualizando.
    Preço absurdo co cartório! Cobraram R$ 140 para cada certidao de inteiro teor + R$ 100 para o apostilamento. São R$ 240,00 para cada certidão apostilada. Contando que devo ter o inteiro teor de avô, mae, pai, meu + 2 certidoes de casamento, só de documentacao ficará quase R$ 2000,00.
  • @Bernardo, as certidões mais antigas são mais caras.
  • Bom dia pessoa. Solicitei todos os documentos no cartório de BH, porém ainda não chegaram. Verificando as certidões identifiquei que o primeiro nome do meu avô (brasileiro) está como CAYUBI na certidão de casamento com a minha avó (portuguesa), porém na certidão de nascimento da minha mãe o nome dele está como CAYHUBY. Pra complicar mais ainda na minha certidão o nome dele está como CAYUBY.
    Resumindo, existem 3 variações do primeiro nome dele. Saberiam me informar se isso seria um impeditivo para que eu tire a cidadania?

    Obrigado.
  • @Bernado

    Sonoramente está idêntico nos três registros, portanto não haverá problema.
  • @Mariza Guerra
    Certeza absoluta? kkk Pq pensei em ir para Portugal como turista e dar entrada pessoalmente.

  • @Bernardo

    A sonoridade dos nomes vem sendo considerada mais importante que a grafia. Não pedem para corrigir Manoel X Manuel; Sousa X Souza e assim por diante. Não posso te dar certeza porque cada cabeça uma sentença, vai que a pessoa que analisará o seu processo entende que precisa retificar? Porém, não justifica fazer retificações antes de consultar a Conservatória que vc dará entrada.

    Vc poderá procurar a Conservatória que não pedirá retificação.
  • Bom dia.

    Poderiam me ajudar com a certidão de nascimento do meu pai?

    Estou tentando tirar a dupla cidadania aqui no Brasil no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

    Sei que não precisa da certidão em papel, mas gostaria de dar esta certidão ao meu pai, tendo em vista que aqui no Brasil quando se casa a certidão de nascimento fica retida no cartório.

    Poderiam me ajudar com o caminho mais fácil para requerer a dupla cidadania?

    Meu pai se naturalizou brasileiro no ano de 1982 eu consigo requerer a dupla nacionalidade através dele?

    Eu acho tudo muito confuso, se puderem me ajudar eu agradeço muitíssimo.

    Dados do meu pai e avós:

    Pai: Antonio da Silva

    Data de nascimento : ­28/10/1949 - Assento n.º 1851 de 2012

    Natural da freguesia de Zedes

    Concelho de Carrazeda de Ansiães - Distrito de Bragança

    Nome do meu avô: João da Silva

    Nome da minha avó: Alzira da Luz dos Santos
  • @Marcos Vinicios

    Se vc quer o registro em papel basta solicitar no Consulado ou através do site Portal do Cidadão. Nos Portal será mais fácil apenas se você conseguir pagar via cartão de crédito.

    Se a naturalização não foi informada em Portugal vc poderá ser atribuído sem problema. O processo através do Consulado é muito demorado e burocrático. Leia as discussões sobre Atribuição aqui no Fórum para que você se sinta seguro e consiga enviar diretamente à uma Conservatória em Portugal. .
  • @Cynthia Boa tarde Cynthia. Enfim chegaram minhas certidões devidamente apostiladas e já confirmei em OVAR todos os documentos para a atribuição. Já efetuei inclusive o agendamento na conservatório e estou indo para Portugal no mês que vem :)

    Ficou uma dúvida. A funcionária exigiu que eu levasse uma procuração da minha mãe me dando poderes para efetuar o procedimento para ela, porém disse ser incapaz de me enviar um modelo via e-mail e confirmou que não seria necessário o apostilamento da procuração. Me falou apenas: "O modelo está no Artigo 1, alínea C".
    Dei uma pesquisada e não encontrei nada preciso. Saberia me informar se é o modelo de procuração normal do Brasil ou alguma específica para este processo? Teria como me informar onde adquirir este modelo?

    Desde já agradeço o breve retorno de sempre,

    Bernardo.
  • Oi, @Bernardo
    Tem o modelo rolando no forum. Peraí que vou procurar.
  • @Bernardo
    Achei esse aqui:

    Leia direitinho e edite de acordo com suas necessidades:
    Segue procuração:
    Complete com seus dados:

    "INSTRUMENTO PARTICULAR DE PROCURAÇÃO

    NOME, no estado de..., casado, brasileiro, natural da cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, filho de Fulano e Ciclana, com residência habitual no Brasil, na Rua Tal, nº x, apartamento abc, bairro Beleléu, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, CEP xx.xxx-xxx, portador da cédula de identidade RG n.º xxx, emitido em xx de mês de ano, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Guanabara, Instituto Félix Pacheco, (portador do passaporte nº xxx, emitido em xx de mês de ano, pela República Federativa do Brasil)*1, inscrito no CPF/MF sob o n.º xxx.xxx.xxx/xx, constitui como seu bastante PROCURADOR o Sr. BEUTRANO, portador da cédula de identidade RG nº xxx, emitido em xx de mês de ano, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Félix Pacheco, portador do passaporte nº xxx, emitido em xx de mês de ano, pela República Federativa do Brasil, com residência habitual no Brasil, na Rua tal, n.º xx, apartamento xxx, bairro abc, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, CEP xx.xxx-xxx, a quem confere poderes especiais para o registrar como português na Conservatória dos Registros Centrais, bem como para realização de atos necessários para averbação de registros civis em geral, (seus e de seus ascendentes em primeiro grau já falecidos*2), podendo para o efeito declarar, praticar e assinar tudo o que seja necessário ao indicado fim, nomeadamente a declaração, para fins de inscrição de nascimento, (transcrição de casamento celebrado no estrangeiro*2), ou de atribuição de nacionalidade, podendo se necessário substabelecer os poderes que lhe forem conferidos.
    Rio de Janeiro, XX de mês de ano.

    ___________________________________________________________________
    NOME

    *1 Caso tenha, preencha, leve uma cópia apostilada.
    *2 Edite para suas necessidades.
  • @Bernardo
    Não se esqueça de levar sua mãe para assinar a procuração PRESENCIALMENTE, reconhecimento por AUTENTICIDADE.
  • Olá!!! minha avó é portuguesa, viva. minha mãe não tirou a cidadania e já faleceu. Meu tio, irmão da minha mãe, tirou a cidadania e tem todos os documentos da minha avó. Estou indo para Lisboa, não sei quando volto para o brasil. Preciso tirar a cidadania o quanto antes pois fui convidada para coordenar um projeto na europa. como posso agilizar esse processo?? gratA!!
  • editado January 2018
    @livia vc pode requerer a nacionalidade portuguesa como neta mas terá q cumprir as exigências q determina a nova lei.Estando morando em Portugal facilita.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento/p1
  • muito obrigada @vlad!! vou organizar os documentos necessários.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.