Ajudem-me, por favor!

2»

Comentários

• Marcos

Ela não precisa assinar o requerimento, você mesmo pode assinar. Eu assinei o Requerimento da certidão de nascimento de minha Vó e a do meu Pai.

No meu caso, localizei a certidão de nascimento da minha vó na cidade de Araraquara-SP e a certidão de meu pai na cidade de Tabatinga-SP. Localizei as certidões encaminhando e-mail para os cartórios, pois moro no estado de Santa Catarina. Depois que os cartórios localizaram as certidões, eles me encaminharam os modelos de requerimentos por e-mail. Os dois cartórios tinham modelos de requerimentos diferentes.
    Preenchi o requerimento, imprimi e assinei. O cartório de Araquara exigiu firma reconhecida de minha assinatura e o cartório de Tabatinga não. Enviei por Sedex os Requerimentos aos cartórios e agora espero o recebimento das certidões.

Paguei o valor de R$75,00 por cada certidão, pois como não moro na mesma cidade e estado do cartório está incluído o valor de R$30,00 do Sedex para eles me enviarem a certidão.
  • Marcos

No meu caso, perguntei para minha avó em qual cartório meu pai estava registrado. Aí fui ao cartório em questão e falei que precisava da certidão em inteiro teor do meu pai. Aí eles checaram se eu realmente estava no cartório certo e, como estava, pediram pra eu preencher um requerimento. Foi bem simples.
    Leve seu RG para comprovar que vc é filho de sua mãe (rs!) pois, pelo menos no meu caso, eles xerocaram meu RG como comprovante de que eu solicitava por ser filha.
    Caso encrenquem, fala que ela mora em outra cidade e não pode ir até o cartório.
    (Digo isso pq a mulher queria q meu pai fizesse a solicitação, aí, como ele não mora mais em São Paulo, falei que ele estava em outra cidade e que ele pediu para eu solicitar. Aí ela liberou...rs!)
    Bom, agora tô esperando a certidão ficar pronta...hehe!
    Tô ansiosa!
    =)
  • Karinna

Quando ficar pronta a sua certidão, posta aqui no forum para termos uma noção
    de quanto tempo está demorando para ficar pronta.
    Obrigada!
  • Muito bom saber, assim, quem for tirar (como eu) já vai preparado!!!!
    Obrigado.
  • pode deixar que posto, sim!
    =)
  • No meu caso, meus avós paternos são portugueses, mas meu avô já faleceu. Meu pai não tirou a cidadania portuguesa.

Agora eu e minha avó vamos para portugal em julho, e eu vou ter que renovar meu passaporte e queria tirar a cidadania portuguesa...

Vocês acham melhor eu fazer pelo consulado aqui em são paulo mesmo, e aí faço do meu pai primeiro e depois o meu, ou vocês acham que é mais fácil eu fazer lá em portugal, quando estiver lá com a minha vó?? Ou não dá pra fazer desse jeito (lá em portugal) se meu pai não tiver a cidadania dele ainda?

Se alguém puder me responder, agradeço! =)
  • Bruna

E melhor e mais rapido fazer em Sao Paulo.
  • Outra dica sobre a certidao em inteiro teor:

ANTES de solicitar a mesma verifiquem com o cartorio se, em caso de haver, estao averbados o casamento e o óbito.
    Isso para que a certidao em inteiro teor saia completa.
    Caso o casamento e/ou o óbito nao estejam averbados é necessário solicitar ao cartorio onde esses foram registrados que mandem uma comunicacao ao cartorio onde esta o registro de nascimento. Só entao pecam a certidao em inteiro teor.
  • Denise

Pedi a certidão em inteiro teor de meu pai, mas acho que o casamento dele não está averbado nela. E agora? Será que o Consulado em SP vai encrencar? De qualquer modo, mandarei a certidão de casamento dele e farei a transcrição do casamento no Consulado.
  • Ah, está assim no site do Consulado:

"2ª Via (original) da Certidão de Nascimento de Inteiro Teor (não servirá a certidão simples) do requerente emitida há menos de 1 ano com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui), mais uma fotocópia autenticada da mesma, onde conste quem foi o declarante do nascimento à data da feitura do registo e comprove que a filiação foi estabelecida na menoridade."
  • Karina,
    Possivelmente nao tera problema, mas o ideal é que a certidao de nascimento tenha os averbamentos ja que os atos aconteceram (casamento, obito, divorcio, etc).
    Eu tive que solicitar o averbamento do casamento e obito do meu pai no seu registro de nascimento (brasileiro) para logo pedir a transcricao de casamento dos meus pais pelo consulado de Sao Paulo. Tambem tive que fazer o mesmo com a certidao do meu marido para depois pedir a transcricao do nosso casamento.
    Fica uma alerta para os que ainda nao pediram as certidoes. Os averbamentos nao tem custo e deixam tudo nos conformes.
  • Denise

Muito obrigada, mais uma vez.
    Como já solicitei, vou correr o risco de mandar sem. Afinal, se o consulado reclamar, eu alego que no site não consta nada sobre isso. Espero que dê certo. hehe!
  • Obrigado pela informação Denise!!!!
  • Ah então acho que vou fazer por aqui mesmo..Obrigada Paulo!
  • para variar, mais uma dúvida

Olá, pessoal!

Vou mandar as certidões para o Itamaraty legalizar, e fiquei na dúvida em relação a esse item do site do Consulado:

"2ª Via (original) da Certidão de Nascimento de Inteiro Teor (não servirá a certidão simples) do requerente emitida há menos de 1 ano com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui), mais uma fotocópia autenticada da mesma, onde conste quem foi o declarante do nascimento à data da feitura do registo e comprove que a filiação foi estabelecida na menoridade."

Essa é a única certidão que preciso enviar, além da original, uma cópia autenticada.
    Assim, devo mandar essa cópia autenticada para o Itamaraty legalizar também OU devo tirar a cópia autenticada somente após a legalização do Itamaraty? Sei que parece besteira, mas não quero correr o risco de o Consulado rejeitar algum documento por causa de um detalhe como esse. hehe!

Obrigada mais uma vez!
  • Informações

Gente, mandei as certidões para o Itamaraty (inclusive a cópia autenticada, por via das dúvidas). Aí como foi rápido, achei melhor passar aqui pra avisar o pessoal que o ERESP é bem eficiente. Eles receberam meu envelope no dia 27/abril e no dia 9 enviaram de volta (chegou pra mim na última 5a, dia 12). Assim, o prazo acaba sendo menor que 20 dias úteis.

Agora resta uma dúvida: estou com tudo pronto para dar entrada na atribuição de meu pai, no entanto, o site diz que no momento o Consulado não receberá novos pedidos.
    Aí eu queria saber se de repente não vale a pena arriscar e mandar pra eles a documentação. Será que vale a pena? Alguém já tentou enviar nesse período depois da msg do consulado?
    Pensei em arriscar porque imagino que o máximo que pode acontecer é eles enviarem o envelope de volta falando que ainda não aceitam novos pedidos, certo? rs!

Obrigada como sempre!
  • Karinna,
    Bom saber que o ERESP esta funcionando bem.
    Nao sei se deve enviar os documentos ao consulado sabendo que eles nao estao recebendo. O mais provavel é que devolvam.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.