Ajudem-me, por favor!

Olá!

Li várias dicas aqui na comunidade sobre como conseguir a cidadania portuguesa, contudo, ainda tenho várias dúvidas.

1. No meu caso, minha avó é portuguesa (não se naturalizou brasileira). Ela se casou aqui no Brasil com um brasileiro. Preciso pedir a transcrição do casamento dela no consulado português? Como proceder?

2. Meu pai (no caso, o filho da minha avó portuguesa) se casou com minha mãe. Gostaria de saber se também preciso pedir transcrição do casamento deles, visto que se casaram somente no Brasil.

3. Meu pai só tem a certidão de nascimento brasileira, visto que nasceu no Brasil. Preciso pedir algum tipo de transcrição de nascimento dele no consulado português?

4. Sendo eu neta de portuguesa, preciso entrar com processo de naturalização para conseguir a cidadania, certo? (Os outros casos - por declaração de vontade ou atribuição - não se aplicam ao meu caso, correto?)

5. Posso tirar a minha cidadania sem que meu pai tenha tirado a dele?

6. Os documentos a serem entregues devem ter "validade" de quanto tempo? (uma vez li que os documentos a serem enviados não poderiam ter mais de 6 meses desde sua solicitação)

7. Como faço para legalizar os documentos pelo Itamaraty e pelo Consulado? Quais são as taxas?

8. Onde consigo o formulário verde?

9. Se eu tirar a cidadania por naturalização, posso passar para futuros filhos (ainda não tenho filhos) e marido?

Bom, tenho mais dúvidas mas já perguntei demais. Estou bem confusa em relação ao processo todo e por isso resolvi pedir ajuda.

Agradeço desde já aos que me responderem!
«1

Comentários

• karinna

teu processo é muito simples, uma pergunta, moras aonde? se for em são paulo , faz tudo pelo consulado , eles estão fazendo tudo bem rapido por ai.

respostas.

1-sim, mas o primeiro passo a seguir é conseguir a copia da certidão de nascimento de tua avó portuguesa.

2-sim, se tu fores fazer a cidadania de teu pai. (que é o mais aconselhavel, fazer a dele e depois a tua).

3-não, se for o caso é pedir a cidadania dele direto.

4- tu sendo neta podes pedir ppor atribuição (faz a do teu pai e depois a tua, é o mais aconselhavel, pois podes passar para os filhos e deppois teus filhos para osfilhos deles e assim por diante) ou por naturalização (que é do avô ou avó direto para o neto exige mais documentação e se já tiveres filhos eles não podem pedir a cidadania, só os que nascerem após tu seres portuguesa)

5-sim, mas como te disse acima o mais aconselhavel é por atribuição

6- sim, todos documentos com menos de 6 meses

7- se tiveres em são paulo, tem escritorio do itamaraty ai, a legalização do itamaraty é de graça, no consulado aqui no RS é de R$ 25,00 cada legalização , ai acredito que seja o mesmo valor.

8- se fizer pelo consulado , não precisa de formulario algum

9- sim, mas para o marido não, só se mostrar vinculo com portugal, seja morar lá no minimo 3 anos, ter conta em banco e outros.

bem karinna , espero que tenha ajudado , qualquer duvida posta aqui.
  • Jorge

Olá, Jorge!

Muito obrigada pelas respostas!
    Ajudou muito, mas agora novas dúvidas surgiram... Desculpe-me pela confusão!

1. Então, eu queria tirar por naturalização porque tenho pressa. Assim, meu pai tiraria a dele depois, com mais calma. Tem problema eu tirar por naturalização e ele por atribuição? Se eu fosse tirar por atribuição, qual seria o tempo médio pra que ele tirasse e depois eu conseguisse a minha? Uns 2 anos (somando a minha mais a dele)?

2. Você disse que por atribuição posso passar para meus filhos e eles para os filhos deles e assim por diante. Se eu tirar por naturalização, só poderei passar para meus filhos (ainda não tenho filhos) e eles NÃO poderão passar para os filhos deles (meus futuros netos), é isso?

3. Se eu tirar a cidadania por atribuição, aí posso passar para meu futuro marido? Ou independentemente do modo escolhido (naturalização ou atribuição) eu preciso comprovar que meu marido tem vínculo com Portugal?

4. Eu moro em São Paulo, sim. Li aqui na comunidade q o pessoal costuma ir até o Consulado para pedir a legalização dos documentos e depois envia tudo para o CRC em Lisboa. Se eu quiser, posso fazer tudo pelo Consulado aqui em SP, sem ter de enviar os documentos para Lisboa? Qual demora mais?

Caso eu tenha outras dúvidas, posso perguntar para o Consulado aqui em SP ou eles não dão informações a respeito?

Mais uma vez, muito obrigada pelas informações!
    Quero entrar com o pedido de cidadania o mais rápido possível, por isso tantas perguntas... hehe!
  • karinna

respostas

1- karinna, por naturalização é mais demorado e exige mais documentos, mesmo tu fazendo a do teu pai e depois a tua, ainda assim é mais rapido que fazer só a tua naturalização, isso pelo consulado de são paulo.

2- olha não tenho certeza absoluta, mas acho que podem sim

3- que eu saiba tem que ser casado e morar em portugal no minimo 3 anos e comprovar vinculos

4 - faz tudo pelo consulado, eles estão bem mais rapidos que a conservatoria em lisboa.entra no site do consulado que tem tudo explicadinho. ou liga pra eles

qualquer coisa entra em contato.
  • Jorge

Muito obrigada, mais uma vez!

Achei q por naturalização direto seria mais rápido, mas então se é mais rápido tirar a do meu pai e depois a minha, farei assim!

Muito obrigada pelas dicas! Farei tudo pelo Consulado aqui em SP mesmo.
    Desculpe-me pelo excesso de perguntas...hehehe!
  • Karina,
    Entre no site www.consuladoportugalsp.org.br onde encotrará tudo super bem explicadinho.
    Uma pessoa aqui da comunidade acaba de postar que a cidadania dela demorou apenas 20 dias atraves do consulado.
    Eles so fazem processos de atribuicao.
    Voce tera que fazer:
    - transcricao de casamento da avó (obito seja falecida)
    - atribuicao do seu pai
    - transcricao de casamento dos seus pais (quando tiver saido a cidadania dele)
    -atribuicao sua.

Um processo de naturalizacao, caso voce decidisse fazer a sua sem a do seu pai esta demorando 1 ano diretamente em Lisboa. Entao vale a pena fazer a do seu pai e logo a sua.
    Precisará, como primeiro documento, da certidao de nascimento da sua avó ou pelo menos do numero de assento, local de nascimento, etc.

Faca tudo pelo consulado!
  • Denise

Denise, muito obrigada!
    Pelo que li no site do consulado, parece q já preciso fazer a transcrição do casamento dele no momento em que ele for tirar a cidadania dele. de qualquer forma, mais cedo ou mais tarde terei de fazer a transcrição do casamento deles...hehe!
    Obrigada!!!!
  • Mais uma dúvida

Esqueci-me de perguntar: alguém tem ideia do custo médio para tirar cidadania por atribuição?
    Calculei uns 3 mil reais para tirar para meu pai e para mim, é isso mesmo?
  • O Consulado do Rio tb é tão eficiente como o de SP, podendo ser tudo realizado lá?
  • Os consulados atendem aos habitantes da sua regiao. Pedem comprovante de residencia: conta de telefone, por exemplo.
    O de Sao Paulo atende Mato Grosso do Sul e Sao Paulo.
  • Sim sim. É que foi citado "teu processo é muito simples, uma pergunta, moras aonde? se for em são paulo , faz tudo pelo consulado , eles estão fazendo tudo bem rapido por ai."

Ai a pergunta, se o Consulado do Rio de Janeiro é tão eficaz quanto o de SP?
  • Até onde eu saiba o consulado do RJ é um dos mais ineficientes. Enquanto em SP a atribuição sai em 20 a 30 dias no Rj leva de 1 ano a 1,5 ano.
  • Rsrs que m....
  • Karina, seu caso é bem simples, faz o do seu pai primeiro, com a certidão,BI e transcrição de casamento vai sair uns R1.000,00 se fizer no Consulado de São Paulo não precisa legalizar nenhum documento os preços estão inclusos isto sai em 27 dias sem o passaporte, só tire o passaporte de seu pai se ele quiser viajar senão deixe pra lá é um custo a menos...Ainda tem a opção de pedir com urgência e paga só R$100,00 reais a mais, fiz a minha este mês de janeiro, envie todos os documentos dia 04/01/2011 e dia 26/01/2011 já me ligarma e me marcaram pra assinar a BI e tirar a foto pelo do passaporte, pessoal pensa que fica mais rápido por Portugal e mais barato e não fica, Consulado de São Paulo fica o mesmo preço e mais rápido, fora que estão aqui no Brasil pra te ligarem se faltar alguma coisa e poder acompnhar mais de perto.Vai por mim faz no Consulado vai se dar super bem....Estou indo agiora dia 04/02 pra o ultimo agendamento deposi eles eviam o passaporte em casa.
  • Que maravilha!!!
    Estou cansada de falar para fazer em SP que é mais rápido e de repente até mais barato! Sem contar que sem nenhum estresse!!
    Por correio esta demorando no minimo 8 meses um atribuicao!!
  • pessoal, muito obrigada pelas respostas!
    vou tentar dar entrada em fevereiro e depois conto pra vcs como foi tudo.
    esta comunidade é muito bacana, se eu soubesse da existência dela antes já teria tirado minha cidadania...hehehe!
    =)
  • Os consulados só atendem os residentes da sua região?
    Eu morando no Paraná não consigo fazer a atribuição pelo consulado de São Paulo?
    Nesse caso é melhor mandar a documentação direto para Portugal?

Muito obrigada!
  • Aline,
    Sao Paulo so atende Mato Grosso do Sul e Sao Paulo.
    Ha uma amiga aqui que é do sul e creio que so usou o consulado em Curitiba para autenticar uns documentos. Mandou tudo ao Porto.
    Espero que ela veja sua mensagem e lhe responda.
  • Muito Obrigada Denise!
  • certidão de óbito - não português

tenho mais uma dúvida:

minha avó é portuguesa e meu avô, não.

minha avó vai fazer a transcrição do casamento deles no consulado, mas como meu avô já morreu, gostaria de saber se é necessário fazer a transcrição do óbito dele (mesmo ele não sendo português).

se não for necessário, qual documento preciso mandar? pelo que li no site do consulado, minha avó deve atualizar o estado civil do BI dela, e, no caso, deveria constar Viúva.

aí fiquei na dúvida se para comprovar q ela é viúva basta a certidão de óbito do meu avô brasileiro. se for só a certidão de óbito dele, esta deve ser legalizada pelo Itamaraty? Deve ser de inteiro teor?

Mais uma vez, muito obrigada!!!
  • Karinna, estou no mesmo caso que o seu, só que meu avô é que era português (já falecido). Então suas respostas serão bem-vindas para mim!!!! Boa sorte!
  • Karina,
    Se a sua avo tem que atualizar o estado civil voce tem que mandar tambem os documentos que pedem para transcrever o obito do seu avo. No site esta bem explicadinho, mas se voce tem duvidas ligue para o consulado.
  • então, é que no site eles falam que tem de fazer a transcrição de óbito de quem é português. como meu avô não era, fiquei na dúvida se também precisaria fazer a transcrição do óbito dele.
  • acho que então só deve ser necessário mandar a certidão de óbito original (acho q não precisa ser de inteiro teor) do meu avô para comprovar que minha avó está viúva. assim, não preciso fazer transcrição do óbito dele por ele ser brasileiro.

espero q seja isso mesmo!
  • para atualizar

Pedi a certidão de inteiro teor de meu pai no Cartório do Brás. Disseram-me que leva cerca de 1 mês para ficar pronta pois necessita de autorização do juiz (acho q era isso, rs!).
    Para quem quer saber quanto custa a certidão em inteiro teor de nascimento, no cartório em q fui, sai por um pouco menos de R$ 50 (preço já com reconhecimento de firma), e você só paga na hora de retirar. Informo aqui porque eu mesma procurei o valor na internet e não o encontrei, então achei q seria bacana deixar o preço aqui para quem quiser saber. hehe!

Quanto ao Consulado de SP, mandei 2 e-mails para lá. Eles demoram cerca de 4 dias pra responder, o que é bem razoável. Então se alguém tiver dúvida e for pedir cidadania pelo consulado de SP, pode escrever q eles responderão! hehe

Bom, é isso. Achei q essas informações poderiam ser úteis para alguém.
    =)
  • Karinna
    para atualizar
    Pedi a certidão de inteiro teor de meu pai no Cartório do Brás. Disseram-me que leva cerca de 1 mês para ficar pronta pois necessita de autorização do juiz (acho q era isso, rs!).
    Para quem quer saber quanto custa a certidão em inteiro teor de nascimento, no cartório em q fui, sai por um pouco menos de R$ 50 (preço já com reconhecimento de firma), e você só paga na hora de retirar. Informo aqui porque eu mesma procurei o valor na internet e não o encontrei, então achei q seria bacana deixar o preço aqui para quem quiser saber. hehe!

Quanto ao Consulado de SP, mandei 2 e-mails para lá. Eles demoram cerca de 4 dias pra responder, o que é bem razoável. Então se alguém tiver dúvida e for pedir cidadania pelo consulado de SP, pode escrever q eles responderão! hehe

Bom, é isso. Achei q essas informações poderiam ser úteis para alguém.
    =)

Karinna, legal você ter passado essa informação pra quem ainda vai fazer o processo, como eu... mas não encontro QUAIS DOCS. VOU PECISAR para pedir a CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR da minha mãe!!! Isso não dizem na Internet e nem aqui na cmm... Como foi pra ti? Agradeço uma resposta! Abs.
  • Marcos,
    As certidoes brasileiras em inteiro teor devem ser pedidas no cartório onde a pessoa foi registrada.
    As certidoes portuguesas devem ser pedidas à conservatoria correspondente ou pelo Portao do Cidadao: www.portaldocidadao.pt se o nascimento foi ate 1910. Se o nascimento do portugues é anterior a 1910 deve-se procurar o arquivo distrital o regional correspondente.
    Se a nacionalidade portuguesa foi adquirida recentemente os registros estao na Conservatoria dos Registos Centrais em Lisboa.
  • Muito obrigado, Denise.
  • [APAGADO]
  • Marcos

Para pedir a certidão em inteiro teor os cartórios solicitam o preenchimento de um Requerimento. Cada cartório tem o seu modelo; o que acontece normalmente é que você tenta localizar a certidão, depois de localizada eles te encaminham o Requerimento para preenchimento.
    Alguns cartórios exigem que no Requerimento sua assinatura tenha firma reconhecida, outros não.
  • Aline
    Marcos
    Para pedir a certidão em inteiro teor os cartórios solicitam o preenchimento de um Requerimento. Cada cartório tem o seu modelo; o que acontece normalmente é que você tenta localizar a certidão, depois de localizada eles te encaminham o Requerimento para preenchimento.
    Alguns cartórios exigem que no Requerimento sua assinatura tenha firma reconhecida, outros não.

Caramba, Aline. Muito obrigado pela resposta... é que minha mãe é uma senhora de idade, imagina ela ficar se despencando para um bairro longe de onde mora por várias vezes por minha causa, por não ter verificado o que seria necessário antes de ir ao CARTÓRIO!!! 1º vou tirar a ATRIBUIÇÃO dela, depois a minha! 2ªf. ligarei pra lá pra saber se ela precisará assinar esse Requerimento no ato do pedido ou se depois, ao retirá-lo, quando ele estiver pronto... obrigado mesmo!!!! Abs.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.