Marina, Selo consular na certidao de nascimento inteiro teor e na copia autenticada do RG. Se quiserem colocar no 1C esse é gratis, mas nao é necessario ja que voce autenticou a firma no cartorio por AUTENTICIDADE, nao é?
Marina, Atencao! PARA OS PROCESSOS POR ATRIBUICAO, OU SEJA, DE PAI PARA FILHO VOCE PRECISA SOMENTE DO QUE LHE DISSEMOS ANTERIORMENTE: Certidao narrativa de nascimento do portugues (pai ou mae) com casamento averbado. Se nao for mandar essa certidao coloque o numero no formulario 1C. Seus documentos: 1- certidao em inteiro teor com firma do escrivao reconhecida. Essa certidao tem que ser autenticada no Itamaraty E no consulado portugues. TEM QUE MANDAR A ORIGINAL. 2- fotocopia AUTENTICADA em cartorio do RG legalizada APENAS no consulado. 3- Formulario 1C devidamente preenchido e com firma reconhecida por AUTENTICIDADE no cartorio OU assinado frente a um funcionario do consulado.
Esta tudo certo como a Denise esclareceu. A certidão narrativa, tem que ser autenticada no cartório e no consulado. Autentique tudo. Eu não autentiquei nada no Itamaraty, até porque eu acho, que as autenticações do Consulado do Cartorio já são suficientes. Antes de mandar a documentação confira tudo, cole muito bem os envelopes, e os endereços, tanto do Destinatário como o do Remetente, que sejam bem legíveis, de preferência escritos por computador. Muita gente acha que isso tudo é frescura, mais todo o cuidado é pouco, qualquer vacilo, isso leva um tempão para corrigir. A Turma da CRC, é muito rigorosa, eles gostam de tudo certinho, dentro dos conformes. Preste atenção, para as dicas que voce esta recebendo das pessoas dessa comunidade, elas são especialistas, na arte da Nacionalização. Eu aprendi tudo com eles, e graças a eles, sou Português. Estamos torcendo por voce e sua irmã, vai dar tudo certo, Gloria a DEUS.
As fotocópias das RGs devem ser SOMENTE autenticadas no Cartório. SOMENTE o formulário 1C deve ser assinado na presença de um funcionário do Consulado, o que não deixa de ser uma grande idiotice, até porque o formulário não leva nenhum selo consular, a pessoa fica só olhando voce assinar e nada mais. O único documento que leva o selo consular e a sua certidão narrativa de nascimento e nenhum outro mais. Eu mandei o formulário 1C reconhecido e assinado no cartório, na presença do Tabelião, e deu tudo certo, pois reconhecimentos cartorário valem em qualquer lugar do mundo. Todos os documentos que mandei foram autenticados no Cartório, exceto, a minha certidão narrativa que foi no Consulado, e a CRC, aceitou sem nenhum problema. Estamos todos anciosos de saber se voce já mandou a documentação Marina, que loucura, tá a maior torcida "já mandou" ou "não mandou", meu DEUS, eu acho galera, que ela "JÁ MANDOU", Gloria a DEUS, e que tudo de certo.
hahaha obrigada alberto! tô indo lá no tabelionato agora assinar o formulario 1C, depois vou no consulado carimbar a certidão e aí CORREIOS! espero que dê tempo de fazer tudo hoje...obrigada pela torcida!!! abraços
tudo certo, amigos!!! mandei hoje, agora é só esperar!!!! agradeço imensamente a ajuda de todos, sem vcs não teria como. abração! e assim que souber notícias, compartilho. :-)
Estou acompanhando as postagens em todos os tópicos e isso tem tirado muitas dúvidas e ajudado bastante.
Estou reunindo documentos para pedir a cidadania portuguesa por atribuição para meu pai, e depois para mim e meus irmãos. Localizei nos arquivos on-line da Universidade de Coimbra o assento de nascimento do meu avô e vi que já está averbado o casamento dele com minha avó, mas não vi nada sobre o óbito dele. Nesse caso, preciso também enviar a certidão de óbito? Posso também enviar a certidão de casamento do meu pai nesse processo, ou apenas quando ele já tiver a cidadania e eu for requerer a minha?
Drikka, Nao é fundamental transcrever o óbito. Voce vai mandar os documentos por correio ou vai fazer atraves de um consulado? Se esta em SP ou MS faca tudo pelo consulado em SP. Dentro de um mes mais ou menos o consulado voltara a receber documentos. Se pretende mandar por correio diretamente a PT va ao guia de ajuda desta comunidade no post sobre ATRIBUICAO e encontrara a lista de documentos e a forma de enviar. A transcricao de casamento dos seus pais so pode ser feita DEPOIS de concluido o processo e que ja tenham o numero de assento de nascimento portugues do seu pai. Boa Sorte!
Comentários
Selo consular na certidao de nascimento inteiro teor e na copia autenticada do RG. Se quiserem colocar no 1C esse é gratis, mas nao é necessario ja que voce autenticou a firma no cartorio por AUTENTICIDADE, nao é?
a instrução da conservatoria é mandar fotocopia da certidao de nascimento.
ja legalizei em brasilia e reconheci firma no tabelionato a certidao ORIGINAL.
pego o selo na fotocopia ou na original?
Atencao!
PARA OS PROCESSOS POR ATRIBUICAO, OU SEJA, DE PAI PARA FILHO VOCE PRECISA SOMENTE DO QUE LHE DISSEMOS ANTERIORMENTE:
Certidao narrativa de nascimento do portugues (pai ou mae) com casamento averbado. Se nao for mandar essa certidao coloque o numero no formulario 1C.
Seus documentos:
1- certidao em inteiro teor com firma do escrivao reconhecida. Essa certidao tem que ser autenticada no Itamaraty E no consulado portugues. TEM QUE MANDAR A ORIGINAL.
2- fotocopia AUTENTICADA em cartorio do RG legalizada APENAS no consulado.
3- Formulario 1C devidamente preenchido e com firma reconhecida por AUTENTICIDADE no cartorio OU assinado frente a um funcionario do consulado.
A certidão narrativa, tem que ser autenticada no cartório e no consulado.
Autentique tudo.
Eu não autentiquei nada no Itamaraty, até porque eu acho, que as autenticações do Consulado do Cartorio já são suficientes.
Antes de mandar a documentação confira tudo, cole muito bem os envelopes, e os endereços, tanto do Destinatário como o do Remetente, que sejam bem legíveis, de preferência escritos por computador.
Muita gente acha que isso tudo é frescura, mais todo o cuidado é pouco, qualquer vacilo, isso leva um tempão para corrigir.
A Turma da CRC, é muito rigorosa, eles gostam de tudo certinho, dentro dos conformes.
Preste atenção, para as dicas que voce esta recebendo das pessoas dessa comunidade, elas são especialistas, na arte da Nacionalização.
Eu aprendi tudo com eles, e graças a eles, sou Português.
Estamos torcendo por voce e sua irmã, vai dar tudo certo, Gloria a DEUS.
legalizada no consulado significa COM O SELO CONSULAR?
SOMENTE o formulário 1C deve ser assinado na presença de um funcionário do Consulado, o que não deixa de ser uma grande idiotice, até porque o formulário não leva nenhum selo consular, a pessoa fica só olhando voce assinar e nada mais.
O único documento que leva o selo consular e a sua certidão narrativa de nascimento e nenhum outro mais.
Eu mandei o formulário 1C reconhecido e assinado no cartório, na presença do Tabelião, e deu tudo certo, pois reconhecimentos cartorário valem em qualquer lugar do mundo.
Todos os documentos que mandei foram autenticados no Cartório, exceto, a minha certidão narrativa que foi no Consulado, e a CRC, aceitou sem nenhum problema.
Estamos todos anciosos de saber se voce já mandou a documentação Marina, que loucura, tá a maior torcida "já mandou" ou "não mandou", meu DEUS, eu acho galera, que ela "JÁ MANDOU", Gloria a DEUS, e que tudo de certo.
espero que dê tempo de fazer tudo hoje...obrigada pela torcida!!!
abraços
agradeço imensamente a ajuda de todos, sem vcs não teria como.
abração!
e assim que souber notícias, compartilho.
:-)
Estou acompanhando as postagens em todos os tópicos e isso tem tirado muitas dúvidas e ajudado bastante.
Estou reunindo documentos para pedir a cidadania portuguesa por atribuição para meu pai, e depois para mim e meus irmãos.
Localizei nos arquivos on-line da Universidade de Coimbra o assento de nascimento do meu avô e vi que já está averbado o casamento dele com minha avó, mas não vi nada sobre o óbito dele.
Nesse caso, preciso também enviar a certidão de óbito?
Posso também enviar a certidão de casamento do meu pai nesse processo, ou apenas quando ele já tiver a cidadania e eu for requerer a minha?
Obrigada!
Abraços,
Adriana
Nao é fundamental transcrever o óbito.
Voce vai mandar os documentos por correio ou vai fazer atraves de um consulado?
Se esta em SP ou MS faca tudo pelo consulado em SP. Dentro de um mes mais ou menos o consulado voltara a receber documentos.
Se pretende mandar por correio diretamente a PT va ao guia de ajuda desta comunidade no post sobre ATRIBUICAO e encontrara a lista de documentos e a forma de enviar.
A transcricao de casamento dos seus pais so pode ser feita DEPOIS de concluido o processo e que ja tenham o numero de assento de nascimento portugues do seu pai.
Boa Sorte!
Veja o post no guia de ajuda de 13-07-2010
Como estou no interior de SP, vou seguir seu conselho e esperar o consulado de SP voltar a atender.
Obrigada pelas informações e a dica do post!