só confirmando: docs pra enviar pelo correio
só pra confirmar, os docs pra mandar pelo correio são:
- certidao de nascimento do interessado, inteiro teor, legalizada em brasilia, com firma reconhecida em cartorio e selo consular;
- formulário 1c preenchido (precisa do selo consular? precisa reconhecer firma?)
- cópia carteira de identidade (precisa reconhecer firma e precisa selo consular?)
- vale postal 175 euros.
é isso?
- certidao de nascimento do interessado, inteiro teor, legalizada em brasilia, com firma reconhecida em cartorio e selo consular;
- formulário 1c preenchido (precisa do selo consular? precisa reconhecer firma?)
- cópia carteira de identidade (precisa reconhecer firma e precisa selo consular?)
- vale postal 175 euros.
é isso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
2. Certidao de nascimento de INTEIRO TEOR do requerente, legalizada no Itamaraty e Consulado.
3. Copia autenticada do RG, legalizada apenas no Consulado.
4. Formulario 1C preenchido e assinado pelo requerente, a assinatura deve ser feita pessoalmente por AUTENTICIDADE, no Cartorio ou no Consulado.
Fazer o pagamento dos 175 euros nos correios, atraves de vale postal, chamado dinheiro certo, e nao esquecer de colocar o comprovante no envelope.
Enviar os documentos para a CRC - Conservatoria dos Registros Centrais.
é possível fazer o pedido com caráter de urgência ou algo assim?
obrigada.
Você poderia anexar uma cartinha solicitando urgência, mas terá que comprová-la.
O que tenho visto aqui é que algumas pessoas depois de obterem o número do processo fazem o pedido de urgência por motivos muito justificados.
Veja qual opção prefere.
Boa sorte!
Não precisa selo consular?
Pode ser com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório OU assinado no consulado.
Obrigada, mas nao mereco!
Eu nao teria conseguido o que consegui sem a ajuda desta comunidade e daqueles que foram muito atenciosos comigo aqui.
Ajudar é uma forma de retribuir um pouquinho do bem que me fizeram.
Não precisa cartinha.No próprio formulário, aonde vc escolhe a opção de pagamento, vc coloca o numero do vale postal.
Mais uma vez, boa sorte!
A Marina está falando da cartinha para pedir urgência.
outra coisa:
vou mandar meu pedido junto com o da minha irmã. desculpem a ignorância, mas tudo bem mandar os 2 no mesmo envelope, né? economizar com sedex e tal...
abraços.
Meus irmaos e eu fizemos assim:
-armamos os processos individualmente e colocamos em um envelope para cada um. Antes de fechar os envelepes anotamos o numero do vale dinheiro certo de cada um no formulario respectivo e colocamos uma copia do vale tambem. FEchamos os envelopes com o endereco da CRC e o remetente.
- colocamos os 3 envelopes menores dentro de um envelope maior, enderecamos e pagamos o SEDEX so para um envio.
Deu tudo certinho.
So que nao deixe de colocar cada processo dentro de um envelope como expliquei acima.
muito obrigada, denise!!
Ahhh desculpa, achei que ela falava do vale postal.... :S
Tá tudo certinho como ela falou.
Depois de uns 15 dias, de voce ter mandado a documentação, de uma ligadinha para o disk-CRC, para saber o número dos processos.
A partir dai começa a fase da "espera cruel".
Para acompanhar os trâmites do processo eis ai o numeral que eu ligava, e sempre era muito bem atendido 0021351211544475
Boa sorte, e que o Senhor Nosso DEUS, vá na frente abrindo esse caminho, para que tudo de certo.
Sucesso, Progresso e Saúde.
lembrando que comecei o processo em 2003, e meus bisavós eram os portugueses.
obrigada Denise, Carol e Alberto!
abração
precisa selo consular no formulário ou só na certidão e na cópia da ID?
abraços.
Eu fiz assim também, autentiquei tudo e mandei.
Vai dar tudo certo, os funcionários da CRC são muitos corretos.
Depois que voce mandar a documentação, de uma ligar após uns 20 dias, para saber se chegou e requerendo o numeral dos Registros dos processos.
Tenho certeza que voce e a sua irmã vão consegui.
Boa sorte, estamos torcendo por voces.
dúvida: o funcionário do consulado disse que "não reconhecem assinaturas de brasileiros lá". achei estranho, pois na instrução de preenchimento do formulario 1C, que tá dentro da lei lá de PT, diz que o formulario PODE ser assinado presencialmente nos consulados do estrangeiro.
tem que ter selo consular no formulário tb? ou nesse caso é melhor fazer o reconhecimento de firma por autenticidade em cartório e nem levar no consulado?
outra: tem que ter selo consular nas fotocópias de identidade ou basta ser autenticada em cartório?
hj não consegui fazer tudo, mas já fui no correio e paguei o vale postal. tb imprimi o formulario e o email da conservatoria com o numero de registo de nascimento da minha mae. tb já organizei os docs em 2 envelopes (sao 2 processos, minha irmã e eu).
sobre a minha certidao de nascimento:
está legalizada em brasilia com data anterior ao reconhecimento de firma no cartório.
pra enviar pra PT, mando uma cópia ou a original? dessa forma, caso for a cópia a ser enviada, o selo consular vai na cópia ou na original?
desculpem tantas perguntas, mas quero fazer tudo certinho.
tb fiz uma carta pedindo urgência, já que o próximo semestre da universidade que quero estudar começa em set/out 2011. reconheco firma no cartorio tb, né?
muito obrigada mais uma vez!
Agradeço e peco desculpas pela curiosidade.
Nao entendi porque voce comprou o vale antes de ter todos os documentos em maos, mas nao faz mal.
Voce tem que comprar um para voce e outro para a sua irma. Lembre disso.
Recapitulando:
- certidao de nascimento em inteior teor com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty E no consulado.
- cópia autenticada do RG legalizada nao consulado
- formulario 1C com firma reconhecida por autenticidade no cartorio OU assinado frente a um funcionario consular. No seu caso ja que o consulado burramente nao sabe o que é isso, simplesmente reconheca a firma por autenticidade no cartorio.
- vale dinheiro certo por 175.00 euros. Colocar o numero no 1C e uma copia do recibo dentro de envelope com os demais documentos.
até mais.