O documento RG pode ser substituído pelo documento de carteira de motorista ao enviar para Portugal?
Gustavocc
Member
O documento RG pode ser substituído pelo documento de carteira de motorista ao enviar documentação de atribuição para Portugal?
A minha carteira de identidade ta mais velha do que um pergaminho do Egito.
Obrigado
A minha carteira de identidade ta mais velha do que um pergaminho do Egito.
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Os documentos aceitos são RG ou passaporte com filiação. O RG pode ser antigo, desde que a assinatura não tenha mudado.
Estou fazendo o processo para o meu pai. O RG dele é muito antigo, de 1976, desde então, ele não renovou. A assinatura dele é muito diferente da atual.
Percebendo isso, distraído, acabei autenticando e apostilando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Na mesma, consta os dados do RG: Número do RG e órgão expedidor.
Alguém saberia me dizer se realmente as Conservatórias não aceitam a CNH no lugar do RG?
Obrigado!
Meu pai é velhinho, tem dificuldade de assinar, mas foi a carteira antiga mesmo, mais antiga que essa fo seu pai.
CNH nao aceitam!!
No meu caso, não há outra solução, a não ser tirar um novo RG, pois a assinatura dele da época é bem diferente da atual.
Pena que gastei dinheiro atoa.. Mas, vamo que vamo.
Obrigado!
Boa notícia a todos:
Na sexta-feira (18/11), enviei um e-mail a TONDELA, indagando se aceitariam a CNH como documento de identificação. Hoje pela manhã, eles me responderam. E, para minha surpresa, a resposta foi positiva.
Acredito que isso será útil para muitas pessoas, como será para mim.
Abraços,
Segue abaixo a réplica deles:
"Exmo. Senhor
Agradecemos o contacto.
Aconselhamos a visita ao site do Instituto dos Registos e do Notariado, http://www.irn.mj.pt
Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, será necessário:
· Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, apostilhada);
· Cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar, da qual conste a filiação, apostilhada – pode ser a CNH;
A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
· Indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de batismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910).
· Preenchimento e envio do requerimento modelo 1C com reconhecimento presencial da assinatura (no Brasil – reconhecimento por autenticidade ou reconhecimento autentico), disponível em:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/impressos-nacionalidade/
· Para maiores de idade: Vale postal no valor de € 175, emitido a favor do
IRN,IP
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
Neste momento, devido ao elevado número de processos que entram e que obrigam a uma análise imediata, não podemos garantir o célere estudo prévio de documentos enviados via e‑mail.
Com os melhores cumprimentos
A Oficial
Carla Fernandes"
soube de algumas pessoas que tiveram o processo caindo em exigência por terem enviado a cópia da CNH.
Será que eles sabem o que é CNH, ou será que mudaram?
Acho que não vale a pena arriscar!
Acredito que saibam, sim. De qualquer forma, o email que enviei a eles estava bem explicadinho sobre o que era CNH. Mas acho que eles já deviam saber o que é. Inclusive mandei uma foto em anexo da cópia da CNH do meu pai.
Segue abaixo o email que enviei:
"Boa tarde, prezados,
Meu pai e eu estamos interessados em fazer o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa.
Temos uma dúvida. Por favor, poderiam nos ajudar:
Gostaríamos de saber se o Documento de Identificação solicitado no processo, pode ser a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nela consta os dados da Carteira de ldentidade como o nº do RG e Órgão Expedidor, além de também constar o nº CPF (Certidão de Pessoa Física)
A Carteira de Identidade do meu pai é muito antiga, é de 1976. Ele terá que tirar uma nova ou pode prosseguir utilizando a Carteira Nacional de Habilitação?
Em anexo, segue a imagem da CNH dele.
Desde já, agradeço a ajuda.
Obrigado.
Abraços,"
Eu estou muito feliz por ler esse tópico, a minha avó tem a identidade de 1973 e não renovou, porém, vou falar para ela assinar como no Rg e espero que dê tudo certo. Vocês me deixaram mais confiante, obrigada
Serve cnh, passaporte no modelo novo, crea, crm etc
Familiares e amigos meus já usaram e foi ok. Nenhum doc tinha mais de 10 anos.
No site do consulado de Portugal no Rio de Janeiro informa que todos estes documentos abaixo são aceitos como identidade.
Podem ser aceitos como documentos de identidade:
– cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública (Ex: RG);
– carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional;
– carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar;
– passaporte brasileiro. É necessário que o referido documento mencione a filiação;
– carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual);
– carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei (Ex: OAB);
– carteira de trabalho e previdência social-CTPS.
Espero ter ajudado.
Um abraço a todos.
Estes processos são caros e não acho que valha a pena cair em exigência porque usou-se a carteira de trabalho, por exemplo, como documento de identidade.
Portanto, se o documento do idoso não for recente, emita um outro para que o processo não caia em exigência e o processo demore ainda mais.
Vocês acham que isso é problemático? Caso seja e o processo caia em exigência, ela poderia então tirar uma nova identidade, já que é algo rápido, e mandar?
o RG é necessário apenas para entrar no prédio do consulado, quando vai se pedir o CC.
Para o pedido em si, basta a certidão portuguesa.
Grato por tudo
Abraço
Até onde li, só precisa informar o nº do CPF no formulário, certo? Não precisa de outro documento?
Obrigado!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/89446/#Comment_89446
Estou auxiliando minha irmã a tirar a reunir os documentos para retirar a cidadania (visto que ela mora no exterior).
Ela acabou recentemente renovando o passaporte brasileiro, mas pela foto que me enviou, o mesmo não possui filiação.
O documento não será aceito? Eu tenho que pedir especialmente que o passaporte possua filiação?
Atenciosamente,
Boa tarde, estou com a documentação pronta para envio para aquisição da nacionalidade da minha esposa por parte do pai dela que era português e declarante na certidão de nascimento dela, acha que é viável enviar foros dela com o pai ou outros documentos dele daqui do Brasil? E qual é no momento a melhor conservatória para envio?
Atenciosamente,
Leandro
Tem que apostilar a o RG?