Qual a conservatória mais rápida

Oi, gente!
Pesquisei aqui e li sobre muitas conservatórias.
Alguém sabe me dizer qual a conservatória mais rápida atualmente e quanto tempo demora?
Obrigada,
Ingrid

Comentários

• @MoutinhoIngrid, você pretende fazer que tipo de processo? Atribuição? Transcrição?
  • editado October 2016
    @MAdelaideVelloso, é Atribuição.
    Vou fazer da minha avó, da minha mãe e depois a minha
  • @MoutinhoIngrid, você precisa analisar se vai ser preciso transcrever o casamento da sua avó para depois fazer da sua mãe. E com certeza terá que transcrever da sua mãe por ser ela a portuguesa, se fosse seu pai o portugues e ele ter declarado vc no cartorio em sua certidão. Mas já vi que a portuguesa será sua mãe, então precisa transcrever.
    Agora precisa analisar o caso da sua avó.
    Para Fazer em Tondela, conservatoria menos lenta, vamos dizer assim porque todas estão lotadas e demorando. Para essa vc precisa da certidão por copia reprografica, não de inteiro teor. Então precisa ver que certidão vai conseguir para depois escolher a conservatória.
  • @MAdelaideVelosso, isso mesmo, seria a minha mãe, apesar do meu pai ter direito tbm, mas minha avó paterna já faleceu :(
    Eu já peguei a de inteiro teor pois ia mandar para o Porto, mas está muito lento. Mandei até uma foto pra eles e me informaram que não precisaria transcrever o casamentos dos meus bisavós pois o meu bisavô (português) foi o declarante.
    Não conheço essa certidão por copia reprografica, é muito cara?
    Obrigada!
  • @MAdelaideVelosso, já até reconheci no consulado a certidão de inteiro teor e tirei cópia autenticada.
  • @MoutinhoIngrid, não é questão de ser cara, as vezes o cartório não faz. A reprográfica é cópia do libro do Registro. os cartórios reclamam, muito pois não tinham o habito de fazer, com essa exigencia de Portugal alguns já estão fazendo. Mas é dificil, é uma briga com os cartórios... Mas vale a pena. Porto demora muito!! A conservatória de Ovar onde enviei a do meu filho mais velho desde agosto e não tem nem numero de processo.
    Você vai resolver o que será melhor!!
    vc enviou para qual do Porto?
  • @MAdelaideVelloso mandei pra o Arquivo Nacional do Porto. Essa cópia que você diz é da certidão da minha avó ou do meu bisavô?
    A certidão do meu bisavô que eu tenho é a de batismo, original com selo timbrado (acho que é isso) e tudo.
    Mandei um e-mail pra Tondela antes de escrever aqui, não sei nem se vão me responder, mas lá costuma demorar quanto tempo, você sabe?
  • @Moutinhoingrid, estou falando da certidão da sua avó. Tondela não está demorando muito, uns 30 a 45 dias, mas exige a certidão que te falei para sua avó, cópia reprografica. Essa que vc tem não serve!! Ou vc envia para Ovar, mas está demorando mais de 3 meses.
    Tondela não está respondendo e-mail... Todas as conservatórias estão muito cheias e não tem funcionaria só para responder, as pessoas param os processos para responder. Complica!! você precisa tirar todas as duvidas no fórum para só enviar.
  • @MAdelaideVelloso, muito obrigada! Na segunda vou ligar pro cartório que ela foi registrada e ver se eles conseguem essa certidão pra mim, se conseguir será ótimo. Tem ideia do valor?
    A de ovar aceita a de inteiro teor?
    Outra pergunta, como o número de processo eu consigo já dar entrada na da minha mãe ou preciso esperar sair a da minha avó para iniciar o processo?
    Obrigada!
  • @Moutinhoingrid, Sua avó casou com brasileiro? Se sim vai precisar enviar a atribuição da sua avó + transcrição do casamento dela para mais tarde enviar a atribuição da sua mãe. Precisa primeiro sair tudo da sua avó. Pelo menos quando eles enviarem por e-mail o numero do assento já consegue enviar, não precisa esperar chegar a certidão de Portugal.
    Quando vc enviar da sua mãe vc envia a transcrição dela tambem.
    O valor da certidão reprografica não tenho ideia, aqui no fórum vc acha essa informação. Não é mais cara a certidão.
  • @Moutinhoingrid, se conseguir a certidão reprografica da sua avó, depois tente conseguir da sua mãe tambem. Para transcrição a certidão de casamento não precisa ser reprografica. Então solicite a certidão de casamento da sua avó de inteiro teor.
    Você vai precisar pagar um vale postal de 175Euros e outro de 120euros para a transcriçao da sua avó. Vc vai enviar no mesmo envelope do correio mas os processos separado por clipse.
    Precisa preencher o formulario de transcrição da sua avó ela assina tambem no cartório.
    O formulário 1C da sua avó ela vai precisar assinar no cartório.
  • @MAdelaideVelloso, minha avó casou com brasileiro sim, vou fazer o processo de transcrição do casamento depois. Acho que vou enviar para ovar mesmo, pois já estou com todos os documentos. Ela assinou o formulário no cartório já. Uma outra dúvida é que eu já havia feito a legalização no consulado, antes de entrar em vigor a apostila de Haia, tem algum problema?
    Se tiver algum problema nos documentos eles avisam né!?
  • @Moutinhoingrid, não tem problema ter legalizado no consulado.
  • Boa noite,
    estou providenciando a atribuição de minha mãe que é filha de português declarante do nascimento dela. Já consegui a certidão denascimento dela de inteiro teor apostilada. Eu gostaria de saber se posso enviar o pedido de atribuição dela como filha e o meu como neta ao mesmo tempo ou terei que fazer o processo dela primeiro e depois o meu. Obrigada
  • Fabíola,

Poderá enviar os processos em um mesmo sedex, sendo que vc terá que transcrever o casamento dos seus pais antes de sua atribuição.

Veja as orientações da Marcia: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5421/tempo-medio-para-conclusao-da-transcricao-de-casamento-no-consulado-do-rio-de-janeiro#latest
  • Obrigada pela resposta! !!
  • @MAdelaideVelloso, sabe se alguém aqui no forum tem alguma das conservatórias para testar? eu to com os documentos já...
  • @MoutinhoIngrid, vc fala outra diferente dessas que temos relacionadas? Se for alguma nova não tenho conhecimento.
  • @moutinhoingrid topa testar ? Me chame Inbox
  • @celsoaraujo topo! vou te chamar!
  • Boa Tarde! Alguém que tenha feito o processo mais recente (2018), sabe dizer qual conservatória é a mais rápida?

Obrigada!
  • @AndrezaFreitas..por enquanto ACP do Porto.
  • Obrigada @Vlad Pen! Tem noção de tempo?
  • @Andreza se a documentação tiver tudo em ordem no máximo 3 meses
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.