Certidão de nascimento do português

2»

Comentários

• Camila

Então Camila...estou exatamente nesse ponto agora...hehehhe
    Ainda estou esclarecendo as dúvidas para ver quais os próximos passos.

1) Entrei em contato com o cartório e eles disseram que tem que fazer ação judicial, e somente depois da setença do juiz e da expedição do mandado de averbação é que eles justificariam.

2) Entretanto, conversando com um amigo meu que é advogado ele disse para eu entrar com um "Pedido administrativo", eu mesmo faço e esse pedido. E dai em dez dias se eles não derem um parecer ai sim entra com uma ação que chama habeas data, e ai sim precisa de advogado. Mas você só pode entrar com o habeas data se o pedido administrativo foi negado ou já se passaram de dez dias que você entrou com o pedido e você teve nenhum retorno.

Bom, essas foi as informações que tive...mas ainda não entrei com o pedido administrativo...estou tentando achar algum base para eu fazer o meu.
  • Pessoal, tenho uma dúvida. Minha avó é portuguesa e casou-se com meu avô (até onde sei brasileiro). Não encontro a cert. de nascim. dele no Brasil... consigo fazer o processo? Os demais documentos tenho!
  • Marcos Henrique,
    Voce tera que transcrever o casamento da sua avó em PT. Pode ser feito atraves de um consulado. Para isso precisara da certidao de nascimento do avô.
    Com calma e pesquisa na mesma familia e em documentos antiguos voce encontra a certidao.
    Se esta em SP ou MS entre nos site do Consulado de Portugal e veja os documentos necessarios para a transcricao.
  • Como posso ter acesso a alguns documentos que preciso para minha pesquisa estando eu no Brasil. Tentei pelo site do cidadão, mas lá não há remetência para o Brasil. Foi só isso que achei...

Registro de Batismo:
    Filho Luís
    Pai Moisés da Silva dos Santos
    Mãe Corina de Sousa
    Paróquia São Pedro
    Data 19-10-1910
    Livro 6810-A
    Folha 111

Registro de Passaporte:
    Requerente Moisés da Silva dos Santos
    Cônjuge Corina de Sousa
    Acompanhante
    Parentesco
    Paróquia/País São Pedro-RAM
    Destino Brasil
    Ano 1911
    Mês Set
    Caixa 162
    Nº Processo 48
    Acompanhante
    Nº Passaporte 780
    Data de Baptismo do Requerente
    Idade do Requerente 26
    Pai do Requerente Francisco Figueira da Silva Santos
    Mãe do Requerente Emília de Jesus Figueira
    Pai do Cônjuge João de Sousa
    Mãe do Cônjuge Leopoldina de Freitas de Sousa
    Nome dos Filhos Luís (1 ano)
    Observações: 1.ª saída.
  • Além da certidão de nascimento do português é necessário também algum documento fora esse, como bilhete de identidade/cartão do cidadão para o pedido de atribuição?
    Estou para entrar com o processo de atribuição para o meu pai mas não estou achando o documento de identidade do meu avô.
  • Danilo,

nao precisa de bilhete de identidade do portugues para pedido de atribuicao, apenas a certidao de nascimento do portugues ( essa e' obrigatoria, indispensavel ).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.