Certidão de nascimento do português
Olá!
Uma pessoa em Portugal que conheci em um forum prontificou-se a conseguir a certidão de nascimento de meu bisavô português e já está de posse da mesma. Basta que esta certidão original seja scanneada e enviada para meu e-mail ou eu preciso pedir que emitam uma segunda via? No caso da segunda hipótese, como faço isso?
Estou começando o processo agora e ainda bastante perdida. Outra dúvida diz respeito à averbação do casamento. Tenho a certidão de casamento original deste meu bisavô, aqui no Brasil e com uma brasileira. Será que com isto já consigo fazer a averbação no consulado?
Agradeço qualquer ajuda!
Uma pessoa em Portugal que conheci em um forum prontificou-se a conseguir a certidão de nascimento de meu bisavô português e já está de posse da mesma. Basta que esta certidão original seja scanneada e enviada para meu e-mail ou eu preciso pedir que emitam uma segunda via? No caso da segunda hipótese, como faço isso?
Estou começando o processo agora e ainda bastante perdida. Outra dúvida diz respeito à averbação do casamento. Tenho a certidão de casamento original deste meu bisavô, aqui no Brasil e com uma brasileira. Será que com isto já consigo fazer a averbação no consulado?
Agradeço qualquer ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Existem duas formas de voce solicitar a nacionalidade portuguesa:
1- por aquisicao/naturalizacao: esse tipo pode convir para quem nao tem filhos. Voce teria direito depois que a sua avó adquirisse a dela através de um processo de atribuicao.
2- por atribuicao: convem a quem tem filhos, pois dessa forma terao direito.
Em ambas situacoes voce precisa primeiramente transcrever o casamento e obitos dos bisavos segundo o caso.
Caso 1- Logo sua avó terá que pedir a cidadania dela (atribuicao). Depois fazer a transcricao de casamento dela e entao voce poderia pedir sua cidadania por aquisicao.
Casso 2- Se voce tem filhos e/ou a sua mae tambem estiver interessada na cidadania, entao fariam depois da transcricao dos avós a cidadania da sua mae por atribuicao, a transcricao de casamento dos seus pais e depois a sua cidadania por atribuicao.
Se mora em SP ou MS faca tudo pelo consulado em Sao Paulo. Nao esta recebendo pedidos agora, mas no comeco de julho recomecrao.
Sou do Rio de janeiro e já soube que o cartório daqui é um pouco problemático, mas o negócio é tentar... Infelizmente estou tendo problemas em relação à certidão de nascimento de minha avó - filha do português. O Cartório onde ela foi registrada, em Santos, está tendo dificuldades em localizar a certidão e ela só possui certidão de casamento (onde não consta o número da certidão de nascimento). Enfim, é trabalhoso mesmo, né?
Dizem que o CONSULADO no Rio está bem melhor. Deveria de tentar fazer as coisas por ai.
Quanto à certidao de nascimento da sua avó voce tem que investigar se a data que estao dando ao cartório está correta ou mesmo se estao pedindo ao cartório adequado.
Lembre que essa certidao tem que ser em inteiro teor com firma do escrivao reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado caso va mandar os documentos por correio. Caso va fazer o processo pelo consulado pergunte antes, pois isso tem um custo.
Boa Sorte!
Olá, meu processo será por aquisição ( neto ) e gostaria de saber se é necessário fazer a averbação do casamento do português ( a declaração de nascimento de minha mãe foi feita pelo pai português )......
E a minha, eu faço junto com o pedido de naturalização ou após receber a cidadania ?
Agradeço desde já quem puder me esclarecer.
Alvaro
A lei portuguesa exige que casamento, óbito, etc. sejam averbados.
Antes aceitavam os processos sem a transcricao, mas agora estao mais rigorosos e nem sempre aceitam.
Minha recomendacao é que faca a transcricao de casamento dos seus avós e depois entre com o pedido da sua naturalizacao.
Voce nao tem filhos? A sua mae nao deseja a cidadania portuguesa?
Nesse caso pode fazer por naturalizacao.
Caso tenha filhos ou a sua mae deseje o melhor seria fazer por atribuicao, primeiro a dela e depois a sua.
As transcricoes de casamento se fazem depois que a pessoa receba a cidadania.
Obrigada por suas informações!
Vou fazer por aquisição porque minha mãe já faleceu.....
Obrigado pelas dicas !!!!
Meu tio ( irmão de minha mãe ) fez por atribuição há uns 5 anos e me passou a certidão de nascimento de meu avô português ( ano 2001), será que tenho que pedir outra mais recente ? No requerimento fala que se mande a certidão ou os dados que permitam localizá-lo..... será que é assim mesmo ?
Agradeço sempre pela boa vontade em querer nos ajudar !!!!
Enviar a certidao poderia diminuir um pouquinho o tempo da aprovacao do processo, pois a CRC nao teria que solicitar a outra conservatoria o envio da mesma caso essa no esteja no sistema informatico que eles dispoe.
Se nao quiser solicitar outra envie uma copia dessa como referencia.
Com a minha avó tive um problema similar ao seu: o cartório nao encontrava apesar de ter dito que tinham procurado em alguns anos.
Entao liguei para a Curia Metropolitana em Campinas onde ela tinha nascido e com a ajuda da querida D. Martha que me deu a data do batismo e de nascimento pude conseguir que o cartorio encontrasse o registro. Tanto o dia como o ano de nascimento que a minha avó sempre nos disse estavam equivocados!! Ela tinha nascido um ano antes do que dizia!!! Coisas da vida e de antigamente.
Fica como dica.
Ela deu a certidão para entrar com o processo de proclamas do casamento e após 10 anos eles queimaram a certidão. E o cartório onde ela foi registrada, em Santos-SP, não localizou a certidão apenas pelo nome/data/filiação/endereço onde ela nasceu.
Inclusive eu pedi que procurassem a certidão em Santos de alguns dias após a data oficial do nascimento, porque ela poderia ter sido registrada dias depois. Em todos os documentos dela consta a mesma data de nascimento, por isso acho que ela não se equivocou... inclusive tenho a certidão de casamento dela onde estão os dados extraído da certidão de nascimento (data do nascimento e filiação). Só que na certidão de casamento não está o livro onde a certidão de nascimento foi registrada.
Fiquei agora realmente sem ter a quem recorrer. Aqui no RJ é tudo muito desorganizado e no cartório de Santos disseram já ter procurado mais de uma vez e nada!
TODOS os documentos da minha avó estavam com a data que ela dizia, mas nao era a data registrada!
Eu moro em Honduras e fiz tudo por telefone ou e-mail. Estando no Rio creio que tera menos problemas que eu em falar com a Curia em Santos ou na igreja onde foi batizada. Tente.
www.diocesedesantos.com.br
Olá, acho que enviarei uma cópia mesmo....
Obrigado pela ajuda !!!!
Camila
Já que você está no Rio, permita-me sugerir que vá no arquivo nacional , na praça da república, junto do hosp souza aguiar, pois eles lá posuem todos os registros de nascimento do Brasil inteiro.
Foi ali que consegui localizar os dados da minha certidão, pois apesar de saber o cartório exato do meu registro, este não achava o meu registro e alegava que não estava registrado lá.
Porém é preciso ter os dados (cidade,circunscrição,data) mais ou menos corretos para restringir um pouco a busca (voce mesmo consulta),pois caso contrário é um bocado de livro para procurar.
Espero ter ajudado.
Carlos
Carlos Alberto, coincidentemente eu estudo ao lado do Arquivo Nacional, na Faculdade Nacional de Direito! Amanhã mesmo irei lá. Já tinha pensado nisso, mas como minha avó é de SP, achei que não teria nenhum registro. Afinal, o Brasil é um país enorme, nunca imaginei que tivessem lá registros de nascimentos de todos os estados!
Obrigada a todos vocês por renovarem minhas esperanças!
Olá, reparei melhor e vi que já estão averbados o casamento e o óbito do meu avô português, gostaria de saber se preciso averbar o casamento e óbito de minha mãe junto com o pedido de naturalização ? Sei que o meu preciso fazer após receber a cidadania, né....
Excelente que ja esteja averbado o casamento dos avos!
Entao agora solicite a cidadania da sua mae por ATRIBUICAO. Uma vez aprovada transcreva o casamento dos seus pais e DEPOIS solicite sua cidadania por atribuicao tambem.
No guia de ajuda desta comunidade voce encontra todas as dicas de como mandar por correio a PT, caso se decida por esse meio.
Boa Sorte!
Olá, então, só relembrando : minha mãe já faleceu..... por isso estou fazendo o processo por aquisição ...... mesmo assim, preciso fazer a averbação do casamento dela ? Quem fez o registro de nascimento dela no Brasil, foi o pai português. Ela faleceu há 5 anos.
Após fracassar nas buscas no Arquivo Nacional e nas igrejas onde minha avó foi batizada, casou-se etc... eis que o cartório de Santos achou o registro dela!!! (Depois que eu telefonei engrossando um pouco o tom e dizendo que ia procurar o juiz corregedor e fazer uma reclamação...)
Assim, já terei em breve a certidão de nascimento de minha avó (eles averbarão o casamento dela antes de me mandar uma de inteiro teor, mas eu achava que nem precisaria pois ela já é viúva. Enfim...), a certidão do pai dela, meu bisavô português, já foi localizada em Portugal e assim creio que logo poderei entrar com o processo... espero em Deus que não criem caso com a falta da certidão de nascimento da esposa do português (a mãe brasileira de minha avó, cuja certidão de casamento e o RG eu possuo, mas a certidão de nascimento não tenho).
Estou mais otimista agora!!
Obrigada pelo apoio de todos!
A esposa do português (mãe de minha avó) em cada documento tem um sobrenome... espero que isso não seja problema....
Vou fazer a naturalização e noto que o nome de minha mãe está escrito de uma forma na certidão de nascimento dela que é diferente da escrita na minha..... (Dorothy por Doroti ) , será que vou ter que pedir no cartório para corrigir e deixar uniforme ?
E outra perguntinha : da parte de minha mãe falecida, tenho que averbar casamento e óbito dela (faço junto ou após o término )? E a minha farei após terminado meu processo, mas na averbação tenho que fazer alguma anotação para que minha esposa , mais tarde possa pedir a naturalização dela também ?
Agradeço se puder ajudar....
1) No meu caso por exemplo o nome do meu avô na certidão de nascimento está como Manuel e nas certidões brasileiras está como Manoel. Estou fazendo as transcrições pelo consulado de Curitiba, e eles disseram que isso não é um problema, pois a pronuncia é praticamente a mesma. No caso da minha avó em uns documentos está Anna e em outros Ana, eles também disseram que não é um problema.
2) Agora sobrenome faltando ou diferente é problema. Por exemplo o nome do Pai de minha avó em alguns documentos como Manuel Ferreira Serafim e em outros como Manuel Ferreira Serafim Gomes. Isso eles disseram que tem retificar. Em todos documentos tem que estar Manuel Ferreira Serafim ou Manuel Ferreira Serafim Gomes.
3) É bom levar os documentos no consulado para eles analisarem. Então, eles indicam o que deve ser retificado e o que não tem necessidade. No meu caso eles que indicaram qual correção deve fazer. Nem aceitaram o processo com essa divergência de informação.
Como Aline postou. Quando tiver dúvidas com a grafia é bom ir no no Consulado. Eu fui tirar a minha dúvida, e lá me relataram o mesmo, quando a diferença for no prenome ( ex: Manoel/Manuel; Roza/Rosa) não tem problema, mas quando é em sobrenome que costuma dar problema.
Se tiver dúvida pode ir ao consulado.
Abraços!
Acho que não terei problema com isso então, né....
Atualmente estou morando no Japão e o Consulado daqui muito pouco sabe a respeito deste processo, por isso tento tirar as dúvidas de outra forma !!!!
Aproveitando a situação, será que alguém saberia informar se tenho que fazer a averbação de casamento e óbito de minha mãe ? Vou fazer o processo por aquisição ( naturalização por ser neto).....
A minha bisavó (brasileira) vivia com o português maritalmente, mas só foi casar-se uns 30 anos depois. Porém, na hora de registrar a filha dos dois (minha avó), ela colocou o nome dela com o sobrenome dele como se casados fossem (ela só foi mudar oficialmente o nome mais de 30 anos depois, mas como na época era escandaloso morar junto sem casar, ela assinava o sobrenome dele mesmo sem tê-lo).
Da problema sim.
No meu caso o problema está no nome do pai da pessoa que não é ascendente português. E o consulado não aceitou a documentação.
Continuando...
Entretanto, antes de tentar fazer qualquer retificação. Avalie a sua documentação junto ao consulado.
No seu caso, o que vc vai fazer para corrigir o problema dos nomes?