Certidão de nascimento do português
Olá!
Uma pessoa em Portugal que conheci em um forum prontificou-se a conseguir a certidão de nascimento de meu bisavô português e já está de posse da mesma. Basta que esta certidão original seja scanneada e enviada para meu e-mail ou eu preciso pedir que emitam uma segunda via? No caso da segunda hipótese, como faço isso?
Estou começando o processo agora e ainda bastante perdida. Outra dúvida diz respeito à averbação do casamento. Tenho a certidão de casamento original deste meu bisavô, aqui no Brasil e com uma brasileira. Será que com isto já consigo fazer a averbação no consulado?
Agradeço qualquer ajuda!
Uma pessoa em Portugal que conheci em um forum prontificou-se a conseguir a certidão de nascimento de meu bisavô português e já está de posse da mesma. Basta que esta certidão original seja scanneada e enviada para meu e-mail ou eu preciso pedir que emitam uma segunda via? No caso da segunda hipótese, como faço isso?
Estou começando o processo agora e ainda bastante perdida. Outra dúvida diz respeito à averbação do casamento. Tenho a certidão de casamento original deste meu bisavô, aqui no Brasil e com uma brasileira. Será que com isto já consigo fazer a averbação no consulado?
Agradeço qualquer ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Existem duas formas de voce solicitar a nacionalidade portuguesa:
1- por aquisicao/naturalizacao: esse tipo pode convir para quem nao tem filhos. Voce teria direito depois que a sua avó adquirisse a dela através de um processo de atribuicao.
2- por atribuicao: convem a quem tem filhos, pois dessa forma terao direito.
Em ambas situacoes voce precisa primeiramente transcrever o casamento e obitos dos bisavos segundo o caso.
Caso 1- Logo sua avó terá que pedir a cidadania dela (atribuicao). Depois fazer a transcricao de casamento dela e entao voce poderia pedir sua cidadania por aquisicao.