bisneto certidoes (urgente)
estou comecando a fazer o meu processo tenho a certidao de OBITO do meu bisavo portugues ,minha avo e viva ,e meu pai tb ,assim gostaria de fazer a atribuicao,mas nao tenho a certidao de nascimento do meu bisavo ,tenho nome completo ,filiacao ,freguesia ,data de nascimento e obito,mas nao consigo achar as certidoes ,advogados cobram muita grana pra fazer esse processo ,mas tenho muito receio de investir em um advogado e ter problemas com isso custos extras ou outros problemas ,como faco pra conseguir a certidao? (observacao minha avo tem 81 anos e nao esta muito bem de saude ) eu deveria colocar em maos de um advogado para dar mais velocidade no processo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Distrito: Santarém
Concelho: Ourém
Freguesia: caxarias
Tel: 351 249540339 email:crc.ourem@dgm.mj.pt
Pedie pelo www.portaldocidadao.pt
ja mandei um e mail to aguardando resposta,sera q eles mandam pelo correio?
Concentre todas suas perguntas neste tópico.
Enquanto a Cibele e o Maestro nao lhe respondem vou adiantando algumas coisas.
O seu bisavö casou no Brasil?
Voce esta em que estado?
entao sou bisneto,meu bisavo e falecido minha avo filha e viva ,meu pai e vivo tb ,quero dar entrada na atribuicao dela ,mas no crc eles pedem so a certidao do portugues e a dela
nao preciso mais de nada?quais sao os proximos passos ?
no momento estou tentando a certidao de nascimento do meu bisavo portugues
Voce nao respondeu o que lhe perguntei. É importante para poder lhe orientar, enquanto consegue a certidao do bisavô que é fundamental.
Certidão de nascimento do não portugues
Certdão de casamento.
Certidão de óbito de ambos.
Isso pq como o seu bisavo esta sumido, não tem nada registrado em pt, como casamento e óbito vc tera q fazer a atualização deste dados p/ poder pedir a cidadania por atribuição p/ o filho(a) do portugues sua avo.
so q sao somente copias :-(
um advogado disse q faz meu processo todo de 3 geracoes de atribuicao filho,neto e bisneto(eu) em apenas 6 meses e me cobrou 10 mil pra fazer esse processo e possivel fazer isso tudo em 6 meses?
Se, sim.
Tenta ver se tem algum casamento averbado na certidão.
Se esta escrito casou com ........., em........., etc....
Então pode até ser verdade, o q vc tem q ver alguém é alguém q tenha feito com este advogado se realmente ele tem este poder.
o q devo fazer agora?
Agora é necessaria outra pergunta: sua avó é filha do primeiro casamento? Veja na certidao de nascimento dela se o bisavô foi o declarante e se esta escrito que era casado.
Veja na margem da certidao do bisavô se aparece inscrito algum casamento e com quem.
Isso é muito importante.
Tendo os documentos em ordem voce poderia fazer tudo sozinho e dependendo do estado onde more pelo consulado. O de Sao Paulo, que vai comecar a receber documentos novamente em junho, costuma ser muito eficiente, porem so atende os residentes em MS e SP.
Seguindo o procedimento normal para processos de atribuicao de nacionalidade, ou seja, sem saltar geracoes (bisavô - avó - mae ou pai - voce) teria que fazer o seguinte:
1- transcricao de casamento dos bisavós
2- cidadania avó
3- transcricao de casamento avós
4- cidadania mae ou pai (filha ou filho da avó)
5- transcricao de casamento seus pais
6- sua cidadania.
Parece um bicho de 7 cabecas, mas nao é.
O importante é conseguir a cidadania da avó para que voce tenha direito. Concentre-se nisso agora.
So detalhei para que voce saiba o que eventualmente teria que fazer.
meu parece ser tao complicado,sera q eu consigo fazer sozinho?
Sendo ele o declarante na certidao da sua avó fica comprovado o reconhecimento dela na menoridade.
Na certidao dela aparece que ele era casado com a mae dela?
É um caso algo diferente, mas tem saida.
Como vc num dia não tem a certidão de nascimento portuguesa do bisavô, e nem sabe como pediar a certidão de nascimento portuguesa, nascido no inicio do seculo passado.
Manda um email p/ o registro civil de portugal e no outro dia diz que ja esta com a certidão em mãos.
Como diz que não esta com a certidão de casamento do bisavô e tbm diz no outro dia q a tem.
Lembrando q a certidão de nascimento portuguesa demora no minimo 15 dias p/ chegar, e que a certidão tirado no Br quanto mais velho maior é o valor e tbm a demora pôs tem q se fazer um desarquivamento da certidão.
Como o seu Bisavô foi p/ pt casou la novamente e vc tem a certidão de óbito dele, ele vouto p/ viver com a ex mulher estando casado em pt.
Ou seja ele casou no Br largo a mulher não se separou foi p/ pt casou por la e volto p/ o br p/ ex mulher e morreu no Br, fui isso?
Ai na boa, eu to bolado com esta história sua!!!!!
entendeu melhor agora? o q eu tenho q fazer agora? to pegando todas as certidoes com novas vias agora ,e depois ?
Voce tem que partir dai. Arrumando o que fez com que negassem.
Nao seria possivel que o seu pai em representacao da sua avó que ja está anciana va conservar pessoalmente no Consulado e veja como poder arrumar isso?
Tem que demonstrar que a avó é filha de portugues e ja. Se ele se casou uma, duas ou tres vezes nao elima o direito dela de solicitar a cidadania.
Caso nao consigam assim, deverao contratar um advogado mesmo.
"Nao seria possivel que o seu pai em representacao da sua avó que ja está anciana va conservar pessoalmente no Consulado e veja como poder arrumar isso?"
Vamos por parte, esquece o consulado vc vai mandar p/ pt o processo.
O meu primo é filho de portugues e na certidão de nascimento do pai dele (o tuga) consta que era casado, ele é filho de fora do casamento e mesmo assim tirou a cidadania.
Por ter cido o portuga o declarante do seu nascimento!!!!!
Agora afuncionária do consulado ficou na duvida em relação ao processo, se seria ou aceito, mais mandou na mesma p/ o crc.
O que foge do normal o consulado e o funionário tem medo de assumir a responsabilidade devido ao grande numero de documentos falsos.
Por isso vc tera q colocar todos os carimbos pedido na documentação.
1º vc tem q fazer do seu bisavô p/ sua avó!
Doc: Certidão de nascimento do portuga.(vc já tem)
Certidão de nascimento de sua Bisavó.Inteiro teor
Certidão de nascimento de sua avó.Inteiro teor
Obs: Não vai se usar a certidão de óbito e casamento dos seus bisavos, pôs já tem um casamento averbado, se o crc pedir vc manda.
E o mais importante o declarante do nascimento de sua avó foi o portuga(bisavô)!!!
Agora vai ter q se ter muito cuidado ao preencher a ficha p/ o pedido da cidadania.
A sua avó vai ter q ir ao consulado assinar a ficha. Na frente do funcionário, então tenta preencher a duvida la com o atendente.(mesmo q ele diga q sua avó não tem direito, pode pedi p/ carimbar os documento e diz q vai mandar pelo correio.)
Tanto os documento como a ficha irão se carimbados pelo consulado portugues.
Quando for preenche tiver duvida coloque aki as duvida.