Ajuda na busca de certidão de nascimento em 1901 - Portugal

Olá, necessito de ajuda, estamos a anos tentando descobri o local de nascimento\registro do Avô da minha esposa, pois ele conseguiu a naturalização brasileira, casou com brasileira, tinha RG, mas em todos esses documentos não é mencionado o local de nascimento, só diz que é Portugal.
Os dados dele è:
Nome: Candido Ricardo d'Almeida (Veio para o Brasil por volta de 1913, entrou por Recife ou Rio de Janeiro)
Data nascimento: 07/01/1901 - Local Portugal, conseguiu a Naturalização Brasileira em 09/01/1947.
Mãe: Maria da Graça
Pai: João Ricardo

Desde já agradeço.
«1

Comentários

  • Olá Osmir

    Você já pesquisou por esse canal do Arquivo Nacional?
    http://www.arquivonacional.gov.br/media/Imigrantes COADI rev.pdf

    "Naturalização: requerimentos de naturalização apresentados espontaneamente pelos
    estrangeiros ao Ministério da Justiça.

    Para solicitar cópia do processo de naturalização, de 1823 até 1959, envie o
    nome completo do estrangeiro e, se possível, filiação, para
    consultas@arquivonacional.gov.br

    Para solicitar cópia do processo de naturalização, de 1960 até 1974, envie o
    nome completo do estrangeiro com número do processo e, se possível,
    filiação, para consultasdf@arquivonacional.gov.br

    Para solicitar certidão negativa, consulte o sítio do Ministério da Justiça, em
    http://www.mj.gov.br > Estrangeiros (na coluna lateral esquerda) > Certidões
    > eCertidão. No caso de dúvidas, naturalizacao@mj.gov.br "
  • Caro Kleber, tentei todas as alternativas citadas, mas em nenhum documento no Brasil há o local/cidade de nascimento em Portugal, estou a 4 anos nessa procura.
  • Osmir

    Candido tinha irmãos? Casou e com quem? Teria mais detalhes da imigração?
  • Olá Kleber,
    Tinha uma irma chamada "Prazeres" (Quanto ao sobrenome ninguem sabe).
    Tudo indica que o Candido veio para o Brasil com os pais por volta de 1917 primeiramente em Recife, depois foi para o Rio de Janeiro.
    Ele casou-se no Brasil com Laura Gonçalves de Carvalho na cidade de Niterói (Porém também no registro do casamento, não há a cidade de nascimento do Candido em Portugal).
  • Osmir

    Já pesquisou no cartório e na paroquia sobre os documentos apresentados para habilitação do casamento?

    Na pesquisa no Arquivo Nacional encontrei o registro de nascimento de Carlos.
    Ficha: 984870
    Código de referência: BR AN,RIO: N4.FMA.LTN.187/f.126
    Fundo/Coleção: 8ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias de Campo Grande, Madureira e Bangu) - Registro Civil - N4
    Registrado: Carlos Ricardo de Almeida
    Pai: Candido Ricardo de Almeida
    Mãe:
    Ano: 1938

    Se o reconhecer como familiar pode solicitar uma pesquisa no AN, e indicar seu objetivo de busca o Candido
    http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=519&sid=8
  • Kleber, desde já obrigado.

    O Carlos é filho, no qual nasceu no Brasil.
    Não entendí? O que devo solicitar nessa pesquisa? Envio por email?
  • Osmir

    Sim é por email - consultas@arquivonacional.gov.br - pode ser que tenha ou não mais informações que agregue nas buscas, por isso que sugeri que indicasse na solicitação o interesse de informações do Candido.
    Como você escreveu que no processo de naturalização não conseguiu nenhuma informação que ajudasse, tentaremos outras possibilidades.
  • Olá, Kleber, tudo bem......Ufa consegui a informação do local de nascimento através do arquivo Nacional, muito obrigado pela dica.
    Os dados dele è:
    Nome: Candido Ricardo d'Almeida
    Data nascimento: 07/01/1901 - Vila Franco das Neves, Conselho de Trancoso, Distrito da Guarda/Portugal
    Mãe: Maria da Graça
    Pai: João Ricardo

    Como consigo confirmar se ele tá registrado no arquivo Distrital da Guarda???
    Desde já agradeço.
  • Olá Kleber, não entendí, por favor me ajude, Eu devo solicitar através de email a pesquisa na Conservatória da Guarda?
    Eu consigo pesquisar em documentos digitalizados?
  • Osmir Renato

    Sim, por email. Os registros não estão disponíveis para pesquisa online.
  • Kleber, ótimas noticias.....recebí a mensagem abaixo do Arquivo Distrital da Guarda:

    " Em resposta ao pedido apresentado, encarrega-me o Diretor deste Arquivo Distrital de informar que foi localizado o assento de nascimento referente a Candido, filho de João Ricardo e Maria da Graça, natural da freguesia de Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso, registo nº 1/1900, folhas 1.
    A certidão narrativa, importa em 15,00 euros;
    A esta quantia acresce o valor de 1,95 euros (um euro e noventa e cinco cêntimos) relativa a portes de envio correio registado (Nacional, para Portugal), ou a quantia de 6,90 Euros (seis euros e noventa cêntimos), caso se trate de envio da certidão em correio registado internacional entregue em mão.
    O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária para conta no IGCP, com o IBAN PT50078101120112001327297 ou vale postal internacional.
    Deve remeter-nos comprovativo de pagamento (identificando o nome do pagador e a referência do Processo), o número de identificação fiscal e a morada para envio.
    Com os meus cumprimentos,

    A Assistente Técnica
    Ana Paula Barata"

    Acredito que o assento é registo nº 1/1900, folhas 1. OK?
    Sei que não está digitalizado, vou pagar a Taxa e receber uma via, acredito que isso já seja suficiente para a atualização da mesma com a Certidão de Casamento e Óbito via Consulado, ok?

    Desde já, meu agradecimentos.
  • Osmir Renato

    Fico feliz por ter encontrado o registro.
    O registro será suficiente para iniciar o(s) processo(s)

    As informações/orientações aqui no fórum são para ingressar com os processos diretamente nas CRC's em Portugal, via postagem ou pessoalmente, é menos moroso e de menor custo, mas fique a vontade em fazer onde achar melhor, se fizer pelo consulado terá que seguir as solicitações e exigências deles.
  • Kleber, como devo proceder para atualizar o assento na CRC's em Portugal do Avô, via postagem? Quais são os passos?
  • Osmir

    Como será ou para quem será o processo de nacionalidade?
  • Será para minha esposa e filhos, pois o meu Sogro é filho de Portugues (Já facelido) casado com Brasileira tb já falecida.
  • Osmir

    Talvez não precise atualizar o registro português.

    Foi o português que declarou na certidão o nascimento do seu sogro? E o mesmo para sua esposa, foi o seu sogro?
  • Kleber, foi isso mesmo, os Pais (Avô Portugues e meu Sogro) declararam nas certidões de nascimento dos filhos.
  • Osmir

    Documentos necessários no processo para neto
    - Certidão de nascimento (batismo) do português e/ou as informações do registro
    - Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa (carga de 2 anos), autenticada em cartório
    - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada
    - Cópia do RG ou passaporte (válido) do requerente, autenticada e apostilada
    - Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida presencialmente no consulado português, ou por autenticidade em cartório
    - Vale postal no valor de €250

    E pode ser enviado para CRC de Tondela

    Detalhes, o RG tem que ser com menos de dez anos de emissão e as certidões devem comprovar que a filiação foi estabelecida na menoridade.
  • marcelo2017

    Se o registro do português estiver no Arquivo Distrital precisará de uma copia.
    Precisará da certidão de nascimento do filho de portugues e se este não for o declarante do nascimento do neto precisa da certidão de casamento apostlada
  • marcelo2017

    Qual a nacionalidade do cônjuge do português?

    1) vai precisar da certidão de batismo
    2) vai precisar das duas certidões
    3) sim, é este o formulário
  • marcelo2017

    2) Solicite todas certidões brasileiras em inteiro teor (a digitada) e apostiladas, a copia reprográfica só facilita o trabalho dos cartorários - na minha opinião - e corre o risco das informações não ficarem legíveis, se a copia ficar boa tudo bem. E "dessa coisa grande aí" é o processo de nacionalidade para neto não é transcrição, e o processo será pela CRC de Tondela.
  • Kleber,
    Vc tem razão, pelo caminho de Tondela fica mais simples e mais em conta $.
    Mas esclareça minhas dúvidas:
    1 - Nesse processo para Neto, o meu Sogro (Filho do Português) fica com o Registro/Assento em Portugal ? Pois se o mesmo quiser passaporte Portugues e a sua Esposa (minha Sogra brasileira) é possível posteriormente?
    2- RG, Histórico escolar, antecedentes é do requerente, no caso minha esposa (Neta) ok?
    3 - O que é histórico escolar carga de 2 anos ?
    4 - Qual é o formulário para Neto?
    5 - Vc tem um contato, email, endereço para postagem do CRC de Tondela?

    Mais uma vez, meus sinceros agradecimentos.
  • Osmir

    O filho do português é vivo?
    Achava que o processo era para a esposa, a neta
  • Kleber,
    isso mesmo, meu Sogro (Filho de Português) e minha Sogra (Brasileira) são Vivos. Lembrando que o Portugues (Pai do meu sogro) casou-se no Brasil com Brasileira (Eles sim estão mortos a muito tempo).
    Nesse caso, qual é o primeiro passo?
  • Osmir

    Veja mensagem inbox
  • Ok, Kleber, que ótimas noticias, assim é mais simples e menos oneroso. Pelo

    Estou aguardando o recebimento da Certidão de Nascimento "Narrativa" do Avô Português, pois já solicitei ao Arquivo Distrital da Guarda.
  • Pelo que entendí a Certidão de Nascimento do Filho do Portugues (do meu Sogro) é de Inteiro Teor e Apostilado já é suficiente, ok? Pois Eu ia solicitar também Certidão de Nascimento por fotocópia do livro de registos, isso não necessita, ok?
  • Osmir,

    se a copia reprográfica ficar legível mande só ela, caso fique comprometida a leitura anexe a de inteiro teor (digitada) e sugiro que apostile a reprográfica!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.