Não há a necessidade de alguém vir sugerir que se consulte advogados porque o objetivo neste Fórum é nos ajudarmos com nossos conhecimentos e experiência próprios. Senão, era só mandar os interessados procurarem os consulados que devem ter várias sugestões de escritórios de advocacia.
Depois que se adquire a nacionalidade por casamento poderei transmiti-la para minha filha? Ela terá direito só enquanto menor ou quando tiver a maioridade tbm? Nesse caso que gostaria que me explicassem, a esposa portuguesa não é a mãe da filha do esposo que acabara de adquirir sua nacionalidade. Fui claro? Obrigado.
Com a mudança da Lei da Nacionalidade dessa última semana...
Como fica a questao para quem é cônjuge de português, ou seja para o cônjuge ter a cidadania, o que precisa ter? Sou brasileiro, preciso casar com ele depois que me tornar português (sou neto de portugueses, processo em andamento), ou antes e aí o tempo que estamos juntos já conta para ele adquirir a nacionalidade?
@gkpsb8 , se você está no processo de ATRIBUIÇÃO como neto, o tempo de casado mesmo antes do teu processo ser concluído, já contará para o teu cônjuge fazer o processo de AQUISIÇÃO.
Meu marido e filhos tem a nacionalidade Portuguesa, meu marido no caso tem há mais de 10 anos. Sou casada vai fazer 15 anos. Estou vivendo em Portugal desde o início deste ano, com meus filhos matriculados na escola, etc. Gostaria de saber se o processo de nacionalidade pelo casamento quanto tempo demora aproximadamente, estando com todos documentos certos. Outra dúvida é quanto o antecedentes criminais, preciso ir ao consulado no Porto emitir esse documento ou se imprimir no site da Policia federal já vale?
Meu pai conseguiu sua cidadania por aquisição. Meus pais casaram em 1980. No caso, minha mãe tem direito a cidadania? No consulado do Rio informaram que sim! Você poderia me ajudar?
Perdi o processo de aquisição pelo casamento por falta de comprovação de ligação afetiva e recebi a decisão final com ordem para arquivamento, porém, na primeira folha tem um custo de processo de € 30K. Corro algum risco de ser cobrado? Posso ter algum problema quando viajar para Portugal?
Tenho 16 anos de casado, paguei o valor cobrado pela Conservatória na época e meu processo foi para o MP que recusou meu pedido e ordenou o arquivamento na Conservatória.
@JoseRinaldo O que ocorre é que vc deu entrada pela antiga lei de nacionalidade pelo casamento onde era obrigatório a comprovação de laços efetivos mesmo tendo 5 anos de casado .Nesse caso vc terá que entrar com um novo processo agora pela lei atual.
Comentários
Senão, era só mandar os interessados procurarem os consulados que devem ter várias sugestões de escritórios de advocacia.
te respondi inbox, para não poluirmos ainda mais este tópico!
Com a mudança da Lei da Nacionalidade dessa última semana...
Como fica a questao para quem é cônjuge de português, ou seja para o cônjuge ter a cidadania, o que precisa ter? Sou brasileiro, preciso casar com ele depois que me tornar português (sou neto de portugueses, processo em andamento), ou antes e aí o tempo que estamos juntos já conta para ele adquirir a nacionalidade?
grato, aguardo retorno...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-por-casamento#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7617/dl-56-2017-conjuge#latest
Meu marido e filhos tem a nacionalidade Portuguesa, meu marido no caso tem há mais de 10 anos. Sou casada vai fazer 15 anos. Estou vivendo em Portugal desde o início deste ano, com meus filhos matriculados na escola, etc. Gostaria de saber se o processo de nacionalidade pelo casamento quanto tempo demora aproximadamente, estando com todos documentos certos. Outra dúvida é quanto o antecedentes criminais, preciso ir ao consulado no Porto emitir esse documento ou se imprimir no site da Policia federal já vale?
Prezada Tereza Lima,
boa tarde!
Meu pai conseguiu sua cidadania por aquisição. Meus pais casaram em 1980. No caso, minha mãe tem direito a cidadania? No consulado do Rio informaram que sim! Você poderia me ajudar?
Agradeço desde já,
Juliana
Perdi o processo de aquisição pelo casamento por falta de comprovação de ligação afetiva e recebi a decisão final com ordem para arquivamento, porém, na primeira folha tem um custo de processo de € 30K. Corro algum risco de ser cobrado? Posso ter algum problema quando viajar para Portugal?
Tenho 16 anos de casado, paguei o valor cobrado pela Conservatória na época e meu processo foi para o MP que recusou meu pedido e ordenou o arquivamento na Conservatória.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7617/dl-56-2017-conjuge/p1
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento#latest