@Marcia Bastos, recebi a relação de exigências de Ovar, e o que difere da sua lista é: RG do menor autenticado e cópia simples dos RG do pai e mãe ( eu vou preferir mandar autenticado) mas eles não pediram para autenticar os docs dos pais. Também perguntei sobre o prazo estimado, mas eles não responderam : (
- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português/apostilha;
- Requerimento preenchido com reconhecimento de assinatura um Cartório;
- Cópia autenticada do documento de identificação- carteira de identidade- (pode ser feita num Cartório);
- Certidão de nascimento do progenitor português com o casamento transcrito para estabelecimento da filiação (obtida oficiosamente pelos serviços, pelo que no requerimentos basta informar qual o nº, ano e Conservatória onde se encontra lavrado o registo);
Se for menor o requerimento tem se ser assinado por ambos os pais e tem de ser enviados cópia dos documentos de identificação de ambos os pais.
Se for menor- Processo GRATUITO
Se for maior – 175, 00 em vale postal endereçado ao IRN,IP, Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar e documentos remetidos para Conservatória do Registo Civil de Ovar cujo a morada é a mesma do vale.
Boa tarde amigos, a certidão da minha filha de 3 anos acabou de chegar, não lembro muito bem quanto tempo levou, mas acho que uns 6 meses, agora vou dar entrada no cartão cidadão porque o custo não é alto.
Sobre o processo gratuito por lá eu desconhecia, mas acho que não seria vantajoso economicamente falando, pra quem vai para morar, já que teria que comprar passagens ida e volta.
A minha dúvida agora é sobre o documento que vou precisar apresentar para o reagrupamento, já que sou esposa de português, e validar meu documento, no link indicado pelos colegas não fica clara essa questão. Outra dúvida é como comprovar meios de subsistência, já que vamos sem trabalho, apenas com alguma reserva.
Agora em Março/17 foi concluído o processo da minha irmã por atribuição. Queremos reconhecer a cidadania dos meus sobrinhos, porém tenho algumas duvidas:
Minha irmã não foi casada com nenhum dos pais dos meus sobrinho, sendo o estado civil dela SOLTEIRA. Mesmo ela sendo solteira, tem necessidade de enviar documentos dos pais?
O estado civil do pai do mais velho (que tem 9 anos), hoje é casado com outra mulher, isso implica em algo no processo para atribuição? Ou não tem nada a ver e só se envia RG?
Gostaria de saber quais são os documentos que exigem para o processo de menores de idade? E qual conservatória vocês me indicariam?
Comentários
Também perguntei sobre o prazo estimado, mas eles não responderam : (
- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português/apostilha;
- Requerimento preenchido com reconhecimento de assinatura um Cartório;
- Cópia autenticada do documento de identificação- carteira de identidade- (pode ser feita num Cartório);
- Certidão de nascimento do progenitor português com o casamento transcrito para estabelecimento da filiação (obtida oficiosamente pelos serviços, pelo que no requerimentos basta informar qual o nº, ano e Conservatória onde se encontra lavrado o registo);
Se for menor o requerimento tem se ser assinado por ambos os pais e tem de ser enviados cópia dos documentos de identificação de ambos os pais.
Se for menor- Processo GRATUITO
Se for maior – 175, 00 em vale postal endereçado ao IRN,IP, Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar e documentos remetidos para Conservatória do Registo Civil de Ovar cujo a morada é a mesma do vale.
Conservatória do Registo Civil de Ovar
www.irn.mj.pt
Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar
Voip: 723191 Telefone: 256580980 Fax: 256580989
E-mail: civil.ovar@irn.mj.pt
Sobre o processo gratuito por lá eu desconhecia, mas acho que não seria vantajoso economicamente falando, pra quem vai para morar, já que teria que comprar passagens ida e volta.
Agora em Março/17 foi concluído o processo da minha irmã por atribuição.
Queremos reconhecer a cidadania dos meus sobrinhos, porém tenho algumas duvidas:
Minha irmã não foi casada com nenhum dos pais dos meus sobrinho, sendo o estado civil dela SOLTEIRA.
Mesmo ela sendo solteira, tem necessidade de enviar documentos dos pais?
O estado civil do pai do mais velho (que tem 9 anos), hoje é casado com outra mulher, isso implica em algo no processo para atribuição? Ou não tem nada a ver e só se envia RG?
Gostaria de saber quais são os documentos que exigem para o processo de menores de idade? E qual conservatória vocês me indicariam?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia
já te respondi em outra discussão.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/80695/#Comment_80695
Por favor, não duplique as dúvidas, pois nos atrapalha.